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CLI/CEAD062 - MULTILETRAM ENTOS, NOVOS LETRAMENTOS E A BNCC NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA - Turma: 8A (2023.2)

Tópicos Aulas
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (13/12/2023 - 11/01/2024)

URL (endereço eletrônico) da imagem: https://br.pinterest.com/pin/572660908839345566/ . Acesso em: 14 out. 2023.

O multiletramento é uma prática que permeia o processo de ensino-aprendizagem, visto que, atualmente, são várias e distintas as linguagens, conforme se observa a partir da imagem.

 

Caro(a) aluno(a),

 

Sejam bem-vindos à disciplina “Multiletramentos, Novos Letramentos e a BNCC no ensino de Língua Portuguesa”.

No âmbito desta disciplina, refletiremos sobre os conceitos de multiletramentos e novos letramentos. Desta maneira, observaremos como os termos em questão são trabalhados no contexto de sala de aula.

Para você ter o melhor aproveitamento da disciplina e contribuir para o processo de aprendizagem e realização das atividades, faz-se necessário acessar todos os conteúdos disponibilizados.

Será uma disciplina incrível em que iremos transitar na trilha formativa ao longo dos módulos de supertrocas e aprendizagens.

Uma excelente trilha de aprendizagem!!

Você contará com o acompanhamento no percurso da disciplina do Professor: Sebastião Camelo da Silva Filho 

 

CONHEÇA O PROFESSOR:

 

Graduação em Letras – Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Piauí (1995-1999). Mestre em Linguística pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (2003-2006). Doutorado em Linguística pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP) (2007-2013). Pós-doutorado em Linguística pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) (2016-2017). Membro do Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa – Linha de Investigação “Lexicologia, Lexicografia e Terminologia” (2004-2013).

Saiba mais no Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8415793337440116

   LP 5 - S 1-Plano de Disciplina-Multiletramentos e Novos letramentos.pdf 
AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (13/12/2023 - 11/01/2024)

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

  • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
  • Fique atento à formatação das mensagens;
  • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
  • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
  • Seja cortês na comunicação.

 

 

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

 

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);

Professor como mediador, facilitador.

Neste espaço você terá acesso as gravações das aulas síncronas.

UNIDADE I (13/12/2023 - 11/01/2024)

MULTILETRAMENTOS E NOVOS LETRAMENTOS: CONCEITOS E DISCUSSÕES

  • Refletir sobre os conceitos de multiletramentos e novos letramentos.
  • Discutir a relação entre as tecnologias digitais e o ensino da língua portuguesa.
  • Compreender a importância das tecnologias digitais para a prática docente em sala de aula.
  • Levar os alunos a compreender a necessidade de fazer uso das tecnologias no processo de aprendizagem da língua portuguesa.

Os textos que integram e que serão utilizados nesta unidade estão disponibilizados no SIGAA.

Escolhemos cinco (5) textos (ver Bibliografia Básica):

 

TEXTO_1_PINHEIRO, R. C. Conceitos e modelos de letramento digital: o que escolas de ensino fundamental adotam? Linguagem em (Dis)curso – LemD, Tubarão, SC, v. 18, n. 3, p. 603-622, set./dez. 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ld/a/jGVd8vDLd3SNSJHg9SbmtfH/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 0 out 2023.

 

TEXTO_2_RIBEIRO, M. H.; FREITAS, M. T. A. Letramento digital: um desafio contemporâneo para a educação. Educ. Tecnol. Belo Horizonte, vol. 16, n° 13, p. 59-73, set./dez. 2011. Disponível em: https://seer.dppg.cefetmg.br/index.php/revista-et/article/view/398.  Acesso em: 03 out. 2023.  

 

TEXTO_3_FRANCISCO, E.; FERREIRA, H. M.; GOULART, I. C. V. Letramento digital: do uso das tecnologias digitais à formação dos professores de língua portuguesa, o que se discute sobre isso?. Texto Livre: Linguagem e Tecnologia, Belo Horizonte, v. 12, n. 3, p. 109-127, 2019. DOI: https://doi.org/10.17851/1983-3652.12.3.%25p. Disponível em: https://seer.dppg.cefetmg.br/index.php/revista-et/article/view/398/415. Acesso em: 03 out. 2023.  

