-

CMP007 - HABILIDADES MÉDICAS II - Turma: 01 (2023.2)

Tópicos Aulas
Apresentação do módulo (02/10/2023 - 02/10/2023)
Exame físico do aparelho circulatório ? Teórica (11/10/2023 - 11/10/2023)
Aparelho cardiocirculatório- Aula prática (16/10/2023 - 16/10/2023)
   exame fsico do coraçao.pdf 
Prezados Alunos(as) Levem jaleco e estetoscópio Observação: Também levem àlcool 70% para higienizar as olivas dos estetoscópis caso o esteto seja compartilhado
ECG Noções básicas (18/10/2023 - 18/10/2023)
Formas farmacêuticas e Vias de Administração (23/10/2023 - 25/10/2023)
Outros exames complementares do aparelho circulatório (30/10/2023 - 30/10/2023)
PLANTÃO TIRA- DUVIDA (01/11/2023 - 01/11/2023)
Comunicação em situações específicas (08/11/2023 - 08/11/2023)
Semiologia e Semiotécnica do Aparelho Respiratório (20/11/2023 - 20/11/2023)
  Divisão TedTak Respiratorio 1.pdf 
TED TALKS 1- APARELHO RESPIRATÓRIO APRESENTAÇÃO DIA 22/11
  Divisão TedTak Respiratorio 2.pdf 
Divisão TED TALKS Respiratório 2 Apresentação 06/12
Comunicação e publicidade médica: aspectos éticos e normativos. (22/11/2023 - 22/11/2023)
ATUALIZAÇÃO DO CRONOGRAMA - Reta Final (06/12/2023 - 06/12/2023)
  Calendário Atualizado ( Avaliação 3).pdf 
Ajuste no cronograma até o final do período.
SEMIOLOGIA E SEMIOTECNICA DO APARELHO URINARIO (20/12/2023 - 20/12/2023)
  TED TALKS URINARIO 
TED TALKS SISTEMA URINARIO Apresentação Presencial com Slides ou Vídeo Aula. DIA 15 DE JANEIRO DE 2024
Frequências da Turma
# Matrícula SET OUT NOV DEZ JAN FEV Total
25 27 02 04 09 11 16 18 23 25 01 06 08 13 20 22 27 29 04 06 11 13 18 20 27 03 08 10 15 17 22 24 29 31 05 07 19 21
1 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2023901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 2023901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
16 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
17 2023901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
18 2023902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
19 2022904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
20 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
21 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
22 2023901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
23 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
24 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
25 2023900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2023900**** 7,5 10,0 10,0 9,6 9.3 0 AM
2 2023900**** 8,8 8,8 9,0 9,3 9.0 0 AM
3 2023900**** 7,8 9,5 9,3 8,8 8.9 0 AM
4 2023901**** 8,4 8,5 10,0 9,1 9.0 0 AM
5 2023900**** 8,5 9,5 10,0 9,8 9.5 0 AM
6 2023900**** 9,0 8,5 9,8 8,8 9.0 0 AM
7 2022904**** 9,0 9,0 9,5 9,8 9.3 0 AM
8 2023902**** 7,0 9,0 8,3 7,1 7.9 0 AM
9 2023901**** 7,0 8,5 9,8 9,3 8.7 0 AM
10 2023900**** 8,0 9,0 8,3 8,6 8.5 0 AM
11 2023901**** 9,3 8,8 6,5 7,6 8.1 0 AM
12 2023900**** 7,5 9,3 10,0 8,1 8.7 0 AM
13 2023900**** 7,8 8,5 9,0 8,3 8.4 0 AM
14 2023900**** 8,3 9,0 8,5 8,8 8.7 0 AM
15 2023900**** 6,8 8,0 8,5 9,8 8.3 0 AM
16 2023900**** 9,5 8,8 10,0 7,6 9.0 0 AM
17 2023900**** 8,8 10,0 10,0 9,8 9.7 0 AM
18 2023900**** 8,8 8,0 8,5 8,8 8.5 0 AM
19 2023900**** 8,7 9,6 10,0 9,8 9.5 0 AM
20 2023900**** 7,8 9,5 9,5 8,8 8.9 0 AM
21 2023900**** 8,3 8,3 7,5 6,6 7.7 0 AM
22 2023901**** 9,0 9,3 8,5 7,6 8.6 0 AM
23 2023900**** 7,8 10,0 10,0 9,8 9.4 0 AM
24 2023900**** 8,7 9,5 9,5 8,8 9.1 0 AM
25 2023900**** 7,7 10,0 10,0 9,3 9.3 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: X
Objetivos: • Capacitar o estudante à realização do exame físico geral e dos sistemas respiratórios, cardiovascular e renal.
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: 1. Sessões expositivas dialogadas.
2. Grupos tutoriais.
3. Capacitação prática nos procedimentos básicos do cuidado em saúde.
4. Utilização de vídeos
5. Sessões em grupos para treinamento simulado das técnicas do exame físico.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Serão realizados 4 testes cognitivos que abordarão tanto os conteúdos ministrados em sala de aula como aquele contido nos livros texto e nas atividades práticas. Além disso, também serão realizadas atividades práticas e de metodologias ativas. A nota final será obtida conforme se segue:
MEDIA FINAL = (AP1+ AP2 + AP3 + AP4) /4
AP1 = Teste cognitivo
AP2 = Teste cognitivo
AP3 = Teste cognitivo
AP4 = Avaliação práticas
Como critério de avaliação e aprovação do aluno serão utilizadas as normas de funcionamento dos cursos de graduação da Universidade Federal do Delta do Parnaiba. A saber:
Será considerado aprovado no componente curricular o aluno que (Art. 111):
I – Obtiver frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) da carga horaria do componente curricular e média aritmética igual ou superior a 7,0 nas avaliações parciais;
II – Submetido ao exame final, obtiver média aritmética igual ou superior a 6,0 (seis) resultante da média aritmética das avaliações parciais e da nota do exame final.
Será considerado reprovado o aluno que se incluir em um dos três itens (Art. 112):
I – Obtiver frequência inferior a 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária do componente curricular;
II – Obtiver média aritmética inferior a 4,0 nas avaliações parciais (Neste caso o aluno não poderá se submeter ao exame final (Art. 113);
III – Obtiver média aritmética inferior a 6,0 resultante da média aritmética das avaliações parciais e da nota do exame final.
IV – Alunos que faltarem à provas em datas regulares serão submetidos à avaliação escrita ou oral.

