RAIMUNDO DE CARVALHO REIS NETO

COORDENAÇÃO DO CURSO DE MEDICINA/CSHNB

Ir ao Menu Principal

raimundo de carvalho reis neto

MPIC - COORDENAÇÃO DO CURSO DE MEDICINA/CSHNB

DAA0272 - TEOR DE CURRICULO E SOCIEDADE - Turma: 01 (2023.2)

Tópicos Aulas
Orientações para o desenvolvimento do projeto de pesquisa (03/03/2018 - 03/03/2018)
   PPGCBM - Planilha para trabalho com os artigos.xlsx 
• Compreender a utilização dos métodos de pesquisa quantitativa na saúde; • Compreender as características de projetos de investigação e projetos de intervenção. Abra o documento “Planilha para trabalho com artigos” e preencha as três primeiras colunas (referência, tema, objetivos) com as informações dos dois artigos.
Orientações para o desenvolvimento do projeto de pesquisa (10/03/2018 - 10/03/2018)
  Epidemiologia_básica.pdf 
* Compreender as características de projetos de investigação e projetos de intervenção. * Conhecer os métodos quantitativos disponíveis para a pesquisa na saúde; * Compreender os delineamentos dos estudos quantitativos; * Reconhecer as potencialidades e limitações dos estudos quantitativos.
Orientações para o desenvolvimento do projeto de pesquisa (17/03/2018 - 17/03/2018)
  Epidemiologia_básica.pdf 
Volte aos dois artigos com abordagem quantitativa disponibilizados pela disciplina na primeira 1 e leia a seção de metodologia, identificando qual o delineamento utilizado. Você deve refletir sobre a metodologia quantitativa e seu uso nas investigações/intervenções em serviços de saúde. Para isso, faça a leitura da seção de metodologia dos artigos selecionados e identifique qual o delineamento utilizado. A seguir leia a seção de discussão dos dois artigos disponibilizados pela disciplina na semana 1. Esta seção traz um resumo dos achados, examina a ocorrência do desfecho e as associações encontradas comparando com a literatura e avalia as vantagens e limitações dos estudos. Identifique as limitações descritas nos artigos. Procure em um livro de epidemiologia uma tabela que apresente os tipos de estudos epidemiológicos e leia sobre os diferentes tipos. Você pode utilizar o livro de BONITA, R.; BEAGLEHOLE, R.; KJELLSTRÖM, T. Epidemiologia básica, Capítulo 3 p. 39 a 51 (atenção à tabela 3.1 na página 40); para limitações de estudos epidemiológicos - páginas 51 a 61. Este livro está disponível em acesso aberto, ou você pode consultar outros livros de epidemiologia que você tiver acesso.
  PLANILHA PARA BUSCA DE REFERENCIA (1).docx 
* Conhecer e utilizar ferramentas de busca e sistematização de referências bibliográficas, incluindo apoio de softwares. Assista aos seguintes vídeos sobre busca bibliográfica.
Orientações para o desenvolvimento do projeto de pesquisa (24/03/2018 - 24/03/2018)
Orientações para o desenvolvimento do projeto de pesquisa (31/03/2018 - 31/03/2018)
  Mapas conceituais e aprendizagem significativa.pdf 
Desenvolver habilidade para construção de mapa conceitual.
Orientações para o desenvolvimento do projeto de pesquisa (07/04/2018 - 07/04/2018)
  ABNT 14724.pdf 
Desenvolver habilidade para construção de mapa conceitual. Para conhecer esta estrutura sugerimos a leitura de: BONITA, R.; BEAGLEHOLE, R.; KJELLSTRÖM, T. Epidemiologia básica. p. 181-184. Livro que está disponível em acesso aberto e que na turma virtual.
Orientações para o desenvolvimento do projeto de pesquisa (14/04/2018 - 14/04/2018)

• Após a revisão de literatura, houve modificação na sua proposta inicial de tema?
• Qual o seu objeto de estudo?
• Qual o seu problema (pergunta de investigação)?
• Quais os objetivos de sua investigação/ intervenção?
• Qual a justificativa para investigar ou intervir sobre o tema proposto? Lembre-se de
usar argumentos científicos, de relevância social e/ou pessoais.

