-

CLP/CEAD032 - ITINERÁRIOS FORMATIVOS: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE APRENDIZAGEM - Turma: 3A (2023.2)

Tópicos Aulas
APRESENTAÇÃO GERAL DA DISCIPLINA (03/01/2024 - 16/02/2024)

Caro(a) aluno(a),

 

A disciplina trará reflexões teóricas e atividades práticas sobre os itinerários formativos na área de linguagens para o novo ensino médio. Aprenderemos sobre ferramentas tecnológicas que podem ser utilizadas pelo professor como estímulo ao aprendizado dos seus alunos, assim como motivar a criação de atividades pedagógicas que contemplem uma área de conhecimento e articulem diferentes linguagens e suas práticas.

Será uma disciplina que exigirá a prática de aplicativos gratuitos para smartphone e softwares gratuitos para computador, mas, não se preocupe! Estaremos juntos nesta caminhada.

Você contará com o acompanhamento no percurso da disciplina do Professor (a):

 Neila Tanísia Rocha Matias Siqueira

CONHEÇA O PROFESSOR:

Mini currículo: Professora do curso de artes visuais da UFPI, doutoranda em Desenvolvimento e meio ambiente, mestra em Design, graduada em Direito e Arte e Mídia, pós-graduação em Gestão de negócios da moda e Computação gráfica 3D. Fotógrafa, escritora, artista plástica, designer digital. Estudiosa de literatura de cordel, amante de bicicleta, estudante de flauta transversal e teclado.

 

 

Saiba mais no Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5669834617609798 

   LINGUAGENS,_suas_TECNOLOGIAS_e_..._PLANO_DISCIPLINA_Itinerarios_formativos__concepcoes_e_praticas_de_aprendizagem_NEILA_assinado.pdf 
AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (03/01/2024 - 16/02/2024)

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

  • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
  • Fique atento à formatação das mensagens;
  • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
  • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
  • Seja cortês na comunicação.

 

 

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

 

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);

Professor como mediador, facilitador.

Neste espaço você terá acesso as gravações das aulas síncronas.

UNIDADE I (03/01/2024 - 16/02/2024)

Nesta primeira unidade vamos entender os conceitos e pressupostos dos Itinerários Formativos na área de linguagens os eixos estruturantes e suas dimensões.

Conceituar e entender a importância dos itinerários formativos e as práticas de aprendizagem

Material da Disciplina:

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base . Acesso em 26 de dezembro de 2023

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 13.415/2017, Brasília, 2017. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13415.htm . Acesso em 26 de dezembro de 2023

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Guia de implementação do novo ensino médio. 2019. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/novo-ensino-medio . Acesso em 26 de dezembro de 2023

BARBOSA, Ana Mae. O dilema das Artes no Ensino Médio no Brasil. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, p. 9-16, 2017.

Ao final da primeira unidade você deve ser capaz de conceituar os itinerários formativos na área de linguagens, entendendo sua importância na formação jovem e sua escolha profissional.

    
Inicia em 03/01/2024 às 0h 0 e finaliza em 15/01/2024 às 23h 59
   FÓRUM I
Período de Habilitação: 03/01/2024 às 23:59 a 16/01/2024 às 23:59
UNIDADE II (03/01/2024 - 16/02/2024)

Nesta unidade vamos realizar práticas de roteiro e storyboard através da pesquisa de poesias que podem ser animadas utilizando aplicativos para Smartphone.

Realizar roteiro e Story board de acordo com a poesia escolhida.

 VÍDEOS

Storyboard e a importância da narrativa para arte

https://www.youtube.com/watch?v=-gpv7Svm2xE&ab_channel=Revolution

O que é storyboard, animatic e moodboard? by Manuel Neto!

https://www.youtube.com/watch?v=gAgtSwuWRks&ab_channel=VidadeMotion 

O primeiro desenho animado chama-se Fantasmagorie produzido em 1908 por Émile Cohl

Fantasmagorie – O primeiro desenho animado da história em 1908 https://www.youtube.com/watch?v=b48dcFOv-ak&ab_channel=MuseudeImagens 


Ao final desta unidade você será capaz de entender a importância do roteiro e storyboard como planejamento para o desenvolvimento de um curta metragem de animação.

    
Inicia em 15/01/2024 às 0h 0 e finaliza em 26/01/2024 às 23h 59
UNIDADE III (03/01/2024 - 16/02/2024)

Na Unidade 3 vamos aprofundar na prática de atividades audiovisuais, conhecer aplicativos de edição de imagens e de animação em Stop Motion através do Smartphone.

Estabelecer relações artísticas e o uso das tecnologias através da criação de curta metragem em Stop Motion.

Material da Disciplina:

- VÍDEOS

Os Doze Princípios da Animação

https://www.youtube.com/watch?v=uDqjIdI4bF4&ab_channel=AlanBeckerTutorials 

A Primeira animação brasileira foi baseada em uma tirinha de jornal, criada pelo ilustrador Álvaro Marins que tinha o nome artístico de Seth em 22 de janeiro 1917 no Cine.

O imperador alemão Guilherme II põe um capacete no globo terrestre representando o seu poder no mundo, mas, o mundo se transforma e o engole. O mundo estava vivendo os terrores da Segunda Guerra Mundial e isso afetava a vida política, econômica e artística também.

Primeira animação brasileira  - O Kaiser – de Álvaro Marins

https://www.youtube.com/watch?v=PtNN8Axj6TA&ab_channel=LUZANIMAA%C3%87%C3%83OFILME 

 

Nesta unidade você receberá orientações de como realizar um curta metragem de animação utilizando aplicativos de smartphone a partir de uma poesia. 

