Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: |
Ementa Filosofia, Formação e Saberes. A Filosofia no Ensino Médio. Educação, Política, Modernidade e Pós-Modernidade. Filosofias da Educação Contemporânea Objetivos: Objetivo geral: Apresentar e incentivar os estudante de pedagogia ao exercício da atitude filosófica sobre a educação, de modo que possam desenvolver as bases do pensamento crítico e da busca dos sentidos da realidade educacional.
Objetivos específicos: Que ao final da disciplina o estudante possa: - Compreender a modernidade como revolução pedagógica; - Compreender concepções e filosofia a filosofia da Educação; - Situar o pensamento no tempo e no espaço, evitando anacronismos; - Aprender como os filósofos da modernidade e contemporaneidade compreendiam a realidade educacional; - Entender os principais fundamentos do pensamento filosófico e educacional na sociedade capitalista, em especial, a relação entre ideologia e educação.
Conteúdo programático: - Advento da modernidade; - Filosofia da Educação Renascentista; - Filosofia moderna e cientificismo; - Filosofia da Educação iluminista; - Marxismo, ideologia E educação.
Metodologia: Aulas expositivas; Estudos dirigidos, envolvendo textos, videos, podcast, e outros recursos disponíveis; Sala de aula invertida.
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Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
A avaliação do rendimento acadêmico será feita por meio do acompanhamento contínuo do desempenho do aluno, sob formas diversificadas, tais como: provas escritas, orais ou práticas, trabalhos de pesquisa, trabalhos em campo, individuais ou em grupo, seminários, podendo conter outros instrumentos. |
Horário de atendimento:
| Quartas-feiras, às 16:00. |
Bibliografia:
| BIBLIOGRAFIA BÁSICA ALARCÃO, Isabel. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. São Paulo: Cortez, 2003. FÁVERO, Altair Alberto; RAUBER, Jaime José; KOHAN, Walter Omar (Orgs.). Um olhar sobre o ensino de filosofia. Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 2002. GALLO, Sílvio. Profissão professor. In: Revista discutindo filosofia. São Paulo: Escala Educacional, ano 1, nº. 3, 2008. GHIRALDELLI JR, Paulo (Org.). O que é filosofia da educação? 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2000. ______ Filosofia da educação. 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para quê? São Paulo: Cortez, 1988. OZMON, Howard A.; CRAVER, Samuel M. Fundamentos filosóficos da educação. 6 ed. Porto alegre: Artmed, 2004. TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis; Vozes, 2002. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR IMBERNON, Francisco. Formação docente e profissional. Formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2000. Coleção Questões da nossa época, v. 77. SEVERINO, Antônio Joaquim. A filosofia contemporânea no Brasil: conhecimento, política e educação. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1999. ______. A compreensão filosófica do educador e a construção da filosofia. Revista Discutindo Filosofia. São Paulo: Escala Educacional
OBS: Bibliografia consta no PPC do curso, podendo ser atualizada pelo professor.
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