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CLI/CEAD061 - BNCC E CULTURA DIGITAL NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA - Turma: 8A (2022.2)

Tópicos Aulas
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (18/08/2023 - 13/09/2023)

Disponível em: https://www.educabrasil.com.br/ensinar-na-cultura-digital/ acessado em 25/06/2023

 

A imagem demonstra o cotidiano de uma sala de aula, onde o uso das tecnologias digitais, enquanto ferramentas pedagógicas podem auxiliar no ensino da língua portuguesa. Durante esse processo de ensino e aprendizagem, tais ferramentas podem mediar a relação entre o professor e os alunos

 

Caro(a) aluno(a),

Sejam bem-vindos à disciplina “BNCC e Cultura Digital no Ensino da Língua Portuguesa”.

No âmbito desta disciplina, refletiremos como o uso de notebooks, tablets, kindle, smarthphones, etc vem ganhando espaço nas salas de aula e, de certa maneira, redimensionando o ensino da língua portuguesa.

Para você ter o melhor aproveitamento da disciplina e contribuir para o processo de aprendizagem e realização das atividades, faz-se necessário acessar todos os conteúdos disponibilizados.

Será uma disciplina incrível em que iremos transitar na trilha formativa ao longo dos módulos de supertrocas e aprendizagens.

Uma excelente trilha de aprendizagem!!

Você contará com o acompanhamento no percurso da disciplina do Professor: Sebastião Camelo da Silva Filho 

 

CONHEÇA O PROFESSOR:

 

Minicurrículo:

 

Graduação em Letras – Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Piauí (1995-1999). Mestre em Linguística pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (2003-2006). Doutorado em Linguística pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP) (2007-2013). Pós-doutorado em Linguística pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) (2016-2017). Membro do Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa – Linha de Investigação “Lexicologia, Lexicografia e Terminologia” (2004-2013).

 

Saiba mais no Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8415793337440116


   LP 3-S1-Plano de Disciplina-Cultura Digital-Anos Finais_assinado.pdf 
AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (18/08/2023 - 13/09/2023)

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

  • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
  • Fique atento à formatação das mensagens;
  • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
  • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
  • Seja cortês na comunicação.

 

 

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

 

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);

Professor como mediador, facilitador.

Neste espaço você terá acesso as gravações das aulas síncronas.

   FÓRUM DE APRESENTAÇÕES E TIRA DÚVIDAS
Período de Habilitação: 18/08/2023 às 08:00 a 13/09/2023 às 23:59
UNIDADE I (18/08/2023 - 13/09/2023)

TECNOLOGIAS DIGITAIS E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO

OBJETIVO GERAL

  • Refletir sobre o papel da cultura digital no processo de ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Refletir sobre as diferentes possibilidades de comunicação e interação digital no ensino da língua portuguesa. 
  • Assimilar a dinâmica do ensino da língua portuguesa e suas transformações ocorridas com o uso das ferramentas digitais.
  • Utilizar as tecnologias digitais como forma de redimensionar o ensino da língua portuguesa.

Os textos que integram e que serão utilizados nesta unidade estão disponibilizados no SIGAA. É importante lê-lo com o objetivo de definir, refletir e compreender os conceitos relacionados aos temas das tecnologias digitais da informação e comunicação.

 

TEXTO 1 – GADOTTI, M. Informação, conhecimento e sociedade em rede: que potencialidades? Educação, Sociedade & Culturas, Porto, p. 43-57, 2005. Disponível em: https://www.fpce.up.pt/ciie/revistaesc/ESC23/23-Moacir.pdf.

