-

CFI/CEAD024 - PROCESSOS CRIATIVOS E FORMAÇÃO PARA O TRABALHO - Turma: 4A (2023.2)

Tópicos Aulas
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (14/09/2023 - 13/10/2023)

 

Caro(a) aluno(a),

 

A disciplina de PROCESSOS CRIATIVOS E FORMAÇÃO PARA O TRABALHO busca promover o desenvolvimento da criatividade e das expressões linguísticas, culturais e científicas na busca de soluções efetivas, funcionais e inovadoras para o ensino-aprendizagem por meio de práticas e dinâmicas interdisciplinares centradas na inovação de base criativa e Cocriativa, oriunda da metodologia de trabalho do Design Thinking.

Ao final da disciplina você terá adquirido novas competências e um potencial inovador e da criatividade no processo de ensino e aprendizagem para aplicação no seu cotidiano profissional, na sociedade e no mercado de trabalho, fazendo uso de ferramentas didáticas e de gestão.

Para tanto torna-se essencial que assista às aulas, acesse e estude todos os conteúdos disponibilizados, realize todas as atividades, participe e tire dúvidas.

Será um prazer estar com vocês compartilhando conhecimentos adquiridos ao longo de minha caminhada acadêmica. Estarei à disposição.

 

Você contará com o acompanhamento no percurso da disciplina da Prof.ª Dr.ª Simone Ferreira de Albuquerque

 

CONHEÇA O PROFESSOR:

Professora da Universidade Federal do Piauí – UFPI
Doutora em Desenvolvimento e Meio Ambiente
Mestra em História do Brasil
Graduada em Design de Moda

Bacharela em Odontologia

Especialista em Gestão de Negócios de Moda

Especialista em Docência do Ensino Superior


http://lattes.cnpq.br/7082740909012737 
https://orcid.org/0000-0002-8510-3134 

   Plano de Ensino - Processos Criativos e Formação para o Trabalho.pdf 
AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (14/09/2023 - 13/10/2023)

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

  • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
  • Fique atento à formatação das mensagens;
  • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
  • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
  • Seja cortês na comunicação.

 

 

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

 

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);

Professor como mediador, facilitador.

Neste espaço você terá acesso as gravações das aulas síncronas.

   FÓRUM DE APRESENTAÇÕES E TIRA DÚVIDAS
Período de Habilitação: 14/09/2023 às 08:00 a 13/10/2023 às 23:59
UNIDADE I (14/09/2023 - 13/10/2023)

TÓPICO 3: UNIDADE I

Processos Criativos e ensino-aprendizagem

CONTEÚDO

Conceitos e aspectos gerais do Processo Criativo;

Bloqueadores e facilitadores no processo criativo;

O Processo Criativo no processo ensino-aprendizagem

 

TÓPICO 4: UNIDADE I

Design Thinking e Educação

CONTEÚDO

Conceitos e suas aplicações;

O Design Thinking, o ensino-aprendizagem e a inovação no mercado de trabalho.

 

FÓRUM 1 – UNIDADE I

  • Compreender os conceitos de criatividade, pautando-se em suas relações com o comportamento humano e o ensino-aprendizagem;
  • Reconhecer a importância da criatividade no processo de ensino e aprendizagem;
  • Ser capaz de potencializar a criatividade;
  • Fazer uso de metodologias e ferramentas de criatividade para a solução de problemas;
  • Ser capaz de identificar problemas e elaborar soluções e estratégias de desenvolvimento do potencial inovador no mundo do trabalho.

- BIBLIOTECA VIRTUAL

Acessem a plataforma Periódicos Capes disponibilizada pela UFPI. Para quem nunca usou segue o link do tutorial https://ufpi.br/ultimas-noticias-nti/22904-acesso-aos-periodicos-da-capes-pelo-sistema-cafe. Lá vocês vão encontrar milhares de artigos, livros, teses, dissertações etc.  em todas as áreas do conhecimento.

- VÍDEOS

Vídeo: Criatividade e Inovação na Educação

Link: https://www.youtube.com/watch?v=OAuCtN4ZLCQ

 

Vídeo: Criatividade na prática: O que é ser criativo?

