-

CLI/CEAD075 - Pedagogia das competências na BNCC. - Turma: 5A (2023.2)

Tópicos Aulas
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (31/10/2023 - 17/11/2023)

Disponível em: https://www.paulista.pe.gov.br/site/noticias/detalhes/2425

 

Caro(a) aluno(a),

 

Para você ter um bom aproveitamento dos conteúdos da disciplina e contribuir para seu processo de aprendizagem e realização das atividades, faz-se necessário acessar e estudar cuidadosamente todos os conteúdos disponibilizados. Está será uma disciplina incrível, na qual iremos transitar numa trilha formativa ao longo das unidades, com trocas e aprendizagens interativas. Desejo-lhes uma excelente trilha de aprendizagem!

Mas, para conseguir êxito total nessa disciplina você precisa dedicar diariamente, no mínimo, duas horas e meias de estudo para ler os textos, realizar as tarefas, participar dos fóruns e realizar uma boa avaliação. Sem leitura diária dos textos, no período da disciplina, seus conhecimentos poderão ficar limitados. 

Durante o período de realização da disciplina você contará com o acompanhamento do Professor: Heraldo Aparecido Silva e da Tutora Mariachristyna Silva.

 

CONHEÇA O PROFESSOR:

 

Heraldo Aparecido Silva é Professor Associado na Universidade Federal do Piauí – UFPI, vinculado ao Departamento de Fundamentos da Educação – DEFE/CCE e ao Programa de Pós-Graduação em Filosofia – PPGFIL/CCHL/UFPI. Coordenador do Núcleo de Estudos em Filosofia da Educação e Pragmatismo – NEFEP/UFPI. Doutor em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCAR. Tem experiência nas áreas de Filosofia e Educação, com ênfase nos temas: filosofia da educação; filosofia prática; pragmatismo e neopragmatismo; filosofia contemporânea; estética e filosofia da arte; história da filosofia; filosofia e literatura; histórias em quadrinhos e cultura pop; webcomics, desenhos animados; documentários, seriados e filmes. Linhas de pesquisas: Walter Benjamin (experiência e cultura), Michel Foucault (subjetivação e práticas de si), Gilles Deleuze e Félix Guattari (linhas de segmentaridade e literatura menor), Richard Rorty (narrativa e redescrição), Harold Bloom (desleitura e literatura sapiencial), Milan Kundera (arte do romance; estética e existência), Richard Shusterman (somaestética e cultura pop).

E-mail: heraldokf@yahoo.com.br 

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1328012571835066 

   GADOTTI (2002) - História das idéias pedagógicas_compressed (1)_removed.pdf 
AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (31/10/2023 - 17/11/2023)

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

  • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
  • Fique atento à formatação das mensagens;
  • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
  • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
  • Seja cortês na comunicação.

 

 

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

 

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);

Professor como mediador, facilitador.

 

Neste espaço você terá acesso as gravações das aulas síncronas.

AULA 01 - Gravação

https://drive.google.com/file/d/1AN52hss-A2t95_glcrFxQq04LxdSQkE3/view?usp=sharing 

   FÓRUM DE APRESENTAÇÕES E TIRA DÚVIDAS
Período de Habilitação: 30/10/2023 às 08:00 a 17/11/2023 às 23:59
UNIDADE I (31/10/2023 - 17/11/2023)

“PERSPECTIVAS HISTÓRICAS E CONCEITUAIS DAS PEDAGOGIA DAS COMPETÊNCIAS”

▪ Apresentação das linhas históricas gerais da Pedagogia das Competências.

▪ Investigação das características conceituais distintivas da Pedagogia das Competências.

▪ Participação Fórum 1.

Bibliografia básica.

 

GHIRALDELLI JR. Paulo. O que é pedagogia. São Paulo: Brasiliense, 2006.

PAGNI, Pedro. Formação humana e cuidado de si: um encontro explosivo ou a possibilidade de pensar de outro modo a racionalidade e a ética na educação? REP - Revista Espaço Pedagógico, v. 18, n. 2, Passo Fundo, p. 309-323, jul./dez. 2011.

PERRENOUD, Philippe. Dez Novas Competências para Ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

  1. Conhecer os aspectos históricos da pedagogia das competências;
  2. Conhecer os aspectos conceituais da pedagogia das competências;

    
Inicia em 30/10/2023 às 0h 0 e finaliza em 10/11/2023 às 23h 59
  AULA 01 SLIDE.pptx 
MATERIAL DE APOIO: SLIDE - AULA 01
UNIDADE II (31/10/2023 - 17/11/2023)

“ANÁLISE DAS POTENCIALIDADES E CRÍTICAS DA ADOÇÃO DA PEDAGOGIA DAS COMPETÊNCIAS”

▪ Abordagem dos processos educativos mediados pela pedagogia das competências, considerando os seguintes aspectos: organização curricular, metodologia de ensino-aprendizagem e avaliação.

▪ Análise, no âmbito educacional, as potencialidades e críticas à adoção do modelo das competências.

▪ Participação Fórum 1.