 

TEXTO 2 – ARAUJO, E. V. F. de; VILAÇA, M. L. C. Sociedade conectada: tecnologia, cidadania e infoinclusão. In: VILAÇA, M. L. C.; ARAUJO, E. V. F. de (Orgs.). Tecnologia, sociedade e educação na era digital. Duque de Caxias, RJ: UNIGRANRIO, 2016. p. 17-40.  Disponível em: http://www.pgcl.uenf.br/arquivos/tecnologia,sociedadeeeducacaonaeradigital_011120181554.pdf

 

TEXTO 3 – VILAÇA, M. L. C.; ARAUJO, E. V. F. de. Linguagem na era digital: reflexões sobre tecnologia, linguagem e comunicação. In: VILAÇA, M. L. C.; ARAUJO, E. V. F. de (Orgs.). Tecnologia, sociedade e educação na era digital. Duque de Caxias, RJ: UNIGRANRIO, 2016. p. 127-155. Disponível em: http://www.pgcl.uenf.br/arquivos/tecnologia,sociedadeeeducacaonaeradigital_011120181554.pdf

 

TEXTO 4 – SILVA, S. B. B. Língua e tecnologias de aprendizagem na escola. In: FERRAZ, Obdália (Org.). Educação, (multi)letramentos e tecnologias: tecendo redes de conhecimento sobre letramentos, cultura digital, ensino e aprendizagem na cibercultura. Salvador: EDUFBA, 2019.  p. 189-204. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30951/3/ed-multiletramentos-tecno-miolo-RI.pdf

 

TEXTO 5 – GARCIA, M. F., RABELO, D. F., SILVA, D. da, AMARAL, S. F. do. Novas competências docentes frente às tecnologias digitais interativas. Teoria e Prática da Educação, 14(1), 79-87. (2012). Disponível em:  https://doi.org/10.4025/tpe.v14i1.16108

 

 

O TEXTO 1 e o TEXTO 5 são artigos que devem ser lidos integralmente. Do mesmo modo que, os artigos que integram os e-books.

Tanto o TEXTO 2 quanto o TEXTO 3 são artigos que constituem o e-book “Tecnologia, sociedade e educação na era digital”. Desse modo, é necessário ter atenção às páginas relativas aos dois artigos. (ver Bibliografia Básica).

Da mesma forma, o TEXTO 4 que integra o e-book “Educação, (multi)letramentos e tecnologias: tecendo redes de conhecimento sobre letramentos, cultura digital, ensino e aprendizagem na cibercultura”. (ver Bibliografia Básica).

 

 

ü  Vídeoaula 1

 

A vídeoaula está disponibilizada no SIGAA. Esta vídeoaula contempla a apresentação do professor, da metodologia utilizada durante a aula síncrona e dos textos que serão trabalhados na Unidade I.

 

ü  Material complementar:

 

Inserimos 3 (três) fontes complementares: “O que é o virtual?”, e-book de autoria de Pierre Lévy; “A Sociedade em Rede”, de Manuel Castells; e os capítulos 8 e 9 do e-book “Tecnologia, sociedade e educação na era digital”, de Vilaça e Araújo (ver Bibliografia Complementar). 

A leitura dessas obras pode complementar o conhecimento referente aos conceitos de tecnologias digitais.

 

CASTELLS, M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999. Disponível em: CASTELLS, M. A Sociedade em Rede.pdf

LÉVY, P. O que é o virtual? São Paulo: Editora 34, 1997. Disponível em: file:///C:/Users/zenol/Downloads/L%C3%89VY,%20P.%20O%20que%20%C3%A9%20o%20virtual%20(1).pdf 

VILAÇA, M. L. C.; ARAUJO, E. V. F. de (Orgs.). Tecnologia, sociedade e educação na era digital. Duque de Caxias, RJ: UNIGRANRIO, 2016. p. 218-239 [Cap. 8] e p. 240-267 [Cap.  9].  Disponível em: http://www.pgcl.uenf.br/arquivos/tecnologia,sociedadeeeducacaonaeradigital_011120181554.pdf

 

A era digital redimensionou a forma como o ser humano se comunica e interage com o seu semelhante. Desse modo, podemos refletir acerca do impacto que essa era tecnológica provoca nas várias atividades (relações humanas, trabalho, estudo, lazer, compras) que o indivíduo realiza no dia a dia.

