-

DAA0315 - PSICOLOGIA DA EDUCACAO II - Turma: 01 (2023.2)

Tópicos Aulas
Apresentação da Disciplina (25/09/2023 - 25/09/2023)

Apresentação da proposta da disciplina e contratualizações.

   EMENTA - PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO II.docx 
  MODELO DE PLANO DE AULA - PARA SER USADO NO SEMINÁRIO 
Com uma semana de antecedência, o grupo precisará enviar para toda a turma um artigo referente ao assunto, a fim de que todos possam lê-lo com antecedência. É importante que o grupo escolha um texto que resuma todas as partes do seminário. Entretanto, a apresentação em si não se resumirá apenas a esse texto, sendo necessário buscar outras fontes. O plano de aula deverá ser entregue no dia do seminário.
Concepções e tendências atuais em Psicologia da Educação (02/10/2023 - 02/10/2023)

Coll, C. (2007). Concepções e tendências atuais em Psicologia da Educação. In C. Coll, A. Marchesi & J. Palacios (Orgs.). Desenvolvimento psicológico e educação 2: Psicologia da educação escolar (pp. 19-42). Artmed Editora.

Psicologia Escolar e Educacional no Brasil (03/10/2023 - 03/10/2023)

Viégas, L. S. (2020). Psicologia Escolar e Educacional no Brasil: A importância da autocrítica. In L. C. Oltramari, L. R. C. Feitosa & M. Gesser (Orgs.). Psicologia Escolar e Educacional: Processos educacionais contemporâneos (pp. 14-33). Edições do Bosque. https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/217611/Psicologia%20Escolar%20Educacional%20PDFa.pdf?sequence=1&isAllowed=y.

A epistemologia genética de Jean Piaget (09/10/2023 - 09/10/2023)

Piaget, J. (1999). Seis estudos de Psicologia [24ª ed.]. Forense Universitária. [pp. 13-57]. https://atividadeparaeducacaoespecial.com/wp-content/uploads/2015/01/SEIS-ESTUDOS-DE-PSICOLOGIA-JEAN-PIAGET.pdf.

Debate para reitoria da UFDPAR (10/10/2023 - 10/10/2023)
A epistemologia genética de Jean Piaget (16/10/2023 - 16/10/2023)

Piaget, J. (1999). Seis estudos de Psicologia [24ª ed.]. Forense Universitária. [pp. 13-57]. https://atividadeparaeducacaoespecial.com/wp-content/uploads/2015/01/SEIS-ESTUDOS-DE-PSICOLOGIA-JEAN-PIAGET.pdf.

A teoria psicogenética de Henri Wallon (17/10/2023 - 17/10/2023)

Nascimento, M. L. B. P. (2004). A criança concreta, completa e contextualizada: A Psicologia de Henri Wallon. In K. Carrara (Org.). Introdução à Psicologia da Educação: Seis abordagens (pp. 47-68). Avercamp.

O materialismo histórico-dialético de Vygotsky (23/10/2023 - 23/10/2023)

Schneuwly, B. & Martin, I. L. (2022). Vygotskij, o Trabalho do Professor e a Zona de Desenvolvimento Próximo. Educação & Realidade, 47, 1-22. http://dx.doi.org/10.1590/2175-6236116630vs01.

Os jogos, as brincadeiras e o desenvolvimento infantil (24/10/2023 - 24/10/2023)

Mello, M. A. (2023). Diferenças conceituais e pedagógicas entre os termos “brincadeira” e “jogo” no Brasil. EDUR – Educação em Revista, 39, 1-24. http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698368536641.

Primeira Avaliação (30/10/2023 - 30/10/2023)
    
Inicia em 30/10/2023 às 8h 0 e finaliza em 06/11/2023 às 14h 0
A teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel (31/10/2023 - 31/10/2023)

Martín, E & Solé, I. (2007). A aprendizagem significativa e a teoria da assimilação. In C. Coll, A. Marchesi & J. Palacios (Orgs.). Desenvolvimento psicológico e educação 2: Psicologia da educação escolar (pp. 19-42). Artmed Editora.

Produção da queixa e do fracasso escolar: A medicalização da infância e adolescência (06/11/2023 - 06/11/2023)

Christofari, A. C., Freitas, C. R., & Baptista, C. R. (2015). Medicalização dos modos de ser e de aprender. Educação & Realidade, 40 (4), 1079-1102. http://dx.doi.org/10.1590/2175-623642057.

Produção da queixa e do fracasso escolar: (In)disciplina escolar (07/11/2023 - 07/11/2023)

Aquino, J. G. (2011). Da (contra) normatividade do cotidiano escolar: Problematizando discursos sobre a indisciplina discente. Cadernos de Pesquisa, 41 (143), 1-29. https://doi.org/10.1590/S0100-15742011000200007.

