-

DEA/CCE026 - O CIRCO - Turma: 3A (2023.2)

Tópicos Aulas
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (13/12/2023 - 11/01/2024)

Disponível em: https://www.historiadomundo.com.br/curiosidades/historia-do-circo.htm Acesso em:22 de julho 2023

Caro(a) aluno(a),

Sejam bem-vind@s ao Curso de Formação Para a Docência em Arte nos Anos Finais do Ensino Fundamental.

É com alegria que recebemos você para o início de uma trajetória que, acreditamos, será uma experiência transformadora, de crescimento acadêmico e profissional. Nossas aulas terão como intuito proporcionar através da disciplina O Circo, novas formas de conhecimentos, aguçando seu imaginário, trabalhando com linguagens corporais, musicais, plásticas e orais, levando expressar suas ideias, sentimentos, necessidades, desejos e com isso avançando o seu processo de aprendizagem.

Esperamos contribuir para a ampliação das suas capacidades de comunicação e expressão. O mundo do circo é excepcional e magico para quem está no picadeiro ou nas arquibancadas e traz momentos inigualáveis de grande emoção. Aproveitem cada momento de partilha nas aulas, usufruindo de todas as oportunidades que ela oferece.

Para você ter o melhor aproveitamento da disciplina e contribuir para o processo de aprendizagem e realização das atividades, faz-se necessário acessar todos os conteúdos disponibilizados. Será uma disciplina incrível onde iremos transitar na trilha formativa ao longo dos módulos de super trocas e aprendizagens.

Uma excelente trilha de aprendizagem!!

Vocês terão o apoio da profª Lúcia Couto nessa jornada.

 

CONHEÇA A PROFESSORA:

Saiba mais no Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6516002133330014

   1 PLANO_DE_DISCIPLINA -O CIRCO - LUCIA DE FATIMA OK.pdf 
AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (13/12/2023 - 11/01/2024)

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

  • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
  • Fique atento à formatação das mensagens;
  • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
  • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
  • Seja cortês na comunicação.

 

 

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

 

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);

Professor como mediador, facilitador.

Neste espaço você terá acesso as gravações das aulas síncronas.

  I aula síncrona

Especialização em Artes Integradas e a BNCC - Aula Síncrona I - O circo (2023-12-16 15:15 GMT-3) - Google Drive

 

II aula síncrona

 

Especialização em Artes Integradas e a BNCC - Disciplina "O Circo" (2024-01-06 15:10 GMT-3) - Google Drive 

UNIDADE I (13/12/2023 - 11/01/2024)

O CIRCO: GÊNESE E DESENVOLVIMENTO

Nessa unidade será abordado a história do circo, no qual o foco é ampliar as discussões sobre o tema e ao mesmo tempo criar conexões com as histórias de vida de cada um.

•          Origem do circo e circenses;

•          Circo no Brasil;

•          Personagens do circo;

•          Circo contemporâneo;

•          Escolas de circo;

•          Circo social.

Conhecer alguns aspectos da arte circense e reconhecer nesse tema uma abordagem nas diferentes unidades de linguagem .

BOLOGNESI, Mario Fernando. Circo e palhaços brasileiros. Editora UNESP, 2009. Disponível em https://books.scielo.org/id/gnfy3 - Acesso em: 17 jul. 2023.

BRANT, Ana Clara. Documentário revela a função sagrada do palhaço na tribo indígena krahô. Portal UAI E+. 14 fev. 2012. Disponível em: https://www.uai.com.br/app/noticia/cinema/2012/02/14/noticias-cinema,98786/documentariorevela-a-funcao-sagrada-do-palhaco-na-tribo-indigena-kraho.shtml  Acesso em: 17 jul. 2023.

Há mais de duas décadas, Escola de Circo Zoin forma talentos e promove inclusão social. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=wKU7qRs-xpM

ICARIUS: Icarius é um tipo de apresentação circense. O icarista faz equilibrismo de pessoas e/ou objetos com os pés. É um artista de circo, com grande destreza corporal e força, principalmente nas pernas, pois é com elas que faz equilibrismo.

