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CFL/CEAD021 - Leitura crítica das 10 Competências Gerais da BNCC para Formação Básica - Turma: 4A (2023.2)

Tópicos Aulas
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (10/10/2023 - 06/11/2023)

 

Disponível em: https://www.canva.com/design/DAFu5pYIDe4/I0xngmUFELYNlnPym_pRtA/edit?utm_content=DAFu5pYIDe4&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton  

 

Caro(a) aluno(a),

A discussão e utilização dos conhecimentos oriundos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) requer profissionais da educação, em especial os gestores, coordenadores pedagógicos e professores, formados e adaptados ao novo contexto educacional. A situação específica da área de Humanas, por muito tempo, teve seus currículos e conteúdos desenvolvidos sem que houvesse uma dialogicidade e intercambio entre as diferentes áreas do conhecimento. Nesse sentido faz-se necessário e oportuno aprofundar os conhecimentos acerca dessa temática tendo como eixo central as competências da BNCC.

 Para você ter o melhor aproveitamento da disciplina e contribuir para o processo de aprendizagem e realização das atividades, faz-se necessário acessar todos os conteúdos disponibilizados. Será uma disciplina incrível onde iremos transitar na trilha formativa ao longo dos módulos de super trocas e aprendizagens. Tenham uma excelente trilha de aprendizagem!!

Você contará com o acompanhamento no percurso da disciplina do Professora:

NORMA PATRÍCYA LOPES SOARES 

 

CONHEÇA O PROFESSOR:

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí (1997), possui Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Piauí (2004) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2011). Atualmente é Professora Titular da Universidade Federal do Piauí. Coordenadora Adjunta dos Estágios Supervisionados do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino (DMTE) do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Ministra disciplinas da Graduação nos Cursos Presenciais, no PARFOR e disciplinas de Pós Graduação ofertadas pela UFPI nas modalidades presenciais e à distância EAD. Tem orientado Trabalhos de Conclusão de Cursos na área de Educação, com ênfase em: Avaliação da Aprendizagem, História da Educação, Formação de Professores, Pedagogia Não Escolar e Estagio Supervisionado. Orienta alunos de Monitoria. Oferta cursos e eventos de Extensão, nos seguintes temas: história da educação, metodologia e redação de trabalhos científicos, atuação do Pedagogo nos espaços não escolares e BNCC .

Saiba mais no Currículo Lattes: https://lattes.cnpq.br/8518077692261699

   Plano de Disciplina.pdf 
AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (10/10/2023 - 06/11/2023)

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

  • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
  • Fique atento à formatação das mensagens;
  • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
  • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
  • Seja cortês na comunicação.

 

 

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

 

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);

Professor como mediador, facilitador.

Sejam bem vindos!

Ao longo dessa disciplina vocês conhecerão a BNCC de forma mais analítica para discutir e utilizar esse documento com propriedade e segurança. Assim, ao final da disciplina vocês poderão formular um planejamento de atuação que seja eficiente e contextualizado, de acordo com a situação específica de cada estudante.

Para você ter o melhor aproveitamento da disciplina e contribuir para o processo de ensino, aprendizagem e realização das atividades, faz-se necessário acessar todos os conteúdos disponibilizados.

Bons Estudos!

Neste espaço você terá acesso as gravações das aulas síncronas.

   FÓRUM DE APRESENTAÇÕES E TIRA DÚVIDAS
Período de Habilitação: 10/10/2023 às 08:00 a 06/11/2023 às 23:59
UNIDADE I (10/10/2023 - 06/11/2023)

FORMAÇÃO BÁSICA (ASPECTOS, CARACTERÍSTICAS E METODOLOGIAS)

1.1 Aspectos Históricos e Legais da Formação Básica;

1.2 Características da Formação Básica;

1.4 Metodologias para a Formação Básica

1.5 Dimensões da competência;

  • Analisar os conceitos científicos e legais que sustentam a Formação Básica, nas etapas do Ensino Fundamental e EJA;
  • Caracterizar as dimensões da competência;

RIOS, Terezinha Azerêdo. Compreender e Ensinar: por uma docência de melhor qualidade. 8ed. São Paulo: Cortez, 2010

