Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: |
- Aula teóricas expositivas com utilização de projeção multimídia; - Aulas práticas em laboratório com elaboração de relatórios; - Grupos de discussão com o objetivo de direcionar o aprendizado, desenvolver a reflexão, criticidade e criatividade do aluno, facilitando o processo de ensino-aprendizagem; - Seminários discentes contemplando os temas abordados em sala de aula através da utilização de artigos científicos publicados em periódicos científicos indexados; - Provas dissertativas, permitindo a liberdade de expressão e organização de ideias por parte do discente. - Aula teóricas expositivas com utilização de projeção multimídia; - Aulas práticas em laboratório com elaboração de relatórios; - Grupos de discussão com o objetivo de direcionar o aprendizado, desenvolver a reflexão, criticidade e criatividade do aluno, facilitando o processo de ensino-aprendizagem; - Seminários discentes contemplando os temas abordados em sala de aula através da utilização de artigos científicos publicados em periódicos científicos indexados; - Provas dissertativas, permitindo a liberdade de expressão e organização de ideias por parte do discente.
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Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
Serão realizadas um total de 4 (quatro) avaliações ao longo do período letivo, sendo três avaliações parciais e uma avaliação final. As avaliações parciais constarão de: (a) uma prova dissertativa de dez questões (10 pontos); (b) apresentação, em grupo, de um seminário sobre um artigo científico (10 pontos) e (c) entrega de relatório individual de atividades práticas de laboratório (5 pontos) adicionada de apresentação, em grupo, de um modelo didático (5 pontos). As atividades em grupo terão o sorteio das temáticas realizado no início do semestre letivo para que os alunos se programem antecipadamente. Para fins de aprovação na disciplina, o discente terá de atingir frequência mínima global de 75% (setenta e cinco por cento) e média aritmética igual ou superior a 7 (sete) nas avaliações parciais. Já avaliação final será destinada ao discente que obtiver nota inferior a 7 (sete) e igual ou superior a 4 (quatro), resultante da média das avaliações parciais. E para fins de aprovação na disciplina, o aluno deverá obter nova média aritmética igual ou superior a 6 (seis), resultante das quatro avaliações, ou seja, das três avaliações parciais e da avaliação final. Ao aluno que por motivo justo e comprovado deixar de comparecer alguma das avaliações parciais será concedido uma segunda oportunidade, se requerida no prazo de 3 (três) dias úteis a partir da data da avaliação perdida, de acordo com as normas institucionais. Essa segunda chamada envolverá todo o conteúdo programático da disciplina, podendo a prova ser escrita ou oral.
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Horário de atendimento:
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Bibliografia:
| BIBLIOGRAFIA BÁSICA: BERNE, R. M.; KOEPPEN, B. M.; LEVY, M. N. Fisiologia. 6ª ed. Elsevier, 2009. GUYTON, A. C; HALL J. E. Tratado de Fisiologia Médica. 12ª ed. Elsevier, 2011. SILVERTHORN, D.U. Fisiologia humana: Uma abordagem integrada. 5ª ed. Manole, 2010. BOER, N. C. P. Fisiologia - Curso Prático. 1ª ed. Guanabara Koogan, 2017.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: AIRES, M. Fisiologia. 3ª ed. Guanabara Koogan, 2008. CONSTANZO, E.S. Fisiologia. 5ª ed. Editora Campus, 2014. DÂNGELO, J, G; FATTINI, C, A. Anatomia Humana Sistêmica e Segmentar. 3ª ed. Atheneu. 2011. GUYTON, A. C; HALL J. E. Fundamentos de Fisiologia. 14ª ed. Guanabara Koogan, 2023. LAROSA, P.R.R. Anatomia Humana - Texto e Atlas. 1ª ed. Guanabara Koogan, 2016. WAUGH, A. Ross & Wilson - Anatomia e Fisiologia Integradas. 13a ed. Guanabara Koogan, 2021. WIDMAIER, E.P. et al. Vander - Fisiologia Humana, 14ª ed. Guanabara Koogan, 2017.
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