 

TEXTO_4_VERGNA, M. A. Concepções de letramento para o ensino da língua portuguesa em tempos de uso de artefatos digitais. Texto Livre. Belo Horizonte-MG, v. 14, n. 1, p. e24366, 2021. DOI: 10.35699/1983-3652.2021.24366. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/24366. Acesso em: 03 out. 2023.  

 

O TEXTO 1, o TEXTO 2, o TEXTO 3, o TEXTO 4 e o TEXTO 5 são artigos que devem ser lidos integralmente.  É importante ler cada um dos textos com o objetivo de definir, refletir e compreender os conceitos relacionados aos temas tratados nesta unidade. Os textos fazem referência a temas distintos, conforme veremos a seguir.

O TEXTO 1 trata sobre os conceitos de letramento digital que se configuram como as práticas sociais de leitura e escrita realizadas através das ferramentas digitais.

O autor aborda temas como: o conceito de letramento enquanto prática social e as práticas de letramento na escola.

No TEXTO 2, os autores defendem que o letramento digital deve ser pensado na sua pluralidade e em uma constante (re)construção.

Os autores contemplam os seguintes temas: letramento enquanto prática sociocultural, os sentidos específicos dos letramentos dentro de um grupo social e os diferentes conceitos e concepções plurais de letramento.

No TEXTO 3, os autores refletem tanto sobre a temática das tecnologias digitais de informação e comunicação no processo de formação docente quanto sobre a concepção de letramento digital no processo mediador do ensino e da aprendizagem para os professores de língua portuguesa.

Os autores discutem os seguintes temas: novos e multiletramentos e as práticas da cultura digital, letramento nos contextos social e cultural e as diferentes linguagens e os diferentes letramentos segundo a BNCC.

O TEXTO 4 contempla as ressignificações que o estudo do letramento sofreu ao longo do tempo. Para os autores, esse estudo é complexo e dinâmico, pelo fato de ser interpretado e definido de vários modos, e ainda por ser influenciado por diversos fatores que trazem enraizados valores culturais e experiências pessoais.

Trata sobre os temas: a concepção da Pedagogia dos Multiletramentos, discussões sobre os multiletramentos e novos letramentos e o ethos dos novos letramentos.

No TEXTO 5, os autores apresentam um breve percurso histórico e teórico sobre a teoria do letramento e dos multiletramentos, enfocando a questão identitária e de diversidade.

O texto faz referência aos seguintes temas: a concepção da Pedagogia dos Multiletramentos e os multiletramentos e novos letramentos.

 

TEXTO_5_ORLANDO, A. F.; FERREIRA, A. J. Do letramento aos multiletramentos: contribuições à formação de professores (as) com vistas à questão identitária. Travessias, v.7, n. 1, p. 414-431, 2013. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/8360. Acesso em: 03 out. 2023.  

 

ü  Vídeoaula 1

 

A vídeoaula está disponibilizada no SIGAA. Esta vídeoaula contempla a apresentação do professor, da metodologia utilizada durante a aula síncrona e dos textos que serão trabalhados na Unidade I.

 

ü  Material complementar:

 

Inserimos 2 (duas) fontes complementares: 

Os e-books “Educação, (multi)letramentos e tecnologias” e “Dos letramentos aos multiletramentos”. (ver Bibliografia Complementar)

Apesar de não ser obrigatória, a leitura do material complementar ajudará na compreensão crítica e reflexiva dos conceitos de multiletramentos e novos letramentos.

 

FERRAZ, O. (Org.). Educação, (multi)letramentos e tecnologias: tecendo redes de conhecimento sobre letramentos, cultura digital, ensino e aprendizagem na cibercultura. Salvador: EDUFBA, 2019. 250 p. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30951/3/ed-multiletramentos-tecno-miolo-RI.pdf. Acesso em: 03 out. 2023.

Os textos que integram este livro são resultados de pesquisas, e trazem significativas contribuições de estudos sobre as práticas de letramento e de multiletramentos na construção identitária de professores.

