-

CLI/CEAD085 - O Papel Evolucionário do Educador Biocêntrico - Turma: 8A (2023.2)

Tópicos Aulas
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (06/01/2024 - 02/02/2024)

Disponível em: https://biodanca.blogspot.com/2007/09/o-pensamento-complexo-teorias-da.html 

PROFESSOR INDICA

Livro: “A última grande lição- o sentido da vida”, de Mitch Albom

Livro: “Aprender o amor-sobre um afeto que se aprende a viver”- Carlos Rodrigues Brandão

Filme: Sociedade dos poetas mortos (1989)

Filme: Mr. Holland- Adorável professor (1995)

 

Caro(a) aluno(a),

 

Para você ter o melhor aproveitamento da disciplina e contribuir para o processo de aprendizagem/desenvolvimento e realização das atividades, faz-se necessário acessar todos os conteúdos disponibilizados.

Vamos construir uma disciplina incrível em que  iremos transitar na trilha formativa ao longo dos módulos de trocas, desenvolvimento e aprendizagens.

Você contará com o acompanhamento das tutoras Vilmara e Ellen no percurso da disciplina e da Professora Georgina.

 

CONHEÇA O PROFESSOR:

Sou Georgina Quaresma Lustosa professora da UFPI, sou filósofa mestre e doutora em Educação. Sempre fui muito apaixonada por Educação, por isso quis cursar mestrado e doutorado nesta área, era uma forma de me inserir com mais fundamento no mundo da educação e assim, me apaixonar e conhecer mais esta coisa enigmática, instigante e apaixonante.

Neste momento estarei com vocês como Coordenadora do Curso de Especialização em Educação Biocêntrica e professora da disciplina O Papel Evolucionário do Educador Biocêntrico. Tenho o sentimento de uma ótima convivência e aprendizados. Preparei o material com muito cuidado e zelo, desejo, sinceramente, que vocês explorem este material com muita curiosidade epistemológica e questionamentos propositivos. Queria lembrá-los que os Slides foram produzidos tendo como base a fundamentação dos teóricos e sistematizadores da Educação Biocêntrica, como Rolando Toro, Paulo Freire, Edgar Morin, Ruth Cavalcante e Cezar  Wagner, portanto, busquem nos textos postados e nas referências complementares ampliar seus estudos e pesquisas.

Esperamos que vocês, caros estudantes, trabalhem as atividades e fóruns solicitados, fazendo relação constante com as nossas aulas, textos sugeridos e com a aprendizagem desenvolvimento adquiridos através das leituras propostas e ouvindo com atenção os vídeos,  enfim, com a aprendizagem/desenvolvimento adquiridos através de outras leituras vividas e experimentadas no percurso da vida pessoal e profissional de cada um. Eu, juntamente com a equipe do nosso Curso, estarei à disposição de vocês.  Abraços com afeto.

Minicurrículo: http://lattes.cnpq.br/5669441590053380 

 

Saiba mais no Currículo Lattes: Doutoramento em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra Portugal (2016) Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Piauí (2006), graduação em Licenciatura plena em Filosofia pela Universidade Federal do Piauí (1995), graduação em Serviço Social pela Universidade Federal do Pará (1981).  Atualmente é professora da Universidade Federal do Piauí, lotada no Centro de Educação Aberta e a distância - CEAD. Atuando principalmente nas áreas de Formação de professores, práticas pedagógicas, Filosofia da educação, saberes docentes, diversidade e outros. 

   PLANO_DE_DISCIPLINA-Educacao_Biocentrica_assinado.pdf 
AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (06/01/2024 - 02/02/2024)

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

  • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
  • Fique atento à formatação das mensagens;
  • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
  • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
  • Seja cortês na comunicação.

 

 

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

 

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);

Professor como mediador, facilitador.

 

Neste espaço você terá acesso as gravações das aulas síncronas.

UNIDADE I (06/01/2024 - 02/02/2024)

O Papel Evolucionário do Educador Biocêntrico

Histórico dos paradigmas instituídos no mundo ocidental:

Idade Antiga – Cosmocentrismo

Idade Média – Teocentrismo

Idade Moderna – Antropocentrismo

Idade Contemporânea – Paradigma Biocêntrico

Contribuir, a partir do conceito de vida, para a ressignificação da mediação do processo ensino-aprendizagem e desenvolvimento.