Exibição do filme “Como estrelas na terra” (13/11/2023 - 14/11/2023)
Exibição do filme “Como estrelas na terra” (14/11/2023 - 14/11/2023)
Discussão do filme “Como estrelas na terra” (20/11/2023 - 20/11/2023)
Supervisão para Construção dos Seminários (21/11/2023 - 21/11/2023)
Seminário 01 – Os estudos de gênero/sexualidade e suas interfaces com a educação (27/11/2023 - 27/11/2023)
Seminário 02 – As tecnologias da informação/comunicação e suas interfaces com a educação (28/11/2023 - 28/11/2023)
Seminário 03 – As diferentes faces da violência no cotidiano educacional brasileiro (04/12/2023 - 04/12/2023)
Seminário 04 – Os transtornos do desenvolvimento e da aprendizagem. (05/12/2023 - 05/12/2023)
Seminário 05 – A infância e suas expressões culturais (capoeira, hip hop, slam, pichação, grafitti, dança de rua, etc.). (11/12/2023 - 11/12/2023)
Seminário 06 – Saúde Mental no Contexto escolar (12/12/2023 - 12/12/2023)
Seminário 07 – Os debates étnico-raciais e o cotidiano das pessoas racializadas na educação (povos de terreiro, quilombolas, indígenas, ciganas, etc.). (18/12/2023 - 18/12/2023)
Temas Atuais em Psicologia da Educação (19/12/2023 - 19/12/2023)
Exibição do documentário "Quando sinto já sei" (15/01/2024 - 15/01/2024)
Discussão do documentário "Quando sinto já sei" (16/01/2024 - 16/01/2024)

- O que retrata o documentário "Quando sinto já sei"?

- Como construir uma escola viva, inclusiva e democrática, longe das amarras do autoritarismo?

- Como a Psicologia da Educação e a Pedagogia podem contribuir com o projeto ético-político de uma escola viva, inclusiva e democrática?

- Como o documentário "Quando sinto já sei" contribui no planejamento e construção de uma escola viva, inclusiva e democrática?

Oficina - "Planejamento de uma escola viva, inclusiva e democrática" (22/01/2024 - 22/01/2024)
3ª Avaliação (23/01/2024 - 23/01/2024)
    
Inicia em 18/12/2023 às 0h 0 e finaliza em 19/01/2024 às 18h 0
    
Inicia em 18/12/2023 às 0h 0 e finaliza em 19/01/2024 às 18h 0
Prova Final (29/01/2024 - 29/01/2024)
Frequências da Turma
# Matrícula SET OUT NOV DEZ JAN Total
25 26 02 03 09 10 16 17 23 24 30 31 06 07 13 14 20 21 27 28 04 05 11 12 18 19 15 16 22 23
1 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2023900**** 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 6
3 2023902**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 4
4 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2
5 2023901**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
6 2023901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2023900**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 4
8 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2
9 2023902**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 6
10 2023901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 2 0 0 0 6
11 2023902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2023901**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 6
13 2023902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 2023901**** 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
15 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2
16 2023901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 4
17 2023902**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
18 2023901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2
19 2020902**** 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 2 2 2 2 2 18
20 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
21 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 4
22 2023900**** 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 2 2 16
23 2023901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
24 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
25 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
26 2023900**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 0 0 2 0 0 0 2 2 2 2 2 20
27 2023901**** 2 0 2 0 0 0 2 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 14
28 2023901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 2 8
29 2023900**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
30 2023902**** 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 10
31 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
32 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2
33 2023900**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 6
34 2023900**** 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 8
35 2023902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 6
36 2023902**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 6
37 2023901**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 4
38 2023901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 4
39 2023901**** 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
40 2023901**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 2 0 2 10
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2023901**** 9,8 6,0 0,0 0.0 2.7 10 RN
2 2023901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 6 AM
3 2023901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
4 2023901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
5 2023902**** 9,8 10,0 10,0 9.9 6 AM
6 2023902**** 9,0 10,0 10,0 9.7 6 AM
7 2023900**** 9,8 10,0 10,0 9.9 8 AM
8 2023900**** 10,0 10,0 9,8 9.9 6 AM
9 2023900**** 9,5 10,0 10,0 9.8 2 AM
10 2023900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
11 2023902**** 5,0 10,0 6,5 7.2 10 AM
12 2023900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 6 AM
13 2023901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 8 AM
14 2023901**** 6,0 10,0 10,0 8.7 14 AM
15 2023900**** 8,0 10,0 0,0 6.0 20 RF
16 2023900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
17 2023900**** 9,4 10,0 9,8 9.7 0 AM
18 2023901**** 9,5 10,0 9,9 9.8 0 AM
19 2023900**** 10,0 10,0 0,0 6.7 16 RF
20 2023900**** 9,5 10,0 10,0 9.8 4 AM
21 2023900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
22 2020902**** 10,0 10,0 0,0 6.7 18 RF
23 2023901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
24 2023902**** 9,4 10,0 10,0 9.8 2 AM
25 2023901**** 9,5 10,0 10,0 9.8 4 AM
26 2023900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
27 2023901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
28 2023902**** 9,5 10,0 9,9 9.8 0 AM
29 2023901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 6 AM
30 2023902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
31 2023901**** 9,5 10,0 10,0 9.8 6 AM
32 2023902**** 9,4 10,0 10,0 9.8 6 AM
33 2023900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
34 2023900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
35 2023901**** 5,0 10,0 10,0 8.3 0 AM
36 2023901**** 9,4 10,0 10,0 9.8 2 AM
37 2023900**** 10,0 10,0 9,8 9.9 2 AM
38 2023902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
39 2023900**** 10,0 10,0 9,8 9.9 6 AM
40 2023900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nenhum item foi encontrado

Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
INFORME - ATUALIZAÇÃO. 28/01/2024
TRABALHOS - INFORME 28/01/2024
Trabalho 18/01/2024
AVISO 17/11/2023
Notas 11/11/2023
Leitura dos textos 23/10/2023

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1100 24/08/2024 19:26