-

CPEV/CEAD001 - INTRODUÇÃO AO CURSO: ASPECTOS GERAIS - Turma: 26A (2023.2)

Tópicos Aulas
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (15/09/2023 - 30/09/2023)

Fonte:  Professora Formadora (2023)

 

Caro(a) aluno(a),

Caríssimos alunos e caríssimas alunas,

 

Sejam bem-vindos e bem-vindas ao processo formativo do Curso de Especialização em Currículo e Prática Docente nos Anos Iniciais no Ensino Fundamental, que se inicia com o SEMINÁRIO DE INTRODUÇÃO AO CURSO: ACOLHIMENTO E TRANSIÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.

Nas 15 noras de atividades pedagógicas a serem desenvolvidas neste componente curricular, conto com a participação de todos e todas na aula síncrona, para dialogarmos sobre os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, com ênfase na sua organização curricular, e, em face disso, pensarmos conjuntamente em questões como metodologia, em sentido geral, bem como, em sentido específico, para o acolhimento e os processos de transição nesse contexto.

Para que haja um melhor aproveitamento da disciplina, mediante ampliação de compreensão sobre o conteúdo e apropriação de novas aprendizagens, participem ativamente das atividades propostas.

Um excelente curso para todos e todas!

 

CONHEÇA O PROFESSOR:

 

Minicurrículo: Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí - UFPI (1997), especialização em Supervisão Escolar pela Universidade Estadual do Piauí - UESPI (2001), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Piauí - UFPI (2005) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (2015). Atualmente é professora adjunta, Nível 4, da Universidade Federal do Piauí. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino e Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Infantil, Estágio Supervisionado, Educação Matemática e Construtivismo Radical.

 

Saiba mais no Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5978224883509031

 

AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (15/09/2023 - 30/09/2023)

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

  • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
  • Fique atento à formatação das mensagens;
  • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
  • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
  • Seja cortês na comunicação.

 

 

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

 

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);

Professor como mediador, facilitador.

 

Neste espaço você terá acesso as gravações das aulas síncronas.

 

Aula Inaugural

 

https://drive.google.com/file/d/1Jryapc9MqS2feFf1-D-OOkh0uw9zVMnJ/view 

 

Aula 1

AULA DA DISCIPLINA CPDAIEF/CEAD (2023-09-15 18:56 GMT-3) - Google Drive 

   FÓRUM DE APRESENTAÇÕES E TIRA DÚVIDAS
Período de Habilitação: 15/09/2023 às 08:00 a 30/09/2023 às 23:59
UNIDADE I (15/09/2023 - 30/09/2023)

  • Ø Anos Iniciais do Ensino Fundamental: componentes curriculares; metodologias; acolhimento e processos de transição.   

Ampliar os saberes disciplinares e pedagógicos dos/as docentes, para solidificar os processos de formação continuada e de desenvolvimento profissional, sobretudo de acordo com a BNCC.

 

Discutir sobre a necessidade de acolhimento nas fases de transição escolar a fim de torná-las mais tranquilas e, portanto, menos traumáticas.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Fundamental. Brasília, DF: Ministério da Educação. 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 8 set. 2023.

 

SANTOS, M. M. O; LUCAS, M. A. O. F. Transição e Articulação entre Educação Infantil e Ensino Fundamental: Análise de Documentos Oficiais. Inter-Ação, Goiânia, v. 46, n.3, p. 1578-1592, set./dez. 2021. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5216/ia.v46i3.65145

 

MATERIAL COMPLEMENTAR:

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional). Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/572694/Lei_diretrizes_bases_4ed.pdf?seq uence=1&isAllowed=y. Acesso em: 08 set. 2023.

 

- VÍDEO

Documentário francês Ser e Ter.

Link de acesso: https://www.youtube.com/watch?v=S3NvjK3iHQk

Link: https://www.europecomics.com/author/daniel-pennac/

Daniel Pennacchioni é um premiado escritor francês conhecido apenas por Daniel Pennac. Mesmo tendo bastante dificuldade na escola, torna-se mestre em Letras e professor de Literatura. Todavia, deixa a profissão de professor para se dedicar inteiramente à literatura.

Pennac também escreve para crianças, livros que trazem lembranças da sua infância, do período escolar, a partir de uma escrita leve e cheia de humor. Um desses livros foi traduzido para o português com o título de Kamô e a ideia do século; e trata justamente da fase de transição, de um grupo de crianças, de um nível educacional para outro. Certamente uma leitura imperdível para adultos e crianças.

