-

CLP/CEAD030 - CURRÍCULO E ITINERÁRIOS FORMATIVOS - Turma: 3A (2023.2)

Tópicos Aulas
APRESENTAÇÃO GERAL DA DISCIPLINA (21/10/2023 - 22/11/2023)

 

Caro(a) aluno(a),

 

Prezado acadêmico, bem-vindo!

Este material foi criado como base formativa para as questões relativas à disciplina de CURRÍCULO E ITINERÁRIOS FORMATIVOS. Tais questões fazem parte da sua formação acadêmica e auxiliam nas reflexões sobre a estrutura geral do Novo Ensino Médio e os Pressupostos da Organização Curricular e dos Itinerários Formativos.

Para você ter o melhor aproveitamento da disciplina e contribuir para o processo de aprendizagem e realização das atividades, faz-se necessário acessar todos os conteúdos disponibilizados.

De maneira geral, os materis propostos para estudo na disciplina, apresentam alguns pressupostos e princípios que são essenciais para se conhecer a proposta curricular do Novo Ensino Médio, bem como a flexibilização curricular e os diversificados itinerários formativos.

Será uma disciplina incrível onde iremos transitar na trilha formativa ao longo dos módulos de super trocas e aprendizagens.

Uma excelente trilha de aprendizagem!!

Vamos juntos?

Profª. Dra. Alessandra Lopes de Oliveira Castelini

 

CONHEÇA O PROFESSOR:

 

Alessandra Lopes de Oliveira Castelini  é Doutora em Diversidade Cultural e Inclusão Social - FEEVALE/RS. Período de Estudos na modalidade Sanduíche no Exterior PDSE/CAPES - Instituto Politécnico de Leiria - IPL - Portugal. Mestre em Educação - UNICENTRO/PR. Graduada em Pedagogia. Especialista em Gestão e Organização Escolar. Especialista em Coordenação Pedagógica - UFPR. Docente - Adjunta II - da Universidade Federal do Piauí - UFPI - junto à Coordenação de Pedagogia - Campus Senador Helvídio Nunes de Barros - CSHNB, na área de Estágio Supervisionado e Metodologias de Ensino. Coordenadora de Estágios Obrigatórios e Professora Formadora do Centro de Educação Aberta à Distância - CEAD/UFPI, junto ao curso de Letras Português. Coordena os seguintes projetos de pesquisa e extensão: MULTILAB: Rede de Estudos da Infância e Práticas Pedagógicas em prol da Diversidade e Inclusão - PREXC/UFPI/CSHNB, em parceria com o CRID/IPLeiria e o Grupo de Pesquisa COM Acesso - UFRGS e o Projeto MULTILAB UFPI (2ª Edição) com bolsistas vinculados a PREXC/UFPI. Integrante do Núcleo de Estudos Ameríndios e Africanos - NEAA - UNICENTRO/PR, pesquisadora do Grupo de Estudo e Pesquisa Interdisciplinar em Desenvolvimento Humano e Educação - GIEDH/CNPq; Núcleo de Estudos e Pesquisas em Teorias e Práticas Pedagógicas - NUTEPP/UFPI/CNPq e Grupo COM Acesso: Comunicação Acessível - UFRGS/CNPq. Desenvolve pesquisas na área de Educação, Políticas Públicas e Educação Inclusiva com ênfase nas linhas de Educação Infantil; Educação, Diversidades e Inclusão; Ações Afirmativas e Formação Docente. Coordenadora Adjunta de pesquisas e projetos de extensão na área de: Estudos Interdisciplinares, Educação Inclusiva, Gestão Escolar e Formação de Docentes, Diversidade e Relações Étnico-Raciais, Recursos Tecnológicos e de apoio para inclusão e diversidade com princípios do Desenho Universal para Aprendizagem - DUA e Literatura em Multiformatos com princípios do DUA. Possui experiências na Educação, com docência na Educação Infantil, Educação Básica/Ensino Fundamental, na Coordenação Pedagógica e Gestão Escolar e no Ensino Superior. Atualmente atua no Ensino Superior e na Pós-Graduação com atividades de ensino, pesquisa, extensão e internacionalização. Tem publicado regularmente suas pesquisas em capítulos de livros e revistas científicas, qualificadas nacional e internacionalmente. Contato: alessandralopes@ufpi.edu.br https://sites.google.com/ufpi.edu.br/profalessandralopescastelini - Redes Sociais: @projeto_multilab

