-

CMT/CEAD022 - ASPECTOS HISTÓRICOS E CONSTRUÇÃO DE PROJETOS DE VIDA - Turma: 8A (2024.1)

Tópicos Aulas
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (12/01/2024 - 10/02/2024)

 

Link: https://cangurudhcursosonline.com.br/qual-a-importancia-do-autoconhecimento-para-o-seu-projeto-de-vida/ 

Caro(a) aluno(a),

Vocês estão convidados a  passar por um momento de reflexão  a respeito  das suas práticas através de uma atividade norteadora do autoconhecimento com perguntas como as percepções sobre si mesmo  podem auxiliar na construção do seu projeto de vida.

 

Para você ter o melhor aproveitamento da disciplina e contribuir para o processo de aprendizagem e realização das atividades, faz-se necessário acessar todos os conteúdos disponibilizados.

Será uma disciplina onde iremos transitar na trilha formativa ao longo dos módulos de super trocas e aprendizagens.

Uma excelente trilha de aprendizagem!!

Você contará com o acompanhamento no percurso da disciplina do Professor (a):  JEFFERSON MENDES DE SOUZA 

 

CONHEÇA O PROFESSOR: 

Professor da Universidade Federal do Piauí – UFPI

Doutor em Engenharia Têxtil

Mestre em Design e Marketing Têxtil

Graduado em Economia Doméstica

Especialista em Design e Marketing Têxtil

link - http://lattes.cnpq.br/8037864579133121 

ORCID - https://orcid.org/0000-0003-2177-995X 

   PLANO_DE_DISCIPLINA -ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE MATEMATICA.pdf 
AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (12/01/2024 - 10/02/2024)

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

  • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
  • Fique atento à formatação das mensagens;
  • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
  • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
  • Seja cortês na comunicação.

 

 

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

 

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);

Professor como mediador, facilitador.

Neste espaço você terá acesso as gravações das aulas síncronas.

 

BRASIL. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis n º 9.394, de 20 de dezembro de 1996 [...]. Brasília, 2017a. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015- 

2018/2017/Lei/L13415.htm.

BRASIL. Resolução CNE/CP nº 2, de 22 de dezembro de 2017. Institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular, a ser respeitada obrigatoriamente ao longo das etapas e respectivas modalidades no âmbito da Educação Básica. Brasília, 2017b. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2018-pdf/104101-rcp004-18/file  

CAMARGO, F., THUINIE, D. A Sala de Aula Inovadora: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo. Disponível em: https://doceru.com/doc/5x00vc8 . Acesso: 13 de agosto de 2023.

LAPA, L. G. J.; PATO, C. Oficinas pedagógicas na formação de valores pessoais em estudantes do ensino fundamental. Trabalho apresentado no VI Congresso Nacional de Educação, Fortaleza, Ceará, 2019.

OLIVEIRA, A. B. F; LIMA, A. I. B. Vigotski e os processos criativos de professores ante a realidade atual.

Educação & Realidade, v. 42, n. 4, p. 1399-1419, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/T38MhGkwn35JLT33Zhct4Cr/?format=pdf&lang=pt  . Acesso: 13

de agosto de 2023.

 

Unidade II

 

BRASIL. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis n º 9.394, de 20 de dezembro de 1996 [...]. Brasília, 2017a. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2017/Lei/L13415.htm .

BRASIL. Resolução CNE/CP nº 2, de 22 de dezembro de 2017. Institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular, a ser respeitada obrigatoriamente ao longo das etapas e respectivas modalidades no âmbito da Educação Básica. Brasília, 2017b. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2018-pdf/104101-rcp004-18/file  .

LAPA, L. G. J.; PATO, C. Oficinas pedagógicas na formação de valores pessoais em estudantes do ensino fundamental. Trabalho apresentado no VI Congresso Nacional de Educação, Fortaleza, Ceará, 2019.MELLO, R. L. S., SILVA, M. T. C. Tecendo saberes a respeito do processo criativo na docência da educação infantil. Educação: Teoria e Prática/ Rio Claro, SP/ v. 33, n.66/2023. Disponível em: Tecendosaberes a respeito do processo criativo na docência da educação infantil | Educação: Teoria e Prática (unesp.br). Acesso: 13 de agosto de 2023.

UNIDADE I (12/01/2024 - 10/02/2024)

- Conteúdo: Projeto de vida; Autoconhecimento;  Identidade; Profissões e Estudos

  • Compreender os conceitos de projeto de vida, pautando-se em suas relações com o comportamento humano e o ensino-aprendizagem;
  • Contribuir para as dimensões de autoconhecimento, identidade, estudo e projeto de vida;
  • Ser capaz de potencializar seu Projeto de Vida;
  • Valorizar a diversidade de saberes,  a cidadania e entender as relações dos mesmos com o seu projeto de vida.

