-

CNA/CEAD022 - MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS NA FORMAÇÃO GERAL BÁSICA I - Turma: 8A (2023.1)

Tópicos Aulas
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (04/09/2023 - 03/10/2023)

 

Disponível em:Parabéns você fez um teste muito bem | Foto Grátis (freepik.com) 

Caro(a) aluno(a),

Receba as nossas boas-vindas! Este curso foi pensado para que possamos compreender as propostas da BNCC para a Matemática e Suas Tecnologias no Ensino Médio. Para isso, refletiremos criticamente sobre a base e como podemos utilizá-la como guia para a nossa atuação nesse segmento da educação básica.
Para você ter o melhor aproveitamento da disciplina e contribuir para o processo de aprendizagem e realização das atividades, faz-se necessário acessar todos os conteúdos disponibilizados.
Será uma disciplina incrível por meio da qual iremos transitar na trilha formativa ao longo dos módulos de supertrocas e aprendizagens.
Uma excelente trilha de aprendizagem!!

Você contará com o acompanhamento no percurso da disciplina da Professora: Kelly Cristine Rodrigues de Moura e Professor/Tutor: Me. José Airton do Nascimento Costa

CONHEÇA O PROFESSOR 

 

Minicurrículo: A Profa. Dra. Kelly Cristine Rodrigues de Moura é Doutora em Educação, área de Concentração: Ensino de Ciências e Matemática, pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo- FE-USP; Mestre em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP; Graduada em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Piauí-UFPI. É professora adjunta da Universidade Federal do Piauí-UFPI, lotada no Campus Professora Cinobelina Elvas (CPCE). Tem experiência na área de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Matemática, Educação Matemática com foco em metodologia do ensino de matemática e formação de professores. Está vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Atividade Pedagógica – GEPAPe e é coordenadora adjunta do Grupo de Estudo e Pesquisa em Ensino de Matemática e Ciência - GEPEMCi.


Saiba mais no Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1169806088129058 

AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (04/09/2023 - 03/10/2023)

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

  • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
  • Fique atento à formatação das mensagens;
  • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
  • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
  • Seja cortês na comunicação.

 

 

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

 

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);

Professor como mediador, facilitador.

Neste espaço você terá acesso as gravações das aulas síncronas.

   PLANO_DE_DISCIPLINA- MATEMÁTICA e suas TECNOLOGIAS e o M.pdf 
   FÓRUM DE APRESENTAÇÕES E TIRA DÚVIDAS
Período de Habilitação: 04/09/2023 às 08:00 a 03/10/2023 às 23:59
UNIDADE I (04/09/2023 - 03/10/2023)

UNIDADE I - A BNCC E O NOVO ENSINO MÉDIO

  • As competências e habilidades que compõem a Formação Geral Básica (FGB), disposto na BNCC – área de matemática e suas tecnologias- do Ensino Médio.

Nesta unidade, teremos como foco na discussão do que propõe a BNCC para o componente Matemática e suas tecnologias para o Ensino Médio, com o objetivo de compreender tanto as mudanças propostas pelo Novo Ensino Médio, as competências gerais da BNCC, quanto as competências e habilidades que compõem a Formação Geral Básica (FGB), disposto na BNCC – área de matemática e suas tecnologias- do Ensino Médio.

Material da Disciplina:

  • Plano da Disciplina

 1. Assista ao vídeo: BNCC do Ensino Médio & o Novo Ensino Médio, para compreender o contexto político do processo de elaboração da BNCC, entender as principais mudanças propostas pelo Novo Ensino Médio, como também as competências gerais da BNCC.

Link: https://www.youtube.com/watch?v=IKZK2wneWNc

 2. Leia o Texto 1: BNCC -Matemática e Suas Tecnologias (BRASIL, 2018, p. 527- 546). Esquematize os principais pontos lidos em forma de tópicos, pois esse é o texto que guiará não apenas a disciplina, mas também a relação das diretrizes propostas pela BNCC com a atuação em sala de aula.

Link: https://www.alex.pro.br/BNCC%20Matemática%20e%20suas%20Tecnologias.pdf

 3. Assista ao vídeo: A Área de Matemática e Suas Tecnologias no Novo Ensino Médio. Faça anotações para depois confrontar com o conteúdo do esquema realizado, no texto-1, com os pontos principais destacados por você, relacionando-os às diretrizes propostas pela BNCC.