Esse comportamento em relação ao uso da tecnologia pode ser evidenciado nos seguintes vídeos:

VÍDEO 1: “Escravos da Tecnologia. Animação Steve Cutts”.

Com duração aproximada de 3min50s, a animação contempla o uso das ferramentas digitais pelos indivíduos, seres humanos integrantes de uma determinada sociedade. A animação expõe a alteração na relação entre as pessoas, provocada pela maneira de como as ferramentas digitais são utilizadas.

URL (endereço eletrônico) do vídeo: (https://www.youtube.com/watch?v=Qx8JIoNOz0Y)  

VÍDEO 2: “Aspectos Positivos e Negativos do Avanço Tecnológico na Vida Moderna

Com uma duração aproximada de 6mim30s, o vídeo aborda o papel que cada ferramenta tecnológica exerce na vida cotidiana dos indivíduos.

URL (endereço eletrônico) do vídeo: (https://www.youtube.com/watch?v=XF_7pjyvpTo)”

 

Por meio do uso da tecnologia, a sociedade desenvolve diferentes formas de interação e comunicação. O indivíduo como um ser social está em contato diário com o processo de aprendizagem. Desse modo, no âmbito educacional, o uso das ferramentas digitais (computadores, notebooks, smartphones, tablets, kindle) e da internet pode conduzir o indivíduo a uma reflexão que possa contribuir para o processo de ensino e aprendizagem. 

   FÓRUM I
Período de Habilitação: 17/08/2023 às 08:00 a 10/09/2023 às 23:59
    
Inicia em 17/08/2023 às 8h 0 e finaliza em 07/10/2023 às 23h 59
   AÇÃO TRANSVERSAL (Link Externo)

AÇÃO TRANSVERSAL

UNIDADE II (18/08/2023 - 13/09/2023)

BNCC E CULTURA DIGITAL E ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA

OBJETIVO GERAL

  • Refletir sobre o papel da cultura digital no processo de ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Refletir sobre a cultura digital e os desafios para o ensino e a formação dos sujeitos.
  • Repensar sobre o ensino da língua portuguesa e a formação dos sujeitos considerando as tecnologias digitais e suas interfaces.
  • Utilizar as tecnologias na composição do currículo pessoal e em distintas tarefas.

Os textos que integram e que serão utilizados nesta unidade estão disponibilizados no SIGAA. É importante lê-los, com o objetivo de definir, refletir e compreender os conceitos relacionados ao tema BNCC e cultura digital.

Escolhemos cinco (5) textos (ver Bibliografia Básica):

 

TEXTO 1 – GONÇALVES, L. A. C.; VILAÇA, M. L. C. Cultura digital e ensino de línguas: desafios da formação de professores, Revista Philologus, v. 27, p. 894-905, 2021. Disponível em: https://revistaphilologus.org.br/index.php/rph/article/view/932   

 

TEXTO  2 – BEZERRA, F. A.; VERAS, J. N.; SILVA, A. S. R. da. Cultura digital na BNCC: necessidade da competência em informação para o processo formativo do professor. Brazilian Journal of Information Science: Research Trends, vol. 17, jan. 2023, p. e023001, doi:10.36311/1981-1640, 2023, v.17, e023001. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br › bjis › download  

 

TEXTO 3 – CERNY, R. Z.; BURIGO, C. C. D.; TOSSATI, N. M. O currículo na cultura digital: impressões de autores de materiais didáticos para formação de professores. Revista Educação Pública, Cuiabá, v. 25, n. 59, p. 341-353, maio-ago.2016.  Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/3679

 

TEXTO 4 – SILVA, L.; ISOTANI, S., TODA, A. O desenvolvimento do pensamento computacional na construção de narrativas digitais no ensino de língua portuguesa. Anais dos Trabalhos de Conclusão de Curso. Pós-Graduação em Computação Aplicada à Educação, Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação. Universidade de São Paulo,2020. Disponível em: https://especializacao.icmc.usp.br/documentos/tcc/luiza_silva.pdf

