• Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.
  • Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.

-

CNA/CEAD013 - A MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS E OS ITINERÁRIOS FORMATIVOS I - Turma: 5A (2024.1)

Tópicos Aulas
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (13/01/2024 - 18/02/2024)

Disponível em:
https://br.freepik.com/fotos-gratis/colegas-estudando-juntos_16294784.htm#from_view=detail_alsolike 

 

Caro(a) aluno(a),

 

Receba as nossas boas-vindas! Este curso foi pensado para que possamos compreender as propostas da BNCC para a Matemática e Suas Tecnologias no Ensino Médio. Para isso, refletiremos criticamente sobre a base e como podemos utilizá-la como guia para a nossa atuação nesse segmento da educação básica.
Para você ter o melhor aproveitamento da disciplina e contribuir para o processo de aprendizagem e realização das atividades, faz-se necessário acessar todos os conteúdos disponibilizados.
Será uma disciplina incrível por meio da qual iremos transitar na trilha formativa ao longo dos módulos de supertrocas e aprendizagens.
Uma excelente trilha de aprendizagem!!

Você contará com o acompanhamento no percurso da disciplina da
Professora: Kelly Cristine Rodrigues de Moura e
Professor/Tutor: Me. José Airton do Nascimento Costa

CONHEÇA O PROFESSOR:

 

Minicurrículo: A Profa. Dra. Kelly Cristine Rodrigues de Moura é Doutora em Educação, área de Concentração: Ensino de Ciências e Matemática, pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo- FE-USP; Mestre em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP; Graduada em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Piauí-UFPI. É professora adjunta da Universidade Federal do Piauí-UFPI, lotada no Campus Professora Cinobelina Elvas (CPCE). Tem experiência na área de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Matemática, Educação Matemática com foco em metodologia do ensino de matemática e formação de professores. Está vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Atividade Pedagógica – GEPAPe e é coordenadora adjunta do Grupo de Estudo e Pesquisa em Ensino de Matemática e Ciência - GEPEMCi.


Saiba mais no Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1169806088129058 

   PLANO_DE_DISCIPLINA-_MATEMATICA_e_suas_TECNOLOGIAS_e_o_M_assinado (1).pdf 
AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (13/01/2024 - 18/02/2024)

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

  • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
  • Fique atento à formatação das mensagens;
  • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
  • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
  • Seja cortês na comunicação.

 

 

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

 

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);

Professor como mediador, facilitador.

Neste espaço você terá acesso as gravações das aulas síncronas.

UNIDADE I (13/01/2024 - 18/02/2024)

UNIDADE I - CONECTANDO A MATEMÁTICA AO PROJETO DE VIDA E AOS ITINERÁRIOS FORMATIVOS

  • A Matemática e o Projeto de Vida.
  • A Matemática e os Itinerários formativos
  • ATIVIDADE AVALIATIVA – UNIDADE I
  • Nesta unidade, temos como objetivo compreender o Projeto de Vida na Educação, tratar das relações entre a matemática e as projeções futuras de vida de alunos do Ensino Médio, como também, entender os Itinerários formativos na área de matemática e suas tecnologias de acordo com documentos normativos.

 

1. Assista ao vídeo: Projeto de vida na escola, para compreender, o que se entende por Projeto de Vida - PV, e qual o objetivo do PV no projeto pedagógico do Ensino Médio

Link : https://www.youtube.com/watch?v=_Tp3pbor17I&t=152s

 

2. Leia o Texto 1:  A importância de construir Projetos de Vida na Educação. (MORAN, 2017). Durante a leitura, destaque e faça anotações das principais ideias apresentadas pelo autor.

Link: https://moran.eca.usp.br/wp-content/uploads/2017/10/vida.pdf

3. Leia o Texto 2: A matemática no projeto de vida de alunos egressos do Ensino Médio: uma análise a partir da modelagem matemática (LITTIG; COSTA, 2021). Ao ler esse texto, procure evidenciar as relações entre a matemática e as projeções futuras de vida de alunos do ensino médio.

Link: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/33957/pdf

 

4. Assista ao vídeo: ENTENDA OS ITINERÁRIOS FORMATIVOS DO NOVO ENSINO MÉDIO para compreender o que a BNCC estabelece sobre os Itinerários formativos.

Link: https://www.youtube.com/watch?v=cnWN50LLXQk&t=87s

 

5. Leia o Texto 3: Modelagem Matemática como proposta de itinerário formativo no Novo Ensino Médio: uma possibilidade para o desenvolvimento de habilidades e competências. (MELO; BISOGNIN, 2021). Durante a leitura, síntetise as principais ideias apresentadas pelo autor, fazendo comentários sobre essas ideias , assim  manifestando suas  impressões sobre as mesmas.