Horário de atendimento: Segunda e Quarta - 14h as 18h
Bibliografia: DUBIN, Dale. Interpretação rápida do ECG. EPUB, Sao Paulo, 1996.

PORTO, C.C. (Ed.); PORTO, A.L.(Ed.). Semiologia médica: habilidades para o exame clínico. 6. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2009.
LÓPEZ, M, LAURENTYS-MEDEIROS, J. Semiologia Médica: As bases do diagnóstico clínico. 6. ed.Rio de Janeiro: Revinter, 2009;
RUBIN, EMANUEL (Ed.). Rubin patologia: bases clinicopatológicas da medicina. 4. ed. Rio deJaneiro: Guanabara Koogan, 2006. 1625 p.
SILVA, Penildon. Farmacologia. 8. Ed. Rio de Janeiro: Guanabara-Koogan, 2010.

SGRECCIA, E. Manual de bioética: aspectos médico-sociais. São Paulo: Loyola, 1997.

CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA. Resolução Conselho Federal de Medicina nº 1246/2010

HARTMANN, H.R. Lições de estética filosófica: uma pedagogia da sensibilidade e expressão. Londrina: Ed. UEL, 2001.
SWARTZ, MARK H. Tratado de semiologia médica: história e exame clínico. 5. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.
FRIEDMANN, A.A.; GRINDLER, J.; OLIVEIRA, C.A.R. Diagnóstico diferencial no eletrocardiograma. 1. ed. São Paulo: Manole, 2007.
LEITE, A.J.M; CAPRARA, A.; COELHO FILHO, J.M. (ORGs.). Habilidades de comunicação com pacientes e famílias. São Paulo: Sarvier, 2007.
BURTIS, CARL A; ASHWOOD, EDWARD R; BRUNS, DAVID E. TIETZ. Fundamentos de química clínica. Tradutor et al: Alexandre Vianna Aldighieri Soares et al. 6. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.

Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
02/10/2023
02/10/2023
Apresentação do módulo
11/10/2023
11/10/2023
Exame físico do aparelho circulatório ? Teórica
16/10/2023
16/10/2023
Aparelho cardiocirculatório- Aula prática
18/10/2023
18/10/2023
ECG Noções básicas
23/10/2023
25/10/2023
Formas farmacêuticas e Vias de Administração
30/10/2023
30/10/2023
Outros exames complementares do aparelho circulatório
01/11/2023
01/11/2023
PLANTÃO TIRA- DUVIDA
08/11/2023
08/11/2023
Comunicação em situações específicas
20/11/2023
20/11/2023
Semiologia e Semiotécnica do Aparelho Respiratório
22/11/2023
22/11/2023
Comunicação e publicidade médica: aspectos éticos e normativos.
06/12/2023
06/12/2023
ATUALIZAÇÃO DO CRONOGRAMA - Reta Final
20/12/2023
20/12/2023
SEMIOLOGIA E SEMIOTECNICA DO APARELHO URINARIO
Avaliações
Data Descrição
06/11/2023 1ª Avaliação
27/11/2023 2ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Recurso para terceira avalição 01/02/2024
AJUSTE NO CRONOGRAMA 28/11/2023
Boas vindas e Cronogram de atividades 25/09/2023

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1080 30/05/2024 13:26