• Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.
  • Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.

-

DAA0271 - ED E NOVAS TEC DA COM E INFOR - Turma: 01 (2023.2)

Tópicos Aulas
COMPREENDENDO AS TECNOLOGIAS E SUAS NOVAS MODALIDADES NAS ESCOLAS (28/09/2023 - 20/10/2023)
Objetivo: Fomentará a relação teoria-prática-pesquisa como princípio que orienta as decisões do fazer pedagógico na Cultura Digital. Irá propor experiências de integração das TDIC com os conhecimentos específicos e apoiar reflexões sobre as possibilidades inovadoras do uso das TDIC no currículo. 1.1. Relativizando o olhar sobre os Nativos e os ?outros? 1.2. Práticas socioculturais e as TDIC 1.3. TDIC, práticas pedagógicas no contexto escolar
   Texto 1- O Google está nos tornando estúpidos? 
Prezadx aluno, Esse foi o texto discutido na última aula, e que vamos concluir na próxima aula. Abraços,
  Texto 3 - aula 27.08.19 
Prezadx alunx, Segue o texto texto 1 da aula do dia 27.08. Boa leitura, Abraços,
  Texto 4 para aula 27.08.19 
Prezadx alunx, Segue o texto 2 da aula do dia 27.08. Boa leitura, Abraços,
2. APRENDER EM REDE NA CULTURA DIGITAL (26/10/2023 - 22/12/2023)
Objetivo: Fomentará a relação teoria-prática-pesquisa como princípio que orienta as decisões do fazer pedagógico na Cultura Digital. Irá propor experiências de integração das TDIC com os conhecimentos específicos e apoiará reflexões sobre as possibilidades inovadoras do uso das TDIC no currículo. 2.1. Experiências de aprendizagem 2.2. Experiências educativas e as TDIC 2.3. Retratos escolares e TDIC
  Texto para aula 17/09 
Pessoas queridas, Segue o texto de nossa próxima aula. Leiam, por favor. Abraço,
3. FAZER E COMPREENDER NO COLETIVO DA ESCOLA (28/12/2023 - 16/02/2024)
Objetivo: Fomentará a relação teoria-prática-pesquisa como princípio que orienta as decisões do fazer pedagógico na Cultura Digital. Irá propor experiências de integração das TDIC com os conhecimentos específicos e apoiará reflexões sobre as possibilidades inovadoras do uso das TDIC no currículo. 3.1. Fazer e Compreender o Coletivo da Escola - Reflexão Inicial; 3.2. O Princípio da Integração; 3.3. O Princípio da Articulação entre Ensino e Pesquisa; 3.4. Integração das TDIC com a Área de Conhecimento Específico; 3.5. Plano de Ação Coletivo
Frequências da Turma
# Matrícula SET OUT NOV DEZ JAN FEV Total
28 29 05 06 20 26 03 09 10 16 17 23 24 30 07 08 14 15 21 22 18 19 25 26 01 02 08 09 15 16
1 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2023900**** 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
3 2023902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2
5 2023901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
6 2023901**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
7 2023900**** 2 2 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 12
8 2023900**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
9 2023902**** 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 2 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 10
10 2023901**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
11 2023902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2023901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 4
13 2023902**** 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 6
14 2023901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 2 8
15 2023900**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 4
16 2023901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
17 2023902**** 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 8
18 2023901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2
19 2020902**** 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 40
20 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
21 2019901**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 60
22 2023900**** 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 6
23 2023900**** 0 0 0 0 2 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 2 0 0 0 0 2 2 15
24 2023901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 6
25 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
26 2023900**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 8
27 2023900**** 0 0 2 0 2 0 2 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 50
28 2023901**** 0 0 2 2 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 14
29 2023901**** 0 0 2 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
30 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 4
31 2023902**** 2 2 2 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 14
32 2023900**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
33 2023900**** 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
34 2023900**** 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 10
35 2020900**** 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
36 2023900**** 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
37 2023902**** 0 2 2 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
38 2023902**** 0 2 0 0 2 0 0 0 0 2 2 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 12
39 2023901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 4
40 2023901**** 0 0 2 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
41 2023901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
42 2023901**** 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 12
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2023901**** 0,0 0,0 0,0 0.0 12 RN
2 2023901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
3 2023901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 8 AM
4 2023901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
5 2023902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 12 AM
6 2023902**** 9,0 9,0 9,0 9.0 8 AM
7 2023900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 8 AM
8 2020900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 6 AM
9 2023900**** 9,0 9,0 9,0 9.0 10 AM
10 2023900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
11 2023900**** 9,0 9,0 9,0 9.0 4 AM
12 2023902**** 9,5 9,5 9,5 9.5 14 AM
13 2023900**** 9,0 9,0 9,0 9.0 4 AM
14 2023901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 6 AM
15 2023901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 14 AM
16 2023900**** 0,0 0,0 0,0 0.0 50 RF
17 2023900**** 9,0 9,0 9,0 9.0 8 AM
18 2023900**** 9,5 9,5 9,5 9.5 2 AM
19 2023901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 6 AM
20 2023900**** 0,0 0,0 0,0 0.0 15 RN
21 2023900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 6 AM
22 2019901**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
23 2023900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
24 2020902**** 0,0 0,0 0,0 0.0 40 RF
25 2023901**** 9,0 9,0 9,0 9.0 2 AM
26 2023902**** 9,5 9,5 9,5 9.5 8 AM
27 2023901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
28 2023900**** 9,0 9,0 9,0 9.0 4 AM
29 2023901**** 9,0 9,0 9,0 9.0 8 AM
30 2023902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 6 AM
31 2023901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
32 2023902**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
33 2023901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
34 2023902**** 9,5 9,5 9,5 9.5 10 AM
35 2023900**** 9,0 9,0 9,0 9.0 2 AM
36 2023900**** 9,0 9,0 9,0 9.0 12 AM
37 2023901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
38 2023901**** 9,5 9,5 9,5 9.5 2 AM
39 2023900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
40 2023902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
41 2023900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 8 AM
42 2023900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa:
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: • Utilizaremos diferentes estratégias para efetivação dos objetivos propostos:
• Aulas expositivas e práticas no laboratório;
• Seminários e debates temáticos;
• Estudos discursivos em grupo;
• Apresentação de trabalhos em grupos;
• Elaboração de projetos de intervenção na educação.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: • Os alunos serão sujeitos de um processo de avaliação contínua, no qual haverá lugar a uma avaliação processual;
• A classificação final dos alunos terá em conta os seguintes parâmetros: (i) Assiduidade e participação nas atividades da turma por meio, inclusive, de seminários; (ii) Produção de de ferramentas digitais; (iii) Elaboração de projetos tecnologias digitais na educação de um tema escolhido.
Horário de atendimento:
Bibliografia: CARR, Nicholas. Is Google Making us Stupid? What the Internet is doing to our brains. The Atlantic Magazine, 2008. Disponível em: http://www.theatlantic.com/magazine/ archive/2008/07/is-google-making-us-stupid/6868/#. Acesso em: 27/04/2015.
OLIVEIRA, Eva Aparecida. A técnica, a techné e a tecnologia. Revista Eletrônica do curso de Pedagogia do Campos Jutaí-UFG, Goiânia, V.II, n.5, p.1-13, jul/dez.2008
VALENTE, José Armando. Informática na educação no Brasil: Análise e contextualização histórica. In: VALENTE, José Armando (Org.). O Computador na Sociedade do Conhecimento. Campinas – SP: UNICAMP/NIED, 1999.
NOVAIS, V. A educação e a escola no olho do furacão... e o gestor diante disso?. São Paulo, PUC-SP, 2004.
GALVÃO, Rosangela Miola; MARTINS, Nathália; FRANCO, Sandra Aparecida Pires. Artefatos digitais e leitura crítica: formação para a ação docente. Revista Tecnologia Educacional. Rio de Janeiro, RJ, nº 216. Jan./mar. 2017. p. 33 a 41.
ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini; ALMEIDA, Fernando José de. Aprender construindo: a informática se transformando com os professores. Brasília: Secretaria de Educação a Distância, MEC, 1999. Windows, paint, word, excel e power point.
SANTOS, Elisângela Ribas dos. Estímulo ao Pensamento Computacional a partir da Computação Desplugada: uma proposta para Educação Infantil. Revista Latinoamericana de Tecnología Educativa. Vol 15(3), 2016.

