-

DCE0174 - METODOLOGIA DE ENSINO DA METEMATICA - Turma: 01 (2023.2)

Tópicos Aulas
Aula Introdutória: abordagem geral das temáticas que serão estudadas ao longo do semestre letivo. (26/09/2023 - 26/09/2023)
   Ensino de Mat e Educaçao Matematica_Bicudo.pdf 
Concepções sobre a Matemática e sobre o Ensino de Matemática. (28/09/2023 - 28/09/2023)
Concepções sobre a natureza da Matemática: Pitagórica, Platônica, Absolutista e Falibilista. (03/10/2023 - 03/10/2023)
Concepções sobre a natureza da Matemática: Pitagórica, Platônica, Absolutista e Falibilista. (05/10/2023 - 05/10/2023)
Ensino Exploratório da Matemática. (10/10/2023 - 10/10/2023)
Ensino Exploratório de Matemática: discussões teórico-práticas. (17/10/2023 - 17/10/2023)
Planejamento de uma Aula sobre Funções na perspectiva do Ensino Exploratório de Matemática: contribuições dos estudantes. (24/10/2023 - 24/10/2023)
Seminário de apresentação de uma aula de funções planejada na perspectiva do Ensino Exploratório de Matemática. (26/10/2023 - 26/10/2023)
Ensino Exploratório de Matemática: síntese das discussões. (31/10/2023 - 31/10/2023)
Ensino de Funções: algumas reflexões à luz dos estudos em Educação Matemática. (07/11/2023 - 07/11/2023)
Educação Matemática Inclusiva: iniciando a discussão. (09/11/2023 - 09/11/2023)
Modelagem Matemática: apresentação de Seminários produzidos pelos estudantes. (14/11/2023 - 14/11/2023)
Participação na live Educação Matemática e Questões Étnico-raciais: projetos para uma formação docente outra – UFPE, UEMG, UFBA, UFRJ e UERJ (16/11/2023 - 16/11/2023)
Etnomatemática e Contextos Socio-Culturais: apresentação de Seminários produzidos pelos estudantes. (21/11/2023 - 21/11/2023)
Modelagem Matemática e Etnomatemática: síntese das discussões. (23/11/2023 - 23/11/2023)
Etnomatemática: análise de questões de concurso. (28/11/2023 - 28/11/2023)
Educação Matemática Inclusiva: possibilidades para o ensino de Matemática. (30/11/2023 - 30/11/2023)
Educação Matemática Inclusiva: possibilidades para o ensino de Matemática - Trabalho de produção dos estudantes. (05/12/2023 - 05/12/2023)
Atividades Teórico-Prática: Oficina Matemática Inclusiva. (07/12/2023 - 07/12/2023)
Atividades Teórico-Prática: Oficina Matemática Inclusiva. (12/12/2023 - 12/12/2023)
Atividades Teórico-Prática: Oficina Matemática Inclusiva. (14/12/2023 - 14/12/2023)
Investigações Matemáticas na Sala de Aula - Ponte, Brocardo e Oliveira, 2013. (16/01/2024 - 16/01/2024)
A Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas. (18/01/2024 - 18/01/2024)
Resolução de Problemas: aspectos históricos. (23/01/2024 - 23/01/2024)
A Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas: estudo de casos. (25/01/2024 - 25/01/2024)
Participação no Encontro Integrador de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação - INTEGRA. (30/01/2024 - 30/01/2024)
A Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas: estudo de casos. (01/02/2024 - 01/02/2024)
Roda de Conversas: uma síntese das temáticas estudadas ao longo do semestre letivo. (06/02/2024 - 06/02/2024)
Atividade de Conclusão da Disciplina: considerações acerca dos textos produzidos pelos estudantes. (08/02/2024 - 08/02/2024)
Frequências da Turma
# Matrícula SET OUT NOV DEZ JAN FEV Total
26 28 03 05 10 17 24 26 31 07 09 14 16 21 23 28 30 05 07 12 14 19 21 16 18 23 25 30 01 06 08
1 2022902**** 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 10
2 2020900**** 0 0 0 2 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 10
3 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2022901**** 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
5 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 8
6 2022901**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 4
7 2022902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 2 0 2 0 0 0 0 8
8 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2022902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2022901**** 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 2 2 2 2 2 2 0 20
11 2020900**** 0 0 0 0 2 2 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 12
12 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 10
13 2018901**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 62
14 2022902**** 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
15 2022902**** 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 12
16 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 4
17 2022901**** 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 2 2 0 0 2 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 14
18 2020902**** 0 0 0 2 0 0 2 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 12
19 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 4
20 2022901**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
21 2022901**** 0 0 2 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 14
22 2022901**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
23 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
24 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2
25 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
26 2022900**** 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
27 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
28 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 10
29 2022902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
30 2022901**** 0 0 0 2 0 2 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
31 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
32 2022901**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 6
33 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
34 2022902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2022902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
2 2022901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
3 2022901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