Link: https://www.youtube.com/watch?v=__0TXg2tvGo

 

Vídeo: Ensino Médio na BNCC: Processos Criativos

Link: https://www.youtube.com/watch?v=uDB5k1zZNB4

 Vídeo: Processo Criativo - Design Thinking

Link: https://www.youtube.com/watch?v=Bwjwb5aIcZ8 v

Vídeo: Design Thinking

Link: https://www.youtube.com/watch?v=5xRSOltxXnU

 

Vídeo: Design Thinking: O que é e suas 5 etapas fundamentais

Link: https://www.youtube.com/watch?v=5xRSOltxXnU

Vídeo: O que é Brainstorm?

Link https://www.youtube.com/watch?v=DG3sMlSQwS0 

Vídeo: Design Thinking na Educação

Linkhttps://www.youtube.com/watch?v=hF8nDPxm3eE

 

-  LINKS DE ARTIGO

Acessem a plataforma Periódicos Capes disponibilizada pela UFPI. Para quem nunca usou segue o link do tutorial https://ufpi.br/ultimas-noticias-nti/22904-acesso-aos-periodicos-da-capes-pelo-sistema-cafe. Lá vocês vão encontrar milhares de artigos, livros, teses, dissertações etc.  em todas as áreas do conhecimento.


REFERENCIAS INDICADAS PARA A UNIDADE I

 

BROWN, T. Design Thinking. Ed Alta Books. 2017. Disponível em: https://www.academia.edu/3731414/Livro_Design_Thinking_Tim_Brown. Acesso: 13 de agosto de 2023.

 

CAMARGO, F., THUINIE, D. A Sala de Aula Inovadora: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo. Disponível em: https://doceru.com/doc/5x00vc8. Acesso: 13 de agosto de 2023.

 

OLIVEIRA, A. B. F; LIMA, A. I. B. Vigotski e os processos criativos de professores ante a realidade atual. Educação & Realidade, v. 42, n. 4, p. 1399-1419, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/T38MhGkwn35JLT33Zhct4Cr/?format=pdf&lang=pt . Acesso: 13 de agosto de 2023.

 

MARTINS FILHO, V; GERGES, N. R. C; FIALHO, F. A. P. Design Thinking, cognição e educação no século XXI. Revista Diálogo Educacional, v. 15, n. 45, p. 579-596, jul. 2015. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/5029/14774 . Acesso: 13 de agosto de 2023.

 

MELLO, R. L. S., SILVA, M. T. C. Tecendo saberes a respeito do processo criativo na docência da educação infantil. Educação: Teoria e Prática/ Rio Claro, SP/ v. 33, n.66/2023. Disponível em: Tecendo saberes a respeito do processo criativo na docência da educação infantil | Educação: Teoria e Prática (unesp.br). Acesso: 13 de agosto de 2023.

 

PIROLO, A. C. I. S. Processo da criatividade. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A, 2016. Disponível em: http://cm-kls-content.s3.amazonaws.com/201601/INTERATIVAS_2_0/PROCESSO_DA_CRIATIVIDADE/U1/LIVRO_UNICO.pdf . Acesso: 13 de agosto de 2023.

 

REINBNITZ, K. S., PRADO, M. L. CRIATIVIDADE E RELAÇÃO PEDAGÓGICA: em busca de caminhos para a formação do profissional crítico criativo. Rev Bras Enferm, Brasília (DF) 2003 jul/ago;56(4):439-442. Disponível em: http://www.scielo.br/j/reben/a/kTJxtXPDyHzKrBsJ9NJ7tsS/?lang=pt . Acesso: 13 de agosto de 2023.

 

VIANNA, M., VANNA, Y., ADLER, B., RUSSO, B. Design Thinking: inovação em negócios.  Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4874163/mod_resource/content/1/Leit%2007%20-%20VIANNA%20et%20al%20-%20livro_dt_MJV.pdf. Acesso: 13 de agosto de 2023.

 

Você conhece o PROJECT BASED LEARNING? Trata-se de uma metodologia de aprendizagem ativa que tem como objetivo associar o aprender ao fazer. Tem por fundamento a construção do conhecimento de maneira coletiva. Nela o professor realiza uma proposição e, a partir de então, os alunos, recebem um desafio (projeto) que coloca em prática conteúdos diversos e desenvolve o conhecimento de maneira ativa, colaborativa e interdisciplinar fugindo do modelo de sala de aula convencional onde o professor ensina uma matéria e os alunos mostram o quanto aprenderam a partir de uma atividade avaliativa final. Tem como premissa a entrega de um produto final, conjuntamente com a apresentação do projeto que vai de um simples cartaz até um recurso digital, maquetes ou robôs. Uma amplitude de possibilidades. 

