• Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.
  • Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.

-

DCE0151 - RESOLUCAO DE PROBLEMAS E TEXTOS MATEMATICOS - Turma: 01 (2023.2)

Tópicos Aulas
Abordagem geral das temáticas que serão estudadas ao longo do semestre letivo: a formação do Professor de Matemática e sua relação com o ensino e a aprendizagem da Matemática na Escola Básica. (26/09/2023 - 26/09/2023)
Aspectos Históricos da Resolução de Problemas: iniciando a discussão. (28/09/2023 - 28/09/2023)
   Um Panorama...Onuchic e Alevato 2021.pdf 
Resolução de Problemas: fundamentos teóricos metodológicos (03/10/2023 - 03/10/2023)
Fundamentos Teóricos Metodológicos sobre a Resolução de Problemas: porque ensinar Matemática através da Resolução de Problemas? (05/10/2023 - 05/10/2023)
Com qual objetivo resolvemos problemas em aulas de Matemática: reflexões à luz das discussões de Juan Pozo (10/10/2023 - 10/10/2023)
Mas o que é problema em Matemática? Análise de situações propostas em livros didáticos. (17/10/2023 - 17/10/2023)
Análise de situações propostas em livros didáticos: Exercício? ou Problema? (24/10/2023 - 24/10/2023)
Leitura e discussão do texto "Como propor problemas e não somente exercícios" do Pozo. (26/10/2023 - 26/10/2023)
Fundamentos Teóricos Metodológicos: Problema, Exercício ou Tarefa? Seminário de apresentação das produções dos estudantes. (31/10/2023 - 31/10/2023)
Fundamentos Teóricos Metodológicos: Problema, Exercício ou Tarefa? Seminário de apresentação das produções dos estudantes. (07/11/2023 - 07/11/2023)
Fundamentos Teóricos Metodológicos: Problema, Exercício ou Tarefa? Seminário de apresentação das produções dos estudantes. (09/11/2023 - 09/11/2023)
Fundamentos Teóricos Metodológicos: Problema, Exercício ou Tarefa? Seminário de apresentação das produções dos estudantes. (14/11/2023 - 14/11/2023)
Participação na live Educação Matemática e Questões Étnico-raciais: projetos para uma formação docente outra – UFPE, UEMG, UFBA, UFRJ e UERJ (16/11/2023 - 16/11/2023)
Participação no evento "Estudo de Gênero: o que a Matemática tem a ver com isso?" com os professores Agnaldo Esquincalha e Debora Borba - UFRJ. (05/12/2023 - 05/12/2023)
Processos Mentais Básicos para a Aprendizagem Matemática: Correspondência; Comparação; Ordenação; Classificação; Inclusão; e Conservação. (07/12/2023 - 07/12/2023)
Processos Mentais Básicos para a Aprendizagem Matemática: Correspondência; Comparação; Ordenação; Classificação; Inclusão; e Conservação. (12/12/2023 - 12/12/2023)
Raciocínio em Aulas de Matemática: dedutivo, indutivo e abdutivo. (14/12/2023 - 14/12/2023)
Leitura do Artigo Como desenvolver o raciocínio matemático na sala de aula? - PONTE, QUARESMA E MATA PEREIRA; 2020. (19/12/2023 - 19/12/2023)
Raciocíno Matemático e o Papel das Representações. (16/01/2024 - 16/01/2024)
Textos Matemáticos: algumas considerações. (18/01/2024 - 18/01/2024)
Comunicação nas Aulas de Matemática. (23/01/2024 - 23/01/2024)
O lugar que ocupa a Comunicação em Aulas de Matemática: algumas reflexões. (25/01/2024 - 25/01/2024)
Participação nas atividades do Integra 2023. (30/01/2024 - 30/01/2024)
Atividade de Conclusão da Disciplina: orientações aos estudantes. (01/02/2024 - 01/02/2024)
Apresentação da Atividade de Conclusão da Disciplina. (06/02/2024 - 06/02/2024)
Apresentação da Atividade de Conclusão da Disciplina: considerações da professora (08/02/2024 - 08/02/2024)
Frequências da Turma
# Matrícula SET OUT NOV DEZ JAN FEV Total
26 28 03 05 17 24 26 31 07 09 14 16 21 23 28 30 05 07 12 14 19 21 16 18 23 25 30 01 06 08
1 2021904**** 0 0 0 2 0 0 2 0 0 2 2 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 14
2 2020902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
3 2020901**** 0 0 0 0 2 2 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
4 2022901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2021904**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 10
6 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2022901**** 0 0 0 2 0 2 0 0 2 2 2 0 0 0 0 2 0 2 2 2 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 34
8 2021904**** 0 0 2 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 52
9 2020906**** 0 0 0 0 0 2 2 0 0 2 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 10
10 2020906**** 0 0 2 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 10
