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CCB/CEAD005 - CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS NA BNCC E NO NOVO ENSINO MÉDIO - Turma: 8A (2024.1)

Tópicos Aulas
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (20/01/2024 - 24/02/2024)

Imagem 1: Representação geral da disciplina

Disponível em: http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/211-218175739/40941-anuncios-publicitarios-sobre-novo-ensino-medio-explicam-as-mudancas-propostas-pelo-mec

 

Caro(a) aluno(a),

Esta disciplina, Ciências da Natureza e suas Tecnologias na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e no Novo Ensino Médio, está dividida em duas unidades. A unidade I, que iremos trabalhar neste curso, é intitulada Ciências da natureza na formação geral básica e específica. Nesta unidade serão apresentados conteúdos sobre a evolução histórica das Ciências da Natureza, desde os primórdios até os dias atuais, também será explicada a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) com relação as competências e habilidades relacionadas a área de Ciências da Natureza no ensino médio e a planejar aulas eficazes na área de Ciências da Natureza para a Formação Geral Básica do ensino médio de acordo com a BNCC. Na unidade II que é intitulada Ciências da natureza nos Itinerários Formativos abordaremos o conceito de Itinerário Formativo e sua importância no ensino médio, além de compreender estratégias de ensino sobre a Aprendizagem Baseada em Problemas de maneira prática e contextualizada para ser usada no ensino de Ciências da Natureza.

 

Para você ter o melhor aproveitamento da disciplina e contribuir para o processo de aprendizagem e realização das atividades, faz-se necessário acessar todos os conteúdos disponibilizados.

Será uma disciplina incrível onde iremos transitar na trilha formativa ao longo dos módulos de super trocas e aprendizagens.

Uma excelente trilha de aprendizagem!!

 

Você contará com o acompanhamento no percurso da disciplina da Professora: Melise Pessôa Araújo Meireles

 

CONHEÇA A PROFESSORA:

Minicurrículo: Graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Piauí (2010), graduação em Pedagogia pela Faculdade Piauiense (2009), mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Piauí (2013), doutorado em Botânica pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2021) e atualmente é professora do curso de Licenciatura em Educação do Campo na universidade Federal do Piauí no Campus Senador Helvídio Nunes de Barros. Tem experiência na área de Educação e também atua nos seguintes temas: comunidades tradicionais, Etnobotânica e Plantas Medicinais.

 

Saiba mais no Currículo Lattes:  https://lattes.cnpq.br/2296122407877913

   Slide em pdf da primeira aula 
AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (20/01/2024 - 24/02/2024)

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

  • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
  • Fique atento à formatação das mensagens;
  • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
  • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
  • Seja cortês na comunicação.

 

 

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

 

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);

Professor como mediador, facilitador.

Neste espaço você terá acesso as gravações das aulas síncronas.

UNIDADE I (20/01/2024 - 24/02/2024)

1.Ciências da natureza na formação geral básica e específica:

1.1  Ciências da natureza: dos primórdios aos tempos atuais;

1.2 Competências e habilidades: BNCC e a área de ciências da natureza na formação geral básica do ensino médio;

1.3 Planejamento de aulas na área de ciências da natureza para a formação geral básica (FGB) do ensino médio;

ü  Compreender a evolução histórica das Ciências da Natureza, desde os primórdios até os dias atuais;

ü  Analisar as competências e habilidades propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) relacionadas à área de Ciências da Natureza no ensino médio;

ü  Planejar aulas eficazes na área de Ciências da Natureza para a Formação Geral Básica do ensino médio.

 

ü  CHASSOT, A. A ciência através dos tempos. São Paulo: Moderna, 1994. Disponível em:https://ifbaiano.edu.br/portal/gpec/wp-content/uploads/sites/101/2020/11/A-Ciencia-Atraves-Dos-Tempos-Attico-Chassot.pdf

ü  BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC): educação é a base. Brasília, DF: MEC/CONSED/UNDIME, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em:10 jan. 2024.

ü  https://www.eduweb.com.br/plano-de-aula-ciencias-da-natureza-ensino-medio/

ü  LUCKESI, C. C. Planejamento e Avaliação na Escola: articulação e necessária determinação ideológica. Série Idéias, n. 15, p. 115-125. São Paulo: FDE, 1992. Disponível em:http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/ideias_15_p115-125_c.pdf. Acesso : 11 jan. 2024.

