Metodologia: |
A disciplina será ministrada por meio de aulas teóricas e práticas, visando o estudo de pressupostos teóricos que fundamentarão as demais atividades. Assim, as aulas serão expositivas e dialogadas com a possibilidade de inserção de tarefas de caráter exploratório para a introdução, discussão e exploração de conteúdos, ideias e conceitos da disciplina; seguidas de: Atividades Individuais Leitura de textos acadêmicos. Pesquisas bibliográficas. Produção escrita e/ou outras formas de registro.
Atividades em Grupo Leituras e debates sobre temáticas relacionadas à disciplina. Construção de mapas conceituais para a organização de ideias referentes aos textos estudados. Relatoria e parecer crítico de filmes e textos acadêmicos. Exploração de tarefas que permitam a leitura, a escrita e a interpretação matemática e da argumentação para resolução de exercícios. Pesquisas bibliográficas para aprofundamento das temáticas discutidas em aula. Conteúdos e debates e/ou discussões. Apresentação de estudos sobre temáticas da disciplina: Seminários. Mesas redondas. Para tanto, serão utilizados como recursos didáticos: projetor, som, notebook, celulares e computadores pessoais; lousa; pincel; tarefas impressas; textos teóricos; materiais concretos e manipuláveis disponíveis no Laboratório de Ensino de Matemática.
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Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
O desempenho do aluno será avaliado considerando os seguintes critérios: frequência mínima de 75% da carga horária; participação em sala de aula e nas atividades propostas; responsabilidade, pontualidade, assiduidade, qualidade dos trabalhos produzidos e apresentação de seminários. O aluno deverá alcançar a média final igual a 7,0 (sete) para ser aprovado por média na disciplina. Os alunos que não obtiverem a média final serão submetidos ao exame final caso tenham obtido média ≥ 4,0 (quatro). Passará com o exame final o aluno que obtiver média ≥ 6,0 (seis). |
Bibliografia:
| BÁSICA: BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Curricular Comum (BNCC). Brasília: MEC, 2018. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática (1º e 2º Ciclo do Ensino Fundamental). Brasília: MEC, 1997.
DANTE, L.R. Didática da Resolução de Problemas de Matemática. São Paulo, Ática, 1985. POLYA, G. A. A arte de resolver problemas. São Paulo, Hermann, 1971. POZO, J. I. A solução de problemas: aprender a resolver, resolver para aprender. Porto Alegre: Editora Artmed, 1998. PONTE, João Pedro da. Problemas de Matemática e Situações da Vida Real. Revista de Educação, vol II, nº 2, Out. 1992. Departamento de Educação da Ulisboa. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/handle/10451/4224. PONTE, J. P.; QUARESMA, M.; MATA-PEREIRA, J. Como desenvolver o raciocínio matemático na sala de aula? Educação e Matemática, v. 156, p. 7-11, 2020. ONUCHIC, Lourdes de La Rosa. Ensino-aprendizagem de Matemática através de Resolução de Problema. In: BICUDO, M. A. V. (Org.) Pesquisa em Educação Matemática: concepções e perspectivas. São Paulo: UNESP, 1999, p. 199-220.
COMPLEMENTAR: ABRANTES, P. Avaliação e Educação Matemática. Série Reflexões em Educação Matemática. ONUCHIC, L R.; ALLEVATO, N. S. G. Novas reflexões sobre o ensino-aprendizagem de matemática através da resolução de problemas. In: BICUDO, M. A. V.; BORBA, M. C. (orgs). Educação Matemática - pesquisa em movimento. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2005. p. 213¬ 231. PONTE, J. P.; BROCARDO, J.; OLIVEIRA. H. Investigações Matemáticas na Sala de Aula. 3. ed. rev. ampl. Belo Horizonte. Autêntica Editora, 2013. PONTE, J. P. Palestra: Como desenvolver o raciocínio matemático na sala de aula? Disponível em: https://youtu.be/wdkgbZB_PDc. Acesso em: 14 de junho de 2023. RABELO, E. H. Textos Matemáticos - Produção, Interpretação e Resolução de problemas. 3ª ed. Petrópolis, RJ: ed. Vozes, 2002. SCHLIEMANN, A.; CARRAHER, T.; CARRAHER, D. Na Vida Dez na Escola Zero. SP, Cortez, 1993.
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