 

Bibliografia básica.

PERRENOUD, Philippe. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre, Artmed, 1999.

PERRENOUD, Philippe, et al. As Competências para Ensinar no Século XXI: a formação dos professores e o desafio da avaliação. Porto Alegre: Artmed, 2002.

RAMOS, Marise Nogueira. A Pedagogia das competências: autonomia ou adaptação? São Paulo: Cortez, 2001.

GADOTTI, Moacir. História das ideias pedagógicas. 6ª ed. São Paulo: Ática, 2002.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 5. ed. Petrópolis, Vozes: 2002.

Objetivos:

a) Apresentar o contexto histórico da pedagogia e da pedagogia das competências;

b) Apresentar as potencialidades e críticas à adoção do modelo das competências.

    
Inicia em 05/11/2023 às 0h 0 e finaliza em 10/11/2023 às 23h 59
   FÓRUM I
Período de Habilitação: 04/11/2023 às 00:00 a 12/11/2023 às 23:59
   FÓRUM II
Período de Habilitação: 06/11/2023 às 00:00 a 19/11/2023 às 23:59
  AULA 02 SLIDE.pptx 
MATERIAL DE APOIO- SLIDE - AULA 02
AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA (31/10/2023 - 17/11/2023)
    
Inicia em 12/11/2023 às 0h 0 e finaliza em 17/11/2023 às 23h 59
Frequências da Turma

Nenhum item foi encontrado

Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2023201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
2 2023201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
3 2023201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
4 2023203**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
5 2023201**** 10,0 10,0 0,0 8.0 0 MATRICULADO
6 2023201**** 10,0 10,0 9,5 9.9 0 MATRICULADO
7 2023201**** 7,0 7,0 7,0 7.0 0 MATRICULADO
8 2023201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
9 2023202**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 MATRICULADO
10 2023201**** 6,0 9,5 9,5 7.4 0 MATRICULADO
11 2023201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
12 2023201**** 9,0 10,0 8,0 9.0 0 MATRICULADO
13 2023203**** 9,0 10,0 9,5 9.3 0 MATRICULADO
14 2023201**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 MATRICULADO
15 2023202**** 0,0 8,5 0,0 1.7 0 MATRICULADO
16 2023201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
17 2023201**** 10,0 10,0 8,0 9.6 0 MATRICULADO
18 2023201**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 MATRICULADO
19 2023202**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 MATRICULADO
20 2023201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
21 2023201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
22 2023201**** 9,0 9,5 7,0 8.7 0 MATRICULADO
23 2023203**** 9,0 9,5 0,0 7.3 0 MATRICULADO
24 2023201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
25 2023201**** 6,0 8,5 8,0 6.9 0 MATRICULADO
26 2023201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
27 2023201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
28 2023203**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
29 2023201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
30 2023201**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 MATRICULADO
31 2023201**** 9,0 8,5 10,0 9.1 0 MATRICULADO
32 2023201**** 7,0 10,0 0,0 6.2 0 MATRICULADO
33 2023201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
34 2023201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
35 2023203**** 7,0 0,0 0,0 4.2 0 MATRICULADO
36 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
37 2023201**** 8,0 9,0 9,5 8.5 0 MATRICULADO
38 2023202**** 9,0 10,0 8,5 9.1 0 MATRICULADO
39 2023201**** 8,0 8,5 9,5 8.4 0 MATRICULADO
40 2023201**** 9,0 8,5 9,5 9.0 0 MATRICULADO
41 2023201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
42 2023203**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 MATRICULADO
43 2023201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
44 2023203**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
45 2023201**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 MATRICULADO
46 2023201**** 10,0 8,0 10,0 9.6 0 MATRICULADO
47 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
48 2023201**** 10,0 9,5 10,0 9.9 0 MATRICULADO
49 2023201**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 MATRICULADO
50 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
51 2023201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
52 2023201**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 MATRICULADO
53 2023201**** 8,0 6,0 8,0 7.6 0 MATRICULADO
54 2023201**** 7,0 10,0 10,0 8.2 0 MATRICULADO
55 2023202**** 8,0 8,5 9,0 8.3 0 MATRICULADO
56 2023201**** 10,0 9,0 9,5 9.7 0 MATRICULADO
57 2023201**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 MATRICULADO
58 2023202**** 8,0 8,5 10,0 8.5 0 MATRICULADO
59 2023201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
60 2023201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
61 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
62 2023202**** 9,0 9,0 10,0 9.2 0 MATRICULADO
63 2023202**** 0,0 9,0 8,5 3.5 0 MATRICULADO
64 2023201**** 10,0 8,5 9,5 9.6 0 MATRICULADO
65 2023201**** 8,0 9,0 9,5 8.5 0 MATRICULADO
66 2023201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nenhum item foi encontrado

Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
COMUNICADO 20/11/2023
COMUNICADO 09/11/2023
GRAVAÇÃO AULA 02 06/11/2023
AULA 01 - Gravação 27/10/2023
LINK AULA 01 26/10/2023

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1074 29/04/2024 20:49