Sociedade dos poetas mortos (1989): https://drive.google.com/file/d/1IaaOWWo_j0ZFViRAwnvWh_u5SDAvK2l5/view?usp=sharing 

Você já leu o poema “Ver vendo”, de Otto Lara Resende?

Link: https://porumolharpedagogico.wordpress.com/2017/08/25/ver-vendo-otto-lara-rezende/ 

   FÓRUM I
Período de Habilitação: 06/01/2024 às 00:00 a 20/01/2024 às 23:59
UNIDADE II (06/01/2024 - 02/02/2024)

 

Surgimento do paradigma Biocêntrico:

O que é Educação Biocêntrica?

Como é esta nova linguagem?

Que métodos pedagógicos são utilizados?

Quem é o Educador Biocêntrico?

Quem é este sujeito e qual é a sua dança no processo educativo?

Despertar a  consciência ampliada do verdadeiro sentido da vida, do ser humano na sociedade, no planeta terra e no universo.

Escritores da liberdade: https://drive.google.com/file/d/1XiAqPwvUqFLYCmYMg6XdWtA_7STAUb9v/view?usp=sharing 

O Educador Biocêntrico: Quem é este sujeito? de minha autoria.
Referência  - Lustosa, Georgina Quaresma. Teresina; Editora Halley, 2007.
 
Freire, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.

    
Inicia em 20/01/2024 às 8h 0 e finaliza em 02/02/2024 às 23h 59
AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA (06/01/2024 - 02/02/2024)
    
Inicia em 20/01/2024 às 0h 0 e finaliza em 06/02/2024 às 23h 59
Frequências da Turma

Nenhum item foi encontrado

Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2023203**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
2 2023203**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
3 2023203**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
4 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
5 2023203**** 9,5 9,5 9,5 9.5 0 AM
6 2023203**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
7 2023203**** 9,5 9,5 9,5 9.5 0 AM
8 2023203**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
9 2023203**** 9,9 10,0 9,5 9.8 0 AM
10 2023203**** 9,9 9,0 9,0 9.5 0 AM
11 2023203**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
12 2023203**** 10,0 9,5 9,5 9.8 0 AM
13 2023203**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
14 2023203**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
15 2023203**** 8,0 8,0 8,0 8.0 0 AM
16 2023203**** 9,5 9,5 9,5 9.5 0 AM
17 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
18 2023203**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
19 2023203**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
20 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
21 2023203**** 8,0 8,5 8,0 8.1 0 AM
22 2023203**** 10,0 9,5 9,5 9.8 0 AM
23 2023203**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
24 2023203**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
25 2023203**** 10,0 9,5 9,5 9.8 0 AM
26 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
27 2023203**** 9,0 9,0 8,5 8.9 0 AM
28 2023203**** 10,0 9,0 9,0 9.6 0 AM
29 2023203**** 8,0 8,0 8,0 8.0 0 AM
30 2023203**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
31 2023203**** 9,5 9,5 9,5 9.5 0 AM
32 2023203**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
33 2023203**** 10,0 9,5 9,5 9.8 0 AM
34 2023203**** 10,0 9,5 9,0 9.7 0 AM
35 2023203**** 9,5 9,5 9,5 9.5 0 AM
36 2023203**** 9,5 9,5 9,5 9.5 0 AM
37 2023203**** 7,5 8,0 8,0 7.7 0 AM
38 2023203**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
39 2023203**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
40 2023203**** 10,0 9,5 9,5 9.8 0 AM
41 2023203**** 10,0 9,5 9,0 9.7 0 AM
42 2023203**** 8,0 9,5 9,0 8.5 0 AM
43 2023203**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
44 2023203**** 10,0 9,0 9,0 9.6 0 AM
45 2023203**** 9,5 9,5 9,5 9.5 0 AM
46 2023203**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
47 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
48 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
49 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nenhum item foi encontrado

Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Aula online 11/01/2024

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1088 22/07/2024 11:13