-

DAA0316 - FILOSOFIA DA EDUCACAO II - Turma: 01 (2023.2)

Tópicos Aulas
Apresentação da disciplina (26/09/2023 - 26/09/2023)
Revisão do semestre anterior (28/09/2023 - 28/09/2023)
Introdução a modernidade (03/10/2023 - 03/10/2023)
Ruptura com paradigma medieval (05/10/2023 - 10/10/2023)
Surgimento da ciência e o cientificismo (12/10/2023 - 12/10/2023)
Renascimento (17/10/2023 - 17/10/2023)
Educação humanista (19/10/2023 - 19/10/2023)
Filme o nome da rosa (24/10/2023 - 24/10/2023)
filme Giordano Bruno (26/10/2023 - 26/10/2023)
Filme Lutero (31/10/2023 - 31/10/2023)
Revisão do conteúdo ilustrado pelos filmes (02/11/2023 - 02/11/2023)
Debate sobre os filmes (07/11/2023 - 07/11/2023)
Modernidade como revolução pedagogica (09/11/2023 - 09/11/2023)
Modernidade como revolução pedagogica (14/11/2023 - 14/11/2023)
Nascimento do pensamento pedagogico moderno (16/11/2023 - 16/11/2023)
Pensamento educacional de Comênio (21/11/2023 - 21/11/2023)
Pensamento educacional de Locke (23/11/2023 - 23/11/2023)
Introdução ao iluminismo (28/11/2023 - 30/11/2023)
Pensamento pedagogico de Rousseau (05/12/2023 - 07/12/2023)
Introdução à revolução industrial (12/12/2023 - 19/12/2023)
Revisão pós ferias (16/01/2024 - 16/01/2024)
Pensamento pedagógico socialista (18/01/2024 - 23/01/2024)
Leitura dos livros A Ideologia Alemã e Aparelhos Ideológicos de Estado (25/01/2024 - 06/02/2024)
Trabalho final (08/02/2024 - 08/02/2024)
Frequências da Turma
# Matrícula SET OUT NOV DEZ JAN FEV Total
26 28 03 05 10 17 24 26 31 07 09 14 16 21 23 28 30 05 07 12 14 19 16 18 23 25 30 01 06 08 15
1 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2022901**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 0 60
4 2023902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2023901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2023901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
8 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
9 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2023902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2023901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
12 2023902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 2023901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 4
14 2023902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 2023901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
17 2023901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
18 2021901**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 0 60
19 2023902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
20 2023901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
21 2020902**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 0 60
22 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
23 2019901**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 0 60
24 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
25 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 0 16
26 2023901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
27 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
28 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
29 2023900**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 0 60
30 2023901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 8
31 2023901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2
32 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
33 2023902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
34 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
35 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
36 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2
37 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
38 2023902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
39 2023902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 8
40 2023901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
41 2023901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
42 2023901**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2023901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
2 2023901**** 9,0 10,0 10,0 9.7 0 AM
3 2023901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
4 2023902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 8 AM
5 2023902**** 9,5 10,0 10,0 9.8 2 AM
6 2023900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
7 2023900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
8 2023900**** 9,5 10,0 10,0 9.8 0 AM
9 2023900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
10 2023902**** 5,5 5,5 10,0 7.0 2 AM
11 2023900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
12 2023901**** 9,0 10,0 10,0 9.7 2 AM
13 2023901**** 9,5 10,0 10,0 9.8 8 AM
14 2023900**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
15 2023900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
16 2023900**** 9,0 10,0 10,0 9.7 0 AM
17 2023901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
18 2023900**** 10,0 10,0 0,0 0.0 3.4 16 RF
19 2023900**** 9,5 10,0 10,0 9.8 2 AM
20 2019901**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
21 2023900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
22 2020902**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
23 2023901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
24 2023902**** 9,0 10,0 10,0 9.7 0 AM
25 2021901**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
26 2023901**** 9,5 10,0 10,0 9.8 0 AM
27 2023900**** 9,5 10,0 10,0 9.8 0 AM
28 2023901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
29 2023902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
30 2023901**** 9,5 10,0 10,0 9.8 4 AM
31 2023902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
32 2023901**** 9,5 10,0 10,0 9.8 2 AM
33 2023902**** 9,0 10,0 10,0 9.7 0 AM
34 2023900**** 9,5 10,0 10,0 9.8 0 AM
35 2023900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
36 2023901**** 9,5 10,0 10,0 9.8 2 AM
37 2023901**** 9,0 10,0 10,0 9.7 0 AM
38 2023900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
39 2023902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
40 2022901**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
41 2023900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
42 2023900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa:
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Ementa
Filosofia, Formação e Saberes. A Filosofia no Ensino Médio. Educação, Política, Modernidade e Pós-Modernidade. Filosofias da Educação Contemporânea
Objetivos:
Objetivo geral: Apresentar e incentivar os estudante de pedagogia ao exercício da atitude filosófica sobre a educação, de modo que possam desenvolver as bases do pensamento crítico e da busca dos sentidos da realidade educacional.

