• Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.
  • Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.

-

CPPGED/CCE001 - TÓPICOS ESPECIAIS EM EDUCAÇÃO I - Turma: 02 (2023.2)

Tópicos Aulas
Abordagem metodológica na pesquisa autobiográfica (06/10/2023 - 06/10/2023)
?Apresentação do plano de atividades. ?Leitura e discussão do texto: DELORY-MOMBERGER, C. Abordagens metodológicas na pesquisa biográfica. Revista Brasileira de Educação v. 17 n. 51 set.-dez. 2012
Metodologias n pesquisa autobiográfica (07/10/2023 - 07/10/2023)
Previsão no cronograma da disciplina
Abordagem metodológica na pesquisa autobiográfica (20/10/2023 - 20/10/2023)
?Apresentação do plano de atividades. ?Leitura e discussão do texto: DELORY-MOMBERGER, C. Abordagens metodológicas na pesquisa biográfica. Revista Brasileira de Educação v. 17 n. 51 set.-dez. 2012
Produção de conhecimento sobre formação e práticas da docência ?Estado da questão (27/10/2023 - 27/10/2023)
Produção de conhecimento sobre formação e práticas da docência ?Estado da questão
Produção de conhecimento sobre formação e práticas da docência ?Estado da questão (03/11/2023 - 03/11/2023)
Produção de conhecimento sobre formação e práticas da docência ?Estado da questão
?Apresentação de categorias teóricas das teses: - Formação continuada e o desenvolvimento do pensar epistêmico; - Identidade Profissional docente: diferentes abordagens teóricas. (10/11/2023 - 10/11/2023)
?Apresentação de categorias teóricas das teses: - Formação continuada e o desenvolvimento do pensar epistêmico; - Identidade Profissional docente: diferentes abordagens teóricas.
?Apresentação de categorias teóricas das teses: - Formação continuada e o desenvolvimento do pensar epistêmico; - Identidade Profissional docente: diferentes abordagens teóricas. (17/11/2023 - 17/11/2023)
?Apresentação de categorias teóricas das teses: - Formação continuada e o desenvolvimento do pensar epistêmico; - Identidade Profissional docente: diferentes abordagens teóricas.
Documentação autobiográfica seminário (18/11/2023 - 18/11/2023)
Previsão no cronograma da disciplina
Apresentação de questões metodológicas da pesquisa em educação (24/11/2023 - 24/11/2023)
Apresentação de questões metodológicas da pesquisa em educação - Abordagem, método e metodologia de pesquisa em educação - Dispositivos de pesquisa -Questões sobre análise na pesquisa em educação
Apresentação de questões metodológicas da pesquisa em educação (01/12/2023 - 01/12/2023)
Apresentação de questões metodológicas da pesquisa em educação - Abordagem, método e metodologia de pesquisa em educação - Dispositivos de pesquisa
Apresentação de relatos de pesquisa (06/01/2024 - 06/01/2024)
Previsão no cronograma da disciplina
Apresentação de questões metodológicas da pesquisa em educação (12/01/2024 - 12/01/2024)
Apresentação de questões metodológicas da pesquisa em educação - Abordagem, método e metodologia de pesquisa em educação - Dispositivos de pesquisa
Documentação autobiográfica seminário (13/01/2024 - 13/01/2024)
Previsão no cronograma da disciplina
Questões sobre análise na pesquisa em educação (19/01/2024 - 19/01/2024)
Questões sobre análise na pesquisa em educação
Metodologias na pesquisa autobiográfica (26/01/2024 - 26/01/2024)
Previsão no cronograma da disciplina
Frequências da Turma
# Matrícula OUT NOV DEZ JAN Total
06 20 27 03 10 17 24 01 15 22 29 05 12 19 26
1 2021100**** 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 60
Notas da Turma

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Estudo aprofundado de temática específica, atual e relativa a uma das duas linhas de pesquisa do Programa.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: ? Aulas expositivas dialogadas
? Leitura e discussão do referencial bibliográfico recomendado
? Participação efetiva nas aulas e nas discussões
? Seminários
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Conforme as normas da UFPI, será considerado aprovado na disciplina, o estudante que obtiver frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária da disciplina e média final igual ou superior 7,0 (sete pontos), numa escala de (0,0) zero a 10,0 (dez) pontos, nas avaliações computadas. Para efeito de nota, serão observados os seguintes aspectos:
1) Participação e assiduidade do pós-graduando nas aulas e nas atividades propostas pela disciplina.
2) Entrega de artigo sobre o tema vinculado ao objeto de estudo.
Horário de atendimento:
Bibliografia: BIBLIOGRAFIA BÁSICA

