-

CFL/CEAD024 - LÓGICA DO PLANEJAMENTO INTEGRADO (INTERDISCIPLINAR) POR ÁREAS DO CONHECIMENTO - Turma: 8A (2023.2)

Tópicos Aulas
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (07/11/2023 - 20/11/2023)

Caro(a) estudante! Seja bem-vindo(a) ao estudo da disciplina “Lógica do Planejamento integrado (interdisciplinar) por área do conhecimento”. Será um prazer orientá-lo(a), trocar experiências e aprender com você! Durante 15 horas, estudaremos esse tema com muita dedicação e entusiasmo. Aqui, você irá refletir sobre o planejamento docente integrado como forma de alcançar práticas educativas transformadoras.

Bons estudos!

 

Caríssimo(a) estudante!

Olá! Tudo bem? Estamos iniciando uma nova etapa de aprendizado com a disciplina Lógica do Planejamento Integrado por área de conhecimento. Que bom contar com a sua participação.  Espero que você possa aproveitar bem essa oportunidade de adquirir um pouco mais de conhecimento e aplicar com propriedade tudo o que conseguir aprender.

Para você ter melhor aproveitamento nesta disciplina e contribuir para o processo de aprendizagem e realização das atividades, faz-se necessário acessar todos os conteúdos disponibilizados.

Nesta disciplina iremos transitar na trilha formativa que vai da teoria à prática ao longo das duas unidades de estudo.

                                                  Uma excelente trilha de aprendizagem!

 

Conheça a professora

MIRTES GONÇALVES HONÓRIO

Professora Associada do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino-DMTE, do Centro de Ciências da Educação-CCE, da Universidade Federal do Piauí-UFPI. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN, Mestre em Educação pela Universidade Federal do Piauí- UFPI, Especialista em Ensino pela Universidade Federal do Piauí- UFPI, Especialista em Avaliação Educacional pela Universidade de Brasília- UnB, Licenciada em Pedagogia e Orientação Educacional pela Universidade Federal do Piauí- UFPI. Tem publicações na área de Educação com ênfase na formação de professores e avaliação. É líder de grupo no CNPQ, coordenadora do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão sobre Formação de professores e Práticas Educativas- NEFORPE, integrante do Conselho Municipal de Educação do município de Teresina-PI. Tem Experiência na Educação Básica. Pesquisa temáticas relacionadas à formação de professores, avaliação e práticas educativas.

 https://orcid.org/0000-0001-8567-4845

 

Saiba mais no Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/7716577944700509

   PLANO_DE_DISCIPLINA_-_Planejamento_Integrado_.pdf 
AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (07/11/2023 - 20/11/2023)

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

  • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
  • Fique atento à formatação das mensagens;
  • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
  • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
  • Seja cortês na comunicação.

 

 

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

 

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);

Professor como mediador, facilitador.

Neste espaço você terá acesso as gravações das aulas síncronas.

   FÓRUM DE APRESENTAÇÕES E TIRA DÚVIDAS
Período de Habilitação: 07/11/2023 às 08:00 a 20/11/2023 às 23:59
UNIDADE I (07/11/2023 - 20/11/2023)

  • Definição de planejamento
  • Dimensões do planejamento
  • Tipos de planejamento
  • Planejamento integrado

  • Identificar a importância do planejamento na ação docente.
  • Reconhecer os diferentes tipos de planejamentos.

IBIAPINA, Ivana Maria L. de M.; LIMA, Mª da Glória S. B. O planejamento como atitude. In: IBIAPINA, Ivana Maria L. de M. Formação de professores: texto & contexto. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

FUSARI, José Cerchi. O Planejamento do Trabalho Pedagógico: algumas indagações e tentativas de respostas

http://www.crmariocovas.sp.gov.br/dir_a.php?t=014

 

BANDEIRA, Hilda Maria M.; MARQUES, Eliana de Sousa Alencar. Planejamento colaborativo: necessidades e possibilidades do trabalho docente no ensino superior

https://periodicos.fclar.unesp.br/

 

Leitura complementar

 

LIBÂNEO. José Carlos. O Planejamento Escolar.

http://www.aecep.com.br/artigo/o-planejamento-escolar--jose-carlos-libaneo.html

    
Inicia em 07/11/2023 às 0h 0 e finaliza em 16/11/2023 às 23h 59
UNIDADE II (07/11/2023 - 20/11/2023)

  • Interdisciplinaridade e transdisciplinaridade: reflexões e desafios
  • Interdisciplinaridade na visão de alguns teóricos
  • Características do trabalho interdisciplinar
  • Desafios do trabalho interdisciplinar
  • Transdisciplinaridade: um novo tipo de conhecimento

  • Refletir sobre interdisciplinaridade e transdisciplinaridade como princípios orientadores da prática educativa.
  • Identificar as características do trabalho interdisciplinar.
  • Fomentar a discussão acerca dos desafios e possibilidades para efetivação de um trabalho interdisciplinar.

