TECNOLOGIAS DIGITAIS E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO
OBJETIVO GERAL
- Refletir sobre o papel da cultura digital no processo de ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Refletir sobre as diferentes possibilidades de comunicação e interação digital no ensino da língua portuguesa.
- Assimilar a dinâmica do ensino da língua portuguesa e suas transformações ocorridas com o uso das ferramentas digitais.
- Utilizar as tecnologias digitais como forma de redimensionar o ensino da língua portuguesa.
Os textos que integram e que serão utilizados nesta unidade estão disponibilizados no SIGAA. É importante lê-lo com o objetivo de definir, refletir e compreender os conceitos relacionados aos temas das tecnologias digitais da informação e comunicação.
TEXTO 1 – GADOTTI, M. Informação, conhecimento e sociedade em rede: que potencialidades? Educação, Sociedade & Culturas, Porto, p. 43-57, 2005. Disponível em: https://www.fpce.up.pt/ciie/revistaesc/ESC23/23-Moacir.pdf.
TEXTO 2 – ARAUJO, E. V. F. de; VILAÇA, M. L. C. Sociedade conectada: tecnologia, cidadania e infoinclusão. In: VILAÇA, M. L. C.; ARAUJO, E. V. F. de (Orgs.). Tecnologia, sociedade e educação na era digital. Duque de Caxias, RJ: UNIGRANRIO, 2016. p. 17-40. Disponível em: http://www.pgcl.uenf.br/arquivos/tecnologia,sociedadeeeducacaonaeradigital_011120181554.pdf
TEXTO 3 – VILAÇA, M. L. C.; ARAUJO, E. V. F. de. Linguagem na era digital: reflexões sobre tecnologia, linguagem e comunicação. In: VILAÇA, M. L. C.; ARAUJO, E. V. F. de (Orgs.). Tecnologia, sociedade e educação na era digital. Duque de Caxias, RJ: UNIGRANRIO, 2016. p. 127-155. Disponível em: http://www.pgcl.uenf.br/arquivos/tecnologia,sociedadeeeducacaonaeradigital_011120181554.pdf
TEXTO 4 – SILVA, S. B. B. Língua e tecnologias de aprendizagem na escola. In: FERRAZ, Obdália (Org.). Educação, (multi)letramentos e tecnologias: tecendo redes de conhecimento sobre letramentos, cultura digital, ensino e aprendizagem na cibercultura. Salvador: EDUFBA, 2019. p. 189-204. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30951/3/ed-multiletramentos-tecno-miolo-RI.pdf
TEXTO 5 – GARCIA, M. F., RABELO, D. F., SILVA, D. da, AMARAL, S. F. do. Novas competências docentes frente às tecnologias digitais interativas. Teoria e Prática da Educação, 14(1), 79-87. (2012). Disponível em: https://doi.org/10.4025/tpe.v14i1.16108
O TEXTO 1 e o TEXTO 5 são artigos que devem ser lidos integralmente. Do mesmo modo que, os artigos que integram os e-books.
Tanto o TEXTO 2 quanto o TEXTO 3 são artigos que constituem o e-book “Tecnologia, sociedade e educação na era digital”. Desse modo, é necessário ter atenção às páginas relativas aos dois artigos. (ver Bibliografia Básica).
Da mesma forma, o TEXTO 4 que integra o e-book “Educação, (multi)letramentos e tecnologias: tecendo redes de conhecimento sobre letramentos, cultura digital, ensino e aprendizagem na cibercultura”. (ver Bibliografia Básica).
ü Vídeoaula 1
A vídeoaula está disponibilizada no SIGAA. Esta vídeoaula contempla a apresentação do professor, da metodologia utilizada durante a aula síncrona e dos textos que serão trabalhados na Unidade I.
ü Material complementar:
Inserimos 3 (três) fontes complementares: “O que é o virtual?”, e-book de autoria de Pierre Lévy; “A Sociedade em Rede”, de Manuel Castells; e os capítulos 8 e 9 do e-book “Tecnologia, sociedade e educação na era digital”, de Vilaça e Araújo (ver Bibliografia Complementar).
A leitura dessas obras pode complementar o conhecimento referente aos conceitos de tecnologias digitais.
CASTELLS, M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999. Disponível em: CASTELLS, M. A Sociedade em Rede.pdf
LÉVY, P. O que é o virtual? São Paulo: Editora 34, 1997. Disponível em: file:///C:/Users/zenol/Downloads/L%C3%89VY,%20P.%20O%20que%20%C3%A9%20o%20virtual%20(1).pdf
VILAÇA, M. L. C.; ARAUJO, E. V. F. de (Orgs.). Tecnologia, sociedade e educação na era digital. Duque de Caxias, RJ: UNIGRANRIO, 2016. p. 218-239 [Cap. 8] e p. 240-267 [Cap. 9]. Disponível em: http://www.pgcl.uenf.br/arquivos/tecnologia,sociedadeeeducacaonaeradigital_011120181554.pdf
A era digital redimensionou a forma como o ser humano se comunica e interage com o seu semelhante. Desse modo, podemos refletir acerca do impacto que essa era tecnológica provoca nas várias atividades (relações humanas, trabalho, estudo, lazer, compras) que o indivíduo realiza no dia a dia.
Esse comportamento em relação ao uso da tecnologia pode ser evidenciado nos seguintes vídeos:
VÍDEO 1: “Escravos da Tecnologia. Animação Steve Cutts”.
Com duração aproximada de 3min50s, a animação contempla o uso das ferramentas digitais pelos indivíduos, seres humanos integrantes de uma determinada sociedade. A animação expõe a alteração na relação entre as pessoas, provocada pela maneira de como as ferramentas digitais são utilizadas.
URL (endereço eletrônico) do vídeo: (https://www.youtube.com/watch?v=Qx8JIoNOz0Y)
VÍDEO 2: “Aspectos Positivos e Negativos do Avanço Tecnológico na Vida Moderna”
Com uma duração aproximada de 6mim30s, o vídeo aborda o papel que cada ferramenta tecnológica exerce na vida cotidiana dos indivíduos.
URL (endereço eletrônico) do vídeo: (https://www.youtube.com/watch?v=XF_7pjyvpTo)”
Por meio do uso da tecnologia, a sociedade desenvolve diferentes formas de interação e comunicação. O indivíduo como um ser social está em contato diário com o processo de aprendizagem. Desse modo, no âmbito educacional, o uso das ferramentas digitais (computadores, notebooks, smartphones, tablets, kindle) e da internet pode conduzir o indivíduo a uma reflexão que possa contribuir para o processo de ensino e aprendizagem.
FÓRUM I
Período de Habilitação:
17/08/2023 às 08:00
a
10/09/2023 às 23:59
Inicia em 17/08/2023 às 8h 0 e finaliza em 07/10/2023 às 23h 59