Orientações para o desenvolvimento do projeto de pesquisa (21/04/2018 - 21/04/2018)
  Planilha - técnicas de coleta, instrumentos e resultados.xlsx 
Desenvolver habilidade para o uso de técnicas, instrumentos de coleta e análise de dados.
Orientações para o desenvolvimento do projeto de pesquisa (28/04/2018 - 28/04/2018)

Acompanhar criticamente as fases de desenvolvimento do projeto de pesquisa e intervenção, com foco na metodologia (técnicas de pesquisa, definição do local, período e participantes do estudo).

Orientações para o desenvolvimento do projeto de pesquisa (05/05/2018 - 05/05/2018)

Acompanhar criticamente as etapas de desenvolvimento do projeto de pesquisa e intervenção.

Orientações para o desenvolvimento do projeto de pesquisa (12/05/2018 - 12/05/2018)

Acompanhar criticamente as etapas de desenvolvimento do projeto de pesquisa e intervenção.

Orientações para o desenvolvimento do projeto de pesquisa (19/05/2018 - 19/05/2018)

Acompanhar criticamente as etapas de desenvolvimento do projeto de pesquisa e intervenção.

Orientações para o desenvolvimento do projeto de pesquisa (26/05/2018 - 26/05/2018)

Acompanhar criticamente as etapas de desenvolvimento do projeto de pesquisa e intervenção.

Orientações para o desenvolvimento do projeto de pesquisa (02/06/2018 - 16/06/2018)

Acompanhar criticamente as etapas de desenvolvimento do projeto de pesquisa e intervenção.

