Metodologia: |
A disciplina será ministrada por meio de aulas teóricas e práticas, visando o estudo de pressupostos teóricos que fundamentarão as demais atividades. Assim, as aulas serão expositivas e dialogadas com a possibilidade de inserção de tarefas de caráter exploratório para a introdução, discussão e exploração de conteúdos, ideias e conceitos da disciplina; seguidas de: Atividades Individuais Leitura de textos acadêmicos. Pesquisas bibliográficas. Produção escrita e/ou outras formas de registro.
Atividades em Grupo Leituras e debates sobre temáticas relacionadas à disciplina. Construção de mapas conceituais para a organização de ideias referentes aos textos estudados. Relatoria e parecer crítico de filmes e textos acadêmicos. Exploração de tarefas que permitam a leitura, a escrita e a interpretação matemática e da argumentação para resolução de exercícios. Pesquisas bibliográficas para aprofundamento das temáticas discutidas em aula. Conteúdos e debates e/ou discussões. Apresentação de estudos sobre temáticas da disciplina: Seminários. Mesas redondas. Para tanto, serão utilizados como recursos didáticos: projetor, som, notebook, celulares e computadores pessoais; lousa; pincel; tarefas impressas; textos teóricos; materiais concretos e manipuláveis disponíveis no Laboratório de Ensino de Matemática.
|
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
O desempenho do aluno será avaliado considerando os seguintes critérios: frequência mínima de 75% da carga horária; participação em sala de aula e nas atividades propostas; responsabilidade, pontualidade, assiduidade, qualidade dos trabalhos produzidos e apresentação de seminários. O aluno deverá alcançar a média final igual a 7,0 (sete) para ser aprovado por média na disciplina. Os alunos que não obtiverem a média final serão submetidos ao exame final caso tenham obtido média ≥ 4,0 (quatro). Passará com o exame final o aluno que obtiver média ≥ 6,0 (seis). |
Bibliografia:
| BÁSICA: BASSANEZI, R. C. Ensino-aprendizagem com modelagem matemática. São Paulo, SP: Editora Contexto, 2002. CANAVARRO, A. P. Ensino Exploratório da Matemática: práticas e desafios. Educação e Matemática, Lisboa, n. 115, p. 11-17, 2011. Disponível em: https://dspace.uevora.pt/rdpc/bitstream/10174/4265/1/APCanavarro%202011%20EM115%20pp11-17%20Ensino%20Explorat%C3%B3rio.pdf. Acesso em: março de 2023. D´AMBROSIO, U. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2009. EVEN, R. Subject matter knowledge for teaching: the case of functions. Studies in Mathematics. v. 21, p. 521-544. 1990 Disponível em: http://jwilson.coe.uga.edu/Situations/Framework%20Folder/Framework.Jan08/articles/Even1990.pdf. Acesso em: maio 2023. LORENZATO, S. (Org.). O Laboratório de Ensino de Matemática na formação de professores. Campinas: Autores Associados, 2012. MALINOSKY, F. C. da R.; BARALDI, I. M. Educação matemática inclusiva: estudos e percepções (Org.). Campinas, SP : Mercado de Letras, 2018. ONUCHIC, L. R.; et al. (Orgs.). Resolução de Problemas: Teoria e Prática. Jundiaí: Paco Editorial. 2014. ONUCHIC, Lourdes de La Rosa. Ensino-aprendizagem de matemática através de resolução de problema. In: BICUDO, M. A. V. (Org.) Pesquisa em educação matemática: concepções e perspectivas. São Paulo: UNESP, 1999, p. 199-218. PONTE, J. P.; BROCARDO, J.; OLIVEIRA, H. Investigação Matemática na Sala de Aula. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.160p. REZENDE, W. M.; PESCO, D. U.; BORTOLOSSI, H. J. Explorando aspectos dinâmicos no ensino de funções reais com recursos do Geogebra. Revista do Instituto Geogebra Internacional de São Paulo, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 74-89, 2012. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/IGISP/article/view/8370/6580. Acesso em: maio 2023. SKOVSMOSE, O. Cenários para investigação. Bolema Boletim de Educação Matemática, n. 14, p. 66- 91, 2000.
COMPLEMENTAR: BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Curricular Comum (BNCC). Brasília: MEC, 2018. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática (1º e 2º Ciclo do Ensino Fundamental). Brasília: MEC, 1997. BIEMVENGUT, S.; HEIN, N. Modelagem Matemática no Ensino. 3. Ed. São Paulo: Contexto,2003. D'AMBRÓSIO. U. Educação Matemática: da teoria a prática. São Paulo: Papirus,1997. SERRAZINA, L. Aprender Matemática com Compreensão: raciocínio matemático e ensino exploratório. EM TEIA Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana vol. 12 - número 3, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/250302. Acesso em: abril de 2023.
|