DOCÊNCIA, PROFISSÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA: REFLEXÕES E REFERENCIAIS TEÓRICOS

CONCEITOS DE FORMAÇÃO DOCENTE: DA LDB ÀS DCN’S E BNCFORMAÇÃO

FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL: CARACTERÍSTICAS E PROBLEMAS

O uso de metodologias ativas colaborativas e a formação de competências (mec.gov.br)

VÍDEOS: (1694) Dimensões e Subdimensões das Competências Gerais da BNCC - YouTube

terezinha rios - Pesquisa Google

(1694) Uma Escola de Referência | Um novo conceito de formação educacional - Ep. 3 - YouTube

Base Nacional para formação do professor vai revisar cursos para conhecimento e valorização - MEC

(1694) Metodologia para a Educação Básica: Resolução de Problemas - Resolução de problemas: técnica, método - YouTube

 

Metodologias ativas | Escola Digital - Professor

 

LINKS DE ARTIGO: DOCÊNCIA,+PROFISSÃO+E+FORMAÇÃO+DE+PROFESSORES+PARA+A+EDUCAÇÃO+BÁSICA+REFLEXÕES+E+REFERENCIAIS+TEÓRICOS.pdf

5+-+CONCEITOS+DE+FORMAÇÃO+DOCENTE.pdf

Revista Educação Pública - Reflexões sobre a formação de professores: características, histórico e perspectivas (cecierj.edu.br)

Rev113_01OLHO_novo.pmd (scielo.br)

Quem é TEREZINHA AZERÊDO RIOS?

É mineira, de Belo Horizonte, onde graduou-se em Filosofia pela UFMG. Mora desde 1968 em São Paulo. Fez o mestrado em Filosofia da Educação pela PUC-SP, onde fez parte, por mais de 30 anos, da equipe de professores do Departamento de Teologia e Ciências da Religião. Doutorou-se em Educação pela USP e é pesquisadora do GEPEFE – Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Educadores, da Faculdade de Educação dessa Universidade. É membro do Conselho Editorial de Educação da Cortez Editora e da Sociedade de Filosofia da Educação dos Países de Língua Portuguesa. Tem atuado como assessora e consultora em projetos de formação de professores e educação continuada de profissionais de diversas áreas.

Autora dos livros:

Ética e Competência;

Compreender e ensinar: por uma docência da melhor qualidade;

Filosofia na escola: o prazer da reflexão;

Vivemos mais! Vivemos bem? Por uma vida plena;

É colunista da revista Nova Escola – Gestão Escolar, na seção “Ética na escola”.

Para contatos e solicitações acesse o nosso formulário ou envie um e-mail para: contato@terezinharios.com.

Conheça um pouco do seu pensamento assistindo ao vídeo: (1694) A Ética e a Moral do ponto de vista da Filosofia | Terezinha Rios - YouTube

Na Unidade I, nossa meta é que o discente se aproprie dos conceitos básicos em torno das dimensões da competência, através de um aprofundamento das características e metodologias para a educação básica, além da análise crítica das legislações específicas ao tema existentes no Brasil.

    
Inicia em 16/10/2023 às 0h 0 e finaliza em 20/10/2023 às 23h 59
   FÓRUM I
Período de Habilitação: 11/10/2023 às 08:00 a 30/10/2023 às 23:59
UNIDADE II (10/10/2023 - 06/11/2023)

DEZ COMPETÊNCIAS GERAIS DA BNCC PARA A FORMAÇÃO BÁSICA:

1. Conhecimento;

2. Pensamento crítico, científico e criativo;

3. Senso estético;

4. Comunicação;

5. Argumentação;

6. Cultura digital;

7. Autogestão;

8. Autoconhecimento e autocuidado;

9. Empatia e cooperação;

10. Autonomia;

  • Compreender as 10 Competências Gerais da BNCC para a Formação Básica;
  • Discutir criticamente as 10 Competências Gerais da BNCC para a Formação Básica;
  • Relacionar as 10 competências Gerais às competências específicas das Ciências Humanas

  • BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Educação é a Base. Ensino Médio.

Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/historico/BNCC_EnsinoMedio_embaixa_site_110518.pdf. Acesso: 29 set. 2023.