Orientações para o desenvolvimento do projeto de pesquisa (09/06/2018 - 09/06/2018)
Orientações para o desenvolvimento do projeto de pesquisa (16/06/2018 - 16/06/2018)
Informações sobre a disciplina, primeira avaliação (12/03/2019 - 12/03/2019)
Material Levantamento do conhecimento dos alunos (19/03/2019 - 19/03/2019)
  Artigo 1 
  Artigo 2 
  Artigo 3 
  Artigo 4 
  Artigo 5 
  Artigo 6 
Discussão de livro (26/03/2019 - 26/03/2019)
Orientação dos temas (02/04/2019 - 02/04/2019)
Grupo de discussão (09/04/2019 - 09/04/2019)
Análise de música/ vídeo (16/04/2019 - 16/04/2019)
Aula dialogada (23/04/2019 - 23/04/2019)
Atividade em sala (30/04/2019 - 30/04/2019)
Apresentação mapa mental/ Avaliação (07/05/2019 - 07/05/2019)
Orientação dos temas (14/05/2019 - 14/05/2019)
CULMINANCIA 1 (21/05/2019 - 21/05/2019)
CULMINANCIA 2 (28/05/2019 - 28/05/2019)
CULMINANCIA 3 (04/06/2019 - 04/06/2019)
CULMINANCIA 4 (11/06/2019 - 11/06/2019)
CULMINANCIA 5 (18/06/2019 - 18/06/2019)
Estágio à docência dos discentes do curso do Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente (20/08/2022 - 20/08/2022)
Estágio à docência dos discentes do curso do Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente (27/08/2022 - 27/08/2022)
Estágio à docência dos discentes do curso do Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente (03/09/2022 - 03/09/2022)
Estágio à docência dos discentes do curso do Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente (10/09/2022 - 10/09/2022)
Estágio à docência dos discentes do curso do Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente (17/09/2022 - 17/09/2022)
Estágio à docência dos discentes do curso do Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente (24/09/2022 - 24/09/2022)
Estágio à docência dos discentes do curso do Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente (01/10/2022 - 01/10/2022)
Dinâmica de apresentação da turma e do programa da disciplina. (26/09/2023 - 26/09/2023)
Continuação da apresentação do programa da disciplina e dos conceitos iniciais sobre currículo. Apresentação e discussão sobre tendências pedagógicas (revisão) e o que é currículo. (28/09/2023 - 28/09/2023)
Apresentação e discussão sobre tendências pedagógicas (revisão). (03/10/2023 - 03/10/2023)
Continuação da aula sobre tendência pedagógica com atividade em grupo. (05/10/2023 - 05/10/2023)
Aula de campo com participação em defesa de banca de mestrado. (10/10/2023 - 10/10/2023)
Feriado (12/10/2023 - 12/10/2023)
Apresentação e discussão sobre a história do surgimento do Currículo (17/10/2023 - 17/10/2023)
Continuação da aula com discussão (19/10/2023 - 19/10/2023)
História do Currículo no Brasil ( com apresentação de seminários pelos grupos) (24/10/2023 - 24/10/2023)
NÃO TEVE AULA (26/10/2023 - 26/10/2023)
História do Currículo no Brasil ( com apresentação de seminários pelos grupos) (31/10/2023 - 31/10/2023)
feriado (02/11/2023 - 02/11/2023)
História do Currículo no Brasil (com apresentação de seminários pelos grupos) (07/11/2023 - 07/11/2023)
Currículo enquanto instrumento de Ideologia, cultura e Poder (leitura e discussão em sala através de dinâmica do texto retirado do livro: Currículo, cultura e sociedade. Autores: Antônio Flávio Moreira e Tomaz Tadeu da Silva) (09/11/2023 - 09/11/2023)
Aula sobre: “Currículo Oculto” (14/11/2023 - 14/11/2023)
Filme Mr Holland: Adoravel Professor (16/11/2023 - 16/11/2023)
Filme (16/11/2023 - 16/11/2023)
Aula Extra.
Discussão do filme e organização dos grupos para os seminários temáticos (21/11/2023 - 21/11/2023)
Discussão do filme e organização dos grupos para os seminários temáticos (23/11/2023 - 23/11/2023)
“Projeto político pedagógico – qual a função, como se constrói e qual seus pressupostos de trabalho na escola (28/11/2023 - 28/11/2023)
Continuação da Aula sobre: “Projeto político pedagógico – qual a função, como se constrói e qual seus pressupostos de trabalho na escola Orientação para organização do e distribuição das equipes para o Jurí Simulado. (30/11/2023 - 30/11/2023)
Orientação individual dos grupos para apresentação dos trabalhos (05/12/2023 - 05/12/2023)
Palestra com Jussara Gonçalves Souza e Silva sobre Currículo e Educação Inclusiva (07/12/2023 - 07/12/2023)
Apresentação de trabalho sobre Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) (12/12/2023 - 12/12/2023)
Apresentação de trabalho sobre “Multiculturalismo, currículo e formação de professores (14/12/2023 - 14/12/2023)
Apresentação de trabalho sobre: “Currículo na Educação Infantil (19/12/2023 - 19/12/2023)
Apresentação de trabalho sobre: “Currículo e novas tecnologias” (21/12/2023 - 21/12/2023)
