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CQ/CEAD003 - QUÍMICA SUSTENTÁVEL - Turma: 5A (2023.2)

Tópicos Aulas
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (01/09/2023 - 30/09/2023)

 

Disponível em: https://clubedaquimica.com/2023/01/30/os-12-principios-da-quimica-verde/

 

PROFESSOR INDICA

Artigo:

The birth of green chemistry

(Estimulados pela legislação, os químicos criaram um conjunto de  princípios para controlar os danos ambientais)

Link: https://pubs.acs.org/doi/10.1021/cen-10126-cover10

 

Caro(a) aluno(a), 

 

A disciplina de química sustentável visa possibilitar uma formação mais humana e integral dos alunos a partir de conceitos de ensino que englobam as questões ambientais, ressaltando que o material de apoio tem como foco facilitar o processo de ensino do professor ao se trabalhar na perspectiva da química verde.

Para você ter o melhor aproveitamento da disciplina e contribuir para o processo de aprendizagem e realização das atividades, faz-se necessário acessar todos os conteúdos disponibilizados.

Será uma disciplina incrível onde iremos transitar na trilha formativa ao longo dos módulos de super trocas e aprendizagens.

Uma excelente trilha de aprendizagem!!

 

Você contará com o acompanhamento no percurso da disciplina do Professor:

Edvani Curti Muniz

 

CONHEÇA O PROFESSOR:

Licenciado em Química pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) em 1982. Mestre em Engenharia e Ciência dos Materiais pela UFRGS em 1986. Doutor em Ciências (Físico-Química) pela UNICAMP em 1993. Possui pós-doutorado (1998-2000) pela Université Libre de Bruxelles (ULB), Bélgica. Professor Titular, área de Físico-Química, do Dep. de Química da Universidade Estadual de Maringá (aposentado em julho/2016, atualmente voluntário). Professor Visitante na UTFPR, Londrina. Professor Titular Livre efetivo na UFPI (Dep. de Química), desde agosto/2019. É docente permanente (DP) nos seguintes programas de pós-graduação: Química da UEM; Ciência e Engenharia dos Materiais (PPGCEM) da UTFPR, Londrina-PR; Química da UFPI. Foi Coordenador do curso de graduação em Química da UEM de junho/1996 a julho/1998. Foi membro do Conselho Universitário da UEM de julho de 2006 a janeiro de 2008. Até julho de 2023 publicou 292 artigos em periódicos especializados. Possui cerca de 9920 citações no ISI, o que equivale a média de cerca de 34 citações por artigo publicado. Contribuiu com cerca de 400 trabalhos em congressos. Possui 14 capítulos de livros publicados. Possui 9 solicitações de patentes, e 03 (tres) patentes concedidas. É revisor de cerca de 50 periódicos internacionais e nacionais. É membro de corpo editorial das revistas: Acta Scientiarum (UEM), Materials Research, Polímeros, e do Iranian Polymer Journal. Tem experiência em relação estrutura-propriedades de materiais poliméricos, quimiometria e análise multivariada da dados.

AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (01/09/2023 - 30/09/2023)

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

  • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
  • Fique atento à formatação das mensagens;
  • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
  • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
  • Seja cortês na comunicação.

 

 

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

 

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);

Professor como mediador, facilitador.

 

Neste espaço você terá acesso as gravações das aulas síncronas.

   FÓRUM DE APRESENTAÇÕES E TIRA DÚVIDAS
Período de Habilitação: 01/09/2023 às 08:00 a 30/09/2023 às 23:59
UNIDADE I (01/09/2023 - 30/09/2023)

 Parte 1: Conceito de Sustentabilidade e Desenvolvimento Sustentável

Disponível em: https://www.meioemensagem.com.br/marketing/desenvolvimento-sustentavel

Unidade I – Parte I:

  • Fórum 1 – Como a química se encaixa na sustentabilidade?
  • Consequências do efeito estufa

 Impactos das embalagens não-biodegradáveis para o meio ambiente

Apresentar aos alunos os princípios de Química Sustentável e avaliar aplicações nas diversas áreas da saúde humana e ambiental.    

Livros didáticos

Química para um futuro sustentável. 8ª Edição. Editora Mc Graw Hill.

DIAS, R. Gestão ambiental: Responsabilidade Social e Sustentabilidade. Atlas, 3ª edição, 2017, ISBN-10: 8597010339 e ISBN-13: 978-8597010336.

CORRÊA, A. G. E ZUN, V. Química Verde: Fundamentos e     Aplicações. São Carlos: EdUFScar, 2009. 172 p. ISBN: 978-85-7600-150-8.

 

Link para vídeo de apoio:

https://www.youtube.com/watch?v=X0Vb2Kefpxo

A Química Verde (QV) emerge na década de 1990 como uma resposta proativa da Química aos problemas do ambiente, sendo fruto do moderno ambientalismo estadunidense (décadas de 1960 a 1980), por meio de ações governamentais via Agência de Proteção Ambiental (EPA) dos Estados Unidos. Esses pesquisadores consideraram que não bastava limitar e controlar a exposição e o descarte dos produtos químicos, mas era necessário desenvolver rotas sintéticas e produtos químicos inerentemente seguros, agindo, assim, preventivamente aos danos ambientais.