BARATO, Jarbas Novelino. WebGincanas: Um Uso Estruturado da Web em Educação. Disponível em: https://jarbas.wordpress.com/037-webgincanas-um-artigo/, acesso em: 21.08.2017.

COELHO, Patrícia Margarida Farias et. al. Ensino e jogos digitais: uma breve análise do game “produção de textos: trabalhando com pontuação” como recurso didático. Revista Tecnologia educacional. Ano XLVI, nº 216, jan./mar. 2017.

BIRRO, Rafael Garcia; MENEZES, Crediné Silva de. Um ambiente para criação de jogos educacionais baseados em mapas e locais. Revista tecnologia educacional. Ano XLVI, nº 216, jan./mar. 2017.

CHEDIAK, Sheylla; SILVA, Damione Damito Sanches Sigalas Dameão da; CALHAU, Rodrigo Fernandes. Podcast papo de professor: aprendizagem colaborativa no desenvolvimento profissional do docente. Revista tecnologia educacional. Rio de Janeiro, RJ, nº 216. jan./mar. 2017.
ARXER, Eliana Alves et. al. Plataforma geekie: uma opção para avaliar e mapear conhecimentos dos alunos. Revista tecnologia educacional. Rio de Janeiro, RJ, nº 216. jan./mar. 2017.
GARONE, Priscilla Maria Cardoso; GALLO, Sérgio Nesteriuk. Design e educação a distância: experiência digital para uma disciplina da botânica. Revista tecnologia educacional. Rio de Janeiro, RJ, nº 216. jan./mar. 2017.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
28/09/2023
20/10/2023
COMPREENDENDO AS TECNOLOGIAS E SUAS NOVAS MODALIDADES NAS ESCOLAS
26/10/2023
22/12/2023
2. APRENDER EM REDE NA CULTURA DIGITAL
28/12/2023
16/02/2024
3. FAZER E COMPREENDER NO COLETIVO DA ESCOLA
Avaliações
Data Descrição
23/11/2023 1ª Avaliação
22/12/2023 2ª Avaliação
16/02/2024 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Avaliação do processo de produção das disciplinas 20/02/2024
Atividade de sexta-feira 27/10/23 26/10/2023
Link para resposta da sondagem 05/10/2023

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1077 19/05/2024 18:46