Visite:

https://mindmakers.com.br/projectbasedlearning/

https://www.pblworks.org/what-is-pbl 

 Brainstorming,  perguntas chave, cocriação e mash ups são apenas algumas das inúmeras formas de incentivar a geração de ideias. Já ouviu falar em "seis chapéus", "método 635" ou "SCAMPER"? O site disponível no link que segue é um Guia de Criatividade com 60 técnicas diferentes para geração de ideias. Vale à pena conferir! 

Visite:

https://sites.google.com/site/guiadecriatividade/ 

Diante do que foi explorado na Unidade I da Disciplina de Processos Criativos e Formação para o Trabalho percebe-se a importância de se estimular e desenvolver a criatividade nos alunos pois de posse dessa habilidade ele será capaz de encontrar as melhores soluções para resolver as diferentes questões do seu dia a dia, tanto na escola quanto fora dela. Na escola, o aluno é o centro do processo educativo, ou seja, o educador atua como um mediador, observando, incentivando e orientando o aluno. Esse novo papel do professor tem o objetivo de transformar a educação e melhorar o ensino e a aprendizagem para atender às necessidades atuais da sociedade e das novas gerações de alunos.

Desenvolver as habilidades criativas do aluno possibilita sua adaptação às demandas do contexto social, científico e tecnológico, facilitando o aprimoramento de sua capacidade de criar, modificar e produzir novos conhecimentos, estruturando sua própria aprendizagem e tornando o processo de formação em algo prazeroso. Para isso ele pode fazer uso de diferentes metodologias como a do Design Thinking, e de diferentes ferramentas como o Brainstorming.

Lembre-se:

 

Todos nós temos potencial criativo. Você é, sim, criativo(a)! O que acontece é que somos cercados de situações e pensamentos bloqueadores desse potencial, inclusive na própria escola.

  AULA 01 
   FÓRUM I
Período de Habilitação: 14/09/2023 às 08:00 a 13/10/2023 às 23:59
UNIDADE II (14/09/2023 - 13/10/2023)

Unidade II: Inovação e Transformação Social: competências para o Ensino Médio

CONTEÚDO

Conceitos, contextualização, dimensões e elementos de Inovação Social;

Inovação dos processos educativos e a transformação social por meio do desenvolvimento de novas competências para o mercado de trabalho;

 

SEMANA 4: 05/10 a 13/10

Exercício Avaliativo (Tarefa 1) – Vamos fazer um BRAINSTORM para buscar solução para o seguinte problema: Capacitação do professor para atuar na nova proposta para o ensino médio.

 

UNIDADE II: Inovação e Transformação Social: competências para o Ensino Médio

CONTEÚDO

Forum III:

A Base Nacional Curricular - BNCC orienta a construção de currículos. Você conhece o Currículo escolar do seu município/estado?

 

Capacitação dos professores para o novo Ensino Médio.

Tecnologias Educacionais

 

  • Entender a BNCC;
  • Compreender a Inovação e a transformação social como uma competência para o Ensino Médio;
  • Ampliar perspectivas de ensino e aprendizagem relacionando a tecnologia e inovação aos demais componentes curriculares;
  • Auxiliar alunos em como interferir de maneira ética e criativa na sociedade em que vive;
  • Conhecer ferramentas tecnológicas que podem ser utilizadas no ensino-aprendizagem.

BIBLIOTECA VIRTUAL

Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#introducao#a-base-nacional-comum-curricular

BNCC Um resumo das mudanças trazidas pela Base Nacional Comum Curricular em 2020. https://conteudos.uniasselvi.com.br/edtech/docs/resumo_bncc.pdf

 

- VÍDEOS

VÍDEO: Ciências da Natureza

LINK: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/PGM_CIENCIAS_DA_NATUREZA.mp4 

 

VÍDEO: BNCC: as dez competências gerais

LINK: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_AS_DEZ_COMPETENCIAS.mp4 

 

VÍDEO: Educação Que Dá Certo - Sobral: Exemplo de Gestão Escolar

LINK: https://www.youtube.com/watch?v=5WWQJ9VKI7g

 

VÍDEO: BNCC para concursos.