 

Saiba mais no Currículo Lattes: link    http://lattes.cnpq.br/1247821221528038

   APOSTILA DA DISCIPLINA_curriculo e itinerarios formativos_Prof Dra Alessandra Lopes de Oliveira Castelini_2023.pdf 
AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (21/10/2023 - 22/11/2023)

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

  • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
  • Fique atento à formatação das mensagens;
  • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
  • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
  • Seja cortês na comunicação.

 

 

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

 

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);

Professor como mediador, facilitador.

Em tempo, confirmo as datas dos encontros, via link do Meet, que serão gravados e disponibilizados posteriormente via Sigaa.
 
1ª Aula: 21/10/2023  - Sábado - a partir 14h 

2ª Aula: 10/11/2023 -  Sexta-Feira - a partir das 19h
 

Neste espaço você terá acesso as gravações das aulas síncronas.

   FÓRUM DE APRESENTAÇÕES E TIRA DÚVIDAS
Período de Habilitação: 21/10/2023 às 08:00 a 22/11/2023 às 23:59
UNIDADE I (21/10/2023 - 22/11/2023)

UNIDADE  1: ESTRUTURA GERAL DO NOVO ENSINO MÉDIO

1. Por que mudar o Ensino Médio?

2. Como as mudanças foram construídas e que marcos legais as orientam?

3. O que muda no Ensino Médio?

3.1. Centralidade no estudante

3.2. Protagonismo juvenil

3.3. Desenvolvimento integral

3.4. Projeto de Vida

3.5. Interdisciplinaridade

3.6. Metodologias ativas

3.7. Flexibilização curricular

3.8. Educação Profissional e Tecnológica (EPT)

3.9. Carga horária

3.10. Avaliação

3.11. Equidade e contemporaneidade

Como as mudanças estão sendo implementadas?

- Refletir o contexto histórico e as mudanças construídas para a implantação do novo Ensino Médio, destacando os marcos legais que as orientam, possibilitando uma reflexão coerente sobre a estrutura geral da última etapa da educação básica;

- Compreender a estrutura geral do Novo Ensino Médio, provocando reflexões críticas a respeito do desejo de mudanças nas práticas pedagógicas e de gestão escolar a serem desenvolvidas na última etapa da educação básica;

- Mapear os pressupostos da organização curricular e dos itinerários nas redes de ensino frente às suas implicações pedagógicas;

Novo Ensino Médio: entenda como o modelo de aprendizagem está sendo implementado no Piauí – Disponível em: https://youtu.be/KFa2ORMbM8M?si=i3Vbdo12-ATstVs3

 

Currículo do Ensino Médio do Piauí: Formação Geral Básica – FGB – Disponível em:

https://www.youtube.com/live/DL43bECRU3g?si=M8n7g-TvhE9amdBK

-  LINKS DE MATERIAIS

CEE/PI - Parecer CEE/PI Nº 048/2021. Aprova o CURRÍCULO DO PIAUÍ –

NOVO ENSINO MÉDIO como Currículo de Referência para o Sistema Estadual de

Educação do Piauí. 2021. Disponível em: http://www.ceepi.pro.br/Pareceres%20%20%20%20%20%202021/2021%20Parecer%20048.pdf>

Acesso em setembro de 2023.

 

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica.

Guia de implementação do novo ensino médio. 2019.

Disponível em: https://anec.org.br/wp-content/uploads/2021/04/Guia-de-implantacao-do-Novo-Ensino-Medio.pdf  Acesso em Set. 2023.

