Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: |
Ementa Introdução à Filosofia. Situação da Filosofia na sociedade atual. Tipo de racionalidade predominante no mundo contemporâneo e suas consequências. A dimensão filosófica na organização social, econômica, técnico e político do mundo industrial. Tema de antropologia Filosófica. Filosofia da Administração.
Objetivos: Objetivo geral: Apresentar e incentivar os estudante de pedagogia ao exercício da atitude filosófica sobre a educação, de modo que possam desenvolver as bases do pensamento crítico e da busca dos sentidos da realidade.
Objetivos específicos: Que ao final da disciplina o estudante possa: - Compreender a origem e as especificidades do pensamento filosófico; - Compreender concepções e filosofia; - Situar o pensamento no tempo e no espaço, evitando anacronismos; - Aprender como os filósofos gregos compreendiam a realidade; - Entender os principais fundamentos da passagem da idade média para a modernidade, incluindo a filosofia renascentista e moderna. - Entender os principais fundamentos do pensamento filosófico e educacional na sociedade capitalista, em especial, a relação entre ideologia e educação.
Conteúdo programático: - Conceito de filosofia; - Especificidades da reflexão filosófica; - A filosofia no seu tempo e a autonomia relativa do conceito filosófico; - A filosofia na Grécia Antiga: sofistas, Sócrates, Platão e Aristóteles; - O Advento da modernidade, Renascimento e Pensamento moderno. - Filosofia moderna e cientificismo; - Filosofia iluminista; - Marxismo e ideologia.
Metodologia: Aulas expositivas; Estudos dirigidos, envolvendo textos, videos, podcast, e outros recursos disponíveis; Sala de aula invertida.
|
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
A avaliação do rendimento acadêmico será feita por meio do acompanhamento contínuo do desempenho do aluno, sob formas diversificadas, tais como: provas escritas, orais ou práticas, trabalhos de pesquisa, trabalhos em campo, individuais ou em grupo, seminários, podendo conter outros instrumentos. |
Horário de atendimento:
| Diariamente, podendo ser agendado conforme necessidade. |
Bibliografia:
| BIBLIOGRAFIA BÁSICA: CARVALHO, A. de. Paradigmas filosóficos da atualidade. Rio de Janeiro: Forense, 1980. CHAUI, M. H. et al. Primeiro Filosofia: Lições Introdutórias. São Paulo: Brasiliense, 1984. CHUI, M. H. O que é Ideologia. São Paulo: Brasiliense, 1981. CHAUI, M. H. Convite à Filosofia. São Paulo: Brasiliense, 1984. COTRIM, G. Fundamentos da Filosofia: história e grandes temas. São Paulo: Saraiva, 2006. GAARDE, J. O Mundo de Sofia. São Paulo: Cia das Letras, 1995. SEVERINO, A. J. Filosofia. São Paulo: Cortez, 1992. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: ABBAGNANO, N. Dicionário de Filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 2000. ARANHA, M. L. A. e MARTINS, M. H. P. Temas de Filosofia. 2. ed. São Paulo: Moderna, 2000 DROSDEK, A. Nietzsche: a coragem como fator de sucesso. Petrópolis: Vozes, 2009. MÁTTAR NETO, J. A. Filosofia e administração. São Paulo: Makron Books, 1997. SEVERINO, A. J. Filosofia. SP: Cortez, 2007. OBS: Bibliografia consta no PPC do curso, podendo ser atualizada pelo professor.
|