Link: https://www.youtube.com/watch?v=AY6o6Xz3KRM

MATERIAL COMPLEMENTAR:

 

Texto- 2: O currículo de Matemática do Ensino Médio sob a luz da BNCC: reflexões acerca das competências e habilidades a serem desenvolvidas pelos alunos. (COSTA, ERICEIRA e NUNES, 2021).

Link: https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31896/22831

   FÓRUM I
Período de Habilitação: 04/09/2023 às 08:00 a 23/09/2023 às 23:59
    
Inicia em 04/09/2023 às 0h 0 e finaliza em 31/07/2024 às 23h 59
UNIDADE II (04/09/2023 - 03/10/2023)

 

UNIDADE II- CONCEITO DE TAREFA MATEMÁTICA E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

  • Conceito de tarefa matemática
  • Resolução de Problemas
  • Investigação matemática

 

EXERCÍCIO AVALIATIVO – UNIDADE I E II (TAREFA 1)

 Nesta unidade, abordaremos o conceito de Tarefa Matemática e Resolução de Problemas, enquanto recurso metodológicos de investigação matemática em sala de aula, com o fim de entender seu potencial metodológico, no que se refere a aprendizagem dos conceitos matemáticos pelos estudantes, bem como, para prepara os mesmos para enfrentar os desafios da vida moderna e em condições de atuarem como sujeitos ativos, conscientes e responsáveis na sociedade.

 

Material da Disciplina:

 4. Leia o Texto 3: Tarefas no ensino e na aprendizagem da Matemática (PONTE, 2014). Durante a leitura, faça anotações, uma síntese, das principais ideias apresentadas pelo autor, fazendo comentários sobre essas ideias, assim, manifestando suas impressões sobre as mesmas.

 

Link:  https://www.researchgate.net/profile/Joao-Ponte- 2/publication/275409996_Tarefas_no_ensino_e_na_aprendizagem_da_Matematic a/links/553c10ff0cf245bdd76674b4/Tarefas-no-ensino-e-na-aprendizagem-da- Matematica.pdf

 5. Leia o Texto 4: Problemas matemáticos: caracterização, importância e estratégias de resolução. (PEREIRA, 2002)

Link: https://www.esev.ipv.pt/mat1ciclo/Resolucao%20probs/mat450-2001242- seminario-8-resolucao_problemas.pdf

 6. Assista a Entrevista- Educação Matemática e Resolução de Problemas, do canal Matemática Humanista- Lourdes de la Rosa Onuchic (Doutora em Matemática pela USP - São Carlos/SP. Professora e pesquisadora voluntária da Universidade Estadual Paulista - UNESP - Rio Claro/SP. Coordenadora do GTERP - Grupo de Trabalho e Estudos em Resolução de Problemas.)

Destaque os aspectos e temas abordados na entrevista, associando com o que o texto 4 apresenta. E comente as pautas tratadas na entrevista que mais lhe chamaram atenção, manifestando seu ponto de vista sobre as mesmas.

Link: https://www.youtube.com/watch?v=g3JuMsikQGY


7. Leia o Texto 5: Cenários para Investigação (SKOVSMOSE, 2000). Depois procure refletir sobre as seguintes questões: De que modo um cenário para investigação se difere do paradigma do exercício? Que tipo de ação o aluno desenvolve ao realizar uma atividade investigativa? Qual é melhor ambiente de aprendizagem, na opinião do autor? Qual a relação entre o trabalho em cenários para investigação e o conceito de zona de risco?

Link: O texto não se encontra disponível na rede –arquivo disponibilizado em PDF

MATERIAL COMPLEMENTAR:

Texto 6: Investigação Matemática na Sala de Aula – Conexões Teóricas (CORREIA; ALVES; SANTOS; OLIVEIRA, 2020)
Link: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/73026


Texto 7: Explorar, investigar, interagir na aula de Matemática: Elementos fundamentais para a aprendizagem. (PONTE, NUNES e QUARESMA. p. 49-74, 2012.)


Link: https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/29201/1/Ponte-Nunes-Quaresma_cap%202012%20%2808%20mar%2015%29.pdf   

 

Vídeo- Investigação Matemática: o que é, porque e como fazer:

 

Link: https://www.youtube.com/watch?v=lYeQ_8Fl-MI

 

Livro(s):

 

COHEN, E. G.; LOTAN, R. A. Planejando o trabalho em grupo. 2. ed. Porto Alegre: Penso, 2017. POLYA, George. A arte de resolver problemas. Rio de Janeiro: Interciência, 1978.