ALVORADA-PRADA, Luís Eduardo; FREITAS, Thaís Campos; FREITAS, Cinara Aline. Formação continuada de professores: alguns conceitos, interesses, necessidades e propostas. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 10, n. 30, p. 367-387, maio/ago. 2010.
BAUMAN, Zygmunt. Identidade: entrevista à Benedetto Vecchi. Rio de Janeiro: J. Zahar Editor, 2005.
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade e Ambivalência. 1.ed. Rio de Janeiro: J. Zahar Ed., 1999.
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. 1.ed. Rio de Janeiro: J. Zahar Ed., 2001.
DUBAR, Claude. Para uma teoria sociológica da identidade. Em A socialização. Porto: Porto Editora, 1997.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 62. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2016.
FREIRE, Paulo. Cartas a Cristina: reflexões sobre minha vida e minha prática. 2. ed. São Paulo; Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 52. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2015.
FREIRE, Paulo. Educação e Mudança. 36. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2014.
FREIRE, Paulo. Educação como prática de liberdade. 14. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.
GOULART, Cecília. M. A. O conceito de letramento em questão: por uma perspectiva discursiva da alfabetização. Bakhtiniana, São Paulo, 9 (2): 35-51, Ago./Dez. 2014.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade (11ª. Edição). São Paulo: DP&A, 2006.
JOSSO, Marie-Christine. Experiências de Vida e Formação. Trad. José Cláudio e Júlia Ferreira. 2. ed. rev. e ampl. Natal: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2010.
MACEDO, Maria do Socorro Alencar Nunes; ALMEIDA, Ana Caroline de; DEZZOTTI, Magda. Alfabetização crítica: contribuições de Paulo Freire e dos novos estudos do letramento. Linhas Críticas, Brasília, DF, v. 26, 20020, p. 1-17.
MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. Lisboa: Instituto Piaget, 1991.
MORIN, E. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 8. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.
MORIN, E. Educação e complexidade: os sete saberes e outros ensaios. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2007.
PASSEGI, Maria da Conceição. Narrativas da experiência na pesquisa-formação: do sujeito epistêmico ao sujeito biográfico. Roteiro, Joaçaba, v. 41, p. 67-86, jan/abr. 2016. Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/9267/pdf Acesso em: 30/09/2020.
VAILLANT, D.; GARCIA, C. M. Las tareas del formador. Málaga: Ediciones Aljibe, 2001.
VAILLANT, D. Formação de formadores: estado da prática. Documento do Programa de Promoção da Reforma Educativa na América Latina e Caribe ? PREAL, n. 25, out., 2003.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
06/10/2023
06/10/2023
Abordagem metodológica na pesquisa autobiográfica
07/10/2023
07/10/2023
Metodologias n pesquisa autobiográfica
20/10/2023
20/10/2023
Abordagem metodológica na pesquisa autobiográfica
27/10/2023
27/10/2023
Produção de conhecimento sobre formação e práticas da docência ?Estado da questão
03/11/2023
03/11/2023
Produção de conhecimento sobre formação e práticas da docência ?Estado da questão
10/11/2023
10/11/2023
?Apresentação de categorias teóricas das teses: - Formação continuada e o desenvolvimento do pensar epistêmico; - Identidade Profissional docente: diferentes abordagens teóricas.
17/11/2023
17/11/2023
?Apresentação de categorias teóricas das teses: - Formação continuada e o desenvolvimento do pensar epistêmico; - Identidade Profissional docente: diferentes abordagens teóricas.
18/11/2023
18/11/2023
Documentação autobiográfica seminário
24/11/2023
24/11/2023
Apresentação de questões metodológicas da pesquisa em educação
01/12/2023
01/12/2023
Apresentação de questões metodológicas da pesquisa em educação
06/01/2024
06/01/2024
Apresentação de relatos de pesquisa
12/01/2024
12/01/2024
Apresentação de questões metodológicas da pesquisa em educação
13/01/2024
13/01/2024
Documentação autobiográfica seminário
19/01/2024
19/01/2024
Questões sobre análise na pesquisa em educação
26/01/2024
26/01/2024
Metodologias na pesquisa autobiográfica
Avaliações
Data Descrição
27/10/2023 1ª Avaliação
17/11/2023 2ª Avaliação
19/01/2024 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1077 19/05/2024 08:56