·                 ANÁLISE CRÍTICA SOBRE A BASE NACIONAL COMUM – BNCC

·                 ANFOPE – DOCUMENTO FINAL DO X ENCONTRO NACIONAl

·                 ANFOPE – DOCUMENTO FINAL DO XXI ENCONTRO NACIONAL

MATERIAL COMPLEMENTAR: 

- BIBLIOTECA VIRTUAL:

ASSOCIAÇÃO NACIONAL PELA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO (ANFOPE). Documento final. Encontro Nacional. Belo Horizonte, 1999. Disponível em: 2000 – 20 ANOS DE MOVIMENTO (anfope.org.br). Acesso em: 29 set. 2023.

 

ASSOCIAÇÃO NACIONAL PELA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO (ANFOPE). Documento final. Encontro Nacional. Brasília, 2023. Disponível em: Microsoft Word - Documento ENANFOPE final2023.docx. Acesso em: 29 set. 2023.

 

BRASIL. Guia de implementação do Novo Ensino Médio. Brasília: MEC/CONSED, 2018. Disponível em: https://anec.org.br/wp-content/uploads/2021/04/Guia-de-implantacao-do-Novo-Ensino-Medio.pdf. Acesso: 29 set. 2023.

 

MOVIMENTO PELA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. Dimensões e Desenvolvimento das Competências Gerais da BNCC. Center for Curriculum Redesign. 2018. Disponível em:  BNCC_Competencias_Progressao.pdf (movimentopelabase.org.br).       Acesso em: 29 set. 2023.

- VÍDEOS:

https://youtu.be/-wtxWfCI6gk

https://youtu.be/pq0ieMDrHr8

https://youtu.be/MCobuw8xYo8

https://youtu.be/J_U_xcUwcOU

-  LINKS DE ARTIGO:

ANÁLISE CRÍTICA SOBRE A BASE NACIONAL COMUM- BNCC (webartigos.com)

Guia-de-implantacao-do-Novo-Ensino-Medio.pdf (anec.org.br)

BNCC_Competencias_Progressao.pdf (movimentopelabase.org.br)

Microsoft Word - Documento ENANFOPE final2023.docx 

Philippe Perrenoud é doutor em Sociologia e Antropologia, tem 59 anos. Atua nas áreas relacionadas à currículo, práticas pedagógicas e instituições de formação nas faculdades de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Genebra. Apesar de atuar nestas áreas, o autor não é um Pedagogo de formação.

Para o autor, o sucesso e o fracasso escolar não são dependências únicas do ambiente escolar. Na sua visão, cada aprendizado deve ter como objetivo preparar os alunos para etapas subsequentes do currículo escolar, tornando o aluno capaz de mobilizar suas aquisições escolares fora da escola, tornando qualquer ambiente, um ambiente pedagógico, independentemente de quaisquer situações.

Em suas obras, o conceito de competência é salientado enfocando que não há uma definição clara e objetiva do que seja competência. Segundo o autor, existem três aspectos do que pode vir a ser uma competência onde, em um dos casos, cita – se a questão pertinente à competência e desempenho, onde este é um indicador direto daquele. Trata ainda que os hábitos são esquemas simples e rígidos, mas nem todo esquema é um hábito. Perrenoud menciona, ainda, que o sucesso depende de uma capacidade geral de adaptação e discernimento, comumente considerada como inteligência natural do indivíduo.

Para conferir a relação de vários livros e artigos do autor, consulte: http://www.unige.ch/fapse/SSE/teachers/perrenoud/php_main/Perrenoud_livros_e_artigos.html

Bibliografia: http://www.sebouniversitario.com.br/resumo.PDF

 

Fonte: Philippe Perrenoud - Biografia - InfoEscola

Na Unidade II, nossa meta é que o discente se aproprie dos conceitos básicos das 10 Competências Gerais da BNCC para a Formação Básica visando discutir criticamente as mesmas e estabelecer uma relação entre estas e as competências específicas das Ciências Humanas.

