-

CFISI/CMRV046 - FISIOTERAPIA NA SAÚDE DO TRABALHADOR - Turma: 02 (2023.2)

Tópicos Aulas
Apresentação da disciplina/Introdução à Ergonomia/Biomecânica Ocupacional (28/09/2023 - 28/09/2023)
   Aula Introdução à ergonomia e biomecânica ocupacional 
Parte prática (28/09/2023 - 28/09/2023)

Divisão dos grupos da prática: 4 grupos

Definição das empresas

 

 

    
Inicia em 28/09/2023 às 8h 0 e finaliza em 05/10/2023 às 23h 59
Prática: Método RULA (05/10/2023 - 05/10/2023)
    
Inicia em 05/10/2023 às 8h 0 e finaliza em 12/10/2023 às 23h 59
    
Inicia em 05/10/2023 às 8h 0 e finaliza em 12/10/2023 às 23h 59
Pesquisa na área de Ergonomia/Método RULA (Rapid Upper Limb Assessment) (05/10/2023 - 05/10/2023)
Feriado Estadual (19/10/2023 - 19/10/2023)
Análise ergonômica do trabalho/ Protocolo do Instituto Finlandês (26/10/2023 - 26/10/2023)
    
Inicia em 26/10/2023 às 8h 0 e finaliza em 02/11/2023 às 23h 59
    
Inicia em 26/10/2023 às 8h 0 e finaliza em 02/11/2023 às 23h 59
Prática Método REBA (26/10/2023 - 26/10/2023)
    
Inicia em 26/10/2023 às 8h 0 e finaliza em 02/11/2023 às 23h 59
Antropometria: medidas e aplicações (09/11/2023 - 09/11/2023)
    
Inicia em 09/11/2023 às 8h 0 e finaliza em 16/11/2023 às 23h 59
Prática: Método ROSA (09/11/2023 - 09/11/2023)
  ROSA formulário para completar.pdf 
Este arquivo irá lhe auxiliar na Atividade 01-Semana 03
    
Inicia em 09/11/2023 às 8h 0 e finaliza em 16/11/2023 às 23h 59
Trabalho em escritório (16/11/2023 - 16/11/2023)
    
Inicia em 16/11/2023 às 8h 0 e finaliza em 07/12/2023 às 23h 59
Prática: Ginástica laboral (16/11/2023 - 16/11/2023)
    
Inicia em 16/11/2023 às 8h 0 e finaliza em 14/12/2023 às 23h 59
Avaliação teórica (23/11/2023 - 23/11/2023)
Postura e Métodos de Avaliação Postural (30/11/2023 - 30/11/2023)
    
Inicia em 30/11/2023 às 8h 0 e finaliza em 07/12/2023 às 23h 59
Prática: Apresentação dos Protocolos de Ginástica Laboral (30/11/2023 - 30/11/2023)
Trabalho pesado Equação NIOSH (07/12/2023 - 07/12/2023)
    
Inicia em 07/12/2023 às 8h 0 e finaliza em 14/12/2023 às 23h 59
Prática: Apresentação das escalas que serão utilizadas na prática na empresa escolhida/Elaboração do termo de consentimento para fotografar os trabalhadores. (07/12/2023 - 07/12/2023)
Prática (14/12/2023 - 14/12/2023)

Visita aos setores: RU/Prefeitura Universitária/Serviços gerais/Biblioteca.

Tirar fotos para avaliação com os métodos REBA/RULA ou ROSA.

NR 17 - Ergonomia-Aula remota assíncrona (21/12/2023 - 21/12/2023)
    
Inicia em 29/01/2024 às 8h 0 e finaliza em 05/02/2024 às 23h 59
Visita técnica ao Restaurante universitário (18/01/2024 - 18/01/2024)
    
Inicia em 18/01/2024 às 8h 0 e finaliza em 25/01/2024 às 23h 59
Prática: Segunda visita à Empresa-aplicação do questionário nórdico de sintomas musculoesquelético (18/01/2024 - 18/01/2024)
Avaliação online via SIGAA (25/01/2024 - 25/01/2024)

Responder a valiação online, serão duas tentativas de 180 minutos cada.

