Metodologia: |
Execução da pesquisa geradora do TCC Trabalho de Conclusão de Curso. Organização, categorização, análise e interpretação dos dados. Fundamentação teórica do objeto de estudo. Estruturação do trabalho de conclusão do curso. Elaboração do TCC sob a orientação de um professor.
Objetivo Geral Conhecer e experienciar, do ponto de vista teórico e prático, o processo de organização, categorização, análise e interpretação dos dados pesquisa geradora do TCC, destacando aspectos relacionados a fundamentação teórica do estudo, estruturação e elaboração do trabalho.
Objetivos específicos Identificar o papel da pesquisa na formação do professor, destacando o viés reflexivo possibilitado pela investigação; Situar a prática e o processo de investigação no contexto da pesquisa em educação, bem como no contexto das abordagens e dos métodos do trabalho de pesquisa; Planejar o trabalho de campo, compreendendo a necessária aplicação dos vários instrumentos de coleta de dados, principalmente a observação e a entrevista; Vivenciar o processo da pesquisa a partir do levantamento do estado da arte em torno do objeto da pesquisa, buscando situar esse objeto no contexto da investigação; Refletir sistematicamente acerca do material coletado, propondo uma análise concomitante ao trabalho de campo; Produzir relatório preliminar estabelecendo relação entre os dados coletados, analisados e a fundamentação teórica, numa compreensão teórico-prática da investigação.
Conteúdo Programático UNIDADE I: O professor pesquisador e o pré-projeto como plano de investigação UNIDADE II: Planejamento, organização e contato inicial com o campo da pesquisa UNIDADE III: Sistematização, análise e interpretação dos dados preliminares UNIDADE IV: Estruturação e elaboração parcial dos dados do TCC sob a orientação de um professor.
Metodologia A proposta da disciplina é conjugar discussões de textos, planejamento e realização inicial do trabalho de campo, socialização e reflexão acerca do material coletado, bem como análise e produção pré-projeto da monografia. Para tanto, utilizaremos a produção escrita e a orientação individual como ferramentas essenciais para o desenvolvimento das atividades.
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Bibliografia:
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