4 2022901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
5 2022901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
6 2022902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
7 2022901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
8 2022901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
9 2022900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
10 2022901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
11 2022901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
12 2022901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
13 2022901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
14 2022901**** 7,0 7,0 7,0 7.0 0 AM
15 2022901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
16 2022901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
17 2020902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
18 2022901**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
19 2022901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
20 2022902**** 9,5 9,5 9,5 9.5 0 AM
21 2022902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
22 2018901**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
23 2022901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
24 2020900**** 10,0 7,0 7,0 8.0 0 AM
25 2022901**** 0,0 0,0 0,0 0.0 20 RF
26 2022902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
27 2022901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
28 2022902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
29 2022901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
30 2022901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
31 2022901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
32 2022901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
33 2020900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
34 2022902**** 9,0 8,5 8,0 8.5 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Contribuições teóricas para o ensino da Matemática. Tendências da Educação Matemática. A Matemática como componente curricular. Parâmetros Curriculares Nacionais para Matemática (Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio). A formação do pensamento pelo caminho da simbolização. Propostas pedagógicas voltadas para a Educação Matemática. Cotejamento dos principais conteúdos específicos de Matemática dos Anos Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio com metodologias adequadas: teoria dos números, medidas, conjuntos e funções, álgebra, geometria, trigonometria. Formação dos principais conceitos matemáticos: quantidade, correspondência biunívoca, área, volume, espaço. Acompanhamento do processo ensino-aprendizagem.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: A disciplina será ministrada por meio de aulas teóricas e práticas, visando o estudo de pressupostos teóricos que fundamentarão as demais atividades. Assim, as aulas serão expositivas e dialogadas com a possibilidade de inserção de tarefas de caráter exploratório para a introdução, discussão e exploração de conteúdos, ideias e conceitos da disciplina; seguidas de:
Atividades Individuais
• Leitura de textos acadêmicos.
• Pesquisas bibliográficas.
• Produção escrita e/ou outras formas de registro.

Atividades em Grupo
• Leituras e debates sobre temáticas relacionadas à disciplina.
• Construção de mapas conceituais para a organização de ideias referentes aos textos estudados.
• Relatoria e parecer crítico de filmes e textos acadêmicos.
• Exploração de tarefas que permitam a leitura, a escrita e a interpretação matemática e da argumentação para resolução de exercícios.
• Pesquisas bibliográficas para aprofundamento das temáticas discutidas em aula.
• Conteúdos e debates e/ou discussões.
• Apresentação de estudos sobre temáticas da disciplina: Seminários.
• Mesas redondas.
Para tanto, serão utilizados como recursos didáticos: projetor, som, notebook, celulares e computadores pessoais; lousa; pincel; tarefas impressas; textos teóricos; materiais concretos e manipuláveis disponíveis no Laboratório de Ensino de Matemática.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: O desempenho do aluno será avaliado considerando os seguintes critérios: frequência mínima de 75% da carga horária; participação em sala de aula e nas atividades propostas; responsabilidade, pontualidade, assiduidade, qualidade dos trabalhos produzidos e apresentação de seminários. O aluno deverá alcançar a média final igual a 7,0 (sete) para ser aprovado por média na disciplina. Os alunos que não obtiverem a média final serão submetidos ao exame final caso tenham obtido média ≥ 4,0 (quatro). Passará com o exame final o aluno que obtiver média ≥ 6,0 (seis).
Horário de atendimento: 08:00h às 10:00h
Bibliografia: BÁSICA:
BASSANEZI, R. C. Ensino-aprendizagem com modelagem matemática. São Paulo, SP: Editora Contexto, 2002.
CANAVARRO, A. P. Ensino Exploratório da Matemática: práticas e desafios. Educação e Matemática, Lisboa, n. 115, p. 11-17, 2011. Disponível em: https://dspace.uevora.pt/rdpc/bitstream/10174/4265/1/APCanavarro%202011%20EM115%20pp11-17%20Ensino%20Explorat%C3%B3rio.pdf. Acesso em: março de 2023.
D´AMBROSIO, U. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
EVEN, R. Subject matter knowledge for teaching: the case of functions. Studies in Mathematics. v. 21, p. 521-544. 1990 Disponível em: http://jwilson.coe.uga.edu/Situations/Framework%20Folder/Framework.Jan08/articles/Even1990.pdf. Acesso em: maio 2023.
LORENZATO, S. (Org.). O Laboratório de Ensino de Matemática na formação de professores. Campinas: Autores Associados, 2012.
MALINOSKY, F. C. da R.; BARALDI, I. M. Educação matemática inclusiva: estudos e percepções (Org.). Campinas, SP : Mercado de Letras, 2018.
ONUCHIC, L. R.; et al. (Orgs.). Resolução de Problemas: Teoria e Prática. Jundiaí: Paco Editorial. 2014.
