-

CFI/CEAD047 - FORMAÇÃO, ESCOLHA PROFISSIONAL E CARREIRA - Turma: 4A (2023.2)

Tópicos Aulas
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (14/10/2023 - 13/11/2023)

 

Com a proposta de implantação do curso de Especialização em Ensino de Mecânica e Formação para o Trabalho no Ensino Médio, via modalidade educação à distância, é uma alternativa de formação que oferece embasamentos técnicos e teóricos para os profissionais da educação envolvidos com o ensino na área das ciências naturais e abordando temáticas da física e química aplicada na mecânica cotidiana. Visando proporcionar uma nova abordagem para aplicação dessas temáticas, foi criada a disciplina de formação, escolha profissional e carreira.

A disciplina propõe uma reflexão conceitual sobre profissão, ocupação, carreira e desenvolvimento profissional. Os desdobramentos desta, levam em consideração as profissões liberais da contemporaneidade, os desafios da formação e a gestão pessoal de negócios e o desenvolvimento da autonomia profissional.

Os embasamentos teóricos  no campo das reflexões epistemológicas das profissões proporcionam compreender contextos, dilemas atuais e as competências necessárias para o mercado de trabalho.

Caro(a) aluno(a),

Esta disciplina te oportunizará aprender questões importantes para seu desenvolvimento profissional. Para que obtenhamos o sucesso desejado, sugerimos que você aproveite todas nossas indicações de vídeos e leituras e aproveite de forma integral a experiência proporcionada nesta etapa de sua formação.

Faremos juntos uma disciplina que muito contribuirá para o seu crescimento intelectual e profissional!

Estamos à disposição!

Você contará com o acompanhamento no percurso da disciplina do Professor (a): 

Profa. Dra. Marta Rochelly Ribeiro GondinhoCaro

 

CONHEÇA O PROFESSOR:

Minicurrículo:

 

Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual do Piauí (2003), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2010) e Doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2016). Graduanda em História pela Universidade Federal do Piauí, Professora adjunto da Universidade Federal do Piauí.

 

 

Saiba mais no Currículo Lattes: link

https://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do;jsessionid=D81FB9870CBF3ED09A9E7051D5CC2858.buscatextual_0

   PLANO_DE_ENSINO_CEAD_assinado (2).pdf 
AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (14/10/2023 - 13/11/2023)

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

  • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
  • Fique atento à formatação das mensagens;
  • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
  • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
  • Seja cortês na comunicação.

 

 

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

 

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);

Professor como mediador, facilitador.

Neste espaço você terá acesso as gravações das aulas síncronas.

 

Link do drive: https://drive.google.com/drive/folders/1oX3zNE1H7BNWxQnOLg2Ctje-N7Io3w-e?usp=drive_link

   FÓRUM DE APRESENTAÇÕES E TIRA DÚVIDAS
Período de Habilitação: 14/10/2023 às 08:00 a 13/11/2023 às 23:59
UNIDADE I (14/10/2023 - 13/11/2023)

Profissão: Orientação ocupacional. Escolha profissional. Carreiras.

Disponível em: https://drive.google.com/drive/folders/1FAlzF0yoLwYq-AKvlyBF5tgvfsp-0R1-?usp=drive_link

PROFESSOR INDICAR

(QUAIS AS DIFERENÇAS ENTRE EMPREGO, PROFISSÃO E CARREIRA)

Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=QvBOWY_ny0Q

 

REFERÊNCIA:

SAMPAIO, Mauricio. Quais as diferenças entre Emprego, Profissão e Carreira. Youtube. 5 de nov. de 2016. Disponível em: https://youtu.be/QvBOWY_ny0Q. Acesso em: 12 de outubro de 2023

-Módulo I-Orientação ocupacional. Escolha profissional. Carreiras.

 

  • Profissão/Escolha profissional
    • Ocupação e carreira
    • Orientação ocupacional
    • Conceituar profissão e ocupação. Refletir sobre como a escolha profissional afeta a realidade dos estudantes no ensino médio?

 

- Módulo II: Modelo de negócios pessoal.