  Disponível em:  https://www.guiadasprofissoes.info/profissoes/icarista/ Acesso em:17 de julho,2023

 

Despertar a memória e a imaginação através das artes visuais, aguçando os sentidos, principalmente a visão, e fazer uma reflexão sobre o circo e suas histórias.

   FÓRUM I
Período de Habilitação: 13/12/2023 às 00:00 a 02/06/2024 às 23:59
UNIDADE II (13/12/2023 - 11/01/2024)

O CIRCO E SUAS CONEXÕES COM A ARTE

Circo na escola; Criação do artista em si; Por detrás das cortinas: imaginação, criação e o espetáculo circense; Circo na música; Circo na dança; Circo no teatro; Circo nas artes visuais.

Conhecer alguns aspectos da arte circense e reconhecer nesse tema uma oportunidade de desdobramentos nas diferentes unidades temáticas da arte, no teatro e nas artes visuais.

BÖKER-TÔRRES, Marthinha; RANGEL, Beth. Práticas Circenses como uma Estratégia Pedagógica para o Exercício da Coletividade nas Aulas de Dança, no Ensino Fundamental. In: VIEIRA, Marcilio de Souza.et all. Práticas sensíveis de movimento na dança. Salvador; ANDA, 2020. (Coleção Quais danças estão por vir? Trânsitos,poéticas e políticas do corpo, 2). Disponível em  https://mega.nz/file/A0IhiAIC#dIKdr_d7-o1sZkPNWRDLa6F8bioghoOwvnsthLJcHdU     Acesso em: 17 jul. 2023.

BUENO, Kelly Cristina. Circo na Escola: Reflexões Para um Currículo Pós-Crítico. Faculdade Campos Elíseos. 16 JUL. 2018.

Disponível em https://fce.edu.br/blog/circo-naescola-reflexoes-para-um-curriculo-pos-critico/ 

Acesso em: 17 jul. 2023.

 

BUORO, Anamelia Bueno; COSTA, Bia. Investigação e Processualidades nas Práticas Educativas do Ensino da Arte. IN: REBOUÇAS, Moema Martins; GONÇALVES, Maria Gorete D. Investigações nas Práticas Educativas da Arte. Vitória: EDUFES, 2012

Acesso em: 17 jul. 2023.

 

Cia Circo de Bonecos. Disponível em: https://circodebonecos.com.br/espetaculos/circus-a-nova-tournee

 

Circus a Nova Tournée Com a Cia. Circo de Bonecos. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=stkHVOku4WA

 

Como fazer bolinhas de malabarismo. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=emlMhh1UdYY

 

 Tutorial de confecção de Aros para malabares. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=q6mNtrS-qTM

 

Circo Teatro Sem Lona. Disponível em: https://www.circoteatrosemlona.com.br/espetaculo/65/o-guarani

No carnaval de 1989 o carnavalesco Joãozinho Trinta apresentou na Escola de Samba Beija Flor uma comissão de frente com pessoas fantasiadas de mendigos. Suas fantasias eram feitas com materiais reciclados.

Disponível em: http://geografia.hi7.co/joaosinho-trinta--    ratos-e-urubus--larguem-minha-fantasia--1989--56c3afe922ea1.html Acesso em: 17 julho 2023

 

DIA DO CIRCO: 27 de março é comemorado o Dia do Circo no Brasil. A data foi escolhida pois é o dia do aniversário do palhaço Piolin, nascido no ano de 1897.

DIA DO PALHAÇO: O dia 10 de dezembro também é uma data festiva para o circo, pois é o Dia do Palhaço.

DIA DO MÁGICO: Em 31 de janeiro é a vez de homenagear o ilusionismo, com o Dia do Mágico. 

Fazer uma análise crítica sobre a atividade circense na pandemia e desenvolver suas reflexões, expressando em forma de desenho ou vídeo.

