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DEA/CCE021 - AS BOAS PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO PARA A CARREIRA - Turma: 3A (2023.2)

Tópicos Aulas
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (13/11/2023 - 12/12/2023)

Disponível em: https://www.mundorh.com.br/empresas

 

Caro(a) aluno(a),

Caros alunos sejam bem-vindo a disciplina As Boas Práticas em Educação para a Carreira. Espera-se que a disciplina contribua com a construção das competências necessárias para que os estudantes enfrentem os desafios sociais e econômicos da sociedade, além dos seus próprios, com mais segurança, domínio, controle e conhecimento técnico sobre o tema, entendendo que essa atitude faz parte de seu exercício de cidadania. A disciplina abordar alguns conceitos relacionados ao universo do mercado de trabalho que serão básicos para a boa prática comportamental diante do mundo corporativo, como a Gestão do Tempo de estudo, Educação Financeira, Empreendedorismo e Elementos para uma educação visando uma carreira transformadora.

Esta disciplina será ministrada com dedicação e entusiasmo, e estamos ansiosos para compartilhar nossos conhecimentos e experiências com vocês. Esperamos que vocês aproveitem ao máximo esta disciplina e que ela possa ajudá-los em suas salas de aula. Estamos muito felizes em tê-los conosco e ansiosos para começar a trabalhar juntos. Boa sorte e sucesso em sua jornada!

Para você ter o melhor aproveitamento da disciplina e contribuir para o processo de aprendizagem e realização das atividades, faz-se necessário acessar todos os conteúdos disponibilizados.

Você contará com o meu acompanhamento no percurso da disciplina, sou o Professor Geordy Souza Pereira.

CONHEÇA O PROFESSOR:

 

Doutor em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2020). Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (1999) e possui MBA-Executivo em Gestão Tecnológica e Inovação pela Fundação Getúlio Vargas - FGV/RJ (2002). Graduado em Administração pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA (1996). É Professor Associado I no curso de Engenharia de Produção na Universidade Federal do Piauí - UFPI. Atualmente é Professor no Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação - PROFNIT e Coordenador Acadêmico do Curso de Especialização em Logística e Distribuição e do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Gestão, Inovação e Empreendedorismo - GERA. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Estudos Organizacionais, Gestão da Produção e Arranjos Produtivos Locais. Atuando principalmente nos seguintes temas: Administração, Gestão da Produção, Organização, Sistemas e Trabalho, APL's, Inovação Tecnológica e Empreendedorismo

 

 

Saiba mais no Currículo Latteshttp://lattes.cnpq.br/1287499167497435 

   Plano de disciplina ARTE.pdf 
AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (13/11/2023 - 12/12/2023)

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

  • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
  • Fique atento à formatação das mensagens;
  • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
  • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
  • Seja cortês na comunicação.

 

 

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

 

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);

Professor como mediador, facilitador.

Neste espaço você terá acesso as gravações das aulas síncronas.

Especialização em Artes Integradas e a BNCC (2023-11-17 19:07 GMT-3) - Google Drive

Especialização Artes Integrada e a BNCC (2023-12-01 19:10 GMT-3) - Google Drive

   FÓRUM DE APRESENTAÇÕES E TIRA DÚVIDAS
Período de Habilitação: 13/11/2023 às 00:00 a 12/12/2023 às 23:59
UNIDADE I (13/11/2023 - 12/12/2023)

A Gestão do Tempo de Estudo

  •   Conceito de Gestão do Tempo
  •   Gestão do Tempo de Estudo
  •   Técnicas de Gestão de Tempo nos Estudos
  •   Benefícios de Organizar o Tempo nos Estudos

 

A Educação Financeira

  •   Conceito e Finalidade da Educação Financeira
  •   Educação Financeira na Escola
  •   Implementação da Educação Financeira na Escola
  •   Metodologia Ativa para Educação Financeira

  • Entender o que é a Gestão do Tempo sua importância e ferramentas de aplicação.
  • Conhecer o objetivo da Educação Financeira e suas implicações nas decisões de consumo.

Texto (s) base/Livro/Ebooks

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

CNC. Pesquisas CNC: Pesquisa Nacional de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic). Edição Maio 2023. Disponível em: https://static.poder360.com.br/2023/01/cnc-endividamento.pdf. Acesso em 26 de julho de 2023.

Cordeiro, N. J. N., Costa, M. G. V., Silva, M. N da. (2018). Educação Financeira no Brasil: uma perspectiva panorâmica Ensino da Matemática em Debate. São Paulo, v. 5, 1, 69 – 84. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emd/article/view/36841. Acesso em 28 de julho de 2023.

Gallego, R (de). C., Silva, V. B. (da). (2012). A gestão do tempo e do espaço na escola. Disponível em: https://midia.atp.usp.br/impressos/redefor/GestaoDiretores/Tempo_Espaco_2011_2012/Tempo_Espaco_completo.pdf. Acesso em 18 de julho de 2023.

Instituto de Coresponsabilidade da Educação. Aulas de estudo orientado: ensino fundamental II. Disponível em: https://educacao.sedu.es.gov.br/Media/EducacaoSedu/Arquivos/TempoIntegral/ProjetoDeVida/ESTUDO%20ORIENTADO%20EF.pdf. Acesso em 24 de julho de 2023.

Marcilio, F, C, P., Blando, A., Rocha, R. Z (da)., Dias, A. C. G. (2021). Guia de Técnicas para a Gestão do Tempo de Estudos: Relato da Construção. Psicologia: Ciência e Profissão. v. 41, e218325, 1-13. https://doi.org/10.1590/1982-3703003218325.

