Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: |
A disciplina será realizada, 100% presencialmente, no Campus Amílcar Ferreira Sobral ? CAFS/UFPI, em Floriano ? PI. Todas as aulas teóricas serão ministradas na Sala Multiuso do Núcleo de História Natural da UFPI. Aulas práticas de laboratório serão realizadas no Laboratório de Microscopia ou Laboratório de Lupas, na mesma instituição. Aulas práticas de campo serão realizadas na Fazenda do Colégio Técnico de Floriano.
Material de uso individual: cada discente será responsável por trazer seus próprios equipamentos de proteção individual ? EPIs e itens de uso pessoal, a saber: pinças, botas, roupas de campo, lanternas de cabeça, perneiras, garrafa de água, lanches, etc. Caso tenham disponível, tragam seus próprios guarda-chuva entomológicos. Não é necessário trazer álcool ou potes para coletas.
Projeto de pesquisa: coletivamente, todos irão desenvolver uma pesquisa de campo, com ecologia de aranhas. A pesquisa objetivará comparar a fauna de aranhas de sub-bosque e de dossel de faveira-de-bolota (Fabaceae, Parkia platycephala Benth., 1841). As coletas da fauna de sub-bosque será realizada utilizando-se guarda-chuva entomológico, enquanto a coleta da fauna de copa será feita com funil de copa (descrito por Viana-Júnior et al. 2020). Ao todo, serão amostradas 10 árvores e a área de sub-bosque de suas respectivas copas. Cada árvore será amostrada por 2 horas, correspondendo a 04 subamostras de guarda-chuva entomológico e 01 amostra de funil de copa. Todos os indivíduos serão triados, identificados até o nível de família e morfotipados. Os dados serão analisados pelos discentes sob múltiplas perspectivas, utilizando-se linguagem em programação R. Adicionalmente, de cada árvore, será medido o diâmetro do tronco à 150 cm a partir do solo, bem como a área ocupada pela copa da árvore, como variáveis preditoras. Este desenho amostral poderá ser expandido ou reduzido, por questões logísticas e climáticas, em campo. O produto final desta atividade será preparado para publicação na forma de artigo científico. A autoria será discutida entre docente e discentes.
Saídas de campo adicionais: além da coleta de aranhas para a disciplina, iremos fazer amostragens de outros aracnídeos, incluindo ácaros. Estas coletas seguirão outras metodologias (ex.: coletas manuais com luz UV, extrator de Winkler, etc.). Espera-se que sejam encontrados escorpiões, opiliões, solífugos, ácaros e esquizômidos na localidade amostrada.
Seminários: individualmente, cada discente irá apresentar um seminário. Este seminário, necessariamente, será realizado na manhã do dia 15/12/2023 e incluirá a participação dos discentes da disciplina Aracnologia, para a graduação em Biologia do CAFS/UFPI. Cada discente deverá escolher até o dia 04/12/2023, o artigo que gostaria de apresentar e enviar ao professor (por e-mail carvalho@ufpi.edu.br), para avaliação do artigo escolhido. Artigos escolhidos podem tratar sobre qualquer ordem de Arachnida e devem: (1) ter sido publicados em periódicos científicos (ou seja: teses, dissertações, capítulos de livro, etc, não serão aceitos); e (2) ser de temas amplos ou casos experimentais (ou seja: um trabalho de descrição de uma única espécie-nova ou um inventário que só traga uma lista de espécie não serão aceitos). Cada discente terá até 20 (vinte) minutos para apresentação do seu seminário.
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Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
NOTA 1. Percentual de presença nas atividades programadas para a disciplina.
NOTA 2. Avaliação do desempenho de discentes nas atividades propostas. O docente registrará informações que impliquem em redução de nota, para fins de clareza desta nota.
NOTA 3. Avaliação do seminário pelo docente da disciplina.
NOTA 4. Avaliação do seminário pelos discentes de Biologia do CAFS/UFPI.
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Horário de atendimento:
| 08:00 - 12:00; 14:00 - 18:00h |
Bibliografia:
| Bibliografia básica: BECCALONI, J. 2009. Arachnids. Oakland: University of California Press. 320p. GONZAGA, M. O.; SANTOS, A. J.; JAPYASSU, H. F. Ecologia e Comportamento de Aranhas. Rio de Janeiro: Editora Interciência, 2007.
Bibliografia complementar: BALLESTEROS, J.A., SANTIBÁÑEZ-LÓPEZ, C.E., BAKER, C.M., BENAVIDES, L.R., CUNHA, T.J., GAINETT, G., ONTANO, A.Z., SETTON, E.V.W., ARANGO, C.P., GAVISH-REGEV, E., HARVEY, M.S., WHEELER, W.C., HORMIGA, G., GIRIBET, G. & SHARMA, P.P. 2022 Comprehensive Species Sampling and Sophisticated Algorithmic Approaches Refute the Monophyly of Arachnida. Molecular Biology and Evolution 39: 1?16. doi: 10.1093/molbev/msac021 BROWNELL, P. & POLIS, G.A. 2001. Scorpion biology and research. Oxford University Press, 431 pp. GIRIBET, G. 2018. Current views on chelicerate phylogeny?A tribute to Peter Weygoldt. Zoologischer Anzeiger, 273: 7-13. doi: 10.1016/j.jcz.2018.01.004. LOURENÇO, W.R. 2002. Scorpions of Brazil. 1st ed. Les Éditions l? If., Paris, 307 pp. PINTO-DA-ROCHA, R., MACHADO, G. & GIRIBET, G. 2007. Harvestmen: the biology of Opiliones. Harvard University Press, 596 pp. PUNZO, F. 1998. The Biology of Camel-Spiders. Springer US, Boston, MA. Available from: http://link.springer.com/10.1007/978-1-4615-5727-2 WEYGOLDT, P. 2000. Whip spiders (Chelicerata: Amblypygi): their biology, morphology and systematics. Apollo Books, 163 pp.
Todas obras acima listadas, além de algumas outras, estão disponíveis neste link: https://www.dropbox.com/sh/147ar43s0m1ykjx/AACqfGhezBpxszYwS2HTbkzka?dl=0
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