    
Inicia em 27/01/2024 às 8h 0 e finaliza em 07/02/2024 às 23h 59
AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA (03/01/2024 - 16/02/2024)
    
Inicia em 09/02/2024 às 0h 0 e finaliza em 03/03/2024 às 23h 59
Frequências da Turma

Nenhum item foi encontrado

Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2023202**** 5,7 7,0 6,2 6.1 0 MATRICULADO
2 2023202**** 9,0 7,0 9,8 8.8 0 MATRICULADO
3 2023202**** 7,0 6,0 9,8 7.4 0 MATRICULADO
4 2023202**** 4,5 8,0 8,3 6.0 0 MATRICULADO
5 2023201**** 10,0 8,0 9,7 9.5 0 MATRICULADO
6 2023201**** 8,0 9,5 9,5 8.6 0 MATRICULADO
7 2023202**** 8,0 8,5 9,8 8.5 0 MATRICULADO
8 2023202**** 0,0 8,0 6,0 2.8 0 MATRICULADO
9 2023203**** 8,0 8,0 9,7 8.3 0 MATRICULADO
10 2023202**** 5,0 8,0 7,2 6.0 0 MATRICULADO
11 2023202**** 0,0 0,0 3,2 0.6 0 MATRICULADO
12 2023201**** 8,0 7,0 10,0 8.2 0 MATRICULADO
13 2023202**** 10,0 9,5 9,7 9.8 0 MATRICULADO
14 2023203**** 9,0 8,5 9,5 9.0 0 MATRICULADO
15 2023202**** 7,0 3,0 6,0 6.0 0 MATRICULADO
16 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
17 2023202**** 5,5 8,0 6,0 6.1 0 MATRICULADO
18 2023201**** 10,0 7,0 8,5 9.1 0 MATRICULADO
19 2023202**** 10,0 9,0 10,0 9.8 0 MATRICULADO
20 2023202**** 9,5 8,0 6,7 8.6 0 MATRICULADO
21 2023201**** 6,5 8,5 3,0 6.2 0 MATRICULADO
22 2023201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
23 2023202**** 0,0 9,5 6,5 3.2 0 MATRICULADO
24 2023202**** 8,0 7,5 2,3 6.8 0 MATRICULADO
25 2023202**** 0,0 8,0 2,3 2.1 0 MATRICULADO
26 2023202**** 0,0 8,0 10,0 3.6 0 MATRICULADO
27 2023202**** 4,5 8,5 9,2 6.2 0 MATRICULADO
28 2023201**** 10,0 6,0 10,0 9.2 0 MATRICULADO
29 2023202**** 0,0 7,0 8,0 3.0 0 MATRICULADO
30 2023202**** 6,0 7,0 6,0 6.2 0 MATRICULADO
31 2023202**** 4,5 7,5 9,0 6.0 0 MATRICULADO
32 2023203**** 8,5 8,0 9,8 8.7 0 MATRICULADO
33 2023201**** 0,0 0,0 4,7 0.9 0 MATRICULADO
34 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
35 2023202**** 7,0 5,0 8,0 6.8 0 MATRICULADO
36 2023202**** 7,0 8,5 9,7 7.8 0 MATRICULADO
37 2023202**** 0,0 9,0 3,3 2.5 0 MATRICULADO
38 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
39 2023201**** 8,0 8,0 9,3 8.3 0 MATRICULADO
40 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
41 2023201**** 10,0 7,0 7,3 8.9 0 MATRICULADO
42 2023201**** 7,0 8,0 9,0 7.6 0 MATRICULADO
43 2023202**** 10,0 4,0 9,3 8.7 0 MATRICULADO
44 2023201**** 9,0 9,0 8,7 8.9 0 MATRICULADO
45 2023201**** 6,0 8,0 5,3 6.3 0 MATRICULADO
46 2023202**** 0,0 7,0 6,0 2.6 0 MATRICULADO
47 2023202**** 8,0 9,0 8,8 8.4 0 MATRICULADO
48 2023202**** 8,0 6,0 6,7 7.3 0 MATRICULADO
49 2023202**** 9,0 9,5 9,7 9.2 0 MATRICULADO
50 2023202**** 0,0 7,0 6,7 2.7 0 MATRICULADO
51 2023202**** 10,0 9,0 6,2 9.0 0 MATRICULADO
52 2023202**** 9,0 7,0 7,5 8.3 0 MATRICULADO
53 2023201**** 7,0 8,5 9,8 7.9 0 MATRICULADO
54 2023201**** 8,0 9,0 6,7 7.9 0 MATRICULADO
55 2023202**** 0,0 0,0 6,3 1.3 0 MATRICULADO
56 2023201**** 10,0 7,5 9,7 9.4 0 MATRICULADO
57 2023201**** 8,0 0,0 9,0 6.6 0 MATRICULADO

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nenhum item foi encontrado

Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
AULA GRAVADA NO DIA 10/02 11/02/2024
LINK PARA AULA REMOTA 09/02/2024
CANCELAMENTO DA AULA REMOTA 02/02/2024
LINK PARA AULA REMOTA EM 03 DE FEVEREIRO 2024 02/02/2024
LINK PARA AULAS REMOTAS DIA 20 DE JANEIRO 19/01/2024
LINK PARA AULA REMOTA 05/01/2024

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb06.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1088 22/07/2024 11:25