 

FOFONCA E.; CAMAS N. P. V. (Orgs.). Dos letramentos aos multiletramentos: percursos históricos e práticas escolares na cultura digital. Rio de Janeiro, BG Business Graphics Editora, 2021, 162 p. Disponível em: https://unilogos.edu.eu/wp-content/uploads/2021/07/DOS-LETRAMENTOS-AOS-MULTILETRAMENTOS.pdf. Acesso em: 03 out. 2023.

Esta coletânea reúne trabalhos que apontam para a necessária discussão entre as linguagens e as tecnologias, sobretudo, nas abordagens que enriquecem as discussões em torno dos novos letramentos e multiletramentos.

 


O conceito de letramento digital apresenta um sentido amplo dentro do contexto moderno de sala de aula. Esse termo diz respeito às práticas sociais de leitura e produção de textos em ambientes digitais. O letramento digital também se refere à habilidade de utilizar as tecnologias a fim de estabelecer comunicação entre os indivíduos.

Esse comportamento pode ser evidenciado a partir dos vídeos que abordam a amplitude do conceito de letramento digital:

 

VÍDEO 1: O que é Letramento Digital?

Com uma duração aproximada de 3mim12s, o vídeo contempla o letramento digital como uma disciplina trabalhada do 6º ao 9º ano. A partir dessa disciplina são trabalhados conceitos como reeducação digital. Nessa ótica, a disciplina letramento digital tem como objetivo de desenvolver um indivíduo crítico digitalmente.

URL (endereço eletrônico) do vídeo: (https://www.youtube.com/watch?v=Ou3gjUfOJD4). Acesso em: 04 out. 2023.  

VÍDEO 2: Letramento digital e exclusão virtual no Brasil

Com uma duração aproximada de 4mim47s, o vídeo aborda o conceito de letramento digital no Brasil. De acordo com o vídeo, esse conceito está relacionado à capacidade que um indivíduo tem de realizar leituras em diferentes dispositivos. Essa prática pode ser realizada a partir do celular, ferramenta tecnológica que exerce um papel importante na vida cotidiana dos indivíduos.

URL (endereço eletrônico) do vídeo: (https://www.youtube.com/watch?v=lU0QDQj4G0Q) Acesso em: 04 out. 2023.  

 

Por meio do uso da tecnologia, a sociedade desenvolve diferentes formas de interação e comunicação. O indivíduo como um ser social está em contato diário com o processo de aprendizagem. Desse modo, os multiletramentos e os novos letramentos, enquanto competências abordadas na BNCC, permitem que os indivíduos estabeleçam essas relações comunicativas por intermédio de distintas linguagens – verbal, visual, sonora, gestual, etc. 

   FÓRUM I
Período de Habilitação: 13/12/2023 às 00:00 a 28/12/2023 às 23:59
    
Inicia em 13/12/2023 às 0h 0 e finaliza em 08/01/2024 às 23h 59
UNIDADE II (13/12/2023 - 11/01/2024)

MULTILETRAMENTOS E NOVOS LETRAMENTOS NA BNCC

  • Abordar os conceitos de multiletramentos e novos letramentos e suas implicações para as práticas pedagógicas.
  • Refletir sobre as características e o funcionamento dos multiletramentos e novos letramentos.
  • Perceber a importância da utilização de diferentes recursos computacionais no ensino de língua portuguesa.
  • Repensar a formação tecnológica de professores de língua portuguesa.

Os textos que integram e que serão utilizados nesta unidade estão disponibilizados no SIGAA.

Escolhemos quatro (4) textos (ver Bibliografia Básica):

 

TEXTO_1_RODRIGUES, S. F. N., O posicionamento dos multiletramentos na formação de professores: o perfil de formadores e desenhos de formação em implantação, Leitura e escrita no mundo digital: desafios e oportunidades para alunos e professores. In: BOTTENTUIT JUNIOR, J. B.; FURTADO, C.; PERCEGUEIRO, C. M. de A. (orgs.). Leitura e escrita no mundo digital: desafios e oportunidades para alunos e professores [recurso eletrônico]. São Luís: EDUFMA, 2021. p. 214-228. Disponível em: https://www.edufma.ufma.br/index.php/produto/leitura-e-escrita-no-mundo-digital-desafios-e-oportunidades-para-alunos-e-professores/. Acesso em: 03 out. 2023.