 

TEXTO 5 – ALVES, L. R. G.; MINHO, M. R. S.; DINIZ, M. V. C. Gamificação: diálogos com a educação. In: MARIA FADEL, L. et al. (Org.). Gamificação na educação. São Paulo: Pimenta Cultural, 2014. p.74-97 [Cap. 3]. Disponível em: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/bitstream/fieb/667/1/gamificacao%20di%C3%A1logos%20cap.pdf

 

TEXTO 1, o TEXTO 2, o TEXTO 3 e o TEXTO 4 são artigos que devem ser lidos integralmente. Do mesmo modo, o artigo que integra o e-book.

TEXTO 5 é o único artigo que integra o e-book “Gamificação na Educação”. É necessário ter a atenção às páginas relativas ao texto  (ver Bibliografia Básica).

A cultura digital é um conceito amplo; podemos considerá-lo um conjunto de conhecimentos e/ou de práticas que descreve a maneira como a tecnologia e a internet modelam distintas formas de comunicação.

No âmbito das práticas educativas, a cultura digital é um processo complexo em constante movimento. O termo “complexo” pode ser entendido como as distintas relações que envolvem o professor, o aluno, as ferramentas digitais e a internet. Essas relações devem passar por reflexões objetivando a resolução de problemas cotidianos relacionados às práticas de ensino-aprendizagem.

Os vídeos a seguir retratam tanto a amplitude quanto a complexidade do conceito de “cultura digital”.

VÍDEO 1: “O que é Cultura Digital - Quase um PodCast - Temp 2 #03.”

Com duração aproximada de 3mim20s, o vídeo contempla as definições relativas ao termo Cultura digital. Ter o conhecimento sobre essas distintas definições permite a realização de uma reflexão clara e objetiva acerca da amplitude do conceito de Cultura digital.

URL (endereço eletrônico) do vídeo: (https://www.youtube.com/watch?v=uEQ4owHrtL0 )

 

VÍDEO 2: “Educação e cultura digital por Richard Romancini.”

Com uma duração aproximada de 9min10s, o vídeo apresenta uma entrevista com Richard Romancini, professor da Universidade de São Paulo. O pesquisador reflete sobre o uso das tecnologias no ensino.

URL (endereço eletrônico) do vídeo: (https://www.youtube.com/watch?v=xkAfxRXsIXs)

 

A cultura digital é uma competência abordada na BNCC. Atualmente, não é possível falar sobre o processo de ensino-aprendizagem sem fazer menção à cultura digital, afinal de contas as ferramentas digitais (computadores, notebooks, smartphones, tablets, kindle) são instrumentos tecnológicos através dos quais tanto o professor quanto o aluno utilizam para acessar a informação. No âmbito educacional, consideramos por informação, os temas trabalhados e refletidos no contexto da sala de aula.

    
Inicia em 28/08/2023 às 8h 0 e finaliza em 10/09/2023 às 23h 59
AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA (18/08/2023 - 13/09/2023)

Após o percurso trilhado ao longo das unidades didáticas, agora será realizada a verificação da aprendizagem.

Assim, o passo seguinte consiste na realização da avaliação. A atividade avaliativa comporta-se como um questionário eletrônico, concebido em documento Word, constituído por 10 questões objetivas de múltipla escolha, e com apenas uma possibilidade de resposta, sobre os temas trabalhados, discutidos e refletidos durante a disciplina. A avaliação será inserida no SIGAA conforme a data oportuna de sua realização. O prazo para respondê-la será de dois (3) dias, ou seja, a atividade avaliativa inicia às 8h (oito horas) do dia 10 de setembro de 2023 e finaliza às 23h59 do dia 13 de setembro de 2023.