Objetivos específicos: Que ao final da disciplina o estudante possa:
- Compreender a modernidade como revolução pedagógica;
- Compreender concepções e filosofia a filosofia da Educação;
- Situar o pensamento no tempo e no espaço, evitando anacronismos;
- Aprender como os filósofos da modernidade e contemporaneidade compreendiam a realidade educacional;
- Entender os principais fundamentos do pensamento filosófico e educacional na sociedade capitalista, em especial, a relação entre ideologia e educação.

Conteúdo programático:
- Advento da modernidade;
- Filosofia da Educação Renascentista;
- Filosofia moderna e cientificismo;
- Filosofia da Educação iluminista;
- Marxismo, ideologia E educação.

Metodologia:
Aulas expositivas; Estudos dirigidos, envolvendo textos, videos, podcast, e outros recursos disponíveis; Sala de aula invertida.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação do rendimento acadêmico será feita por meio do acompanhamento contínuo do desempenho do aluno, sob formas diversificadas, tais como: provas escritas, orais ou práticas, trabalhos de pesquisa, trabalhos em campo, individuais ou em grupo, seminários, podendo conter outros instrumentos.
Horário de atendimento: Quartas-feiras, às 16:00.
Bibliografia: BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ALARCÃO, Isabel. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. São Paulo: Cortez, 2003.
FÁVERO, Altair Alberto; RAUBER, Jaime José; KOHAN, Walter Omar (Orgs.). Um olhar sobre o ensino de filosofia. Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 2002.
GALLO, Sílvio. Profissão professor. In: Revista discutindo filosofia. São Paulo: Escala Educacional, ano 1, nº. 3, 2008.
GHIRALDELLI JR, Paulo (Org.). O que é filosofia da educação? 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.
______ Filosofia da educação. 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para quê? São Paulo: Cortez, 1988.
OZMON, Howard A.; CRAVER, Samuel M. Fundamentos filosóficos da educação. 6 ed. Porto alegre: Artmed, 2004.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis; Vozes, 2002.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
IMBERNON, Francisco. Formação docente e profissional. Formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2000. Coleção Questões da nossa época, v. 77.
SEVERINO, Antônio Joaquim. A filosofia contemporânea no Brasil: conhecimento, política e educação. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1999.
______. A compreensão filosófica do educador e a construção da filosofia. Revista Discutindo Filosofia. São Paulo: Escala Educacional

OBS: Bibliografia consta no PPC do curso, podendo ser atualizada pelo professor.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
26/09/2023
26/09/2023
Apresentação da disciplina
28/09/2023
28/09/2023
Revisão do semestre anterior
03/10/2023
03/10/2023
Introdução a modernidade
05/10/2023
10/10/2023
Ruptura com paradigma medieval
12/10/2023
12/10/2023
Surgimento da ciência e o cientificismo
17/10/2023
17/10/2023
Renascimento
19/10/2023
19/10/2023
Educação humanista
24/10/2023
24/10/2023
Filme o nome da rosa
26/10/2023
26/10/2023
filme Giordano Bruno
31/10/2023
31/10/2023
Filme Lutero
02/11/2023
02/11/2023
Revisão do conteúdo ilustrado pelos filmes
07/11/2023
07/11/2023
Debate sobre os filmes
09/11/2023
09/11/2023
Modernidade como revolução pedagogica
14/11/2023
14/11/2023
Modernidade como revolução pedagogica
16/11/2023
16/11/2023
Nascimento do pensamento pedagogico moderno
21/11/2023
21/11/2023
Pensamento educacional de Comênio
23/11/2023
23/11/2023
Pensamento educacional de Locke
28/11/2023
30/11/2023
Introdução ao iluminismo
05/12/2023
07/12/2023
Pensamento pedagogico de Rousseau
12/12/2023
19/12/2023
Introdução à revolução industrial
16/01/2024
16/01/2024
Revisão pós ferias
18/01/2024
23/01/2024
Pensamento pedagógico socialista
25/01/2024
06/02/2024
Leitura dos livros A Ideologia Alemã e Aparelhos Ideológicos de Estado
08/02/2024
08/02/2024
Trabalho final
Avaliações
Data Descrição
26/10/2023 1ª Avaliação
16/11/2023 2ª Avaliação
18/01/2024 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Notas e faltas cadastradas no sigaa - confiram em até 24hs 24/02/2024
Início das aulas em 23/10/2023 16/10/2023

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1088 22/07/2024 09:19