-

CLI/CEAD077 - Planejamento e organização do trabalho pedagógico do ensino de jogos. - Turma: 8A (2023.2)

Tópicos Aulas
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (05/01/2024 - 26/01/2024)

Para você ter o melhor aproveitamento da disciplina e contribuir para o processo de aprendizagem e realização das atividades, faz-se necessário acessar todos os conteúdos disponibilizados.

Será uma disciplina incrível onde iremos transitar na trilha formativa ao longo dos módulos de super trocas e aprendizagens.

Uma excelente trilha de aprendizagem!!

 

Neste propósito, trataremos sobre os Fundamentos do jogo, do brinquedo e da brincadeira sob o enfoque dos processos de construção, organização e sistematização do trabalho pedagógico na atividade docente numa perspectiva analítica, crítica e reflexiva das abordagens sociais e históricas das tendências e teorias educacionais.

Analisaremos aspectos sobre o planejamento pedagógico e práticas avaliativas no ensino do jogo.

 

Você contará com o acompanhamento no percurso da disciplina da Professora (a): Janete de Páscoa Rodrigues

 

   PLANO_DISCIP_ENS XADREZ FORMAÇÃO P O MUNDO do TRABALHO -.pdf 
AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (05/01/2024 - 26/01/2024)

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

  • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
  • Fique atento à formatação das mensagens;
  • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
  • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
  • Seja cortês na comunicação.

 

 

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

 

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);

Professor como mediador, facilitador.

Neste espaço você terá acesso as gravações das aulas síncronas.

UNIDADE I (05/01/2024 - 26/01/2024)

 

KISHIMOTO, Tizuko. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo: Cortez; 14ª Ed, 2017)

ALVES, F.D. S, Jogo e a Educação na Infância, muito prazer em aprender. Curitiba Ed. CPV 2011 CANDAU. Vera Maria. Rumo a uma nova didática. 4ª Ed. Ed Vozes. Petrópolis, 1988.

https://www.youtube.com/waxh?vamdMyF1MNqg https://www.youtube.com/watch?v=G7RINLDo-WB

 

 

 

Que os brinquedos e as jogos que, em épocas remotas, eram utilizados em cultos e rituais religiosos e que integravam os lavas coletivos da comunidade passaram par transforrriagoes e tornaram-se aioes do universe infantil entre as séculos XV e XVIII.

Aa finalizar esta unidade, vocé devera ter adquirido conhecimentos acerca das teorias dos jogos, bem como das contribui§oes das atividades ludicas aplicadas por meio dos brinquedos e das brincadeiras no processo educacional de alunos da educa§9o basica.

    
Inicia em 05/01/2024 às 0h 0 e finaliza em 22/01/2024 às 23h 59
UNIDADE II (05/01/2024 - 26/01/2024)

 

 

 

VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico. Paulo: libertad editora, 2015.

PINTO, Leila Mirtes Santos de Magalhães; ZINGONI, Patrícia (Colab.); MARCELLINO, Nelson Carvalho (Colab.). Como fazer projetos de lazer: elaboração, execução e avaliação. 3 ed. Campinas (SP): Papirus, 2010.

SOUZA, A. E.; MORGADO, R. B. C. F.; PRETO, V. E. M.; RAUCH, R. B. Metodologias Ativas de

Aprendizagem no Ensino Superior de Tecnologia. EDUCERE – Congresso Nacional de Educação V. 2015, Curitiba. Anais... [S.l.: s.n.], 2015. 17 p.

 

Planejamento, pratica pedagdgica e avaliagâo educativa do xadrez coma jogo. metodologias ativas no ensina do joga do xadrez.

 

Elaborar pianos de ensino de jogo de Xadrez com base em prâticas lddicas. considerando as vertentes pedagogicas contemparâneas estudadas nesta unidade.

 

http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/po1als/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_fafipa_ped_artigo_maria_Iucia_dos_santos.pdf 

 

https://revistas.ufg.br/rir/article/download/20404/19169/159241  

https://www.youtube.com/watch?v=kY62L0IEIzM

Vocé sabe a diferen§a enlre plano de ensino de plano de aula?

 

 

Plano de ensino é o registra do planejamento das macro ag0es pedagégicas a serem executadas numa disciplina curricular em um determinado periodo letivo. Ele arienta a trabalho docente, é com base no plano de ensino que o professor prepara suas aulas.