11 2019904**** 0 0 2 0 0 0 2 0 0 2 2 2 0 2 0 2 2 0 2 2 0 0 2 2 2 2 0 0 2 0 30
12 2019904**** 0 0 2 2 0 0 2 0 0 0 0 2 0 2 2 2 2 0 2 2 0 0 2 2 2 2 0 0 2 0 30
13 2020907**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 2021903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
15 2021901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
16 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
17 2021904**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
18 2020905**** 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
19 2020900**** 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
20 2020902**** 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
21 2021904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 2 2 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 14
22 2021900**** 0 0 0 0 2 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
23 2022901**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
24 2021901**** 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 10
25 2022900**** 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
26 2021904**** 0 0 0 2 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 8
27 2019905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
28 2017912**** 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
29 2022902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
30 2021904**** 0 0 2 2 2 2 2 0 2 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 20
31 2021904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
32 2021903**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
33 2020901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
34 2020905**** 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
35 2016903**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 60
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2016903**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
2 2020905**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
3 2020901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
4 2021903**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
5 2021904**** 8,0 9,5 9,5 9.0 0 AM
6 2021904**** 0,0 0,0 0,0 0.0 20 RF
7 2022902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
8 2017912**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
9 2019905**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
10 2021904**** 8,0 9,5 9,5 9.0 0 AM
11 2022900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
12 2021901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
13 2022901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
14 2021900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
15 2021904**** 8,0 7,5 7,0 7.5 0 AM
16 2020902**** 8,5 8,5 7,0 8.0 0 AM
17 2020900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
18 2020905**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
19 2021904**** 9,0 9,5 10,0 9.5 0 AM
20 2023900**** 8,0 9,5 9,5 9.0 0 AM
21 2021901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
22 2021903**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
23 2020907**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
24 2019904**** 0,0 0,0 0,0 0.0 30 RF
25 2019904**** 0,0 0,0 0,0 0.0 30 RF
26 2020906**** 8,0 9,5 9,5 9.0 0 AM
27 2020906**** 8,0 9,5 9,5 9.0 0 AM
28 2021904**** 0,0 0,0 0,0 0.0 52 RF
29 2022901**** 0,0 0,0 0,0 0.0 34 RF
30 2019901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
31 2021904**** 9,0 9,5 10,0 9.5 0 AM
32 2022901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
33 2020901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
34 2020902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
35 2021904**** 8,0 7,5 7,0 7.5 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Uso da resolução de problemas como procedimento de ensino-aprendizagem de Matemáticos; Planejamento de estratégias de resolução.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: A disciplina será ministrada por meio de aulas teóricas e práticas, visando o estudo de pressupostos teóricos que fundamentarão as demais atividades. Assim, as aulas serão expositivas e dialogadas com a possibilidade de inserção de tarefas de caráter exploratório para a introdução, discussão e exploração de conteúdos, ideias e conceitos da disciplina; seguidas de:
Atividades Individuais
• Leitura de textos acadêmicos.
• Pesquisas bibliográficas.
• Produção escrita e/ou outras formas de registro.