PONTE, João Pedro da. Práticas profissionais dos professores de Matemática. Edição-Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. 1.ª edição, 2014. 


    
Inicia em 08/09/2023 às 8h 0 e finaliza em 31/07/2024 às 23h 59
UNIDADE III (04/09/2023 - 03/10/2023)

 

UNIDADE III- GEOMETRIA E MEDIDAS – PROPOSTAS DE TAREFAS INVESTIGATIVAS

  • Tarefas investigativas: Geometria e Medidas

EXERCÍCIO AVALIATIVO – UNIDADE III (TAREFA 2)

Essa unidade tem por objetivo o desenvolvimento de uma proposta de Tarefa Investigativa, na temática da Geometria e Medidas, levando em consideração os estudos do referencial teórico das unidades anteriores.

 

Material da Disciplina:

8.Leia o Texto 8: Investigação em Geometria na sala de aula (ABRANTES, Paulo,1999). Observe nesse relato a experiência de uma ação de investigação em sala de aula em geometria, onde o autor apresenta os principais impressões e resultados dessa ação. Link: http://www1.rc.unesp.br/igce/demac/maltempi/cursos/curso3/Artigos/Artigos_arquivos/p_153-167.pdf  

9.Proposta de tarefa investigativa: Medir aproximadamente a sua superfície corporal (Retirada do Material AVAMEC). Após leitura desenvolva as atividades contidas nessa proposta.
Link: arquivo disponibilizado em PDF
10.Assista ao Vídeo- investigações em geometria: https://www.youtube.com/watch?v=IUtUf7GPVvU 
MATERIAL COMPLEMENTAR:

Texto - 9: Escolhendo “Isso e Aquilo” com Descartes: Tarefas para o Ensino Médio. (JELIN ; VENEZUELA, 2021)
Link: https://rhmp.com.br/index.php/RHMP/article/view/74/72 

Relato de experiência: INVESTIGAÇÕES MATEMÁTICAS EM SALA DE AULA: Contribuições de uma Tarefa Investigativa no 1° Ano do Ensino Médio (SANTOS; BELLINI, 2016).
Link: https://www.sbem.com.br/enem2016/anais/pdf/6320_2940_ID.pdf 


Entrevista- Ensino e Aprendizagem de Geometria na Escola, do canal Matemática Humanista - com Anna Kaleff (É professora titular aposentada da UFF – tem doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense-UFF. Fundadora do Laboratório de Ensino de Geometria da UFF (1994) do qual foi coordenadora até 2018.)
Link: https://www.youtube.com/watch?v=FI3hGF93jEw 
Livro:
BRASIL. Programa Gestão da Aprendizagem Escolar - Gestar II. Matemática: Caderno de Teoria

 

AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA (04/09/2023 - 03/10/2023)
    
Inicia em 22/09/2023 às 0h 0 e finaliza em 30/07/2024 às 23h 59
    
Inicia em 13/10/2023 às 0h 0 e finaliza em 30/07/2024 às 23h 59
Frequências da Turma