ONUCHIC, Lourdes de La Rosa. Ensino-aprendizagem de matemática através de resolução de problema. In: BICUDO, M. A. V. (Org.) Pesquisa em educação matemática: concepções e perspectivas. São Paulo: UNESP, 1999, p. 199-218.
PONTE, J. P.; BROCARDO, J.; OLIVEIRA, H. Investigação Matemática na Sala de Aula. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.160p.
REZENDE, W. M.; PESCO, D. U.; BORTOLOSSI, H. J. Explorando aspectos dinâmicos no ensino de funções reais com recursos do Geogebra. Revista do Instituto Geogebra Internacional de São Paulo, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 74-89, 2012. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/IGISP/article/view/8370/6580. Acesso em: maio 2023.
SKOVSMOSE, O. Cenários para investigação. Bolema – Boletim de Educação Matemática, n. 14, p. 66- 91, 2000.

COMPLEMENTAR:
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Curricular Comum (BNCC). Brasília: MEC, 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática (1º e 2º Ciclo do Ensino Fundamental). Brasília: MEC, 1997.
BIEMVENGUT, S.; HEIN, N. Modelagem Matemática no Ensino. 3. Ed. – São Paulo: Contexto,2003.
D'AMBRÓSIO. U. Educação Matemática: da teoria a prática. São Paulo: Papirus,1997.
SERRAZINA, L. Aprender Matemática com Compreensão: raciocínio matemático e ensino exploratório. EM TEIA – Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana – vol. 12 - número 3, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/250302. Acesso em: abril de 2023.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
26/09/2023
26/09/2023
Aula Introdutória: abordagem geral das temáticas que serão estudadas ao longo do semestre letivo.
28/09/2023
28/09/2023
Concepções sobre a Matemática e sobre o Ensino de Matemática.
03/10/2023
03/10/2023
Concepções sobre a natureza da Matemática: Pitagórica, Platônica, Absolutista e Falibilista.
05/10/2023
05/10/2023
Concepções sobre a natureza da Matemática: Pitagórica, Platônica, Absolutista e Falibilista.
10/10/2023
10/10/2023
Ensino Exploratório da Matemática.
17/10/2023
17/10/2023
Ensino Exploratório de Matemática: discussões teórico-práticas.
24/10/2023
24/10/2023
Planejamento de uma Aula sobre Funções na perspectiva do Ensino Exploratório de Matemática: contribuições dos estudantes.
26/10/2023
26/10/2023
Seminário de apresentação de uma aula de funções planejada na perspectiva do Ensino Exploratório de Matemática.
31/10/2023
31/10/2023
Ensino Exploratório de Matemática: síntese das discussões.
07/11/2023
07/11/2023
Ensino de Funções: algumas reflexões à luz dos estudos em Educação Matemática.
09/11/2023
09/11/2023
Educação Matemática Inclusiva: iniciando a discussão.
14/11/2023
14/11/2023
Modelagem Matemática: apresentação de Seminários produzidos pelos estudantes.
16/11/2023
16/11/2023
Participação na live Educação Matemática e Questões Étnico-raciais: projetos para uma formação docente outra – UFPE, UEMG, UFBA, UFRJ e UERJ
21/11/2023
21/11/2023
Etnomatemática e Contextos Socio-Culturais: apresentação de Seminários produzidos pelos estudantes.
23/11/2023
23/11/2023
Modelagem Matemática e Etnomatemática: síntese das discussões.
28/11/2023
28/11/2023
Etnomatemática: análise de questões de concurso.
30/11/2023
30/11/2023
Educação Matemática Inclusiva: possibilidades para o ensino de Matemática.
05/12/2023
05/12/2023
Educação Matemática Inclusiva: possibilidades para o ensino de Matemática - Trabalho de produção dos estudantes.
07/12/2023
07/12/2023
Atividades Teórico-Prática: Oficina Matemática Inclusiva.
12/12/2023
12/12/2023
Atividades Teórico-Prática: Oficina Matemática Inclusiva.
14/12/2023
14/12/2023
Atividades Teórico-Prática: Oficina Matemática Inclusiva.
16/01/2024
16/01/2024
Investigações Matemáticas na Sala de Aula - Ponte, Brocardo e Oliveira, 2013.
18/01/2024
18/01/2024
A Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas.
23/01/2024
23/01/2024
Resolução de Problemas: aspectos históricos.
25/01/2024
25/01/2024
A Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas: estudo de casos.
30/01/2024
30/01/2024
Participação no Encontro Integrador de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação - INTEGRA.
01/02/2024
01/02/2024
A Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas: estudo de casos.
06/02/2024
06/02/2024
Roda de Conversas: uma síntese das temáticas estudadas ao longo do semestre letivo.
08/02/2024
08/02/2024
Atividade de Conclusão da Disciplina: considerações acerca dos textos produzidos pelos estudantes.
Avaliações
Data Descrição
31/10/2023 1ª Avaliação
19/12/2023 2ª Avaliação
15/02/2024 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1088 22/07/2024 11:25