    
Inicia em 12/01/2024 às 0h 0 e finaliza em 02/06/2024 às 23h 59
AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA (13/12/2023 - 11/01/2024)
    
Inicia em 12/01/2024 às 0h 0 e finaliza em 02/06/2024 às 23h 59
Frequências da Turma

Nenhum item foi encontrado

Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2023200**** 6,0 9,0 10,0 7.4 0 MATRICULADO
2 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
3 2023200**** 10,0 9,5 10,0 9.9 0 MATRICULADO
4 2023201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
5 2023201**** 6,0 10,0 10,0 7.6 0 MATRICULADO
6 2023200**** 9,0 9,5 10,0 9.3 0 MATRICULADO
7 2023200**** 10,0 9,0 10,0 9.8 0 MATRICULADO
8 2023201**** 3,0 8,0 10,0 5.4 0 MATRICULADO
9 2023201**** 7,0 8,0 10,0 7.8 0 MATRICULADO
10 2023200**** 9,0 9,5 10,0 9.3 0 MATRICULADO
11 2023201**** 0,0 0,0 10,0 2.0 0 MATRICULADO
12 2023200**** 10,0 5,0 10,0 9.0 0 MATRICULADO
13 2023200**** 6,0 10,0 10,0 7.6 0 MATRICULADO
14 2023201**** 7,0 9,5 10,0 8.1 0 MATRICULADO
15 2023200**** 10,0 9,0 10,0 9.8 0 MATRICULADO
16 2023200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
17 2023200**** 10,0 9,0 10,0 9.8 0 MATRICULADO
18 2023200**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 MATRICULADO
19 2023201**** 9,0 5,0 10,0 8.4 0 MATRICULADO
20 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
21 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
22 2023201**** 7,0 8,0 10,0 7.8 0 MATRICULADO
23 2023200**** 10,0 8,5 10,0 9.7 0 MATRICULADO
24 2023200**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 MATRICULADO
25 2023200**** 10,0 5,0 0,0 7.0 0 MATRICULADO
26 2023201**** 9,0 9,5 10,0 9.3 0 MATRICULADO
27 2023200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
28 2023200**** 9,0 9,0 10,0 9.2 0 MATRICULADO
29 2023200**** 10,0 9,5 10,0 9.9 0 MATRICULADO
30 2023201**** 10,0 9,5 10,0 9.9 0 MATRICULADO
31 2023200**** 5,0 9,0 10,0 6.8 0 MATRICULADO
32 2023200**** 5,0 9,0 10,0 6.8 0 MATRICULADO
33 2023200**** 6,0 9,0 10,0 7.4 0 MATRICULADO
34 2023201**** 6,0 10,0 10,0 7.6 0 MATRICULADO
35 2023201**** 6,0 9,5 10,0 7.5 0 MATRICULADO
36 2023200**** 5,0 10,0 10,0 7.0 0 MATRICULADO
37 2023200**** 7,0 10,0 10,0 8.2 0 MATRICULADO
38 2023201**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 MATRICULADO
39 2023200**** 4,0 8,0 10,0 6.0 0 MATRICULADO
40 2023202**** 7,0 8,0 10,0 7.8 0 MATRICULADO
41 2023200**** 9,0 9,0 10,0 9.2 0 MATRICULADO
42 2023200**** 0,0 0,0 10,0 2.0 0 MATRICULADO
43 2023200**** 10,0 9,5 10,0 9.9 0 MATRICULADO
44 2023200**** 10,0 9,0 10,0 9.8 0 MATRICULADO
45 2023201**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 MATRICULADO
46 2023201**** 10,0 9,5 10,0 9.9 0 MATRICULADO
47 2023200**** 10,0 9,0 10,0 9.8 0 MATRICULADO
48 2023200**** 4,0 9,0 10,0 6.2 0 MATRICULADO
49 2023200**** 10,0 9,5 10,0 9.9 0 MATRICULADO
50 2023201**** 8,0 9,0 10,0 8.6 0 MATRICULADO

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nenhum item foi encontrado

Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Prorrogação FINAL para envio de pendências da TAREFA 1 e AVALIAÇÃO da disciplina "O Circo" 12/01/2024
Aula Síncrona 2 29/12/2023
Prorrogação do Prazo de participação do Fórum 1 28/12/2023
Aula Síncrona I 08/12/2023

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1077 19/05/2024 09:24