-

MNPEF-UFPI021 - PLANEJAMENTO DA PESQUISA E DO PRODUTO EDUCACIONAL II - Turma: 01 (2023.2)

Tópicos Aulas
Apresentação do plano de disciplina com comentários; levantamento do projeto pensado pelos mestrandos na elaboração de acordo com o objeto de estudo na pesquisa (29/09/2023 - 29/09/2023)
Reflexão sobre o que significa o produto e orientações de como planejá-lo (06/10/2023 - 06/10/2023)
pesquisas e estudos de produtos já defendidos (13/10/2023 - 13/10/2023)
planejamento em grupo, de 3 membro, do seminário: produto educacional em foco (20/10/2023 - 20/10/2023)
Pratica: estudos e organização do Seminário (27/10/2023 - 27/10/2023)
Seminário: Produto educacional em foco, avaliação 1 (03/11/2023 - 03/11/2023)
o produto educacionale sua elaboração em conformidade com o objeto de pesquisa (10/11/2023 - 10/11/2023)
Prática: elaboração do produto educacional (17/11/2023 - 17/11/2023)
Prática e análise do produto produzido (24/11/2023 - 24/11/2023)
socialização da produção textual (01/12/2023 - 01/12/2023)
Prática:elaboração da escrita final do Produto educacional de acordo com o template do MNPEF (08/12/2023 - 08/12/2023)
seminário: socialização do planejamento do produto e entrega do texto para análise - avaliação 2 (15/12/2023 - 15/12/2023)
seminário: socialização do planejamento do produto e entrega do texto para análise- avaliação 2 (22/12/2023 - 22/12/2023)
seminário: socialização do planejamento do produto e entrega do texto para análise- avaliação 2 (12/01/2024 - 12/01/2024)
seminário: socialização do planejamento do produto e entrega do texto para análise - avaliação 2 (19/01/2024 - 19/01/2024)
Frequências da Turma
# Matrícula SET OUT NOV DEZ JAN Total
22 29 06 20 27 03 10 17 24 01 15 22 05 12 19
1 2023100**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 2 2 7
2 2023100**** 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 4
3 2023100**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
4 2023100**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 4
5 2023100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2
6 2023100**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2
7 2023100**** 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 4
8 2023100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2
9 2023100**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 4
10 2023100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 4
11 2023100**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 4
12 2022100**** 0 0 0 2 2 0 2 2 2 2 2 2 0 2 2 20
13 2023100**** 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 6
14 2023100**** 0 0 0 1 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 7
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2023100**** 8,0 7,0 7.5 7 AM
2 2023100**** 8,0 7,0 7.5 6 AM
3 2022100**** 0,0 0,0 0.0 20 RF
4 2023100**** 10,0 10,0 10.0 4 AM
5 2023100**** 9,0 9,0 9.0 4 AM
6 2023100**** 9,0 9,5 9.3 2 AM
7 2023100**** 9,0 9,0 9.0 2 AM
8 2023100**** 9,0 9,0 9.0 4 AM
9 2023100**** 10,0 10,0 10.0 2 AM
10 2023100**** 10,0 9,5 9.8 2 AM
11 2023100**** 8,0 8,0 8.0 4 AM
12 2023100**** 9,0 9,0 9.0 2 AM
13 2023100**** 8,0 8,0 8.0 4 AM
14 2023100**** 8,0 8,0 8.0 7 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: A disciplina é constituída pela participação dos alunos de pós-graduação do MNPEF – UFPI, ao longo de seu mestrado, dos seminários semanais. Estes seminários são dados através de palestras ministradas pelos estudantes ou por professores convidados, do polo ou de outras universidades. A programação é definida conjuntamente pelos grupos de pesquisas, professores orientadores e comissão de pós-graduação do MNPEF-UFPI.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia:  O curso será ministrado presencial, terá como princípio básico a prática reflexiva-crítica apoiada em metodologias ativas. A aula é um momento de encontro, de troca de saberes e de produção de conhecimentos, de práticas e de interação entre os sujeitos. Esta disciplina tem por finalidade discutir o planejamento do projeto de pesquisa e do produto educacional decorrete do desenvolvimento da pesquisa considerando os fundamentos teóricos e metodológicos da pesquisa em Ensino de Física e o produto educacional como parte da investigação sobre tema específico pertinente ao currículo da Educação Básica a ser aplicado durante o desenvolvimento da pesquisa e acompanhamento da aplicação do Produto Educacional. Para tanto, tem como princípio a participação ativa e comprometida, o diálogo entendido como escuta e fala, a contextualização, a problematização, a relação teoria e prática. Neste sentido, os estudantes serão estimulados à participação efetiva nas aulas e o envolvimento nas discussões teórico-práticas. No decorrer do processo de ensino e aprendizagem serão indicadas atividades específicas a serem realizadas individualmente e/ou em grupo tais como:
 Aulas dialogadas, reflexões, discussões de textos;
 trabalhos escritos: leitura e fichamento de textos, elaboração de sínteses, elaboração de glossário e de sumário, mapa conceitual, individual e em grupo utilizarão de metodologias ativas;
 vídeo, documentários, como recursos metodológicos;
 Estudo dirigido, seminários e apresentação de trabalhos fundamentados em autores de livros/textos indicados;
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: O processo de avaliação da aprendizagem será efetivado conforme disposições legais do MNPEF/UFPI e incluirá a observação dos seguintes aspectos: frequência mínima de 75% das aulas; assiduidade, pontualidade, responsabilidade, interesse, participação e compromisso pelas atividades propostas e desenvolvidas em sala; qualidade dos trabalhos produzidos; postura profissional, autodisciplina, relacionamento;
 Dessa forma, os procedimentos e instrumentos avaliativos serão feitos por meio do acompanhamento contínuo do desempenho do(a) aluno(a), sob forma de Seminários apresentação de produções escritas e elaboração do Projeto de Pesquisa/Produto Educacional;
 A nota obedecera uma escala de 0 (zero) a 10 (dez) e será APROVADO por MÉDIA (AM), na disciplina, o(a) aluno(a) que obtiver média das notas igual ou superior a 7,0 (sete) e, REPROVADO por NOTA (RN), sem direito a exame final, o aluno que obtiver média das notas inferior a 4,0 (<4,0). O(a) aluno(a) que obtiver média das notas igual ou superior a 4,0 (> 4,0) e menor do que 7,0 (< 7,0) será submetido ao exame final (EF). Neste caso, será considerado(a) aprovado(a) por EF se obtiver média
aritmética [(Média das Notas + Nota do Exame Final)/2] igual ou superior a 6,0 (≥ 6,0).
Horário de atendimento: Sexta-feira 14:00h às 16:00h
Bibliografia: REFERÊNCIAS