ü  LIBÂNEO, J. C. O Planejamento Escolar. In: LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 2008.Disponível em:https://jspimenta.files.wordpress.com/2009/03/libaneo-planejamento-escolar.pdf. Acesso 12 jan.2024.

ü  ROSA, Carlos Augusto de Proença. História da ciência: a ciência e o triunfo do pensamento científico no mundo contemporâneo / Carlos Augusto de Proença. 2. ed.  Brasília: FUNAG, 2012. Disponível em: http://funag.gov.br/loja/download/1022- Historia_da_Ciencia_-_Vol.IIIA_Ciencia_e_o_Triunfo_do_Pensamento_CientIfico_no_Mundo_Contemporaneo.pdf. Acessp 1 jan. 2024.

ü  UNESCO. A ciência para o século XXI: uma nova visão e uma base de ação – Brasília:

        UNESCO/ABIPTI, 2003. 72p. Disponível   em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/ue000207.pdf . Acesso em: 20 dez. 2023.

 

MATERIAL COMPLEMENTAR: 

ü  CHALMERS, Alan F. O que é ciência afinal? Tradução: Raul Filker: 1ª. Ed. – São Paulo:

Brasiliense, 1993. Disponível em:https://www.nelsonreyes.com.br/A.F.Chalmers_-_O_que_e_ciencia_afinal.pdf. Acesso 20 dez. 2023.

ü  SILVA, C. A. P. et .al Currículo do Piauí: um marco para a educação do do nosso. Teresina: SEDUC, 2019. Disponívem em:https://www.seduc.pi.gov.br/arquivos/diretrizes/13-novo%20ensino%20medio%20Caderno01_Curriculo_Piaui.pdf. Acesso em: 10 dez. 2024.

VÍDEOS:

ü  Aula: planejamento na organização do trabalho docente. Link:https://www.youtube.com/watch?v=TwomoziMqfY

ü  As competências gerais da BNCC. Link: https://www.youtube.com/watch?v=-wtxWfCI6gk

LINKS DE ARTIGO:

ü  SABÓIA, V. S. M.; BARBOSA, R. P. Base Nacional Comum Curricular: competências, habilidades e o planejamento escolar. Revista do Pemo, Fortaleza, v.2, n.1, p. 1-13,2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3663/4185 . Acesso em: 10 jan. 2024.

Você sabia que existe o Portal do Professor, do Ministério da Educação?

É um espaço de apoio ao professor. Nele, há uma página chamada “Espaço da Aula”, onde os professores produzem seus planos de aula e podem ver outros disponíveis para troca de experiências. Acesse o site http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html, cadastre-se, compartilhe seu plano de aula que será desenvolvido da Tarefa I e coloque em prática o que aprendemos até agora.

Na Unidade I espera-se que o educando consiga compreender a história das ciências da natureza, possa fazer uma análise crítica da Base Nacional Comum curricular (BNCC) para o ensino de Ciências da Natureza e assim adquirir estratégias de ensino/ metodologias eficazes e propor avaliação para o planejamento de aulas de acordo com a BNCC.

   FÓRUM I
Período de Habilitação: 20/01/2024 às 00:00 a 20/02/2024 às 23:59
    
Inicia em 21/01/2024 às 0h 0 e finaliza em 20/02/2024 às 23h 59
  Etapa I- Elaboração plano de aula 
Boa Noite, Segue um slide sobre plano de aula ( Etapa I). Para aqueles que não possuem experiência em fazer plano de aula. Teremos a Etapa II e posteriormente poderão inserir o plano de aula completo no sigaa (para aqueles que ainda não fizeram). Qualquer dúvida poderemos conversar no fórum I. Até mais Melise Pessôa
  Etapa II - Elaboração plano de aula 
Slide com as próximas orientações do plano de aula.
  ABNT 
UNIDADE II (20/01/2024 - 24/02/2024)

2.Ciências da natureza nos Itinerários Formativos:

