Programa e Bibliografia (04/10/2023 - 17/01/2024)
Conteúdo programático
1. O ESTRUTURALISMO LÉVI-STRAUSSIANO
2. ESTRUTURA E HISTÓRIA
3. A ANTROPOLOGIA INTERPRETATIVA DE CLIFFORD GEERTZ
4. A ESCRITA ETNOGRÁFICA, A CRÍTICA PÓS-MODERNA E O DESLOCAMENTO DE CONCEITOS
5. ATUALIZAÇÕES SOBRE DIFERENÇA CULTURAL
6.RELATIVISMO CULTURAL E ALTERIDADE EM PERSPECTIVA
7. O CONCEITO DE CULTURA EM QUESTÃO
8. PERSPECTIVAS PÓS-COLONIAIS
9. O CONCEITO DE SOCIEDADE: CRÍTICAS E PROPOSIÇÕES CONTEMPORÂNEAS
10. RECONFIGURAÇÕES DA DICOTOMIA NATUREZA E CULTURA: O CASO DA NOÇÃO DE PESSOA
11. SABERES, PODERES E AFETOS NA PRODUÇÃO ANTROPOLÓGICA
12. REFLEXÕES CONTEMPORÂNEAS SOBRE ETNOGRAFIA
Bibliografia
ABU-LUGHOD, Lila. ?A escrita contra a cultura?. Equatorial v.5 n.8, p. 193-226, 2018.
ABU-LUGHOD, Lila. As mulheres muçulmanas precisam realmente de salvação?: reflexões antropológicas sobre o relativismo cultural e seus outros. Rev. Estud. Fem. [online]. 2012, vol.20, n.2, pp.451-470.
CALDEIRA, Teresa. ?A presença do autor e a pós-modernidade em antropologia?. Novos Estudos CEBRAP, n. 21, 1988.
CARNEIRO DA CUNHA, Manuela. ??Cultura? e cultura: conhecimentos tradicionais e direitos intelectuais?. In: Cultura com aspas e outros ensaios. São Paulo: Cosac Naif.
CLIFFORD, James. ?Sobre a autoridade etnográfica?. In: CLIFFORD, James. A experiência etnográfica: antropologia e literatura no século XX. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2002.
FABIAN, Johannes. ?O tempo e o outro emergente?. In: FABIAN, Johannes. O tempo e o outro: comoa antropologia estabelece seu objeto. Petrópolis: Vozes, 2013. (p. 39-70).
FANON, Frantz. ?Da violência?. In: FANON, Frantz. Os condenados da terra. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968 (p. 23-86).
FAVRET-SAADA, Jeanne. ?Ser afetado?. Cadernos de campo (USP), n. 13, ano 14, 2005. [LER TAMBÉM A INTRODUÇÃO DE MARCIO GOLDMAN À TRADUÇÃO]
GEERTZ, Clifford. ?Estar lá: a antropologia e o cenário da escrita? e ?Estar aqui: de quem é a vida afinal??. In: Obras e vidas: O antropólogo como autor. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2005.
GEERTZ, Clifford. ?Uma Descrição Densa: Por uma Teoria Interpretativa da Cultura?. In: A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 2008.
GEERTZ, Clifford. ??Do ponto de vista dos nativos?: a natureza do entendimento antropológico?. In: O saber local. Petrópolis: Vozes, 2014. Pp. 60-74.
GEERTZ, Clifford. ?Anti anti-relativismo?. In: Nova luz sobre a antropologia. Rio de Janeiro: Zahar, 2001, p. 47-67.
GOLDMAN, Marcio. ?Os tambores dos mortos e os tambores dos vivos. Etnografia, antropologia e política em Ilhéus, Bahia?. Revista De Antropologia, 46(2), 2003, pp. 423-444.
