-

PPGCOM004 - ENSINO ORIENTADO (ESTÁGIO DE DOCÊNCIA) - Turma: 01 (2023.2)

Tópicos Aulas
Aula 1 (27/09/2023 - 27/09/2023)
Apresentação do Plano de Disciplina O processo ensino-aprendizagem e a prática pedagógica: visão panorâmica.
   Plano de Curso 
Plano de curso da disciplina
  Cronograma de aulas e planejamento 
Datas das aulas, conteúdos, indicação de leituras e atividades.
  Texto 1 para aula 1 - Ensinar a alegria 
Autoria: Rubem Alves
  Texto complementar - Aula 3 
Capítulo 5 (Como utilizar estratégias para facilitar a aprendizagem) – Livro: GIL, Antonio Carlos. Didática do Ensino Superior. 2.ed. São Paulo: Atlas, 2018.
Aula 2 (04/10/2023 - 04/10/2023)
O processo ensino-aprendizagem e a prática pedagógica: visão panorâmica. Planejamento, execução, avaliação: visão geral.
  Texto 2 - Aula 2 
O professor universitário no século XXI
  Texto 1 - Aula 2 
A complicada arte de ver
  Texto para leitura complementar - Aula 2 
Como planejar o ensino
Aula 3 (25/10/2023 - 25/10/2023)
Planejamento de ensino. A organização do trabalho docente. Estratégias de ensino. Plano de curso e plano de aula.
  Texto 1 - Aula 3 
Capítulo 2 (Quem é o professor universitário) – Livro: GIL, Antonio Carlos. Didática do Ensino Superior. 2.ed. São Paulo: Atlas, 2018.
  Texto 2 - Aula 3 
Capítulo 15 (Qual o lugar da ética no ensino superior) – Livro: GIL, Antonio Carlos. Didática do Ensino Superior. 2.ed. São Paulo: Atlas, 2018.
  Texto 2 complementar - Aula 3 
Capítulo 6 (Como planejar o ensino – somente págs. 85-92 – A partir do item 6.3) – Livro: GIL, Antonio Carlos. Didática do Ensino Superior. 2.ed. São Paulo: Atlas, 2018.
Aula 4 (01/11/2023 - 01/11/2023)
Produção do plano de curso. Atividade prática, com estudo prévio orientado.
Aula 5 (22/11/2023 - 22/11/2023)
Seminários.
Aula 6 (29/11/2023 - 29/11/2023)
Seminários.
Aula 7 (06/12/2023 - 06/12/2023)

Prática docente: reflexões. Formas de avaliação. O estágio docente no Curso de Jornalismo.

Aula 8 (13/12/2023 - 13/12/2023)

Apresentação dos planos de curso.

Aula 9 (20/12/2023 - 20/12/2023)

Recuperando a ideia de planejamento no tripé "Planejar-Executar-Avaliar". Apresentações dos planos de curso elaborados pelos mestrandos. Observações.

Frequências da Turma
# Matrícula SET OUT NOV DEZ Total
27 04 25 01 22 29 06 13 20
1 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2023100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2023100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2023100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2023100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 4
6 2023100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2023100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2023100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2023100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2023100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2023100**** 9,5 9.5 0 AM
2 2023100**** 9,5 9.5 0 AM
3 2023100**** 10,0 10.0 0 AM
4 2023100**** 10,0 10.0 0 AM
5 2023100**** 10,0 10.0 0 AM
6 2023100**** 9,5 9.5 0 AM
7 2023100**** 9,5 9.5 0 AM
8 2023100**** 10,0 10.0 0 AM
9 2023100**** 10,0 10.0 0 AM
10 2022100**** 10,0 10.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Exercício de atividade pedagógica em disciplina dos Cursos de Graduação em Comunicação. Planejamento e desenvolvimento de programas, envolvendo aulas práticas e suas técnicas, visando estimular capacidades didáticas, ampliar a integração entre o mestrado e a graduação e possibilitar ao estudante a experiência prática no ensino universitário, que é um dos campos de atuação profissional conseqüentes à formação pósgraduada.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: - Aulas expositivas e dialogadas.
- Leitura de textos.
- Atividades práticas. Seminários e debates.
- Análise de casos.

A disciplina será desenvolvida por meio de aulas expositivas e dialogadas, com discussão de textos, uso de slides / vídeos e estudo de casos. Recorrer-se-á a atividades que possibilitem a articulação teórico-prática, propiciando reflexões sobre a prática docente, estimulando o mestrando a construir uma proposta de ação pedagógica crítica, considerando as condições pessoais e profissionais na realidade em que está inserido. Assim, será necessária participação nas aulas presenciais, leitura dos textos indicados e realização das atividades sugeridas.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: O desempenho do mestrando será avaliado individualmente, considerando-se os seguintes critérios: frequência às aulas, participação nas discussões e qualidade das atividades realizadas.

- Avaliação qualitativa: frequência e participação nas discussões propostas .......... 1 ponto
- Seminários .............................................................................................................. 4 pontos
- Plano de curso ........................................................................................................ 5 pontos

Horário de atendimento: Quinta - 9 as 10h
Bibliografia: BÁSICA:

Gil, Antonio Carlos. Metodologia do ensino superior. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.


COMPLEMENTAR:

ALVES, Lynn. Educação remota: entre a ilusão e a realidade. Educação: interfaces científicas, v. 8, n. 3, 2020, p. 348-364.

DIAZ BORDENAVE, J.; PEREIRA, Adair M. Como incentivar a participação ativa dos alunos. In: ______. Estratégias de ensino-aprendizagem. 30. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010, p.133-181.

GARRIDO, Pimenta; ALMEIDA, Maria Isabel de (Orgs.). Pedagogia universitária: caminhos para a formação de professores. São Paulo: Cortez, 2011.
LAPA, A. B.; PRETTO, Nelson de Luca. Inovar para a qualidade na educação digital. LisboaPortugal: Universidade Aberta, 2019. v. 6. 121p.

MORETTO, V. P. Prova: um momento privilegiado de estudo, não um acerto de contas. 8. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2008, p.85-137.
MASSETO, Marcos Tarciso. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo : Summus, 2003.
MASSETO, Marcos (Org.). Docência na universidade. 2. ed. Campinas: Papirus, 1998.
PARRENOUD, Philipe. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.
UFPI. Universidade Federal do Piauí. Projeto Pedagógico do Curso de Comunicação Social – Habilitação Jornalismo. Teresina: mimeo, 2005.

______. Normas de funcionamento dos cursos de Graduação da Universidade Federal do Piauí. Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão – CEPEX, Teresina, 2012.
VASCONCELOS, Lúcia M. Carvalho. A formação do professor do ensino superior. 2. ed. São Paulo: Pioneira, 2000.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Técnicas de ensino: por que não?. Campinas: Papirus, 1991.
VIELLA, M. dos Anjos L. Das intenções aos objetivos educativos. In: CASTANHO, S.; CASTANHO, M. E. (orgs.) Temas e textos em metodologia do ensino superior. 5. ed. Campinas-SP: 2008, p. 113-123.

Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
27/09/2023
27/09/2023
Aula 1
04/10/2023
04/10/2023
Aula 2
25/10/2023
25/10/2023
Aula 3
01/11/2023
01/11/2023
Aula 4
22/11/2023
22/11/2023
Aula 5
29/11/2023
29/11/2023
Aula 6
06/12/2023
06/12/2023
Aula 7
13/12/2023
13/12/2023
Aula 8
20/12/2023
20/12/2023
Aula 9
Avaliações
Data Descrição
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1082 16/06/2024 20:57