 

  • Valores empresariais, competências pessoais: um plano de negócio pessoal
  • Competências para o trabalho/visões macro de etapas e ações realizadas por empresas

ü  Compreender conceitualmente orientação ocupacional, escolha profissional e carreiras;

ü  Conhecer os conceitos de profissão, carreira e formação refletindo sobre a  história do trabalho e das profissões na contemporaneidade;

ü  Compreender as competências para o trabalho a partir do modelo de negócio pessoal.

MÓDULO I

- BIBLIOTECA VIRTUAL

DUBAR, Claude - A construção de si pela atividade de trabalho: a socialização profissional.

Cadernos de Pesquisa v. 42, n. 146, 2012.

FONTE: https://drive.google.com/file/d/1zJ3kAUopXsiV2IyoR8JvNbgEPOX0e586/view?usp=drive_link

 

- VÍDEOS

https://www.youtube.com/watch?v=p20Ypt3OatI&t=244s

-  LINKS DE ARTIGO

https://drive.google.com/file/d/1XlYSWyAaOmG3foyB-QRrisB_P3YCSsuC/view?usp=drive_link

REFERÊNCIA

MACHADO, M. H. . Sociologia das Profissões - Uma Contribuição ao Debate Teórico. In: Maria Helena Machado. (Org.). Profissões de Saúde: Uma Abordagem Sociológica. 1ed.Rio de Janeiro: Ed. FIOCRUZ, 1995, v. , p. 13-34.

 

MÓDULO II

BIBLIOTECA

https://drive.google.com/file/d/1wpeE7i6B60fand1NNoL5o8nGY5X9WCG6/view?usp=drive_link

 

VÍDEOS

https://blog.fecap.br/tipos-de-teste-vocacional/

FERRAZ, Eloisa. 20 tipos de teste vocacional para fazer. 28 de dez. de 2021. Disponível em: < https://blog.fecap.br/tipos-de-teste-vocacional/ >. Acesso em: 12 de outubro de 2023.

https://www.youtube.com/watch?v=0VpRElKJdhU

BLOG ABRI MINHA EMPRESA. O QUE É PLANO DE NEGÓCIO (em 8 Passos Obrigatórios). Youtube. 22 de maio de 2023. Disponível em:  https://youtu.be/0VpRElKJdhU . Acesso em: 12 de outubro de 2023.

https://www.youtube.com/watch?v=C2gbQJiUHxE

Existem diferenças conceituais entre Profissão, formação, carreira e ocupação? Pesquise em dicionários (da língua portuguesa ou de verbetes sociológicos e descubra as diferenças.

Sugestão: https://www.dicio.com.br/profissao/

 

Elaborar seu plano de negócio pessoal é importante para mapear suas habilidades e competências para o trabalho.

Sugestão: https://blog.fecap.br/tipos-de-teste-vocacional/

-Conceito de profissão: Trabalho habitual de uma pessoa através do qual ela consegue os meios necessários à sua sobrevivência; emprego, ofício. Ofício especializado que legitima alguém a fazer alguma coisa, pode ser, ou não, o meio de vida dessa pessoa. Declaração ou confissão pública de um sentimento, opinião, ponto de vista, religião etc. Ação ou efeito de professar, de fazer o reconhecimento público de algo. Etimologia (origem da palavra profissão). A palavra profissão deriva do latim "professio, onis", com o sentido ação de professar, de ensinar.

 

-Conceito de Carreira: Carreira: é a sua trajetória profissional, a soma de todas as experiências de trabalho, bem como de estudo e profissionalização que levaram você até determinado ponto. Está muito mais relacionada aos seus comportamentos e decisões dentro da profissão.— e pode ser medida como “uma carreira de sucesso”, por exemplo.

 

-Conceito de formação profissional: Formação profissional ou educação profissional é o processo de aquisição e desenvolvimento de competências necessárias para o exercício de uma profissão. Isso quer dizer que o estudante irá aprender a por em prática, conhecimentos, habilidades e atitudes socioemocionais requeridas pelo mercado de trabalho.

 

-Plano de negócio pessoal: O Plano de Negócios é o documento usado para se definir o modelo, a estratégia, os recursos, as pessoas e os requisitos necessários para um empreendimento. Com um plano bem feito usando uma boa metodologia, são reduzidos os riscos de negócios enfrentarem problemas e aumentadas as suas chances de sucesso.