GUPTA, Akhil; FERGUSON, James. ?Mais além da cultura: espaço, identidade e política da diferença?. In: ARANTES, Antonio A. O espaço da diferença. Campinas: Papirus, 2000. (p. 30-49)
HARAWAY, Donna. ?Saberes Localizados: a questão da ciência para o feminismo e o privilégio da perspectiva parcial?. Cadernos Pagu, Campinas, n. 5, 1995.
HERZFELD, Michael. ?Orientações: antropologia como prática da teoria?. In:
. Antropologia: prática teórica na cultura e na sociedade. Petrópolis: Vozes, 2014, p. 17-39.
INGOLD, Tim. Antropologia não é etnografia. IN: Estar Vivo: ensaios sobre movimento, conhecimento e descrição. Rio de Janeiro: Vozes. 2015. pp. 327-347.
LÉVI-STRAUSS, Claude. ?A análise estrutural em linguistica e antropologia? e ?A noção de estrutura em etnologia?. In: Antropologia Estrutural. Trad.: Beatriz Perrone-Moisés. São Paulo: Cosac Naify, 2008.
LÉVI-STRAUSS, Claude. ?O feiticeiro e sua magia? e ?A eficácia simbólica?. In: Antropologia Estrutural. Trad.: Beatriz Perrone-Moisés. São Paulo: Cosac Naify, 2008.
LÉVI-STRAUSS, Claude. ?A ciência do concreto?. In: O pensamento selvagem. Trad.: Tânia Pellegrini. Campinas, SP: Papirus, 2006.
MOORE, Henrietta L. ?The changing nature of anthropological knowledge?. In: H. Moore (org.), The Future of Anthropological Knowledge. Londres: Routledge, 1996, pp. 1-15. https://antropologiafractal.files.wordpress.com/2016/01/e2809canthropological-theory- at-the-turn-of-the-centurye2809d.pdf
ORTNER, Sherry. Teoria na antropologia desde os anos 60. Mana vol. 17(2), 2011, p.419-
466. [disponível em: http://www.scielo.br/pdf/mana/v17n2/a07v17n2.pdf]
PEIRANO, Mariza. Etnografia não é método. Horizontes Antropológicos, 42(20): 377-391, 2014.
SAHLINS, Marshall. Ilhas de História. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2003. [Introdução; capítulos 2, 4 e 5]
SAHLINS, Marshall. ?La Pensée Bourgeoise - A sociedade ocidental enquanto cultura?. In: Cultura e razão prática. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2003.
SAHLINS. Metáforas Históricas e Realidades Míticas. Rio de Janeiro. Zahar.
STRATHERN, Marilyn. O efeito etnográfico. In: Strathern, Marilyn. O efeito etnográfico e outros ensaios. São Paulo: Cosac Naify, 2014.
STRATHERN, Marilyn. Os limites da autoantropologia. In: O efeito etnográfico e outros ensaios. São Paulo: Cosac Naify, 2014.
STRATHERN, Marilyn. Revolvendo as raízes da antropologia: algumas reflexões sobre 'relações'. In: Revista de Antropologia. São Paulo, Online, 59(1): 224-257 [abril/2016].
STRATHERN, Marilyn. ?Partes e todos: reconfigurando relações". In: O efeito etnográfico e outros ensaios. São Paulo: Cosac Naify, 2014.
STRATHERN, Marilyn. ?O conceito de sociedade está teoricamente obsoleto??. In: O efeito etnográfico. São Paulo: Cosac Naify, 2014, pp. 241-263.
VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. ?O nativo relativo?. Mana [online]. 2002, vol.8, n.1, pp.113-148.
VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. ?O conceito de sociedade em antropologia?. In: A inconstância da alma selvagem e outros ensaios em antropologia. São Paulo: Cosac Naify, 2002.
WAGNER, Roy. A invenção da cultura. São Paulo: Cosac Naify, 2010. [Prefácio, Introdução, Capítulos 1 e 2].
WAGNER, Roy. ?Existem grupos sociais nas terras altas da Nova Guiné?? Cadernos de Campo, n.19, 2010, pp. 237-257.