Recesso escolar (26/12/2023 - 26/12/2023)
Recesso escolar (28/12/2023 - 28/12/2023)
Recesso escolar (02/01/2024 - 02/01/2024)
Recesso escolar (04/01/2024 - 04/01/2024)
Recesso escolar (09/01/2024 - 09/01/2024)
Recesso escolar (11/01/2024 - 11/01/2024)
Apresentação de trabalho sobre: “Currículo e interdisciplinaridade” (16/01/2024 - 16/01/2024)
Orientação para o Jurí simulado (18/01/2024 - 18/01/2024)
Orientação para o Jurí simulado (23/01/2024 - 23/01/2024)
Orientação para o Jurí simulado (pesquisa e ensaio) aula livre (25/01/2024 - 25/01/2024)
Orientação para o Jurí simulado (pesquisa e ensaio) aula livre (30/01/2024 - 30/01/2024)
Apresentação: Jurí Simulado (01/02/2024 - 01/02/2024)
Entrega dos trabalhos finais e Avaliação da disciplina com encerramento (confraternização) (06/02/2024 - 06/02/2024)
Frequências da Turma
# Matrícula SET OUT NOV DEZ JAN FEV Total
26 28 03 05 10 17 24 26 31 07 09 14 16 21 23 28 30 05 16 18 23 25 30 01 06 08
1 2022901**** 0 2 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 4 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 50
2 2022902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2
3 2022902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 4
4 2022901**** 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
5 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
6 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2022902**** 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 6
8 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 2 4 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 14
10 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2022901**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
12 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 2022902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 2019902**** 0 2 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 14
17 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
18 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2
19 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
20 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2
21 2022902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
22 2022902**** 0 2 0 2 2 0 0 0 0 2 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 12
23 2022902**** 0 2 2 2 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 12
24 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2
25 2022901**** 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
26 2020902**** 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 12
27 2022901**** 0 2 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 4 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 12
28 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
29 2022901**** 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
30 2019900**** 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
31 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 6
32 2022901**** 0 2 2 2 0 0 0 0 0 0 0 2 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 12
33 2022900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
34 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
35 2022901**** 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2022901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 6 AM
2 2022901**** 8,9 9,5 10,0 9.5 0 AM
3 2022900**** 9,5 10,0 10,0 9.8 0 AM
4 2022901**** 8,0 9,0 10,0 9.0 12 AM
5 2022901**** 9,5 10,0 10,0 9.8 6 AM
6 2019900**** 10,0 9,7 10,0 9.9 8 AM
7 2022901**** 9,0 10,0 10,0 9.7 2 AM
8 2022901**** 8,0 10,0 10,0 9.3 6 AM
9 2022901**** 8,7 9,7 10,0 9.5 12 AM
10 2020902**** 8,7 9,5 10,0 9.4 12 AM
11 2022901**** 9,0 9,0 10,0 9.3 2 AM
12 2022901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
13 2022902**** 8,7 9,0 10,0 9.2 12 AM
14 2022902**** 9,0 9,0 10,0 9.3 12 AM
15 2022902**** 9,0 9,7 10,0 9.6 4 AM
16 2022901**** 9,0 10,0 10,0 9.7 2 AM
17 2022901**** 9,0 10,0 10,0 9.7 0 AM
18 2022901**** 8,8 10,0 10,0 9.6 2 AM
19 2022901**** 9,5 10,0 10,0 9.8 2 AM
20 2019902**** 9,7 9,5 10,0 9.7 14 AM
21 2022901**** 8,9 9,5 10,0 9.5 0 AM
22 2022901**** 8,9 9,5 10,0 9.5 0 AM
23 2022902**** 9,5 9,7 10,0 9.7 0 AM
24 2022901**** 10,0 9,0 10,0 9.7 0 AM
25 2022901**** 8,0 9,5 10,0 9.2 6 AM
26 2022901**** 9,0 9,5 10,0 9.5 0 AM
27 2022901**** 8,0 9,0 10,0 9.0 14 AM
28 2019902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
29 2022902**** 8,0 9,7 10,0 9.2 6 AM
30 2022901**** 8,5 10,0 10,0 9.5 0 AM
31 2022901**** 8,0 9,7 10,0 9.2 4 AM
32 2022901**** 8,0 10,0 10,0 9.3 8 AM
33 2022902**** 8,8 9,0 10,0 9.3 4 AM
34 2022902**** 8,0 9,7 10,0 9.2 2 AM
35 2022901**** 0,0 0,0 0,0 0.0 50 RF