A seguir temos um link de uma breve conversa reflexiva de Pennac sobre seu tempo de escola, entre outros assuntos interessantes. Vale a pena assistir.

 

Link: https://www.youtube.com/watch?v=RMH2snBmkaA 

Para a unidade única do componente curricular SEMINÁRIO DE INTRODUÇÃO AO CURSO: ACOLHIMENTO E TRANSIÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, nossa meta é que os/as cursistas se apropriem dos conceitos básicos da temática em discussão, abrangendo aspectos como componentes curriculares, metodologias, acolhimento e processos de transição, cujo contexto são os Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

   FÓRUM I
Período de Habilitação: 15/09/2023 às 08:00 a 15/11/2023 às 23:59
AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA (15/09/2023 - 30/09/2023)
    
Inicia em 15/09/2023 às 0h 0 e finaliza em 15/11/2023 às 23h 59
Frequências da Turma

Nenhum item foi encontrado

Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2023202**** 8,0 9,0 9,0 8.4 0 MATRICULADO
2 2023202**** 10,0 9,0 9,0 9.6 0 MATRICULADO
3 2023202**** 8,0 9,0 9,0 8.4 0 MATRICULADO
4 2023202**** 8,0 9,0 9,0 8.4 0 MATRICULADO
5 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
6 2023202**** 7,0 9,0 9,0 7.8 0 MATRICULADO
7 2023202**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 MATRICULADO
8 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
9 2023202**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 MATRICULADO
10 2023202**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 MATRICULADO
11 2023202**** 8,0 9,0 9,0 8.4 0 MATRICULADO
12 2023202**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 MATRICULADO
13 2023202**** 8,0 9,0 9,0 8.4 0 MATRICULADO
14 2023202**** 8,0 9,0 9,0 8.4 0 MATRICULADO
15 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
16 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
17 2023202**** 9,5 9,5 9,0 9.4 0 MATRICULADO
18 2023202**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 MATRICULADO
19 2023202**** 10,0 9,0 9,0 9.6 0 MATRICULADO
20 2023202**** 10,0 9,0 9,0 9.6 0 MATRICULADO
21 2023202**** 8,0 9,0 9,0 8.4 0 MATRICULADO
22 2023202**** 10,0 9,0 9,0 9.6 0 MATRICULADO
23 2023202**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 MATRICULADO
24 2023202**** 9,0 9,0 8,5 8.9 0 MATRICULADO
25 2023202**** 9,0 9,0 7,0 8.6 0 MATRICULADO
26 2023202**** 8,0 9,0 9,0 8.4 0 MATRICULADO
27 2023202**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
28 2023202**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 MATRICULADO
29 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
30 2023202**** 8,0 9,0 9,0 8.4 0 MATRICULADO
31 2023202**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 MATRICULADO
32 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
33 2023202**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 MATRICULADO
34 2023202**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 MATRICULADO
35 2023202**** 10,0 9,0 9,0 9.6 0 MATRICULADO
36 2023202**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 MATRICULADO
37 2023202**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 MATRICULADO
38 2023202**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 MATRICULADO
39 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
40 2023202**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
41 2023202**** 9,5 9,5 8,0 9.2 0 MATRICULADO
42 2023202**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 MATRICULADO
43 2023202**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 MATRICULADO
44 2023202**** 9,0 9,5 9,5 9.2 0 MATRICULADO
45 2023203**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
46 2023202**** 10,0 9,0 9,0 9.6 0 MATRICULADO
47 2023202**** 8,0 9,0 9,0 8.4 0 MATRICULADO
48 2023202**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 MATRICULADO
49 2023202**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 MATRICULADO
50 2023202**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 MATRICULADO
51 2023202**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 MATRICULADO
52 2023202**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 MATRICULADO
53 2023202**** 6,0 10,0 10,0 7.6 0 MATRICULADO
54 2023202**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 MATRICULADO
55 2023202**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 MATRICULADO
56 2023202**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 MATRICULADO
57 2023202**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 MATRICULADO
58 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
59 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nenhum item foi encontrado

Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
URGENTE! 29/09/2023
URGENTE! 29/09/2023
AULA INAUGURAL 13/09/2023
INFORMATIVO ! 05/09/2023
ATENÇÃO! 21/08/2023

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb06.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1088 22/07/2024 11:30