Oliveira, V. de. Projetos e Educação Financeira: diálogos possíveis. (2021).  EM TEIA – Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana. Recife/UFP/PREMT, v12(2), 1-25. DOI: https://doi.org/10.51359/2177-9309.2021.250170

Queluci, G. de C. (org). (2021). Gerenciamento do tempo. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/599115. Acesso em 13 de julho de 2023.

UCEFF. (2018). 6 técnicas de gestão de tempo nos estudos para adotar hoje. Disponível em: https://blog.uceff.edu.br/6-tecnicas-de-gestao-de-tempo-nos-estudos-para-adotar-hoje-4/. Acesso em 23 de julho de 2023.

Vissoto Júnior, D. (Org). Educação financeira nas escolas municipais: uma abordagem participativa. PROEC/UFPR. 2017

 

MATERIAL COMPLEMENTAR:

LINK DE VÍDEOS

https://www.youtube.com/watch?v=PMoINjIgE3o

https://www.youtube.com/watch?v=ja96W3ogBbM

https://www.youtube.com/watch?v=gvFiC6ohOfM

https://www.vidaedinheiro.gov.br/

https://minhaseconomias.com.br/educacao-financeira/

https://www.mobills.com.br/blog/educacao-financeira/tudo-sobre-educacao-financeira/

Você sabia que ao fazer a gestão do tempo, você pode dar conta de diferentes demandas de um jeito organizado. Então, na rotina de estudos, por exemplo, verifica qual assunto é o que você tem mais dificuldade e, consequentemente, vai levar mais tempo para assimilar.

Assim, dá prioridade para ele, deixando os outros temas para serem vistos na sequência. E olha só: quando você finaliza esse assunto mais denso, fica mais tranquilo, pois sabe que os próximos são leves, ou seja, você tem um incentivo para continuar os estudos.

O mesmo pode acontecer no trabalho: você organiza suas demandas, começando por tarefas mais importantes, complicadas ou por aquelas que estão com o prazo vencendo. Desse modo, ordena suas atividades e consegue realizá-las com mais eficiência. Veja mais dicas no Podcast Organização do Tempo de Estudo, disponível no link: https://open.spotify.com/episode/6Ghchxlh1PhfHsiUW928nd?go=1&sp_cid=59ab2241f88759d10f6b062a74150977&t=698&utm_source=embed_player_p&utm_medium=desktop&nd=1

Você sabia que, por falta de planejamento, gastamos cerca de 18% da nossa renda para pagar juros? A baixa educação financeira de uma população recém incluída no sistema de PIX pode ser fator chave para um cenário preocupante de superendividamento. No ranking global de letramento financeiro da S&P Finlit Survey, por exemplo, ficamos entre os 70 piores de um total de mais de 140 países, atrás de Madagascar e Togo, por exemplo.

Você sabia que, o número de brasileiros endividados no país bateu recorde histórico em abril de 2021. Segundo um estudo da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), 46% da população teve a renda reduzida no ano passado. Em pesquisa nacional promovida pela ANBIMA entre 2017 e 2019, menos de 30% dos respondentes obteve nota máxima ao responder sobre temas básicos como inflação, juros e risco, veja no link: https://static.poder360.com.br/2023/06/peic-endividamento-familias-CNC-maio-2023.pdf

Ter educação financeira é um passo fundamental para a estabilidade financeira, mas ela exige comprometimento e muita organização. O Governo Federal criou o Programa Nacional de Educação Financeira nas Escolas, uma parceria entre o Ministério da Educação (MEC) e a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), com o objetivo de incentivar o tema entre crianças e jovens de todo o Brasil, saiba mais pelo link: https://www.edufinanceiranaescola.gov.br/

Apresentar atividades e metodologias de cunho psicopedagógico que visam auxiliar os estudantes em suas dificuldades acadêmicas, tais como organização, planejamento e desenvolvimento de estratégias de estudo, assim como de gestão do tempo, que possam gerar resultados positivos na qualidade da aprendizagem e na vida pessoal.

Envolver os alunos no processo de aprendizagem por meio de atividades interativas e práticas que possam ajudá-los a entender conceitos financeiros de forma mais clara e objetiva. Também é fundamental incentivar o diálogo e a troca de ideias sobre o tema, assim, os alunos possam compartilhar suas dúvidas e experiências.

Buscar temáticas e atividades que proporcionem reflexões sobre gestão do tempo de estudo e a educação financeira tais como: dinheiro, orçamento individual e familiar, vida social e consumo consciente, através de metodologias ativas e utilizando sugestões de artigos, filmes, livros, sites, dentre outras.

    
Inicia em 13/11/2023 às 0h 0 e finaliza em 03/12/2023 às 23h 59
   FÓRUM I
Período de Habilitação: 13/11/2023 às 00:00 a 09/12/2023 às 23:59
UNIDADE II (13/11/2023 - 12/12/2023)

Empreendedorismo

  • Definição e Importância do Empreendedorismo
  • Tipos de Empreendedorismo
  • Educação Empreendedora
  • Metodologias aplicadas para Empreendedorismo na escola

 

Elementos para uma educação visando uma carreira transformadora

  • Teorias de Carreira
  • Educação para a Carreira nas Escolas
  • Educação para Carreira: o papel dos professores
  • Educação para uma Carreira Transformadora