Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: |
Aulas expositivas e dialogadas, com foco na apresentação e discussões do conteúdo proposto a fim de que os alunos compreendam e progridam continuamente para a aplicação das ideias. Promoção do protagonismo e autoconstrução do conhecimento a partir de atividades baseada na resolução de problemas, podendo utilizar estudos de casos. Aplicação de Listas de Atividade para os alunos resolverem em horários diferentes das aulas. A efetivação da proposta se dará por meio da utilização de livro texto, data show, computador, lista de atividades, notas de aulas, quadro, pincel e apagador. Realização de trabalho de pesquisa pelos alunos. Ademais, ao final da disciplina os alunos deverão estar aptos para continuação dos estudos. |
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
Avaliação será processual e continua considerando os seguintes critérios (Resolução CEPEX Nº177/2012): 1 - Frequência mínima de 75% da carga horária (Art. 111, § 1º); 2 Nota média parcial igual ou superior a 7,0 (sete) nas avaliações parciais (Art. 111, § 1º). A disciplina, dividida em três unidades, terá uma nota para cada, sendo a nota final correspondente a uma média aritmética; 3 Participação/interação em sala e nas atividades propostas, responsabilidade, pontualidade, assiduidade e qualidade nos trabalhos produzidos. 4 Os alunos que obtiverem a média final maior ou igual que 4,0 (quatro) e menor que 7,0 serão submetidos ao exame final. No exame final, serão aprovados os discentes que tiverem nota maior ou igual que 6,0 (seis) ( Art. 111, § 2º; Art. 116); 5 As 1ª e 2ª notas parciais serão compostas por exame avaliativo individual acrescidos de uma lista de atividades para cada uma correspondendo a primeira avaliação; 6 Cada exame e a respectiva lista de questões corresponderão a sua respectiva unidade conforme conteúdo programático. 7 Cada exame terá peso 0,4 e as listas terão peso 0,1. 8 A segunda avaliação será um trabalho de pesquisa em grupo a ser realizado pelos alunos, devendo as diretrizes serem construídas em conjunto e validadas pela coordenação.
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Horário de atendimento:
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Bibliografia:
| BÁSICA: BUSSAB, Wilton O. MORETTIN, Pedro A. Estatística básica - métodos quantitativos. São Paulo: Ed. Atual, 2002. COSTA NETO, Pedro L. de Oliveira. Estatística. 2 ed. São Paulo: Ed. Edgard Blucher: 2002. FONSECA, Jairo Simon da; ANDRADE, Gilberto Martins de. Curso de estatística. 6 ed São Paulo: Atlas.1996. COMPLEMENTAR: HOEL, Paul G. Estatística elementar. S.P.: Atlas 1981. MAGALHÃES, M. N. Noções de Probabilidade e Estatística. 6ª ed. rev., 2ª reimpr. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008. MEDEIROS, Ermes da Silva. Estatística: para os cursos de economia, administração e ciências contábeis. S.P. Atlas.1999. MEYER, Paul L. Probabilidade: aplicações à estatística. Livros Técnicos e Científicos. Rio de Janeiro: Ed S/A, 1983 NAZARETH, Helenalda. Curso básico de estatística. São Paulo: Ática, 1992 TOLEDO, Geraldo L. O.; VALE, Ivo I. Estatística básica. São Paulo: Atlas, 1995 LINKS Assimetria e Curtose dos Dados - Blog da Prof. Fernanda Maciel (proffernandamaciel.com.br) 536b09bcc12518d906ef6464386961e9.pdf (cecierj.edu.br)
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