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: x
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Ementa: Examinar os aspectos epistemológicos, políticos, ideológicos, humanos e práticos dos campos do currículo no Brasil buscando compreender seu papel na construção do sujeito moderno.<br /><br />Objetivos<br />- Debater sobre os principais referenciais teórico-metodológicos no campo do currículo.<br />- Problematizar a relação conhecimento, currículo e prática pedagógica no contexto educacional brasileiro.<br /><br />Metodologia<br /> <br />A metodologia do curso basear-se-á num processo de ação-reflexão-ação individual e coletiva, tomando como foco a relação entre ensino e produção do conhecimento.<br /> O processo didático contemplará momento de uma tematização sobre o Currículo e suas aplicações e construções ao longo da história e as temáticas abordadas no decorrer da disciplina. <br />Realizaremos estudos de textos em sala de aula com a apresentação de resultados dos estudos por meio de debates e esclarecimentos, além da utilização de dinâmicas que auxiliem na apropriação e aprofundamento dos conteúdos trabalhados. <br /> Durante o curso serão desenvolvidas as seguintes atividades:<br />• Exposição dialogada;<br />• Trabalho de campo;<br />• Seminários;<br />• Trabalhos individuais e em grupo;<br />• Jurí simulado.<br /><br />
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Avaliação/ Instrumentos<br /><br />A avaliação do curso será contínua e processual, tomando por base a produção do conhecimento individual e coletiva. Isto implica num acompanhamento de situações teórico-práticas vivenciadas ao longo do curso, acerca do ensino, com vistas a um redirecionamento crítico–reflexivo (técnico-político) da prática docente. Esclarecemos que o processo avaliativo desta disciplina segue a Resolução CEPEX-UFPI Nº 177/2012 e suas atualizações, assim como o PPC do Curso de Pedagogia. Portanto, será “aprovado por média o aluno que obtiver média parcial igual ou superior a 7,0 (sete), desde que os requisitos de assiduidade sejam satisfeitos, ou seja, obtiver frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária do componente curricular”. Nesse sentido, desenvolveremos três notas, que seguiram a seguinte sistemática de avaliação durante a disciplina e constará de verificação do desempenho dos alunos nas seguintes atividades:<br /><br /> Atividades individuais<br /> Resenhas, prova, observação e registro de aula no ensino. <br /> <br /> Atividades em grupo<br /> Planejamento/execução/avaliação de seminários;<br /> Produção de textos; júri simulado<br /> <br />Critérios de avaliação<br />Assiduidade, pontualidade e participação nos encontros na universidade;<br />Leitura e produção de textos (apresentando os critérios de sistematização teórico-prática, fundamentação lógica, contextualização, crítica, criatividade).<br />
Horário de atendimento: terça e quinta 10 às 12h
Bibliografia: CANDAU, Vera Maria (org.). Didática currículo e saberes escolares. Rio de Janeiro: DP&A, 2000a, p. 60-77. <br />GIMENO SACRISTÁN, J. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3. ed. Porto<br />Alegre/RS:Artes Médicas, 1998.<br /><br />Ilma Passos Veiga. Projeto Pedagógico: uma construção possível Campinas: editora papirus.<br /><br />Marisa Vorraber Costa (org). O currículo nos limiares do contemporâneo, editora DP&A.<br /><br />MOREIRA, Antônio Flávio e SILVA, Tomás Tadeu da. Currículo, cultura e sociedade. 3. ed. São Paulo: Cortez, 1999.<br /><br />MOREIRA, Antonio Flávio (org). Currículo: políticas e práticas.São Paulo: Papirus, 1999. <br /><br />Moreira,Antonio Flavio B. (org) Currículo: questões atuais editora papirus.Janeiro : DP&A, 2000a, p. 60-77. <br />SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte : Autêntica, 1999. <br />SILVA, Tomaz Tadeu da e MOREIRA, Antonio Flávio (orgs.). Territórios contestados: o currículo e os novos mapas políticos e culturais. Petrópolis: Vozes, 1995.<br />