 

TEXTO_2_LOPES, J. G. Novos letramentos, multiletramentos e protótipos de ensino produção e análise de um livro digital interativo. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 11, n. 2, p. 231–251, 2018. DOI: 10.18554/rt.v0i0.2754. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/2754. Acesso em: 03 out. 2023.  

 

TEXTO_3_SOUZA, T. F. M.; CRUZ, D. M.; SANTOS, E. Perspectiva social e abordagem crítica dos multiletramentos na cibercultura. Revista UFG, Goiânia, v. 20, n. 26, 2020. DOI: 10.5216/revufg.v20.63266. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/63266. Acesso em: 03 out. 2023.  

 

TEXTO_4_COSTA, M. C.; FARIA, H. R.; NUNES, R. H. ; SILVA, K. A. . A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de Língua Portuguesa e a criticidade na práxis pedagógica: do(s) Letramento(s) Críticos aos Multiletramentos. Caletroscópio, v. 9, p. 16-31, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufop.br/caletroscopio/article/view/5122. Acesso em: 03 out. 2023.  

O TEXTO 1 é um artigo que constitui o e-book “Leitura e escrita no mundo digital: desafios e oportunidades para alunos e professores”. Desse modo, é necessário ter atenção às páginas relativas ao texto. (ver Bibliografia Básica).

O TEXTO 2, o TEXTO 3 e o TEXTO 4 são artigos que devem ser lidos integralmente.

 

É importante ler cada um dos textos com o objetivo de definir, refletir e compreender os conceitos relacionados aos temas tratados nesta unidade.

No TEXTO 1, o autor atenta para o fato de que é necessário constar em algum momento, seja na formação inicial, seja na formação continuada de professores, a preparação para uma ambientação didática progressiva no uso de tecnologias digitais para a educação.

O autor discute acerca dos multiletramentos.

No TEXTO 2, o autor refere que a emergência das novas tecnologias da informação e comunicação na sociedade contemporânea proporcionou mudanças significativas nas práticas de letramento e nas relações entre os atores envolvidos em tais práticas.

Aborda temas como: os multiletramentos e os novos letramentos.

No TEXTO 3, os autores refletem que as tecnologias digitais em rede vêm provocando a emergência de novas e diferentes práticas sociais, as quais envolvem a interação dos sujeitos com as informações que circulam em rede.

Os autores contemplam o tema dos multiletramentos.

No TEXTO 4, os autores destacam que as formas de (inter)agir, de comunicar, de produzir conhecimentos modificaram os eventos de ensino/aprendizagem, pois a nova sociedade, atravessada pelo mundo virtual, exigiu mudanças e (re)posicionamento constantes.

Os autores tratam a respeito dos multiletramentos na BNCC.

 

ü  Vídeoaula 2

 

O objetivo da vídeoaula é refletir, analisar e discutir os distintos temas que integram a Unidade II. 

O multiletramento diz respeito à capacidade de identificar, interpretar e comunicar significados por intermédio de variadas formas de linguagem, dentre essas, a escrita, a oral, a visual, a corporal, etc. Por sua vez, o conceito de novos letramentos abarcam as reflexões sobre as novas tecnologias e seu uso. A esse respeito, a Base Nacional Comum Curricular – BNCC (Brasil, 2018) reconhece tanto o Multiletramento quanto os Novos Letramentos como importantes teorias para o ensino na área de Linguagens.

O conceito dos termos multiletramento e novos letramentos podem ser evidenciados a partir dos seguintes vídeos:

 

VÍDEO 1: Novos e multiletramentos

Com duração aproximada de 3mim46s, o vídeo contempla as definições relativas aos termos Multiletramentos e Novos Multiletramentos. Ter o conhecimento sobre essas distintas realidades permite a realização de uma reflexão clara e objetiva acerca da aplicação dos conceitos desses dois termos no contexto de sala de aula. 

URL (endereço eletrônico) do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=uEQ4owHrtL0  . Acesso em: 04 out. 2023.  