Link: https://www.youtube.com/watch?v=fiPp4JX7Tmw 

 

VÍDEO: O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NO ENSINO

LINK: https://www.youtube.com/watch?v=Q3RjPvg3p9o 

 

VÍDEO: Novas Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação | Tecnologias Educacionais

LINK: https://www.youtube.com/watch?v=lfjx0mAbwk4 

 

VÍDEO: Inteligência Artificial na Educação Parte 1

LINK: https://www.youtube.com/watch?v=VA10vefYQSI 

 

VÍDEO: Inteligência Artificial na Educação Parte 2

LINK: https://www.youtube.com/watch?v=0lfwxB0sj_o

 

LINKS DE ARTIGOS

Acessem a plataforma Periódicos Capes disponibilizada pela UFPI. Para quem nunca usou segue o link do tutorial https://ufpi.br/ultimas-noticias-nti/22904-acesso-aos-periodicos-da-capes-pelo-sistema-cafe. Lá vocês vão encontrar milhares de artigos, livros, teses, dissertações etc.  em todas as áreas do conhecimento.

 https://login.semead.com.br/24semead/anais/arquivos/1183.pdf?

https://observatorio.movimentopelabase.org.br/wp-content/uploads/2022/01/o-acompanhamento-das-aprendizagens-dos-estudantes-e-os-bons-usos-da-avaliacxxaxxo2.pdf 

 

REFERENCIAS PARA A UNIDADE II

 

Base Nacional Comum Curricular. Cadernos de práticas. Ensino Médio. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/implementacao/praticas/caderno-depraticas/ensino-medio/ . Acesso: 22 nov. 2021. BRASIL.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Educação é a Base. Ensino Médio. Brasília: MEC, 2018. Disponível em:  http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/historico/BNCC_EnsinoMedio_embaixa_site_110518.pdf  . Acesso: 22 nov. 2021. BRASIL.

BRASIL. Resolução nº 3, de 21 de novembro de 2018. Atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília: CNE/MEC, 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/novembro-2018-pdf/102481-rceb003-18/file . Acesso: 22 nov. 2021.

FARFUS, D; ROCHA, M. C. S. Inovação social: um conceito em construção. In: FARFUS, D; ROCHA, M. C. S. (Org.). Inovações sociais. Curitiba: SESI/SENAI/IEL/UNINDUS, 2007, p. 13-34. Disponível em: http://arquivos.portaldaindustria.com.br/app/conteudo_18/2012/05/15/569/20130904104218759870i.pdf#page=13  . Acesso: 22 nov. 2021.

Guia de implementação do Novo Ensino Médio. Brasília: MEC/CONSED, 2018. Disponível em: https://anec.org.br/wp-content/uploads/2021/04/Guia-de-implantacao-doNovo-Ensino-Medio.pdf . Acesso: 22 nov. 2021. BRASIL.

PATIAS, T. Z., PERLIN, A. P., KRUGLIANSKAS, I., GOMES, J. R. S. Modelos de Análise da Inovação Social: O Que Temos Até Agora? Disponível em: https://engemausp.submissao.com.br/17/anais/arquivos/437.pdf. Acesso: agosto de 2023

Referenciais curriculares para a Elaboração dos Itinerários Formativos. Disponível em: https://seduc.pi.gov.br/chaodaescola/wp-content/uploads/2020/03/REFERENCIAIS-CURRICULARES-ITINER%C3%81RIOSFORMATIVOS-GEUSELIA-E-DINIZ.pdf  . Acesso: 22 nov. 2021.

 

Os desafios do presente, as expectativas para o futuro e os sonhos de quem vive a realidade do Ensino nas Escolas Públicas do Brasil pode ser visto neste documentário, na voz de estudantes, gestores, professores e especialistas, uma reflexão fundamental e urgente sobre o valor da educação.

O documentário "Nunca me sonharam" retrata a educação na sua mais perfeita realidade. Mostra como os estudantes vêm o seu futuro e a educação que vivenciam. O documentário mostra a evasão crescente das escolas públicas e o motivo pelo qual os estudantes largam o ensino.

Não deixe de ver!!!!

 

Veja o link: https://www.youtube.com/watch?v=AqhUjqmLsf0 

A Base Nacional Curricular – BNCC, tem o objetivo de garantir aos estudantes o direito se ter acesso a conhecimentos e habilidades comuns – de norte a sul do Brasil, nas escolas públicas e privadas, urbanas e rurais. Para tanto estabelece a Reelaboração Curricular, a Revisão dos Projetos Políticos Pedagógicos (PPP), a Formação Continuada do Corpo Docente, a Atualização dos Materiais Didáticos e o Envolvimento dos Pais e Responsáveis. Estas mudanças visam o desenvolvimento das habilidades socioemocionais dos alunos, tão importante quanto o desenvolvimento da leitura, escrita e cálculo, apontando para uma preocupação com a formação humana e integral do ser humano.

