Metodologia: |
Geral Desenvolver reflexões e vivências sobre artes e educação, trabalhando e considerando sua relação com a criatividade, o sensível, o estético, a inclusão social, o ensino e as múltiplas linguagens no contexto da diversidade e das culturas afro-indígenas piauienses e brasileiras. Específicos Promover a reflexão e a compreensão sobre a relação entre a Arte, a Educação e o Ensino, focalizando seu papel e sua importância sociopolítico e cultural na formação do/a educando/a no contexto da diversidade e das culturas afro-indígenas; Analisar de forma crítico-reflexiva as abordagens e as práticas pedagógicas escolares ligadas à Arte no Piauí; Favorecer o conhecimento e a vivência das múltiplas linguagens da Arte na sua relação com o processo de ensino e a aprendizagem, considerando as dimensões da criação, da crítica, da estética, da expressão, da fruição e da reflexão; Propiciar a identificação e análise acerca dos principais problemas do/a arte-educador/a e os maiores desafios para o ensino de artes na escola pública. UNIDADES TEMÁTICAS Unidade I Reflexão sobre a relação entre Arte, Educação e Ensino: papel e importância sociopolítico-cultural Unidade II As abordagens e as práticas pedagógicas escolares no campo das Artes e das culturas afro-indígenas no Piauí Unidade III - Conhecimento e vivência das múltiplas linguagens (artes visuais, dança, música e teatro) e sua relação com o processo de ensino e aprendizagem Unidade IV - Identificação e análise dos principais problemas e desafio do/a arte-educador/a e da escola no ensino de Artes. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS Pautaremos o trabalho no Componente Curricular Artes e Educação nos seguintes princípios: Construção de um olhar e de uma prática fundados numa poética do sensível, do estético, do fazer criativo, da diversidade e do multidimensional; Relação dialógica, coletiva e problematizadora dos saberes e do conhecimento; Respeito, inclusão, visibilização e promoção das culturas afro-indígenas; Realização de experiências no contexto da universidade, da escola e da cidade. |
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
A avaliação considerará a participação individual e coletiva, a postura investigativa e problematizadora dos/das estudantes, as atividades de grupos e os produtos didático-pedagógicos que emergirão das vivências e experiências da turma. Serão produzidas três avaliações, considerando os conteúdos e as vivências das Unidades Programáticas. |
Bibliografia:
| BIBLIOGRAFIA BÁSICA BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: arte. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997. COLI, J. O que é arte. São Paulo: Brasiliense, 1993. DUARTE JÚNIOR, J.F. Fundamentos Estéticos da educação. Campinas, SP: Papirus, 1988. ______. Por que arte-educação? Campinas, SP: Papirus, 1991. FERRAZ, M.H.C. de T; FUSARI, M.F.de R. Metodologia do Ensino da Arte. São Paulo, SP: Cortez, 1993. PIMENTEL, L. G. Arte educação: uma prática de vida. Belo Horizonte: Imprensa Universitária, UFMG, 1991. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR CALAÇA, Maria Cecília Felix; CUNHA JUNIOR, H. . A Arte Africana e Afrodescendente: uma introdução. In: Henrique Cunha Júnior; Cícera Nunes; Reginaldo Ferreira Domingos...[et al]. (Organizadores). Artefatos da Cultura Negra no Ceará, 10 Anos da Lei no.10.639/2003. 01 ed. Fortaleza: LCR, v. 1, p. 54 - 57, 2013. FUSARI, M. F.de R; FERRAZ, M. H. C. de T. Arte na educação escolar. São Paulo, SP: Cortez, 1992. FUSARI, M. F.de R; FERRAZ, M. H. C. de T. Metodologia do Ensino da Arte. São Paulo: Cortez, 1993. LOMARDO, F. O que é teatro infantil. São Paulo: Brasiliense, 1994. MARTINS, Leda Maria. Afrografias da memória: O Reinado do Rosário no Jatobá/Leda Maria Martins. São Paulo: Perspectiva; Belo Horizonte: Mazza Edições, 2021. (Coleção Perspectiva). NICOLAU, M. L. M. (Coord.). A Educação Artística da Criança: plástica e música: fundamentos e atividades. 2ª ed. São Paulo: Ática, 1987. NICOLAU, M. L. M. (Coord.). A educação artística da criança. São Paulo: Ática, 1987. ROCHA, N. L. A arte natureza: estudo dirigido de educação artística para o primeiro grau. Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 1992. PETIT, S. H. Pretagogia: Pertencimento, Corpo-Dança Afroancestral e Tradição Oral Africana na Formação de Professoras e Professores. 1. ed. Fortaleza: EdUECE, 2015. |