- BIBLIOTECA VIRTUAL

Devem acesar a plataforma Periódicos Capes disponibilizada pela UFPI. Para quem nunca usou segue o link do tutorial https://ufpi.br/ultimas-noticias-nti/22904-acesso-aos-periodicos-da-capes-pelo-sistema-cafe. Lá vocês vão encontrar milhares de artigos, livros, teses, dissertações etc. em todas as áreas do conhecimento.

 

- VÍDEOS

Vídeo: Primeiro passo: o conceito de Projetos de Vida (Parte 1)

Link: https://www.youtube.com/watch?v=mtaomLjMQDU 

 

Vídeo: Primeiro passo: o conceito de Projetos de Vida (Parte 2)

Link: https://www.youtube.com/watch?v=HmkeKFbcP_U 

 

Vídeo: Primeiro passo: o conceito de Projetos de Vida (Parte 3)

Link: https://www.youtube.com/watch?v=XR8-XTg8fl4&list=PLsYkYpI_NUW55PWagTyk-E-iFDWdwlbge&index=3 

 

Vídeo: Criatividade e Inovação na Educação

Link: https://www.youtube.com/watch?v=OAuCtN4ZLCQ

 

Vídeo: A escola e a construção de valores | e-Aulas USP

Link: https://eaulas.usp.br/portal/video.action?idItem=704 

 

-  LINKS DE ARTIGO

BNCC Base Nacional Curricular comum

http://basenacionalcomum.mec.gov.br/

 

 

Devem acesar a plataforma Periódicos Capes disponibilizada pela UFPI. Para quem nunca usou segue o link do tutorial https://ufpi.br/ultimas-noticias-nti/22904-acesso-aos-periodicos-da-capes-pelo-sistema-cafe . Lá vocês vão encontrar milhares de artigos, livros, teses, dissertações etc. em todas as áreas do conhecimento.

 

O PROJECT BASED LEARNING? Trata-se de uma metodologia de aprendizagem ativa que tem como objetivo associar o aprender ao fazer. Fundament-se na construção do conhecimento de maneira coletiva e, sendo assim,  o professor poderá realiza uma proposição onde os alunos, recebem um desafio (projeto) que coloca em prática conteúdos diversos e desenvolve o conhecimento de maneira ativa, colaborativa e interdisciplinar fugindo do modelo de sala de aula convencional.

 

Visite:

 

https://mindmakers.com.br/projectbasedlearning/ 

https://www.pblworks.org/what-is-pbl 

 

 

Brainstorming e perguntas chave são formas de incentivar a geração de ideias para construção do seu projeto de produto. Já ouviu falar em "seis chapéus", "método 635" ou "SCAMPER"? O site disponível no link que segue é um Guia de Criatividade com 60 técnicas diferentes para geração de ideias.

 

Visite:

https://sites.google.com/site/guiadecriatividade/

 

Vejam, vale à pena conferir se a ferramenta pode ser utilizada para elaboração de um Projeto de Vida!

 

Diante do que foi explorado na Unidade I da Disciplina de Prjeto Vida, perrcebe-se a importância de se estimular e desenvolver do pensar crítico nos alunos pois de posse dessa habilidade ele será capaz de encontrar as melhores soluções pararesolver as diferentes questões do seu dia a dia. tanto na escola quanto fora dela.

 

Como centro do processo educativo  sendo o aluno, o educador atua como um mediador, observando, incentivando e orientando o mesmo. Esse novo papel do professor tem o objetivo de transformar a educação e melhorar o ensino e a aprendizagem para atender às necessidades atuais da sociedade e das novas gerações de estudantes.

 

Espera-se que os alunos desenvolvam habilidades como habilidades: autoconsciência; utoconfiança;  atenção plena e capacidade de reflexão.

    
Inicia em 15/01/2024 às 0h 0 e finaliza em 27/05/2024 às 23h 59
   FÓRUM I
Período de Habilitação: 12/01/2024 às 00:00 a 27/05/2024 às 23:59
UNIDADE II (12/01/2024 - 10/02/2024)

Ética e valores; Comunidade; Escola e Percurso acadêmico.

  • Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação;
  • Desenvolver  a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem científica;
  • Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos através do histórico de vida;
  • Entender a BNCC;

- BIBLIOTECA VIRTUAL

Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#introducao#a-base-nacional-comum-curricular 

BNCC Um resumo das mudanças trazidas pela Base Nacional Comum Curricular em 2020.

https://conteudos.uniasselvi.com.br/edtech/docs/resumo_bncc.pdf 

- VÍDEOS

VÍDEO: BNCC: as dez competências gerais

LINK: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_AS_DEZ_COMPETENCIAS.mp4

 

VÍDEO: Educação Que Dá Certo - Sobral: Exemplo de Gestão Escolar

LINK: https://www.youtube.com/watch?v=5WWQJ9VKI7g

 

VÍDEO: A História Da Sua Vida | Um Vídeo Motivacional

LINK: https://www.youtube.com/watch?v=jbI5lBe6TKw

 

VÍDEO: Família, escola e valores morais

LINK: https://www.youtube.com/watch?v=LAZN8h0OxJs

 