2.1 Itinerários formativos na área de ciências da natureza e suas tecnologias;

2.2 Entendendo o itinerário formativo na formação do ensino médio;

2.3 Aprendizagem baseada em problemas; Ciências da natureza nos itinerários formativos;

2.4 Itinerário formativos integrados com a área de ciências da natureza e suas tecnologias.

ü  Conhecer o conceito de Intinerário formativo e a sua função na formação dos estudantes do ensino médio;

ü  Aplicar a  metodologia, Aprendizagem Baseada em Problemas, para promover um abordagem prática e contextualizada no ensino  das Ciências da Natureza nos intinerários formativos;

ü  Proporcionar aos estudantes uma visão abrangente e integrada das Ciências da Natureza e suas tecnologias por meio de itinerários formativos.

Texto base/Livro:

ü  BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Base Nacional Comum Curricular – BNCC.  Brasília, DF: Ministério da Educação, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em:  10 jan. 2024. 

ü  BRASIL. Ministério da Educação (MEC). O uso de metodologias ativas colaborativas e a formação de competências. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/implementacao/praticas/caderno-de-praticas/aprofundamentos/202-o-uso-de-metodologias-ativas-colaborativas-e-a-formacao-de-competencias-2. Acesso 10 jan. 2024.

MATERIAL COMPLEMENTAR: 

ü  https://www.educacao.df.gov.br/wp-conteudo/uploads/2021/07/caderno_orientador_itinerarios_formativos_14jul23.pdf

ü  EDUCACIONAL: ecossistema de tecnologia e inovação. Metodologias ativas de aprendizagem: 12 p´raticas e como adotá-las. Disponível em:https://educacional.com.br/praticas-pedagogicas/metodologias-ativas-de-aprendizagem/ .Acesso 20dez 2024.

VÍDEOS:

ü  Aprendizagem Baseada em Problemas– ABP- 7 passos. Link: https://www.youtube.com/watch?v=5cMrFRpXfnc

ü  Aprofundamento Ciências da Natureza – Itinerário Formativo e Fale com o autor. Link:https://www.youtube.com/watch?v=ldUU4VJxsTU

ü  O novo ensino médio. Aula 6- Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Link:https://www.youtube.com/watch?v=9IljAAuNeaw

LINKS DE ARTIGO:

ü  QUEIROZ, A. Pbl, Problemas que trazem soluções. Revista psicologia, v.1, n.1., p. 26-38, 2012. Disponível em: https://www5.bahiana.edu.br/index.php/psicologia/article/view/36

 Acesso 3 jan. 2024.

ü  BERBEL, N. A.N.A. A problematização e a aprendizagem baseada em problemas: diferentes termos ou diferentes caminhos? Interface, v.1, n.2., p. 139-154,1998. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/BBqnRMcdxXyvNSY3YfztH9J/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 12 dez. 2023.

ü  SOUZA, S. C.; DOURADO, L. Aprendizagem Baseada em Problemas: um método de aprendizagem inovador para o ensino educativo. Holo, v. 2, n. 31, p.182-200 2015.Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2880. Acesso em 5 jan. 2024.

                A Aprendizagem Baseada em Problemas é uma metodologia de aprendizagem que se desenvolve a partir de um problema. Diante desse problema o educando tenta resolvê-lo e com isso acessar o máximo de conhecimento.

Um dos objetivos da Aprendizagem Baseada em Problemas é respeitar a autonomia do estudante, fazendo que se torne crítico e reflexivo e consiga ter acesso as melhores fontes de estudo para que possa discernir as fontes confiáveis das não confiáveis. Dessa forma, o discente é o construtor do seu conhecimento e o centro do processo de ensino-aprendizagem do.

Separamos para você uma matéria especial sobre Aprendizagem Baseada em Problemas.  Acesse o link: https://youtu.be/4XnBpAvQF6Q?si=Q7PM8Ksom3qOgTGV  . É um vídeo que explica de forma clara e objetiva sobre a Aprendizagem Baseada em Problemas para lhe ajudar a entender tudo com mais clareza.

Na Unidade II espera-se que o educando consiga compreender o que são Itinerários Formativos e que consiga integrar os conteúdos desses Itinerários com os da área de Ciências da Natureza.

Além disso, proponha metodologias de Aprendizagem Baseadas em Problemas ao ministrar suas aulas enquanto docente da disciplina de Ciências da Natureza.

