Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
A avaliação terá caráter diagnóstico, formativo e somativo. Desse modo, o licenciado será avaliado individualmente e/ou em grupo e, portanto, deverá participar das atividades propostas, sendo observado os seguintes aspectos: Frequência mínima de 75% da carga horária, que será distribuída em atividades síncronas e assíncronas; Assiduidade, interesse, participação e responsabilidade na realização e entrega das atividades propostas no presente plano; Qualidade dos trabalhos produzidos. Para efeito de registro de notas serão considerados: 1ª Nota: Escrita de um plano de aula com o formato preconizado pela BNCC, com programáticos estabelecidos para o Ensino Fundamental e Médio; 2ª Nota: Elaboração e entrega de relatórios de estágio no ensino fundamental, com reflexão crítica sobre as atividades vivenciadas no componente curricular Estágio Supervisionado II e Autoavaliação do professor supervisor do estágio na escola; 3ª Nota: Elaboração e entrega de relatórios de estágio no ensino médio, com reflexão crítica sobre as atividades vivenciadas no componente curricular Estágio Supervisionado II e Autoavaliação do professor supervisor do estágio na escola; 4ª Nota: Redação de um artigo ou resumo expandido no formato de publicação científica, articulando uma reflexão crítica do aluno com a produção teórica sobre temas decididos em sala. A nota final será a média das atividades propostas acima sendo a nota de aprovação igual ou maior que 7,0. As avaliações serão regidas de acordo com a resolução n° 187/2022 do CEPEX. |
Bibliografia:
| Básica BRANDIM, Maria Rejane Lima; NOGUEIRA, Johnson Fernandes (org.) Ensino de Ciências e de Biologia: reflexões e práticas [texto]. Parnaíba: Edufpi, 2018. BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. DELIZOICOV, D., ANGOTTI, J. & PERNAMBUCO, M.P. Ensino de Ciências: Fundamentos e Métodos. São Paulo: 2 a Edição. Ed. Cortez, 2007. GIORDAN, Marcelo; CUNHA, Marcia B. Divulgação científica na sala de aula. Ijuí: Ed. Unijuí. 2015. PIFFERO, Eliane de Lourdes Fontana et al. Metodologias Ativas e o ensino de Biologia: desafios e possibilidades no novo Ensino Médio. Ensino & Pesquisa, 2020. PICONEZ, Stela C. B. A prática de ensino e o estágio supervisionado. 24 ed. Campinas, SP: Papirus, 2012. PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e Docência. 6 ed. São Paulo: Cortez, 2011. MACHADO, Camila Juraszeck et al. OS MAPAS CONCEITUAIS NO ENSINO DE BIOLOGIA: UM PANORAMA A PARTIR DOS LIVROS DIDÁTICOS. Revista de Educação, Ciências e Matemática, v. 9, n. 1, 2019. NEVES, J. D. S.; COSTA, J. B. V.; BARROS, RP de. O ensino de ciências biológicas através de aulas experimentais: uma ação de prática docente. VI Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, 2012. SEMIS, Laís et. al. (Coord.). Manual das Ferramentas Digitais: 103 dicas para preparar aulas e atividades para o ensino remoto ou híbrido. NOVA ESCOLA, 2020. Complementar BARRETO, Edna Silva; OLIVEIRA, Maria Marly de; ARAÚJO, Mônica Lopes Folena. O Estágio Supervisionado Obrigatório na formação do professor de Ciências e Biologia: perspectivas de licenciandos e orientadores. Revista Tempos e Espaços em Educação, Aracajú, v. 8, n. 16, maio/ago. 2015. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/3951. Acesso em: 02 de jul. de 2022. CORCIONE, D. Fazendo oficina. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicações/versus_brasil_vivencias_estagios.pdf. Acessado em: 02 jul. 2022. LIMA, Maria Socorro Lucena; PIMENTA, Selma Garrido. Estágio e docência: diferentes concepções. Poíesis pedagógica, v. 3, n. 3 e 4, p. 5-24, 2006. MARANDINO, Martha; SELLES, Sandra Escovedo; FERREIRA, Marcia Serra. Ensino de Biologia: histórias e práticas em diferentes espaços educativos. 2009. SCALABRIN, Izabel Cristina; MOLINARI, Adriana Maria Corder. A importância da prática do estágio supervisionado nas licenciaturas. Revista Unar, v. 7, n. 1, p. 1-12, 2013. Revistas eletrônicas Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas- https://revista.pgsskroton.com/index.php/ensino Revista Nova escola- https://novaescola.org.br/ Revista Experiências em Ensino de Ciências- https://if.ufmt.br/eenci/ |