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
26/09/2023
26/09/2023
Dinâmica de apresentação da turma e do programa da disciplina.
28/09/2023
28/09/2023
Continuação da apresentação do programa da disciplina e dos conceitos iniciais sobre currículo. Apresentação e discussão sobre tendências pedagógicas (revisão) e o que é currículo.
03/10/2023
03/10/2023
Apresentação e discussão sobre tendências pedagógicas (revisão).
05/10/2023
05/10/2023
Continuação da aula sobre tendência pedagógica com atividade em grupo.
10/10/2023
10/10/2023
Aula de campo com participação em defesa de banca de mestrado.
12/10/2023
12/10/2023
Feriado
17/10/2023
17/10/2023
Apresentação e discussão sobre a história do surgimento do Currículo
19/10/2023
19/10/2023
Continuação da aula com discussão
24/10/2023
24/10/2023
História do Currículo no Brasil ( com apresentação de seminários pelos grupos)
26/10/2023
26/10/2023
NÃO TEVE AULA
31/10/2023
31/10/2023
História do Currículo no Brasil ( com apresentação de seminários pelos grupos)
02/11/2023
02/11/2023
feriado
07/11/2023
07/11/2023
História do Currículo no Brasil (com apresentação de seminários pelos grupos)
09/11/2023
09/11/2023
Currículo enquanto instrumento de Ideologia, cultura e Poder (leitura e discussão em sala através de dinâmica do texto retirado do livro: Currículo, cultura e sociedade. Autores: Antônio Flávio Moreira e Tomaz Tadeu da Silva)
14/11/2023
14/11/2023
Aula sobre: “Currículo Oculto”
16/11/2023
16/11/2023
Filme Mr Holland: Adoravel Professor
16/11/2023
16/11/2023
Filme
21/11/2023
21/11/2023
Discussão do filme e organização dos grupos para os seminários temáticos
23/11/2023
23/11/2023
Discussão do filme e organização dos grupos para os seminários temáticos
28/11/2023
28/11/2023
“Projeto político pedagógico – qual a função, como se constrói e qual seus pressupostos de trabalho na escola
30/11/2023
30/11/2023
Continuação da Aula sobre: “Projeto político pedagógico – qual a função, como se constrói e qual seus pressupostos de trabalho na escola Orientação para organização do e distribuição das equipes para o Jurí Simulado.
05/12/2023
05/12/2023
Orientação individual dos grupos para apresentação dos trabalhos
07/12/2023
07/12/2023
Palestra com Jussara Gonçalves Souza e Silva sobre Currículo e Educação Inclusiva
12/12/2023
12/12/2023
Apresentação de trabalho sobre Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN)
14/12/2023
14/12/2023
Apresentação de trabalho sobre “Multiculturalismo, currículo e formação de professores
19/12/2023
19/12/2023
Apresentação de trabalho sobre: “Currículo na Educação Infantil
21/12/2023
21/12/2023
Apresentação de trabalho sobre: “Currículo e novas tecnologias”
26/12/2023
26/12/2023
Recesso escolar
28/12/2023
28/12/2023
Recesso escolar
02/01/2024
02/01/2024
Recesso escolar
04/01/2024
04/01/2024
Recesso escolar
09/01/2024
09/01/2024
Recesso escolar
11/01/2024
11/01/2024
Recesso escolar
16/01/2024
16/01/2024
Apresentação de trabalho sobre: “Currículo e interdisciplinaridade”
18/01/2024
18/01/2024
Orientação para o Jurí simulado
23/01/2024
23/01/2024
Orientação para o Jurí simulado
25/01/2024
25/01/2024
Orientação para o Jurí simulado (pesquisa e ensaio) aula livre
30/01/2024
30/01/2024
Orientação para o Jurí simulado (pesquisa e ensaio) aula livre
01/02/2024
01/02/2024
Apresentação: Jurí Simulado
06/02/2024
06/02/2024
Entrega dos trabalhos finais e Avaliação da disciplina com encerramento (confraternização)
Avaliações
Data Descrição
09/11/2023 1ª Avaliação
17/01/2024 2ª Avaliação
16/02/2024 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb06.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1500 26/12/2025 04:16