 

 

   FÓRUM I
Período de Habilitação: 14/10/2023 às 08:00 a 13/11/2023 às 23:59
UNIDADE II (14/10/2023 - 13/11/2023)

Desenvolvimento de competências profissionais

Disponível em: https://drive.google.com/drive/folders/1NcsE5bpG4ud7uM_kRuFqeYaw1f3vyXyP?usp=drive_link

Texto: Mercado de trabalho

https://gestrado.net.br/verbetes/mercado-de-trabalho/

 Texto: Relações de trabalho

https://gestrado.net.br/wp-content/uploads/2020/08/173-1.pdf

Texto: Autonomia Profissional

https://gestrado.net.br/verbetes/autonomia-profissional/

 

Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=Qg1uLNQb9Dg

SOUZA, Daniel. Senac Desenvolvimento de Competências. Youtube. 10 de jun. de 2014. Disponível em: https://youtu.be/Qg1uLNQb9Dg. Acesso em: 12 de outubro de 2023.

 

Vídeo: https://youtu.be/okCPobOBB5Y

GESTÃO COM PESSOAS. Competências individuais no trabalho. Youtube. 7 de jul. de 2019. Disponível em: https://youtu.be/okCPobOBB5Y. Acesso em: 12 de outubro de 2023

 

Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=fPDfGupbpMA

BLOG ABRI MINHA EMPRESA. PLANO DE CARREIRA PESSOAL (O Que É e Para Que Serve?). Youtube. 24 de novembro de 2022. Disponível em: https://youtu.be/fPDfGupbpMA. Acesso em: 12 de outubro de 2023.

Módulo I: Desenvolvimento de competências profissionais

•             Competências profissionais na atualidade

•             Ensino médio, escolhas profissionais e carreira

•             Aula síncrona 2: Desenvolvimento de competências profissionais- 04/11/2023 às 08:00.

 

Módulo II: Desenvolvimento de competências em escolha profissional e carreiras no novo ensino médio

 

•             Carreira, desenvolvimento profissional e atribuições/competências

•             Planejamento pessoal e formação profissional (novas perspectivas)

ü  Compreender o desenvolvimento das competências profissionais na atualidade;

ü  Identificar competências refletindo sobre escolha profissional e carreiras no novo ensino médio.

Texto: Empregabilidade

 Fonte : https://gestrado.net.br/verbetes/empregabilidade/

 

Texto: Emprego

Fonte: https://gestrado.net.br/verbetes/emprego/

 

- VÍDEOS

Link: https://www.youtube.com/watch?v=6NPAonwXLYk

SMART EDUC. Episódio 1 | As competências do Século XXI. Youtube. 27 de fev. de 2019. Disponível em: https://youtu.be/6NPAonwXLYk . Acesso em: 12 de outubro de 2023.

Link: https://www.youtube.com/watch?v=4P_rFigKdfA

GCFAPRENDE LIVRE. Como escolher uma carreira profissional?. Youtube. 17 de abr. de 2019. Disponível em: https://youtu.be/4P_rFigKdfA . Acesso em: 12 de outubro de 2023.

Link: https://www.youtube.com/watch?v=aPIPQ3Jfohk

CAFÉ FILOSOFICO CPFL. O futuro das profissões | Silvio Meira. Youtube. 15 de dez. de 2016. Disponível em: https://youtu.be/aPIPQ3Jfohk . Acesso em: 12 de outubro de 2023.

Existe uma relação entre desenvolvimento profissional e desenvolvimento pessoal.

Qual a relação entre desenvolvimento profissional e pessoal?

Desenvolvimento profissional e pessoal estão estreitamente relacionados, pois o desenvolvimento em uma área pode ter impacto positivo na outra.

  • desenvolvimento profissional pode ajudar a melhorar a confiança e as habilidades de comunicação, o que, por sua vez, pode ter um impacto positivo na vida pessoal.

Além disso, o aumento da satisfação no trabalho e das oportunidades de carreira decorrentes do desenvolvimento profissional aumentam a autoestima e a realização pessoal.

  • Por outro lado, o desenvolvimento pessoal também pode ajudar a melhorar as habilidades profissionais, como a capacidade de lidar com o estresse, a comunicação e a resolução de conflitos.