ANDRÉ, M. A pesquisa sobre formação de professores: contribuições à delimitação do campo. In: DALBEN, A. et al. Convergências e tensões no campo: da formação e do trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10520: informação e documentação – citações em documentos – apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2002.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6028: Informação e documentação — Resumo, resenha e recensão — Apresentação. Rio de Janeiro, 2021.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14724: informação e documentação – trabalhos acadêmicos. Rio de Janeiro: ABNT, 2011.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15287: princípios gerais para apresentação de projeto de pesquisa. Rio de Janeiro: ABNT, 2011.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6027. Informação e documentação - sumário - apresentação. Rio de janeiro: ABNT, 2012.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: informação e documentação – referências – elaboração. Rio de Janeiro: ABNT, 2018.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6022. Informação e documentação. Artigo em publicação periódica técnica e/ou científica – Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2018.

BISOGNIN, E. Produtos educacionais: análise da produção do Mestrado Profissional em Ensino de Física e de Matemática do Centro Universitário Franciscano de Santa Maria, Rio Grande do Sul. Disponível em: file:///Users/neutonalves/Downloads/37938-158708-1-PB%20(1).pdf. Acesso em: 1 mar. 2022.

CRESWELL, John W. ; CLARK, Vicki L. P. Pesuisa de métodos mistos ; tradução: MagdaFrança Lopes ; revisão técnica: Dirceu da silva. – 2. ed. – Porto Alegre : Penso, 2013.

. DEMO, P. Pesquisa: princípio científico e educativo. São Paulo: Cortez, 2011.
FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em Educação Matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas, SP: Autores Associados, 2012 - (Coleção formação de professores).

FUCHS, A. M. S.; FRANÇA, M. N.; PINHEIRO, M. S. de F. Guia para normalização de publicações técnico-científicas. Uberlândia: EDUFU, 2013.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2010. GIL, A. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2011.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
29/09/2023
29/09/2023
Apresentação do plano de disciplina com comentários; levantamento do projeto pensado pelos mestrandos na elaboração de acordo com o objeto de estudo na pesquisa
06/10/2023
06/10/2023
Reflexão sobre o que significa o produto e orientações de como planejá-lo
13/10/2023
13/10/2023
pesquisas e estudos de produtos já defendidos
20/10/2023
20/10/2023
planejamento em grupo, de 3 membro, do seminário: produto educacional em foco
27/10/2023
27/10/2023
Pratica: estudos e organização do Seminário
03/11/2023
03/11/2023
Seminário: Produto educacional em foco, avaliação 1
10/11/2023
10/11/2023
o produto educacionale sua elaboração em conformidade com o objeto de pesquisa
17/11/2023
17/11/2023
Prática: elaboração do produto educacional
24/11/2023
24/11/2023
Prática e análise do produto produzido
01/12/2023
01/12/2023
socialização da produção textual
08/12/2023
08/12/2023
Prática:elaboração da escrita final do Produto educacional de acordo com o template do MNPEF
15/12/2023
15/12/2023
seminário: socialização do planejamento do produto e entrega do texto para análise - avaliação 2
22/12/2023
22/12/2023
seminário: socialização do planejamento do produto e entrega do texto para análise- avaliação 2
12/01/2024
12/01/2024
seminário: socialização do planejamento do produto e entrega do texto para análise- avaliação 2
19/01/2024
19/01/2024
seminário: socialização do planejamento do produto e entrega do texto para análise - avaliação 2
Avaliações
Data Descrição
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1074 06/05/2024 21:47