 Link: http://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/ripem/article/view/2540/1880

 

MATERIAL COMPLEMENTAR:

 

PODCAST: Projetos de Vida na Escola- Ep.1 Adolescências e Juventudes.

 Link de acesso:  https://open.spotify.com/episode/6KB69jrcIaohSkdHk1v3hX 

 

Cadernos temáticos: Juventude Brasileira e Ensino Médio (ALVES; MAIA (org.), 2014). Disponível em:  https://observatoriodajuventude.ufmg.br/wp-content/uploads/2021/07/Caderno-05-Juventude-e-Projetos-de-Futuro-1.pdf

Artigo: Matemática Maker: uma disciplina para o Itinerário Formativo de Matemática do Novo Ensino Médio (PIMENTEL; CAMPOS, 2021). Disponível em: https://sol.sbc.org.br/index.php/ctrle/article/view/17581/17416

    
Inicia em 13/01/2024 às 0h 0 e finaliza em 31/07/2024 às 23h 59
   FÓRUM I
Período de Habilitação: 13/01/2024 às 00:00 a 22/01/2024 às 23:59
UNIDADE II (13/01/2024 - 18/02/2024)

UNIDADE II- A MATEMÁTICA E A INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA

  • A Investigação Científica na Sala de Aula - O Que Propõe A BNCC
  • A Investigação Científica e suas possibilidades em aulas de Matemática.
  • ATIVIDADE AVALIATIVA – UNIDADE II

Nesta unidade, abordaremos sobre o eixo temático: Investigação Científica, com o fim de entender suas possibilidades de estratégias para a sua implementação em sala de aula no âmbito da área de conhecimento Matemática e Suas Tecnologias.

1. Assista ao vídeo: Ensino Médio na BNCC: Investigação Científica, conheça as principais características do novo Ensino Médio, aqui especificamente, sobre e o que a BNCC trata a cerca da Investigação Científica, um dos eixos dos itinerários formativos, e como esse eixo deve ser desenvolvido em sala de aula.

Link: https://www.youtube.com/watch?v=waIqeO_enF4&t=61s

 

2. Leia o Texto 4:  PESQUISA EM SALA DE AULA: Fundamentos e pressupostos (MORAES; GALIAZZI, 2012). Ao ler esse texto, transcreva os aspectos que você julga mais pertinentes, buscando interagir com a discussão realizada pelo autor em relação ao movimento de pesquisa e o poder de transformação da sala de aula.

         Link: https://www.researchgate.net/publication/327117716_Pesquisa_em_sala_de_aula_Fundamentos_e_pressupo

 

3. Assista ao vídeo: O ensino de Matemática por atividades experimentais (Palestra da II Semana da Matemática; Palestrante: Pedro Franco de Sá; Mediador: Francisco Nordman).

Destaque os aspectos e temas abordados na palestra, associando com o que o texto 5 apresenta. E comente as pautas tratadas na palestra que mais lhe chamaram atenção, manifestando seu ponto de vista sobre as mesmas.

5. Leia o Texto 5A EXPERIMENTAÇÃO INVESTIGATIVA COMO POSSIBILIDADE DIDÁTICA NO ENSINO DE MATEMÁTICA: O PROBLEMA DAS FORMAS EM UM CLUBE DE CIÊNCIAS (ALMEIDA; MALHEIRO, 2019)

Link: https://if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID585/v14_n1_a2019.pdf

 

 

MATERIAL COMPLEMENTAR:

 

Artigos no SITE OFICIAL DA BNCC

ü  A pesquisa científica em sala de aula como pratica de aprendizagem inovação e transformação social

Link: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/implementacao/praticas/caderno-de-praticas/ensino-medio/118-a-pesquisa-cientifica-em-sala-de-aula-como-pratica-de-aprendizagem-inovacao-e-transformacao-social?highlight=WyJwcm9jZXNzbyIsImRlIiwicHJvZHVcdTAwZTdcdTAwZTNvIiwicHJvY2Vzc28gZGUiLCJwcm9jZXNzbyBkZSBwcm9kdVx1MDBlN1x1MDBlM28iLCJkZSBwcm9kdVx1MDBlN1x1MDBlM28iXQ

 

ü  Metodologia da pesquisa na escola

Link: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/implementacao/praticas/caderno-de-praticas/aprofundamentos/192-metodologia-de-pesquisa-na-escola

 

Artigo: Metodologias investigativas para o ensino de matemática em diversidades culturais escolares (MENDES, I. A., 2018)

Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/27377/18825

    
Inicia em 23/01/2024 às 0h 0 e finaliza em 31/07/2024 às 23h 59
AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA (13/01/2024 - 18/02/2024)
    
Inicia em 02/02/2024 às 0h 0 e finaliza em 30/07/2024 às 23h 59
SEGUNDA CHAMADA (13/01/2024 - 18/02/2024)

SOMENTE OS ALUNOS COM REQUERIMENTO APROVADO AS NOTAS SERÃO CONSIDERADAS

    
Inicia em 16/02/2024 às 0h 0 e finaliza em 30/07/2024 às 23h 59
Frequências da Turma

Nenhum item foi encontrado

Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2023202**** 0.0 0 MATRICULADO
2 2023202**** 0.0 0 MATRICULADO
3 2023202**** 0.0 0 MATRICULADO
4 2023202**** 0.0 0 MATRICULADO
5 2023202**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
6 2023202**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
7 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
8 2023202**** 0.0 0 MATRICULADO
9 2023202**** 10,0 8,0 10,0 9.6 0 MATRICULADO
10 2023202**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
11 2023202**** 8,8 9,5 10,0 9.2 0 MATRICULADO
12 2023202**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
13 2023202**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
14 2023202**** 10,0 0,0 10,0 8.0 0 MATRICULADO
15 2023202**** 8,8 9,5 10,0 9.2 0 MATRICULADO
16 2023202**** 10,0 0,0 0,0 6.0 0 MATRICULADO
17 2023202**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
18 2023202**** 0.0 0 MATRICULADO
19 2023202**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
20 2023202**** 0.0 0 MATRICULADO
21 2023202**** 0.0 0 MATRICULADO
22 2023202**** 10,0 8,0 10,0 9.6 0 MATRICULADO
23 2023202**** 10,0 10,0 8,0 9.6 0 MATRICULADO
24 2023203**** 7,5 10,0 10,0 8.5 0 MATRICULADO
25 2023203**** 0.0 0 MATRICULADO
26 2023203**** 10,0 0,0 9,0 7.8 0 MATRICULADO
27 2023202**** 0.0 0 MATRICULADO
28 2023202**** 10,0 8,5 10,0 9.7 0 MATRICULADO
29 2023202**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
30 2023202**** 6,3 9,0 10,0 7.6 0 MATRICULADO
31 2023202**** 0.0 0 MATRICULADO
32 2023202**** 0.0 0 MATRICULADO
33 2023202**** 7,5 9,0 0,0 6.3 0 MATRICULADO
34 2023203**** 0.0 0 MATRICULADO
35 2023202**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
36 2023202**** 0.0 0 MATRICULADO
37 2023202**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
38 2023203**** 10,0 8,0 0,0 7.6 0 MATRICULADO
39 2023202**** 10,0 9,5 10,0 9.9 0 MATRICULADO
40 2023203**** 0.0 0 MATRICULADO
41 2023202**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
42 2023202**** 0.0 0 MATRICULADO
43 2023202**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
44 2023202**** 8,8 10,0 10,0 9.3 0 MATRICULADO
45 2023202**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
46 2023202**** 10,0 10,0 0,0 8.0 0 MATRICULADO
47 2023202**** 10,0 10,0 9,0 9.8 0 MATRICULADO
48 2023202**** 8,8 9,5 9,0 9.0 0 MATRICULADO
49 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
50 2023202**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
51 2023202**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 MATRICULADO
52 2023202**** 0.0 0 MATRICULADO
53 2023202**** 10,0 10,0 4,0 8.8 0 MATRICULADO
54 2023202**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
55 2023202**** 10,0 9,5 10,0 9.9 0 MATRICULADO
56 2023202**** 10,0 0,0 9,0 7.8 0 MATRICULADO
57 2023202**** 0.0 0 MATRICULADO
58 2023202**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
59 2023202**** 10,0 0,0 0,0 6.0 0 MATRICULADO
60 2023202**** 0.0 0 MATRICULADO
61 2023203**** 0.0 0 MATRICULADO
62 2023202**** 10,0 0,0 10,0 8.0 0 MATRICULADO
63 2023202**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
64 2023203**** 10,0 10,0 8,0 9.6 0 MATRICULADO
65 2023202**** 0.0 0 MATRICULADO
66 2023202**** 0.0 0 MATRICULADO
67 2023202**** 10,0 9,0 10,0 9.8 0 MATRICULADO
68 2023202**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
69 2023202**** 0.0 0 MATRICULADO
70 2023202**** 10,0 8,0 10,0 9.6 0 MATRICULADO

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nenhum item foi encontrado

Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
IMPORTANTE! 15/07/2024
AULA SÍNCRONA 29/01/2024

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1088 22/07/2024 10:40