Inclusive, o desenvolvimento pessoal pode ajudar a identificar e a trabalhar em áreas que precisam ser melhoradas para alcançar metas profissionais.

O desenvolvimento pessoal e profissional são interdependentes e trabalhando juntos, eles podem levar a um equilíbrio saudável e realização tanto no trabalho quanto na vida pessoal.

-Desenvolvimento de competências significa adquirir o conhecimento e dominar as habilidades necessárias para desempenhar o seu papel – seja para sua função atual ou para um cargo que ele espera ocupar no futuro;

-Alguns dicionários definem a palavra competência como o conjunto de habilidades, saberes, conhecimentos e a capacidade de fazer alguma coisa; aptidão. 

Aplicando no contexto empresarial, especificamente nas competências profissionais, o significado do termo é um pouco mais abrangente.

De acordo com o livro “O modelo da competência: trajetória histórica, desafios atuais e propostas”, escrito por Eric Roland Rene Heneault e Philippe Zarifian, a competência profissional é:

  • A tomada de iniciativa e responsabilidade do profissional diante das situações que se confronta;
  • Uma inteligência prática embasada nos conhecimentos adquiridos;
  • A faculdade de mobilização e compartilhamento de desafios.
   FÓRUM II
Período de Habilitação: 30/10/2023 às 08:00 a 13/11/2023 às 23:59
    
Inicia em 30/10/2023 às 0h 0 e finaliza em 07/02/2024 às 23h 59
AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA (14/10/2023 - 13/11/2023)
    
Inicia em 06/11/2023 às 0h 0 e finaliza em 07/02/2024 às 17h 59
Frequências da Turma

Nenhum item foi encontrado

Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2023200**** 10,0 9,0 9,0 9.6 0 AM
2 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
3 2023200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
4 2023200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
5 2023200**** 10,0 9,0 10,0 9.8 0 AM
6 2023200**** 10,0 9,5 0,0 7.9 0 AM
7 2023200**** 10,0 9,5 10,0 9.9 0 AM
8 2023200**** 10,0 8,5 10,0 9.7 0 AM
9 2023200**** 10,0 7,5 9,5 9.4 0 AM
10 2023200**** 10,0 9,0 10,0 9.8 0 AM
11 2023200**** 10,0 9,0 9,5 9.7 0 AM
12 2023200**** 10,0 8,5 10,0 9.7 0 AM
13 2023200**** 10,0 8,0 0,0 7.6 0 AM
14 2023200**** 10,0 8,5 10,0 9.7 0 AM
15 2023200**** 10,0 9,0 10,0 9.8 0 AM
16 2023200**** 10,0 8,5 0,0 7.7 0 AM
17 2023200**** 10,0 9,5 10,0 9.9 0 AM
18 2023200**** 10,0 8,5 9,5 9.6 0 AM
19 2023200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
20 2023200**** 10,0 9,0 9,5 9.7 0 AM
21 2023200**** 10,0 8,5 9,0 9.5 0 AM
22 2023200**** 10,0 8,5 9,5 9.6 0 AM
23 2023200**** 10,0 9,0 10,0 9.8 0 AM
24 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
25 2023200**** 10,0 9,0 9,0 9.6 0 AM
26 2023200**** 10,0 8,5 9,5 9.6 0 AM
27 2023200**** 10,0 9,0 0,0 7.8 0 AM
28 2023200**** 10,0 9,0 10,0 9.8 0 AM
29 2023200**** 10,0 9,0 10,0 9.8 0 AM
30 2023200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
31 2023200**** 10,0 9,0 10,0 9.8 0 AM
32 2023200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
33 2023200**** 10,0 0,0 9,0 7.8 0 AM
34 2023200**** 10,0 9,0 9,5 9.7 0 AM
35 2023200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
36 2023200**** 10,0 9,0 10,0 9.8 0 AM
37 2023200**** 8,6 8,6 8,6 8.6 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nenhum item foi encontrado

Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Aula Síncrona 2: FORMAÇÃO, ESCOLHA PROFISSIONAL E CARREIRA 10/11/2023
Aula Síncrona 1: FORMAÇÃO, ESCOLHA PROFISSIONAL E CARREIRA 20/10/2023

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1088 22/07/2024 11:13