-  LINKS DE ARTIGO

Acessem a plataforma Periódicos Capes disponibilizada pela UFPI. Para quem nunca usou segue o link do tutorial https://ufpi.br/ultimas-noticias-nti/22904-acesso-aos-periodicos-da-capes-pelo-sistema-cafe . Lá vocês vão encontrar milhares de artigos, livros, teses, dissertações etc. em todas as áreas do conhecimento.

https://login.semead.com.br/24semead/anais/arquivos/1183.pdf ?

https://observatorio.movimentopelabase.org.br/wp-content/uploads/2022/01/o-acompanhamento-das-aprendizagens-dos-estudantes-e-os-bons-usos-da-avaliacxxaxxo2.pdf 

O documentário "Nunca me sonharam" retrata a educação na sua mais perfeita realidade. Mostra como os estudantes vêm o seu futuro e a educação que vivenciam. O documentário mostra a evasão crescente das escolas públicas e o motivo pelo qual os estudantes largam o ensino.

 

Vejam!!!!

 

Ver no link: https://www.youtube.com/watch?v=AqhUjqmLsf0 

    
Inicia em 27/01/2024 às 0h 0 e finaliza em 27/05/2024 às 23h 59
    
Inicia em 06/02/2024 às 0h 0 e finaliza em 27/05/2024 às 23h 59
AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA (12/01/2024 - 10/02/2024)

 Após o percurso trilhado ao longo das unidades didáticas, agora será realizada a verificação da aprendizagem.

 

A avaliação da aprendizagem dos discentes será realizada por meio de provas eletrônicas, entre outros, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), com observância aos prazos estipulados. A prova eletrônica terá questões de múltipla escolha e ser realizada por meio da ferramenta “questionário” da turma virtual do SIGAA.

 

Prova eletrônica: 08 a 10/02/24

    
Inicia em 08/02/2024 às 0h 0 e finaliza em 27/05/2024 às 23h 59
Frequências da Turma

Nenhum item foi encontrado

Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2023200**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
2 2023200**** 10,0 0,0 10,0 8.0 0 AM
3 2023200**** 9,5 10,0 10,0 9.7 0 AM
4 2023200**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
5 2023200**** 9,5 10,0 10,0 9.7 0 AM
6 2023200**** 9,5 10,0 10,0 9.7 0 AM
7 2023201**** 9,5 10,0 10,0 9.7 0 AM
8 2023201**** 9,5 10,0 10,0 9.7 0 AM
9 2023200**** 9,3 10,0 10,0 9.6 0 AM
10 2023200**** 9,4 10,0 10,0 9.6 0 AM
11 2023200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
12 2023201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
13 2023200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
14 2023200**** 9,5 10,0 10,0 9.7 0 AM
15 2023200**** 9,5 10,0 10,0 9.7 0 AM
16 2023200**** 9,5 10,0 10,0 9.7 0 AM
17 2023201**** 9,5 10,0 10,0 9.7 0 AM
18 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
19 2023200**** 9,5 10,0 10,0 9.7 0 AM
20 2023201**** 9,5 10,0 10,0 9.7 0 AM
21 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
22 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
23 2023200**** 9,5 10,0 10,0 9.7 0 AM
24 2023200**** 9,5 10,0 10,0 9.7 0 AM
25 2023201**** 9,5 10,0 10,0 9.7 0 AM
26 2023200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
27 2023200**** 9,5 10,0 10,0 9.7 0 AM
28 2023200**** 9,5 10,0 10,0 9.7 0 AM
29 2023200**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
30 2023201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
31 2023200**** 9,5 10,0 10,0 9.7 0 AM
32 2023200**** 9,5 10,0 10,0 9.7 0 AM
33 2023201**** 9,0 10,0 0,0 7.4 0 AM
34 2023200**** 9,5 10,0 10,0 9.7 0 AM
35 2023201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
36 2023200**** 9,5 10,0 10,0 9.7 0 AM
37 2023200**** 9,5 10,0 10,0 9.7 0 AM
38 2023200**** 9,5 10,0 10,0 9.7 0 AM
39 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
40 2023200**** 9,5 0,0 10,0 7.7 0 AM
41 2023200**** 9,5 10,0 10,0 9.7 0 AM
42 2023201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
43 2023200**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
44 2023201**** 9,5 10,0 10,0 9.7 0 AM
45 2023200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
46 2023200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
47 2023201**** 9,5 10,0 10,0 9.7 0 AM
48 2023200**** 9,5 10,0 10,0 9.7 0 AM
49 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
50 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
51 2023200**** 10,0 10,0 0,0 8.0 0 AM
52 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
53 2023201**** 9,5 10,0 10,0 9.7 0 AM
54 2023200**** 9,5 10,0 10,0 9.7 0 AM
55 2023200**** 9,5 0,0 10,0 7.7 0 AM
56 2023200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
57 2023200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
58 2023200**** 10,0 0,0 9,0 7.8 0 AM
59 2023201**** 10,0 10,0 9,5 9.9 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nenhum item foi encontrado

Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1088 22/07/2024 13:23