Nenhum item foi encontrado

Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2023202**** 8,8 8,0 10,0 8.9 0 MATRICULADO
2 2023202**** 10,0 10,0 8.0 0 MATRICULADO
3 2023202**** 10,0 8,0 9,0 9.4 0 MATRICULADO
4 2023202**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
5 2023202**** 0.0 0 MATRICULADO
6 2023202**** 8,8 9,0 10,0 9.1 0 MATRICULADO
7 2023202**** 8,8 9,5 10,0 9.2 0 MATRICULADO
8 2023202**** 10,0 8,5 10,0 9.7 0 MATRICULADO
9 2023202**** 10,0 9,0 10,0 9.8 0 MATRICULADO
10 2023202**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
11 2023202**** 10,0 9,5 9,0 9.7 0 MATRICULADO
12 2023202**** 7,5 10,0 10,0 8.5 0 MATRICULADO
13 2023202**** 0.0 0 MATRICULADO
14 2023202**** 8,8 6,0 10,0 8.5 0 MATRICULADO
15 2023202**** 10,0 7,0 7,0 8.8 0 MATRICULADO
16 2023202**** 0.0 0 MATRICULADO
17 2023202**** 8,8 10,0 8,0 8.9 0 MATRICULADO
18 2023202**** 10,0 9,5 10,0 9.9 0 MATRICULADO
19 2023202**** 0.0 0 MATRICULADO
20 2023202**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
21 2023202**** 10,0 7,5 9,0 9.3 0 MATRICULADO
22 2023202**** 7,5 7,5 10,0 8.0 0 MATRICULADO
23 2023202**** 10,0 8,0 8,0 9.2 0 MATRICULADO
24 2023202**** 10,0 10,0 9,0 9.8 0 MATRICULADO
25 2023202**** 0.0 0 MATRICULADO
26 2023202**** 8,8 8,0 7,0 8.3 0 MATRICULADO
27 2023202**** 10,0 10,0 8.0 0 MATRICULADO
28 2023202**** 10,0 8,5 9,5 9.6 0 MATRICULADO
29 2023202**** 7,5 6,5 8,0 7.4 0 MATRICULADO
30 2023202**** 0.0 0 MATRICULADO
31 2023202**** 0.0 0 MATRICULADO
32 2023202**** 10,0 8,5 7.7 0 MATRICULADO
33 2023202**** 10,0 8,5 10,0 9.7 0 MATRICULADO
34 2023202**** 7,5 8,0 8,5 7.8 0 MATRICULADO
35 2023202**** 10,0 8,0 7.6 0 MATRICULADO
36 2023202**** 10,0 8,5 9,0 9.5 0 MATRICULADO
37 2023202**** 10,0 8,5 10,0 9.7 0 MATRICULADO
38 2023202**** 0.0 0 MATRICULADO
39 2023202**** 0.0 0 MATRICULADO
40 2023202**** 7,5 8,0 8,0 7.7 0 MATRICULADO
41 2023202**** 10,0 6,0 9,0 9.0 0 MATRICULADO
42 2023202**** 10,0 8,5 10,0 9.7 0 MATRICULADO
43 2023202**** 10,0 8,5 9,0 9.5 0 MATRICULADO
44 2023202**** 7,5 8,0 9,0 7.9 0 MATRICULADO
45 2023202**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
46 2023202**** 10,0 10,0 8,0 9.6 0 MATRICULADO
47 2023202**** 9,5 1.9 0 MATRICULADO
48 2023202**** 10,0 8,0 9,0 9.4 0 MATRICULADO
49 2023202**** 8,8 9,5 9,0 9.0 0 MATRICULADO
50 2023202**** 7,5 4.5 0 MATRICULADO
51 2023202**** 0.0 0 MATRICULADO
52 2023202**** 5,0 8,0 8,0 6.2 0 MATRICULADO
53 2023202**** 8,8 9,5 10,0 9.2 0 MATRICULADO
54 2023202**** 8,8 9,0 8,0 8.7 0 MATRICULADO
55 2023203**** 10,0 9,0 9,0 9.6 0 MATRICULADO
56 2023203**** 2,5 6,0 9,0 4.5 0 MATRICULADO
57 2023203**** 7,5 9,0 9,0 8.1 0 MATRICULADO
58 2023203**** 10,0 10,0 8,5 9.7 0 MATRICULADO
59 2023203**** 10,0 8,5 8,0 9.3 0 MATRICULADO
60 2023203**** 10,0 10,0 9,0 9.8 0 MATRICULADO
61 2023203**** 6,0 1.2 0 MATRICULADO
62 2023203**** 6,5 1.3 0 MATRICULADO
63 2023203**** 0.0 0 MATRICULADO
64 2023203**** 10,0 9,0 10,0 9.8 0 MATRICULADO
65 2023203**** 7,5 10,0 10,0 8.5 0 MATRICULADO
66 2023203**** 7,5 4.5 0 MATRICULADO
67 2023202**** 10,0 6.0 0 MATRICULADO
68 2023202**** 0.0 0 MATRICULADO
69 2023202**** 9,0 8,0 3.4 0 MATRICULADO
70 2023202**** 10,0 8,0 7.6 0 MATRICULADO
71 2023202**** 10,0 7,0 7.4 0 MATRICULADO

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nenhum item foi encontrado

Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
IMPORTANTE! 15/07/2024
AULA SÍNCRONA 20/09/2023
AULA SÍNCRONA 12/09/2023
AULA SÍNCRONA 12/09/2023
AULA SÍNCRONA 12/09/2023

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1088 22/07/2024 10:34