Dentro desta nova perspectiva, destaque deve ser dado ao professor que há anos atua como principal transmissor de conhecimento ou como detentor único do saber e agora há uma quebra desse paradigma. Seu papel no contexto atual é de mediador do conhecimento. E na sociedade em que estamos inseridos, globalizada e digital, o professor enfrenta dificuldades que podem bloquear sua ação efetiva e eficaz dentro de sala de aula.

Para eliminar essas dificuldades necessita de apoio incondicional do estado e da gestão escolar por meio da promoção gratuita e eficaz de qualificação e do fornecimento de meios que permitam desenvolver o trabalho de forma digna e eficaz. Assim a disciplina de Processos Criativos e Formação para o Trabalho apresenta ferramentas e técnicas criativas para desenvolver seu trabalho de forma criativa, atualizada e tecnológica tornando-a mais prazerosa para os alunos, apreendendo a atenção deles e estimulando a proatividade em busca de soluções para problemas na sua vida e da sociedade.

 

   FÓRUM II -Criatividade e Inovação na Educação
Período de Habilitação: 14/09/2023 às 08:00 a 13/10/2023 às 23:59
    
Inicia em 23/09/2023 às 0h 0 e finaliza em 17/11/2023 às 23h 59
AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA (14/09/2023 - 13/10/2023)
    
Inicia em 10/10/2023 às 0h 0 e finaliza em 10/11/2023 às 23h 59
Frequências da Turma

Nenhum item foi encontrado

Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2023200**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 AM
2 2023200**** 10,0 8,0 10,0 9.6 0 AM
3 2023200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
4 2023200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
5 2023200**** 9,0 7,0 10,0 8.8 0 AM
6 2023200**** 5,0 8,0 10,0 6.6 0 AM
7 2023200**** 8,0 5,0 10,0 7.8 0 AM
8 2023200**** 7,0 7,0 5,0 6.6 0 AM
9 2023200**** 7,0 7,0 10,0 7.6 0 AM
10 2023200**** 10,0 9,0 10,0 9.8 0 AM
11 2023200**** 10,0 8,0 10,0 9.6 0 AM
12 2023200**** 9,0 5,0 10,0 8.4 0 AM
13 2023200**** 7,0 9,0 10,0 8.0 0 AM
14 2023200**** 9,0 9,0 10,0 9.2 0 AM
15 2023200**** 9,0 9,0 10,0 9.2 0 AM
16 2023200**** 5,0 8,0 6,8 6.0 0 AM
17 2023200**** 8,0 10,0 5,0 7.8 0 AM
18 2023200**** 8,0 5,0 10,0 7.8 0 AM
19 2023200**** 0,0 0,0 5,0 1.0 0 RN
20 2023200**** 7,0 7,0 5,0 6.6 0 AM
21 2023200**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 AM
22 2023200**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
23 2023200**** 8,0 9,0 10,0 8.6 0 AM
24 2023200**** 8,0 9,0 10,0 8.6 0 AM
25 2023200**** 9,0 9,0 0,0 7.2 0 AM
26 2023200**** 8,0 10,0 0,0 6.8 0 AM
27 2023200**** 8,0 7,0 5,0 7.2 0 AM
28 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
29 2023200**** 10,0 7,0 10,0 9.4 0 AM
30 2023200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
31 2023200**** 9,0 8,0 5,0 8.0 0 AM
32 2023200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
33 2023200**** 10,0 0,0 5,0 7.0 0 AM
34 2023200**** 7,0 8,0 10,0 7.8 0 AM
35 2023200**** 0,0 0,0 5,0 1.0 0 RN
36 2023200**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
37 2023200**** 8,6 8,6 8,6 8.6 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nenhum item foi encontrado

Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Aula Síncrona 2: PROCESSOS CRIATIVOS E FORMAÇÃO PARA O TRABALHO 06/10/2023
PERIÓDICOS CAPES 26/09/2023
Aula Síncrona 1: PROCESSOS CRIATIVOS E FORMAÇÃO PARA O TRABALHO 22/09/2023

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1088 22/07/2024 10:29