    
Inicia em 23/10/2023 às 0h 0 e finaliza em 28/10/2023 às 23h 59
AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA (10/10/2023 - 06/11/2023)
    
Inicia em 31/10/2023 às 0h 0 e finaliza em 01/11/2023 às 23h 59
    
Inicia em 04/11/2023 às 0h 0 e finaliza em 08/11/2023 às 23h 59
Frequências da Turma

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Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2023201**** 7,0 10,0 10,0 8.2 0 MATRICULADO
2 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
3 2023202**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
4 2023202**** 8,3 5,0 0,0 6.0 0 MATRICULADO
5 2023202**** 10,0 9,5 10,0 9.9 0 MATRICULADO
6 2023202**** 7,0 9,5 10,0 8.1 0 MATRICULADO
7 2023202**** 8,3 10,0 10,0 9.0 0 MATRICULADO
8 2023202**** 8,3 9,5 10,0 8.9 0 MATRICULADO
9 2023202**** 7,0 10,0 10,0 8.2 0 MATRICULADO
10 2023202**** 10,0 8,0 10,0 9.6 0 MATRICULADO
11 2023202**** 8,3 5,0 0,0 6.0 0 MATRICULADO
12 2023202**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
13 2023201**** 8,3 8,0 10,0 8.6 0 MATRICULADO
14 2023202**** 10,0 7,0 10,0 9.4 0 MATRICULADO
15 2023201**** 5,0 7,0 10,0 6.4 0 MATRICULADO
16 2023201**** 8,3 8,0 10,0 8.6 0 MATRICULADO
17 2023201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
18 2023202**** 10,0 9,5 10,0 9.9 0 MATRICULADO
19 2023202**** 10,0 0,0 10,0 8.0 0 MATRICULADO
20 2023201**** 8,3 9,0 10,0 8.8 0 MATRICULADO
21 2023201**** 7,0 5,0 10,0 7.2 0 MATRICULADO
22 2023202**** 5,0 10,0 10,0 7.0 0 MATRICULADO
23 2023202**** 4,0 8,0 10,0 6.0 0 MATRICULADO
24 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
25 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
26 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
27 2023202**** 5,0 8,0 10,0 6.6 0 MATRICULADO
28 2023202**** 5,0 5,0 10,0 6.0 0 MATRICULADO
29 2023201**** 10,0 9,5 10,0 9.9 0 MATRICULADO
30 2023202**** 10,0 0,0 10,0 8.0 0 MATRICULADO
31 2023202**** 10,0 8,0 10,0 9.6 0 MATRICULADO
32 2023201**** 5,0 9,0 10,0 6.8 0 MATRICULADO
33 2023202**** 8,0 0,0 7,0 6.2 0 MATRICULADO
34 2023201**** 10,0 5,0 10,0 9.0 0 MATRICULADO
35 2023202**** 10,0 9,0 10,0 9.8 0 MATRICULADO
36 2023201**** 10,0 8,0 10,0 9.6 0 MATRICULADO
37 2023202**** 10,0 9,5 10,0 9.9 0 MATRICULADO
38 2023202**** 7,0 9,5 10,0 8.1 0 MATRICULADO
39 2023202**** 8,0 0,0 7,0 6.2 0 MATRICULADO
40 2023202**** 7,0 8,0 10,0 7.8 0 MATRICULADO
41 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
42 2023202**** 7,0 0,0 10,0 6.2 0 MATRICULADO
43 2023202**** 7,0 9,5 10,0 8.1 0 MATRICULADO
44 2023202**** 8,3 8,0 10,0 8.6 0 MATRICULADO
45 2023202**** 7,0 8,0 10,0 7.8 0 MATRICULADO
46 2023202**** 5,0 9,5 10,0 6.9 0 MATRICULADO
47 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
48 2023202**** 9,5 9,5 10,0 9.6 0 MATRICULADO
49 2023202**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
50 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
51 2023202**** 8,3 9,5 10,0 8.9 0 MATRICULADO
52 2023201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
53 2023202**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
54 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
55 2023202**** 8,3 10,0 10,0 9.0 0 MATRICULADO

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Notícias da Turma
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Título

Data
PROVA FINAL 09/11/2023
PROVA FINAL 04/11/2023
Notas cadastradas no sistema 03/11/2023
Notas cadastradas no sistema 03/11/2023
Questionário avaliativo 31/10/2023
Prazos! 27/10/2023
LINK PARA A SALA VIRTUAL - AULA 21/10/2023 - 16:00H 21/10/2023
Link Google Meet (AULA 19HS) 16/10/2023
Aula Síncrona 16/10/2023
LINK PARA A SALA VIRTUAL - AULA 16/10/2023 - 19:00H 16/10/2023
AVISOS; 10/10/2023

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1077 19/05/2024 06:19