 

Espera-se que o estudante tenha condições de refletir sobre as mudanças propostas no Novo Ensino Médio, contextualizando as leituras realizadas e os tópicos discutidos em aula, posicionando-se de forma crítica e reflexiva.

    
Inicia em 21/10/2023 às 0h 0 e finaliza em 02/11/2023 às 23h 59
   FÓRUM I – MEMÓRIAS FORMATIVAS
Período de Habilitação: 21/10/2023 às 08:00 a 02/11/2023 às 23:59
UNIDADE II (21/10/2023 - 22/11/2023)

UNIDADE 2: PRESSUPOSTOS DA ORGANIZAÇÃO CURRICULAR E DOS ITINERÁRIOS FORMATIVOS

2.1. O Currículo do Piauí para o Novo Ensino Médio;

2.2.  Itinerários Formativos;

2.3. Itinerário Formativo Integrado da Área de Linguagens e Suas Tecnologias;

- Discutir a legislação educacional vigente, diretrizes nacionais, documentos oficiais e do Programa de Apoio à Implementação da Base Nacional Comum Curricular (ProBNCC), como meio de atingir o panorama de implantação das mudanças curriculares  do Ensino Médio;

- Compreender pressupostos da flexibilização curricular e os desafios impostos à implementação e efetivação da proposta de organização curricular e dos itinerários no novo Ensino Médio;

- Reconhecer pressupostos estabelecidos no Currículo do Piauí para o Novo Ensino Médio, enquanto política de Estado no contexto do Ensino Médio no estado do Piauí, suas concepções, princípios norteadores e arquitetura geral do currículo proposto;

Espera-se que o estudante demonstre habilidades de pesquisa e sintetização do tema abordado, trazendo reflexões pertinentes frente ao conteúdo estudado e que dialoguem com a proposta de flexibilização curricular e de inovação no ensino, por meio de propostas que contemplem metodologias ativas.

    
Inicia em 03/11/2023 às 0h 0 e finaliza em 14/11/2023 às 23h 59
   FÓRUM II
Período de Habilitação: 03/11/2023 às 08:00 a 14/11/2023 às 23:59
AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA (21/10/2023 - 22/11/2023)
    
Inicia em 30/01/2024 às 0h 0 e finaliza em 06/07/2024 às 23h 59
    
Inicia em 18/11/2023 às 0h 0 e finaliza em 18/11/2023 às 23h 59
AVALIAÇÃO DE SEGUNDA CHAMADA (21/10/2023 - 22/11/2023)
    
Inicia em 21/11/2023 às 0h 0 e finaliza em 22/11/2023 às 23h 59
Frequências da Turma