HONÓRIO, Mirtes G.; HONÓRIO, Teresa Christina T. S. Interdisciplinaridade na formação docente: reflexão e desafios. In: CARVALHEDO, Josania L. P.; HONÓRIO, Mirtes G. Ensino superior: processos inovadores e formativos de ensinar e aprender.

https://www.docsity.com/pt/ensino-superior-processos-inovadores-e-formativos-de-ensinar-e-aprender 

 

RIBEIRO, Josivânia Sousa Costa; PINHO, Maria José de. Interdisciplinaridade na escola contemporânea: desafios e possibilidades

https://www.revista.ueg.br/index.php/revelli/article/view/6549

 

 

MATERIAL COMPLEMENTAR: 

- VÍDEOS

Interdisciplinaridde explicada por Gaudência Frigoto

https://www.youtube.com/watch?v=gFPyge0oWE8

 

Palestra sobre Interdisciplinaridade

https://www.youtube.com/watch?v=gFPyge0oWE8 

-  LINKS DE ARTIGO

CARDOSO, Fernanda S. Interdisciplinaridade: ontem, hoje... E amanhã? V Encontro Nacional de pesquisa em Educação em Ciências

https://abrapecnet.org.br/atas_enpec/venpec/conteudo/artigos/3/pdf/p228.pdf

 

CARLOS, Jairo G. Interdisciplinaridade no Ensino Médio: desafios e potencialidades. Janeiro 2007, 172 p. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências) – Universidade de Brasília/UnB, Brasília/DF, 2007. Disponível em:Acesso em: 25 outubro 2021.

 

FAZENDA, Ivani. C. A. Interdisciplinaridade. História, teoria e pesquisa. 18.ed. Campinas-SP: Papirus, 2012.

 

   FÓRUM I
Período de Habilitação: 10/11/2023 às 00:00 a 16/11/2023 às 23:59
AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA (07/11/2023 - 20/11/2023)
    
Inicia em 14/11/2023 às 0h 0 e finaliza em 16/11/2023 às 23h 59
    
Inicia em 18/11/2023 às 0h 0 e finaliza em 22/11/2023 às 23h 59
Frequências da Turma

Nenhum item foi encontrado

Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2023201**** 7,0 6,0 10,0 7.4 0 MATRICULADO
2 2023201**** 7,0 8,0 10,0 7.8 0 MATRICULADO
3 2023201**** 9,0 7,0 10,0 8.8 0 MATRICULADO
4 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
5 2023201**** 6,0 6,0 10,0 6.8 0 MATRICULADO
6 2023202**** 8,0 7,0 10,0 8.2 0 MATRICULADO
7 2023202**** 9,0 7,0 10,0 8.8 0 MATRICULADO
8 2023202**** 8,0 8,0 10,0 8.4 0 MATRICULADO
9 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
10 2023201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
11 2023202**** 10,0 10,0 8,0 9.6 0 MATRICULADO
12 2023201**** 9,0 5,0 10,0 8.4 0 MATRICULADO
13 2023201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
14 2023202**** 7,0 0,0 10,0 6.2 0 MATRICULADO
15 2023202**** 7,0 0,0 10,0 6.2 0 MATRICULADO
16 2023201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
17 2023202**** 6,0 5,0 10,0 6.6 0 MATRICULADO
18 2023201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
19 2023201**** 8,0 9,0 10,0 8.6 0 MATRICULADO
20 2023202**** 8,0 8,0 10,0 8.4 0 MATRICULADO
21 2023201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
22 2023201**** 8,0 7,0 10,0 8.2 0 MATRICULADO
23 2023201**** 8,0 5,0 10,0 7.8 0 MATRICULADO
24 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
25 2023202**** 8,0 10,0 0,0 6.8 0 MATRICULADO
26 2023202**** 10,0 8,0 10,0 9.6 0 MATRICULADO
27 2023202**** 7,0 9,0 10,0 8.0 0 MATRICULADO
28 2023201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
29 2023201**** 9,0 8,0 10,0 9.0 0 MATRICULADO
30 2023201**** 9,5 7,0 10,0 9.1 0 MATRICULADO
31 2023202**** 8,0 7,0 10,0 8.2 0 MATRICULADO
32 2023201**** 8,0 7,0 10,0 8.2 0 MATRICULADO
33 2023202**** 8,0 7,0 10,0 8.2 0 MATRICULADO
34 2023201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
35 2023201**** 0,0 10,0 10,0 4.0 0 MATRICULADO
36 2023202**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 MATRICULADO
37 2023202**** 6,0 5,0 10,0 6.6 0 MATRICULADO
38 2023201**** 8,0 7,0 10,0 8.2 0 MATRICULADO
39 2023202**** 6,0 0,0 0,0 3.6 0 MATRICULADO
40 2023201**** 7,0 7,0 0,0 5.6 0 MATRICULADO
41 2023201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
42 2023202**** 9,0 10,0 0,0 7.4 0 MATRICULADO
43 2023201**** 8,0 7,0 10,0 8.2 0 MATRICULADO
44 2023201**** 8,0 7,0 10,0 8.2 0 MATRICULADO
45 2023202**** 9,0 7,0 10,0 8.8 0 MATRICULADO
46 2023201**** 8,5 7,0 10,0 8.5 0 MATRICULADO
47 2023201**** 9,0 9,0 10,0 9.2 0 MATRICULADO
48 2023201**** 8,0 8,0 10,0 8.4 0 MATRICULADO
49 2023201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
50 2023202**** 6,0 7,0 10,0 7.0 0 MATRICULADO
51 2023201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
52 2023201**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 MATRICULADO
53 2023201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
54 2023202**** 10,0 7,0 10,0 9.4 0 MATRICULADO
55 2023201**** 8,0 7,0 10,0 8.2 0 MATRICULADO
56 2023201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
57 2023202**** 9,0 7,0 10,0 8.8 0 MATRICULADO
58 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nenhum item foi encontrado

Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
PROVA FINAL 23/11/2023
Notas cadastradas no sistema. 17/11/2023
Link para aula sícrona de Lógica do Planejamento Integrado - 13/11/2023, 19h. 13/11/2023
Prazos! 11/11/2023
AULA ADIADA. 09/11/2023
Link para aula síncrona doa dia 09/11/2023 - 19:00 09/11/2023
Aula síncrona - 09/11/2023, 19h 07/11/2023

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1092 27/07/2024 13:29