   FÓRUM II
Período de Habilitação: 21/02/2024 às 00:00 a 20/03/2024 às 23:59
    
Inicia em 21/02/2024 às 0h 0 e finaliza em 20/03/2024 às 23h 59
  Aula 02 
Slide da aula - dia 24/02/2024
AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA (20/01/2024 - 24/02/2024)

Chegamos na avaliação final!!

Acesse o SIGAA, clique em Questionário e responda uma atividade avaliativa com dez questões de múltipla escolha. Essa atividade foi elaborada com o conteúdo de toda a disciplina.

Período de realização: 21/02/24 a 24/02/24

    
Inicia em 12/04/2024 às 0h 0 e finaliza em 15/04/2024 às 23h 59
Frequências da Turma

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Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2023203**** 10,0 9,5 10,0 9.9 0 AM
2 2023203**** 10,0 9,5 10,0 9.9 0 AM
3 2023203**** 10,0 0,0 10,0 8.0 0 AM
4 2023203**** 10,0 8,0 10,0 9.6 0 AM
5 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
6 2023203**** 10,0 9,5 10,0 9.9 0 AM
7 2023203**** 10,0 9,0 10,0 9.8 0 AM
8 2023203**** 10,0 9,5 8,0 9.5 0 AM
9 2023203**** 10,0 9,0 0,0 7.8 0 AM
10 2023203**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
11 2023203**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
12 2023203**** 10,0 8,0 10,0 9.6 0 AM
13 2023203**** 10,0 9,0 0,0 7.8 0 AM
14 2023203**** 10,0 9,5 10,0 9.9 0 AM
15 2023203**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
16 2023203**** 10,0 9,0 10,0 9.8 0 AM
17 2023203**** 10,0 8,0 7,0 9.0 0 AM
18 2023203**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
19 2023203**** 10,0 10,0 0,0 8.0 0 AM
20 2023203**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
21 2023203**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
22 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
23 2024200**** 10,0 9,5 10,0 9.9 0 AM
24 2023203**** 10,0 10,0 9,0 9.8 0 AM
25 2023203**** 10,0 8,0 7,0 9.0 0 AM
26 2023203**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
27 2023203**** 10,0 9,5 10,0 9.9 0 AM
28 2023203**** 10,0 8,0 10,0 9.6 0 AM
29 2023203**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
30 2023203**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
31 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
32 2023203**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
33 2023203**** 10,0 8,0 10,0 9.6 0 AM
34 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
35 2023203**** 10,0 8,0 10,0 9.6 0 AM
36 2023203**** 10,0 8,0 10,0 9.6 0 AM
37 2023203**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
38 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
39 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
40 2023203**** 10,0 8,0 10,0 9.6 0 AM
41 2023203**** 10,0 8,0 10,0 9.6 0 AM
42 2023203**** 10,0 8,0 10,0 9.6 0 AM
43 2023203**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
44 2023203**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
45 2023203**** 10,0 9,5 10,0 9.9 0 AM
46 2023203**** 10,0 9,5 10,0 9.9 0 AM
47 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
48 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
49 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
50 2023203**** 10,0 8,0 9,0 9.4 0 AM
51 2023203**** 10,0 8,0 9,0 9.4 0 AM
52 2024201**** 10,0 10,0 8,0 9.6 0 AM
53 2023203**** 10,0 8,0 0,0 7.6 0 AM
54 2023203**** 10,0 8,0 0,0 7.6 0 AM
55 2024200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
56 2023203**** 10,0 10,0 9,0 9.8 0 AM
57 2023203**** 10,0 10,0 9,0 9.8 0 AM
58 2023203**** 10,0 10,0 9,0 9.8 0 AM
59 2023203**** 10,0 8,0 9,0 9.4 0 AM
60 2023203**** 10,0 8,0 9,0 9.4 0 AM
61 2023203**** 10,0 8,0 10,0 9.6 0 AM
62 2023203**** 10,0 8,0 10,0 9.6 0 AM
63 2023203**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
64 2023203**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
65 2023203**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
66 2023203**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
67 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
68 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
69 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
70 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
71 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
72 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM

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Plano de aula - Unidade I - Fórum I 23/01/2024

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