Metodologia de Ensino e Avaliação
			
				| Metodologia: | 
					O curso será ministrado presencial, terá como princípio básico a prática reflexiva-crítica apoiada em metodologias ativas.  A aula é um momento de encontro, de troca de saberes e de produção de conhecimentos, de práticas e de interação entre os sujeitos. Esta disciplina tem por finalidade discutir o planejamento do projeto de pesquisa e do produto educacional decorrete do desenvolvimento da pesquisa considerando os fundamentos teóricos e metodológicos da pesquisa em Ensino de Física e o produto educacional como parte da investigação sobre tema específico pertinente ao currículo da Educação Básica a ser aplicado durante o desenvolvimento da pesquisa e acompanhamento da aplicação do Produto Educacional. Para tanto, tem como princípio a participação ativa e comprometida, o diálogo entendido como escuta e fala, a contextualização, a problematização, a relação teoria e prática. Neste sentido, os estudantes serão estimulados à participação efetiva nas aulas e o envolvimento nas discussões teórico-práticas. No decorrer do processo de ensino e aprendizagem serão indicadas atividades específicas a serem realizadas individualmente e/ou em grupo tais como: 	Aulas dialogadas, reflexões, discussões de textos; 	trabalhos escritos: leitura e fichamento de textos, elaboração de sínteses, elaboração de glossário e de sumário, mapa conceitual, individual e em grupo utilizarão de metodologias ativas; 	vídeo, documentários, como recursos metodológicos;  	Estudo dirigido, seminários e apresentação de trabalhos fundamentados em autores de livros/textos indicados;  
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				| Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: | 
				O processo de avaliação da aprendizagem será efetivado conforme disposições legais do MNPEF/UFPI e incluirá a observação dos seguintes aspectos: frequência mínima de 75% das aulas; assiduidade, pontualidade, responsabilidade, interesse, participação e compromisso pelas atividades propostas e desenvolvidas em sala; qualidade dos trabalhos produzidos; postura profissional, autodisciplina, relacionamento; 	Dessa forma, os procedimentos e instrumentos avaliativos serão feitos por meio do acompanhamento contínuo do desempenho do(a) aluno(a), sob forma de Seminários apresentação de produções escritas e elaboração do Projeto de Pesquisa/Produto Educacional; 	A nota obedecera uma escala de 0 (zero) a 10 (dez) e será APROVADO por MÉDIA (AM), na disciplina, o(a) aluno(a) que obtiver média das notas igual ou superior a 7,0 (sete) e, REPROVADO por NOTA (RN), sem direito a exame final, o aluno que obtiver média das notas inferior a 4,0 (<4,0). O(a) aluno(a) que obtiver média das notas igual ou superior a 4,0 (> 4,0) e menor do que 7,0 (< 7,0) será submetido ao exame final (EF). Neste caso, será considerado(a) aprovado(a) por EF se obtiver média   aritmética [(Média das Notas + Nota do Exame Final)/2] igual ou superior a 6,0 (≥ 6,0).
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				| Horário de atendimento:
				 | Sexta-feira 14:00h às 16:00h | 
			
			
				| Bibliografia:
				 | REFERÊNCIAS
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  ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6028: Informação e documentação  Resumo, resenha e recensão  Apresentação. Rio de Janeiro, 2021.
  ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14724: informação e documentação  trabalhos acadêmicos. Rio de Janeiro: ABNT, 2011.
  ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15287: princípios gerais para apresentação de projeto de pesquisa. Rio de Janeiro: ABNT, 2011.
  ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6027. Informação e documentação - sumário - apresentação. Rio de janeiro: ABNT, 2012.
  ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: informação e documentação  referências  elaboração.  Rio de Janeiro: ABNT, 2018.
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   BISOGNIN, E. Produtos educacionais: análise da produção do Mestrado Profissional em Ensino de Física e de Matemática do Centro Universitário Franciscano de Santa Maria, Rio Grande do Sul. Disponível em: file:///Users/neutonalves/Downloads/37938-158708-1-PB%20(1).pdf. Acesso em: 1 mar. 2022.    
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