Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: |
Buscaremos atuar de forma a dar oportunidade de expressão individual e coletiva nos diversos momentos de desenvolvimento da disciplina. Nessa perspectiva, serão realizadas atividades variadas, como: aula expositiva e dialogada, com efetiva participação da turma; pesquisa bibliográfica, individual e/ou em grupo; exposição de conteúdo pelo discente ou em grupo, com discussão ao final; leituras precedentes às exposições do conteúdo a ser trabalhado, para fundamentação nas intervenções; apresentação de documentário pertinente à matéria e indicado pelo professor, seguido de levantamento de pontos relevantes para o entendimento e esclarecimento do conteúdo; avaliação do processo; confecção de materiais didáticos objetivando adequar e facilitar o entendimento do conteúdo trabalhado. Como recursos didáticos serão utilizados equipamentos tecnológicos de informação e comunicação, tendo em vista que a disciplina será ministrada em formato remoto.
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Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
Os resultados das avaliações serão expressos em nota, obedecendo a uma escala de 0 (zero) a 10 (dez). O aluno que obtiver média igual ou superior a 7 (sete) e frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) das aulas, estará aprovado; o aluno que obtiver média inferior a 7 (sete) e igual ou superior a 4 (quatro), será submetido a exame final, sendo considerado aprovado, nesta fase, o aluno que obtiver média aritmética igual ou superior a 6 (seis). Excetuando-se os casos previstos em normas pertinentes, não haverá abono de faltas, assim como nenhum graduando será dispensado das atividades previstas para a disciplina. Tendo em vista a carga horária desta disciplina, para efeito de registro de notas, serão realizadas, pelo menos, três avaliações parciais e mais o exame final, este, se for necessário.
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Horário de atendimento:
| 16:00 as 18:00 |
Bibliografia:
| ARANHA, Maria Lúcia de A. História da educação e da Pedagogia: Geral e Brasil. 3. Ed. São Paulo: Moderna, 2006. CAMBI, Franco. História da Pedagogia. Trad. de Álvaro Lorencini. São Paulo: Ed. da UNESP, 1999. EBY, Frederick. História da Educação Moderna. Porto Alegre: Globo. LARROYO, Francisco. História Geral da Pedagogia. São Paulo: Mestre Jou, 1982. LUZURIAGA, Lorenzo. História da Educação e da Pedagogia. São Paulo: Ed. Nacional, 1980.
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