 

Unidade I – Parte 2: Química Verde

Disponível   em:   https://www.pensamentoverde.com.br/economia-verde/entenda-qual-importancia-da-quimica-verde-para-o-meio-ambiente/


Unidade I – Parte II

Química Verde

  • Principais problemas ambientais gerados pela ação antropogênica e globalização.
  • EXERCÍCIO AVALIATIVO – UNIDADE I

Os alunos deverão ter a capacidade de detectar e propor soluções para problemas relacionados a processos que utilizam ou geram substâncias danosas ao ambiente

Livros didáticos

BAIRD, C. Química Ambiental. 2ª Edição. Bookman, 2002.

SPIRO, T. G.; STIGLIANI, W. M. Química Ambiental. 2. ed. São Paulo: Pearson, 2009.

 

Link para vídeo de apoio:

https://www.youtube.com/watch?v=AAf0o0VZ8To

O processo de produção do setor químico se baseia no uso de recursos fósseis e não renováveis. Com isso, não existe um ciclo dos produtos, fazendo com que suas funções fiquem restritas e que não possam ser utilizados em outros processos. A nova geração de produtos químicos está sendo projetada para que possamos extrair o máximo de funcionalidade de cada produto e reduzir ou eliminar os impactos de seu desenvolvimento e uso. 

    FORÚM 1: (Site) 
    ATIVIDADE 1 (Site) 
UNIDADE II (01/09/2023 - 30/09/2023)

 

Unidade II – Parte I: Implicações das novas tecnologias e da nanotecnologia na sustentabilidade. Recursos Naturais. Fontes de Energia Renováveis e Não Renováveis

Disponível em: https://www.todamateria.com.br/fontes-de-energia/

Unidade II – Parte I

Implicações das novas tecnologias e da nanotecnologia na sustentabilidade. Recursos Naturais. Fontes de Energia Renováveis e Não Renováveis

  • Fórum 2 – Energia renovável e não renovável
  • Consequências do uso de combustíveis fósseis
  • Vantagens do uso de energia renovável

 

 

Proporcionar ao aluno o conhecimento sobre a evolução do conceito de desenvolvimento sustentável, abordando as vertentes ambiental, econômica e social.

Livros didáticos

BAIRD, C. Química Ambiental. 2ª Edição. Bookman, 2002.

 

SPIRO, T. G.; STIGLIANI, W. M. Química Ambiental. 2. ed. São Paulo: Pearson, 2009.

 

Link para vídeo de apoio:

https://www.youtube.com/watch?v=LOnOWtSj7hY

O país como um todo oferece excelentes condições para a produção de energia solar. O Nordeste lidera a lista de locais com os maiores valores de irradiação solar global, com a maior média e a menor variabilidade anual entre todas as regiões geográficas. Isso se deve à sua localização mais próxima à linha do Equador. Logo em seguida vêm as regiões Centro-Oeste e Sudeste.

 

 

Unidade II – Parte II: Materiais poliméricos e suas  formas de reciclagem

 

Disponível em:   https://iwastes.com/2022/03/31/quais-sao-os-tipos-de-plasticos-reciclaveis/


Parte II - Materiais poliméricos e suas formas de reciclagem.

  • Microplásticos
  • Tipos de reciclagem de polímeros
  • EXERCÍCIO AVALIATIVO – UNIDADE II

Apresentar os diversos processos utilizados atualmente na reciclagem e reutilização dos materiais poliméricos plásticos,as inovações questão cada vez mais próximas da realidade.

Livros didáticos

  • Química para um futuro sustentável. 8ª Edição. Editora Mc Graw Hill.
  • DIAS, R. Gestão ambiental: Responsabilidade Social e Sustentabilidade. Atlas, 3ª edição, 2017, ISBN-10: 8597010339 e ISBN-13: 978-8597010336.

 

Link para vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=hwxIoW3cj4U

É de suma importância se informar acerca dos produtos que consumimos, já que, ao sabermos do verdadeiro impacto que causamos, podemos nos levantar contra atitudes “verdes” falsas e exigir ações concisas que auxiliem verdadeiramente na conservação do meio ambiente. Todos podemos contribuir de alguma forma para o meio ambiente, seja pela conscientização de amigos e parentes, ou até mesmo pelo consumo consciente de produtos, optando por aqueles com a menor pegada ecológica

    FORÚM 2: (Site) 
    ATIVIDADE 2 (Site) 
AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA (01/09/2023 - 30/09/2023)
    AVALIAÇÃO 1 (Site) 
    SEGUNDA CHAMADA (Site) 
Frequências da Turma

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Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
2 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
3 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
4 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
5 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
6 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
7 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
8 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
9 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
10 2023200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
11 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
12 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
13 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
14 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
15 2023200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
16 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
17 2023200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
18 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
19 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
20 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
21 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
22 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
23 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
24 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
25 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
26 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
27 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
28 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
29 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
30 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
31 2023200**** 10,0 0,0 10,0 8.0 0 AM
32 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
33 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
34 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
35 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
36 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
37 2023201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
38 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
39 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
40 2023200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
41 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
42 2023200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
43 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
44 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
45 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
46 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
47 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
48 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
49 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
50 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
51 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
52 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
53 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
54 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
55 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
56 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
57 2023200**** 10,0 5,0 10,0 9.0 0 AM
58 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
59 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM

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Link da aula sincrona 2 23/09/2023

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