Nenhum item foi encontrado

Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2023202**** 10,0 8,0 8,5 9.3 0 MATRICULADO
2 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
3 2023202**** 9,0 7,5 7,8 8.5 0 MATRICULADO
4 2023202**** 6,0 5,0 7,0 6.0 0 MATRICULADO
5 2023202**** 10,0 8,3 6,5 9.0 0 MATRICULADO
6 2023201**** 9,0 6,5 7,3 8.2 0 MATRICULADO
7 2023201**** 10,0 9,5 7,0 9.3 0 MATRICULADO
8 2023202**** 5,0 7,5 7,8 6.1 0 MATRICULADO
9 2023202**** 9,0 4,0 8,3 7.9 0 MATRICULADO
10 2023202**** 9,0 6,0 7,5 8.1 0 MATRICULADO
11 2023202**** 10,0 8,8 7,5 9.3 0 MATRICULADO
12 2023202**** 7,0 8,5 8,0 7.5 0 MATRICULADO
13 2023203**** 10,0 7,5 7,8 9.1 0 MATRICULADO
14 2023202**** 10,0 6,5 7,3 8.8 0 MATRICULADO
15 2023202**** 8,0 5,0 2,5 6.3 0 MATRICULADO
16 2023201**** 10,0 8,5 8,5 9.4 0 MATRICULADO
17 2023201**** 10,0 7,0 7,0 8.8 0 MATRICULADO
18 2023202**** 10,0 8,0 9,5 9.5 0 MATRICULADO
19 2023202**** 10,0 9,0 9,0 9.6 0 MATRICULADO
20 2023202**** 8,0 1,5 8,0 6.7 0 MATRICULADO
21 2023202**** 9,0 7,5 7,8 8.5 0 MATRICULADO
22 2023202**** 9,0 8,3 7,8 8.6 0 MATRICULADO
23 2023203**** 9,0 7,5 8,0 8.5 0 MATRICULADO
24 2023202**** 9,0 6,5 5,8 7.9 0 MATRICULADO
25 2023202**** 9,0 7,0 7,5 8.3 0 MATRICULADO
26 2023202**** 10,0 8,5 8,3 9.4 0 MATRICULADO
27 2023202**** 6,0 7,0 7,3 6.5 0 MATRICULADO
28 2023201**** 8,0 8,0 7,0 7.8 0 MATRICULADO
29 2023202**** 10,0 4,5 7,8 8.5 0 MATRICULADO
30 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
31 2023201**** 6,0 7,5 8,0 6.7 0 MATRICULADO
32 2023202**** 10,0 7,5 8,3 9.2 0 MATRICULADO
33 2023201**** 10,0 6,3 6,5 8.6 0 MATRICULADO
34 2023201**** 6,0 8,0 7,3 6.7 0 MATRICULADO
35 2023201**** 0,0 6,5 4,3 2.2 0 MATRICULADO
36 2023202**** 10,0 9,5 4,0 8.7 0 MATRICULADO
37 2023202**** 9,0 7,0 7,3 8.3 0 MATRICULADO
38 2023202**** 9,0 7,0 7,5 8.3 0 MATRICULADO
39 2023202**** 10,0 7,0 7,3 8.9 0 MATRICULADO
40 2023202**** 9,0 3,5 6,5 7.4 0 MATRICULADO
41 2023201**** 10,0 9,0 9,0 9.6 0 MATRICULADO
42 2023202**** 9,0 7,5 7,5 8.4 0 MATRICULADO
43 2023202**** 10,0 7,5 4,5 8.4 0 MATRICULADO
44 2023201**** 10,0 7,5 8,5 9.2 0 MATRICULADO
45 2023201**** 9,0 7,5 8,8 8.7 0 MATRICULADO
46 2023202**** 3,0 0,0 4,5 2.7 0 MATRICULADO
47 2023202**** 6,0 7,5 7,5 6.6 0 MATRICULADO
48 2023203**** 10,0 8,5 7,3 9.2 0 MATRICULADO
49 2023201**** 9,0 7,5 7,5 8.4 0 MATRICULADO
50 2023201**** 10,0 3,5 4,0 7.5 0 MATRICULADO
51 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
52 2023202**** 8,0 7,0 6,3 7.5 0 MATRICULADO
53 2023202**** 4,0 9,5 9,3 6.2 0 MATRICULADO
54 2023202**** 7,0 8,0 9,0 7.6 0 MATRICULADO
55 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
56 2023201**** 8,0 9,0 9,0 8.4 0 MATRICULADO
57 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
58 2023201**** 10,0 8,5 8,5 9.4 0 MATRICULADO
59 2023201**** 10,0 7,5 7,5 9.0 0 MATRICULADO

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nenhum item foi encontrado

Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
CONVITE: 10 Encontro Formativo do Projeto MULTILab - UFPI 2ª Edição 05/12/2023
CONVITE: Seleção de novos bolsistas para o Projeto MULTILab - UFPI 27/11/2023
AULA REMOTA - CURRÍCULOS E ITINERÁRIOS FORMATIVOS 10/11/2023
CONVITE: II Jornadas MULTILab - UFPI 07/11/2023
CONVITE: VII Encontro Formativo do Projeto MULTILab - UFPI 27/10/2023
AULA REMOTA - CURRÍCULOS E ITINERÁRIOS FORMATIVOS 21/10/2023

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb06.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1088 17/07/2024 13:21