Atividades em Grupo
• Leituras e debates sobre temáticas relacionadas à disciplina.
• Construção de mapas conceituais para a organização de ideias referentes aos textos estudados.
• Relatoria e parecer crítico de filmes e textos acadêmicos.
• Exploração de tarefas que permitam a leitura, a escrita e a interpretação matemática e da argumentação para resolução de exercícios.
• Pesquisas bibliográficas para aprofundamento das temáticas discutidas em aula.
• Conteúdos e debates e/ou discussões.
• Apresentação de estudos sobre temáticas da disciplina: Seminários.
• Mesas redondas.
Para tanto, serão utilizados como recursos didáticos: projetor, som, notebook, celulares e computadores pessoais; lousa; pincel; tarefas impressas; textos teóricos; materiais concretos e manipuláveis disponíveis no Laboratório de Ensino de Matemática.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: O desempenho do aluno será avaliado considerando os seguintes critérios: frequência mínima de 75% da carga horária; participação em sala de aula e nas atividades propostas; responsabilidade, pontualidade, assiduidade, qualidade dos trabalhos produzidos e apresentação de seminários. O aluno deverá alcançar a média final igual a 7,0 (sete) para ser aprovado por média na disciplina. Os alunos que não obtiverem a média final serão submetidos ao exame final caso tenham obtido média ≥ 4,0 (quatro). Passará com o exame final o aluno que obtiver média ≥ 6,0 (seis).
Horário de atendimento: 18:00h às 20:00h
Bibliografia: BÁSICA:
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Curricular Comum (BNCC). Brasília: MEC, 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática (1º e 2º Ciclo do Ensino Fundamental). Brasília: MEC, 1997.

DANTE, L.R. Didática da Resolução de Problemas de Matemática. São Paulo, Ática, 1985.
POLYA, G. A. A arte de resolver problemas. São Paulo, Hermann, 1971.
POZO, J. I. A solução de problemas: aprender a resolver, resolver para aprender. Porto Alegre: Editora Artmed, 1998.
PONTE, João Pedro da. Problemas de Matemática e Situações da Vida Real. Revista de Educação, vol II, nº 2, Out. 1992. Departamento de Educação da Ulisboa. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/handle/10451/4224.
PONTE, J. P.; QUARESMA, M.; MATA-PEREIRA, J. Como desenvolver o raciocínio matemático na sala de aula? Educação e Matemática, v. 156, p. 7-11, 2020.
ONUCHIC, Lourdes de La Rosa. Ensino-aprendizagem de Matemática através de Resolução de Problema. In: BICUDO, M. A. V. (Org.) Pesquisa em Educação Matemática: concepções e perspectivas. São Paulo: UNESP, 1999, p. 199-220.