 

VÍDEO 2: Multiletramentos - Entrevista com Roxane Rojo

Com uma duração aproximada de 10min28s, o vídeo apresenta uma entrevista com Roxane Rojo, professora do Departamento de Linguística Aplicada da Universidade Estadual de Campinas. A pesquisadora reflete sobre o conceito de Multiletramentos.

URL (endereço eletrônico) do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=iDu6TvO4svU&t=151s. Acesso em: 04 out. 2023.  

Multiletramentos e novos letramentos são competências abordadas na BNCC. Atualmente, não é possível falar sobre o processo de ensino e aprendizagem sem fazer menção aos dois conceitos. Os referidos conceitos estão presentes nos materiais didáticos utilizados pelos alunos tanto em sala de aula quanto fora dos muros da escola. Desse modo, a partir de atividades que envolvam o uso de uma imagem, de uma música, de um vídeo, etc., os termos em destaque estão presentes. Por essa razão, o aluno além de ter conhecimento acerca desses textos, deve desenvolver habilidades para saber como utilizá-los.

    
Inicia em 29/12/2023 às 0h 0 e finaliza em 08/01/2024 às 23h 59
AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA (08/01/2024 - 11/01/2024)
    
Inicia em 09/01/2024 às 0h 0 e finaliza em 11/01/2024 às 23h 59
   REOFERTA 
    
Inicia em 08/04/2024 às 0h 0 e finaliza em 20/04/2024 às 23h 59
    
Inicia em 08/04/2024 às 0h 0 e finaliza em 20/04/2024 às 23h 59
Frequências da Turma

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Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2023200**** 9,0 7,0 0,0 6.8 0 AM
2 2023200**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 AM
3 2023200**** 6,0 10,0 10,0 7.6 0 AM
4 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
5 2023200**** 6,0 10,0 10,0 7.6 0 AM
6 2023200**** 7,0 10,0 0,0 6.2 0 AM
7 2023200**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 AM
8 2023200**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
9 2023201**** 7,0 10,0 10,0 8.2 0 AM
10 2023200**** 7,0 10,0 10,0 8.2 0 AM
11 2023200**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
12 2023200**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 AM
13 2023200**** 8,0 10,0 0,0 6.8 0 AM
14 2023200**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 AM
15 2023200**** 9,0 8,0 0,0 7.0 0 AM
16 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
17 2023200**** 10,0 10,0 0,0 8.0 0 AM
18 2023200**** 6,0 10,0 10,0 7.6 0 AM
19 2023200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
20 2023200**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 AM
21 2023200**** 7,0 10,0 10,0 8.2 0 AM
22 2023200**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 AM
23 2023200**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 AM
24 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
25 2023201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
26 2023200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
27 2023200**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
28 2023200**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
29 2023200**** 6,0 10,0 10,0 7.6 0 AM
30 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
31 2023200**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
32 2023201**** 8,0 10,0 0,0 6.8 0 AM
33 2023200**** 6,0 10,0 10,0 7.6 0 AM
34 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
35 2023200**** 7,0 10,0 10,0 8.2 0 AM
36 2023200**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
37 2023200**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
38 2023201**** 6,0 10,0 10,0 7.6 0 AM
39 2023200**** 5,0 10,0 10,0 7.0 0 AM
40 2023200**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
41 2023201**** 6,0 10,0 10,0 7.6 0 AM
42 2023200**** 6,0 10,0 10,0 7.6 0 AM
43 2023200**** 10,0 8,0 0,0 7.6 0 AM
44 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
45 2023200**** 7,0 8,0 10,0 7.8 0 AM
46 2023201**** 7,0 10,0 10,0 8.2 0 AM
47 2023200**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
48 2023200**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
49 2023200**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 AM
50 2023200**** 5,0 10,0 10,0 7.0 0 AM
51 2023200**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
52 2023201**** 6,0 10,0 10,0 7.6 0 AM
53 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
54 2023200**** 5,0 10,0 10,0 7.0 0 AM
55 2023201**** 6,0 10,0 10,0 7.6 0 AM
56 2023201**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 AM
57 2023201**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
58 2023200**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 AM
59 2023200**** 7,0 10,0 10,0 8.2 0 AM
60 2023200**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 AM
61 2023200**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM

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