 

Plano de aula é o roteiro de cada encontro. Els explicita o que sâo os abjetivos da aula, como serâo atingidos e em quanto tempo. Funciana como uma guia que orienta a professor sabre seus abjetivos

Aa finalizar a unidade II, vocé deverâ ter adquirido competéncias para desenvolver planejamentas e elaborar planos de ensino a luz das teorias e correntes pedagogicas contemporâneas da educação.

    
Inicia em 17/01/2024 às 0h 0 e finaliza em 29/01/2024 às 23h 59
AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA (05/01/2024 - 26/01/2024)
    
Inicia em 24/01/2024 às 0h 0 e finaliza em 27/01/2024 às 23h 59
Frequências da Turma

Nenhum item foi encontrado

Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2023201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
2 2023201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
3 2023201**** 7,0 10,0 9,0 8.0 0 MATRICULADO
4 2023203**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
5 2023201**** 7,0 10,0 10,0 8.2 0 MATRICULADO
6 2023201**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 MATRICULADO
7 2023203**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
8 2023201**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 MATRICULADO
9 2023201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
10 2023201**** 6,0 10,0 10,0 7.6 0 MATRICULADO
11 2023201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
12 2023201**** 7,0 10,0 10,0 8.2 0 MATRICULADO
13 2023201**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 MATRICULADO
14 2023201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
15 2023201**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 MATRICULADO
16 2023201**** 10,0 10,0 9,0 9.8 0 MATRICULADO
17 2023203**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
18 2023201**** 5,0 10,0 10,0 7.0 0 MATRICULADO
19 2023201**** 7,0 10,0 9,0 8.0 0 MATRICULADO
20 2023201**** 9,0 9,0 10,0 9.2 0 MATRICULADO
21 2023201**** 8,0 9,0 10,0 8.6 0 MATRICULADO
22 2023201**** 7,0 9,0 9,0 7.8 0 MATRICULADO
23 2023201**** 7,0 10,0 9,0 8.0 0 MATRICULADO
24 2023201**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 MATRICULADO
25 2023201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
26 2023201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
27 2023201**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 MATRICULADO
28 2023201**** 8,0 10,0 9,0 8.6 0 MATRICULADO
29 2023201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
30 2023201**** 5,0 10,0 10,0 7.0 0 MATRICULADO
31 2023201**** 9,0 10,0 0,0 7.4 0 MATRICULADO
32 2023201**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 MATRICULADO
33 2023201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
34 2023201**** 8,0 10,0 0,0 6.8 0 MATRICULADO
35 2023201**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 MATRICULADO
36 2023201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
37 2023201**** 8,0 9,0 10,0 8.6 0 MATRICULADO
38 2023201**** 6,0 10,0 10,0 7.6 0 MATRICULADO
39 2023201**** 4,0 10,0 10,0 6.4 0 MATRICULADO
40 2023201**** 5,0 10,0 9,5 6.9 0 MATRICULADO
41 2023201**** 9,0 8,0 9,0 8.8 0 MATRICULADO
42 2023201**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 MATRICULADO
43 2023201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
44 2023201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
45 2023203**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
46 2023201**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 MATRICULADO
47 2023203**** 3,0 0,0 0,0 1.8 0 MATRICULADO
48 2023203**** 5,0 0,0 0,0 3.0 0 MATRICULADO
49 2023201**** 6,0 10,0 10,0 7.6 0 MATRICULADO
50 2023201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
51 2023201**** 9,0 8,0 10,0 9.0 0 MATRICULADO
52 2023201**** 4,0 10,0 10,0 6.4 0 MATRICULADO
53 2023201**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 MATRICULADO
54 2023201**** 6,0 0,0 10,0 5.6 0 MATRICULADO
55 2023203**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
56 2023201**** 7,0 9,0 10,0 8.0 0 MATRICULADO
57 2023203**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
58 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
59 2023201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
60 2023201**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 MATRICULADO
61 2023201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
62 2023201**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 MATRICULADO
63 2023201**** 4,0 9,5 10,0 6.3 0 MATRICULADO
64 2023201**** 6,0 10,0 10,0 7.6 0 MATRICULADO
65 2023201**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 MATRICULADO
66 2023201**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 MATRICULADO
67 2023201**** 7,0 10,0 10,0 8.2 0 MATRICULADO

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nenhum item foi encontrado

Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
TAREFA 1 18/01/2024
AULA 02 17/01/2024
AULA 02 15/01/2024
Link da gravação da aula _ 8 de janeiro 09/01/2024
Aula 1 - Planejamento e organização do trabalho pedagógico do ensino de jogos 08/01/2024

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1075 16/05/2024 05:21