COMPLEMENTAR:
ABRANTES, P. Avaliação e Educação Matemática. Série Reflexões em Educação Matemática.
ONUCHIC, L R.; ALLEVATO, N. S. G. Novas reflexões sobre o ensino-aprendizagem de matemática através da resolução de problemas. In: BICUDO, M. A. V.; BORBA, M. C. (orgs). Educação Matemática - pesquisa em movimento. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2005. p. 213¬ 231.
PONTE, J. P.; BROCARDO, J.; OLIVEIRA. H. Investigações Matemáticas na Sala de Aula. 3. ed. rev. ampl. Belo Horizonte. Autêntica Editora, 2013.
PONTE, J. P. Palestra: Como desenvolver o raciocínio matemático na sala de aula? Disponível em: https://youtu.be/wdkgbZB_PDc. Acesso em: 14 de junho de 2023.
RABELO, E. H. Textos Matemáticos - Produção, Interpretação e Resolução de problemas. 3ª ed. Petrópolis, RJ: ed. Vozes, 2002.
SCHLIEMANN, A.; CARRAHER, T.; CARRAHER, D. Na Vida Dez na Escola Zero. SP, Cortez, 1993.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
26/09/2023
26/09/2023
Abordagem geral das temáticas que serão estudadas ao longo do semestre letivo: a formação do Professor de Matemática e sua relação com o ensino e a aprendizagem da Matemática na Escola Básica.
28/09/2023
28/09/2023
Aspectos Históricos da Resolução de Problemas: iniciando a discussão.
03/10/2023
03/10/2023
Resolução de Problemas: fundamentos teóricos metodológicos
05/10/2023
05/10/2023
Fundamentos Teóricos Metodológicos sobre a Resolução de Problemas: porque ensinar Matemática através da Resolução de Problemas?
10/10/2023
10/10/2023
Com qual objetivo resolvemos problemas em aulas de Matemática: reflexões à luz das discussões de Juan Pozo
17/10/2023
17/10/2023
Mas o que é problema em Matemática? Análise de situações propostas em livros didáticos.
24/10/2023
24/10/2023
Análise de situações propostas em livros didáticos: Exercício? ou Problema?
26/10/2023
26/10/2023
Leitura e discussão do texto "Como propor problemas e não somente exercícios" do Pozo.
31/10/2023
31/10/2023
Fundamentos Teóricos Metodológicos: Problema, Exercício ou Tarefa? Seminário de apresentação das produções dos estudantes.
07/11/2023
07/11/2023
Fundamentos Teóricos Metodológicos: Problema, Exercício ou Tarefa? Seminário de apresentação das produções dos estudantes.
09/11/2023
09/11/2023
Fundamentos Teóricos Metodológicos: Problema, Exercício ou Tarefa? Seminário de apresentação das produções dos estudantes.
14/11/2023
14/11/2023
Fundamentos Teóricos Metodológicos: Problema, Exercício ou Tarefa? Seminário de apresentação das produções dos estudantes.
16/11/2023
16/11/2023
Participação na live Educação Matemática e Questões Étnico-raciais: projetos para uma formação docente outra – UFPE, UEMG, UFBA, UFRJ e UERJ
05/12/2023
05/12/2023
Participação no evento "Estudo de Gênero: o que a Matemática tem a ver com isso?" com os professores Agnaldo Esquincalha e Debora Borba - UFRJ.
07/12/2023
07/12/2023
Processos Mentais Básicos para a Aprendizagem Matemática: Correspondência; Comparação; Ordenação; Classificação; Inclusão; e Conservação.
12/12/2023
12/12/2023
Processos Mentais Básicos para a Aprendizagem Matemática: Correspondência; Comparação; Ordenação; Classificação; Inclusão; e Conservação.
14/12/2023
14/12/2023
Raciocínio em Aulas de Matemática: dedutivo, indutivo e abdutivo.
19/12/2023
19/12/2023
Leitura do Artigo Como desenvolver o raciocínio matemático na sala de aula? - PONTE, QUARESMA E MATA PEREIRA; 2020.
16/01/2024
16/01/2024
Raciocíno Matemático e o Papel das Representações.
18/01/2024
18/01/2024
Textos Matemáticos: algumas considerações.
23/01/2024
23/01/2024
Comunicação nas Aulas de Matemática.
25/01/2024
25/01/2024
O lugar que ocupa a Comunicação em Aulas de Matemática: algumas reflexões.
30/01/2024
30/01/2024
Participação nas atividades do Integra 2023.
01/02/2024
01/02/2024
Atividade de Conclusão da Disciplina: orientações aos estudantes.
06/02/2024
06/02/2024
Apresentação da Atividade de Conclusão da Disciplina.
08/02/2024
08/02/2024
Apresentação da Atividade de Conclusão da Disciplina: considerações da professora
Avaliações
Data Descrição
31/10/2023 1ª Avaliação
19/12/2023 2ª Avaliação
15/02/2024 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Porque ensinar Matemática através da Resolução de Problemas? Mas o que é um problema? Com qual objetivo se resolve problemas em aulas de Matemática? 11/10/2023

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1088 22/07/2024 11:17