O sigaa considerará a maior nota.

A valiação vale 10 pontos.

Atenciosamente,

Nívia Kruta

    
Inicia em 25/01/2024 às 8h 5 e finaliza em 28/01/2024 às 23h 0
Prática: Terceira visita à empresa-aplicação do Protocolo do Instituto Finlandes (25/01/2024 - 25/01/2024)
Orientação do relatório final da Investigação Ergonômica (01/02/2024 - 01/02/2024)
Prática: Entrega dos folders com orientações posturais para os trabalhadores das empresas analisadas. (01/02/2024 - 01/02/2024)
Apresentação dos relatórios finais da Investigação Ergonômica em Power point e impressos (08/02/2024 - 08/02/2024)

Apresentação dos relatórios da Investigação Ergonômica-Trabalho escrito e apresentação em Power point.

Elaborar um relatório contendo Introdução, objetivos, metodologia, resultados, considerações finais e referências.

Dois membros do grupo deverão fazer a apresentação (duração de 20 a 30 minutos)

    
Inicia em 08/02/2024 às 8h 0 e finaliza em 08/02/2024 às 23h 59
Avaliação final (15/02/2024 - 15/02/2024)

Aula Extra.

Frequências da Turma
# Matrícula SET OUT NOV DEZ JAN FEV Total
28 05 26 09 16 23 30 07 14 21 18 25 01 08
1 2021900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2021901**** 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
3 2021900**** 1 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 5
4 2021900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2021902**** 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
6 2021901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2020906**** 1 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 5
8 2021903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2021900**** 1 0 0 0 0 0 1 4 0 0 0 0 0 0 6
10 2020905**** 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
11 2021902**** 1 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 2
12 2020905**** 4 0 4 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 12
13 2021901**** 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 4
14 2021901**** 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
15 2020906**** 1 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 5
16 2021902**** 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1
17 2021900**** 1 0 0 4 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 9
18 2021902**** 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2021902**** 7,7 10,0 10,0 10,0 9.4 1 AM
2 2021900**** 10,0 7,0 10,0 9,3 9.1 9 AM
3 2021902**** 10,0 10,0 10,0 9,3 9.8 1 AM
4 2020906**** 9,0 9,0 10,0 9,5 9.4 5 AM
5 2021901**** 7,5 10,0 10,0 9,5 9.3 4 AM
6 2021901**** 10,0 10,0 10,0 9,5 9.9 4 AM
7 2020905**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 12 AM
8 2021902**** 9,0 10,0 10,0 9,5 9.6 2 AM
9 2020905**** 9,5 9,0 10,0 10,0 9.6 4 AM
10 2021900**** 9,5 10,0 10,0 9,5 9.8 6 AM
11 2021903**** 10,0 9,0 10,0 9,5 9.6 0 AM
12 2020906**** 9,0 10,0 10,0 9,5 9.6 5 AM
13 2021901**** 7,7 10,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
14 2021902**** 10,0 10,0 10,0 9,5 9.9 4 AM
15 2021900**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
16 2021900**** 10,0 9,0 10,0 9,3 9.6 5 AM
17 2021901**** 8,5 9,0 10,0 10,0 9.4 4 AM
18 2021900**** 10,0 9,0 10,0 9,5 9.6 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Estudo da atuação da fisioterapia preventiva e do trabalho, da Norma Regulamentadora 17 – Ergonomia, do ambiente do trabalho, das suas condições ergonômicas e de higiene e segurança no trabalho, das doenças ocupacionais e das ações reabilitadoras na saúde do trabalhador. Educação, risco e legislação ambiental relacionada ao trabalho.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Aulas teóricas, aulas práticas, estudos dirigidos, discussão de textos, mapas conceituais, leitura de artigos científicos, visitas técnicas, elaboração de relatórios, etc.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Avaliação teórica, apresentação de seminários, discussão de artigos científicos e estudos dirigidos.
Unidade 1: Avaliação teórica
Unidade 2: Trabalhos realizados em sala de aula e durante o semestre (Métodos REBA, RULA, ROSA, Protocolo de Ginástica Laboral, dentre outros).
Unidade 3: Avaliação online
Unidade 4: Relatório da prática na empresa (Apresentação do relatório e entrega da parte escrita)
Horário de atendimento:
Bibliografia: BÁSICA:
BARBOSA, LG. Fisioterapia preventiva nos distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho: DORT. 2 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2009.
IIDA, I. Ergonomia: projeto e produção. 2 ed. São Paulo: Edgar Blucher, 2005.
KROMER, KHE; GRANDJEAN, E. Manual de ergonomia: adaptando o trabalho ao homem. 5 ed. Porto Alegre: Bookman, 2008.
COMPLEMENTAR:
CORTEZ, JCV. Meio ambiente: trabalho, saúde e segurança. João Pessoa: Universitária. UFPB, 2007.
MÁSCULO, FS; VIDAL, MC. Ergonomia: trabalho adequado e eficiente. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
MENDES, R. Patologia do trabalho. 2 ed. São Paulo: Atheneu, 2007.
MINISTÉRIO DA SAÚDE DO BRASIL. Doenças relacionadas ao trabalho: manual de procedimentos para os serviços de saúde. Brasília: Ministério da Saúde.
TRIBASTONE, F. Tratado de exercícios corretivos aplicados à reeducação motora postural. São Paulo: Manole, 2001.

Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
28/09/2023
28/09/2023
Parte prática
28/09/2023
28/09/2023
Apresentação da disciplina/Introdução à Ergonomia/Biomecânica Ocupacional
05/10/2023
05/10/2023
Prática: Método RULA
05/10/2023
05/10/2023
Pesquisa na área de Ergonomia/Método RULA (Rapid Upper Limb Assessment)
19/10/2023
19/10/2023
Feriado Estadual
26/10/2023
26/10/2023
Análise ergonômica do trabalho/ Protocolo do Instituto Finlandês
26/10/2023
26/10/2023
Prática Método REBA
09/11/2023
09/11/2023
Prática: Método ROSA
09/11/2023
09/11/2023
Antropometria: medidas e aplicações
16/11/2023
16/11/2023
Prática: Ginástica laboral
16/11/2023
16/11/2023
Trabalho em escritório
23/11/2023
23/11/2023
Avaliação teórica
30/11/2023
30/11/2023
Postura e Métodos de Avaliação Postural
30/11/2023
30/11/2023
Prática: Apresentação dos Protocolos de Ginástica Laboral
07/12/2023
07/12/2023
Trabalho pesado Equação NIOSH
07/12/2023
07/12/2023
Prática: Apresentação das escalas que serão utilizadas na prática na empresa escolhida/Elaboração do termo de consentimento para fotografar os trabalhadores.
14/12/2023
14/12/2023
Prática
21/12/2023
21/12/2023
NR 17 - Ergonomia-Aula remota assíncrona
18/01/2024
18/01/2024
Prática: Segunda visita à Empresa-aplicação do questionário nórdico de sintomas musculoesquelético
18/01/2024
18/01/2024
Visita Técnica ao CEREST-Centro de Referência em Saúde do Trabalhador
18/01/2024
18/01/2024
Visita técnica ao Restaurante universitário
25/01/2024
25/01/2024
Legislação em saúde e segurança do trabalho (Apresentação dos alunos)
25/01/2024
25/01/2024
Avaliação online via SIGAA
25/01/2024
25/01/2024
Prática: Terceira visita à empresa-aplicação do Protocolo do Instituto Finlandes
01/02/2024
01/02/2024
Prática: Entrega dos folders com orientações posturais para os trabalhadores das empresas analisadas.
01/02/2024
01/02/2024
Orientação do relatório final da Investigação Ergonômica
08/02/2024
08/02/2024
Apresentação dos relatórios finais da Investigação Ergonômica em Power point e impressos
15/02/2024
15/02/2024
Avaliação final
Avaliações
Data Descrição
23/11/2023 1ª Avaliação
30/11/2023 2ª Avaliação
08/02/2024 3ª Avaliação
15/02/2024 4ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Avaliação amanhã começará as 8h30 22/11/2023
Aula começa na próxima quinta-feira, dia 28/09. 25/09/2023

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1068 18/04/2024 22:38