 

PRAZO DE REALIZAÇÃO DA AVALIAÇÃO: 10/09/2023 a 13/09/2023

    
Inicia em 10/09/2023 às 0h 0 e finaliza em 15/09/2023 às 23h 0
    
Inicia em 14/09/2023 às 9h 0 e finaliza em 16/09/2023 às 16h 0
    
Inicia em 14/09/2023 às 9h 0 e finaliza em 16/09/2023 às 16h 0
REOFERTA (15/09/2023 - 15/09/2023)

REOFERTA DA DISCIPLINA

    
Inicia em 07/04/2024 às 0h 0 e finaliza em 20/04/2024 às 23h 59
    
Inicia em 08/04/2024 às 0h 0 e finaliza em 20/04/2024 às 23h 59
Frequências da Turma

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Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2023200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
2 2023200**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 AM
3 2023200**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
4 2023200**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
5 2023200**** 6,0 10,0 10,0 7.6 0 AM
6 2023200**** 6,0 10,0 10,0 7.6 0 AM
7 2023200**** 6,0 10,0 10,0 7.6 0 AM
8 2023200**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
9 2023201**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 AM
10 2023200**** 4,0 10,0 10,0 6.4 0 AM
11 2023200**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
12 2023200**** 6,0 10,0 10,0 7.6 0 AM
13 2023200**** 6,0 10,0 10,0 7.6 0 AM
14 2023200**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
15 2023200**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 AM
16 2023200**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
17 2023200**** 6,0 9,0 10,0 7.4 0 AM
18 2023200**** 5,0 10,0 10,0 7.0 0 AM
19 2023200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
20 2023200**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
21 2023200**** 7,0 10,0 10,0 8.2 0 AM
22 2023200**** 5,0 10,0 10,0 7.0 0 AM
23 2023200**** 6,0 9,5 10,0 7.5 0 AM
24 2023200**** 6,0 10,0 10,0 7.6 0 AM
25 2023201**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
26 2023200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
27 2023200**** 7,0 0,0 10,0 6.2 0 AM
28 2023200**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 AM
29 2023200**** 7,0 10,0 10,0 8.2 0 AM
30 2023200**** 6,0 10,0 10,0 7.6 0 AM
31 2023200**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 AM
32 2023201**** 5,0 10,0 10,0 7.0 0 AM
33 2023200**** 7,0 9,0 8,5 7.7 0 AM
34 2023200**** 3,5 10,0 10,0 6.1 0 AM
35 2023200**** 9,0 9,0 10,0 9.2 0 AM
36 2023200**** 9,0 10,0 9,0 9.2 0 AM
37 2023200**** 8,0 8,0 0,0 6.4 0 AM
38 2023201**** 10,0 9,5 10,0 9.9 0 AM
39 2023200**** 6,0 10,0 10,0 7.6 0 AM
40 2023200**** 5,0 10,0 10,0 7.0 0 AM
41 2023201**** 6,0 10,0 10,0 7.6 0 AM
42 2023200**** 7,0 10,0 10,0 8.2 0 AM
43 2023200**** 6,0 10,0 10,0 7.6 0 AM
44 2023200**** 6,0 10,0 10,0 7.6 0 AM
45 2023200**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 AM
46 2023201**** 6,0 10,0 10,0 7.6 0 AM
47 2023200**** 7,0 10,0 10,0 8.2 0 AM
48 2023200**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
49 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
50 2023200**** 7,0 10,0 10,0 8.2 0 AM
51 2023200**** 5,0 10,0 10,0 7.0 0 AM
52 2023201**** 6,0 10,0 10,0 7.6 0 AM
53 2023200**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 AM
54 2023200**** 4,0 10,0 10,0 6.4 0 AM
55 2023201**** 5,0 10,0 10,0 7.0 0 AM
56 2023201**** 3,5 10,0 10,0 6.1 0 AM
57 2023201**** 3,5 10,0 10,0 6.1 0 AM
58 2023200**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 AM
59 2023200**** 5,0 10,0 10,0 7.0 0 AM
60 2023200**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
61 2023200**** 6,0 10,0 10,0 7.6 0 AM

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Título

Data
Informação IMPORTANTE! 14/09/2023

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1092 27/07/2024 08:58