Dados da Disciplina
Ementa: |
Generalidades. Corpo sólido. Momento estático. Momento de inércia. Vínculos. Ações e reações. Esforços nos elementos de máquinas simples e mecanismos de transmissão. Estudo das tensões: tração, compressão e corte. Relação entre tensão e deformação dos materiais de pesca. Estudos das flexões, colunas e torção. |
Objetivos: |
Reavivar conceitos de análise vetorial e estática: vetores, operaçoes de adiçao, subtraçao, produto vetorial, produto escalar e produto misto com vetores; força, açao e reaçao, ponto material, resultante, equilíbrio de forças aplicadas em pontos materiais e momento estático.
Apresentar o corpo rígido. Proporcionar a capacidade de diferenciar entre ponto material e corpo rígido. Aplicar conceitos reavivados de estática a soluçao de problemas com corpos rígidos. Analisar sistemas de forças aplicados a corpos rígidos. Simplificar sistemas de forças aplicados ao corpo rígido.
Identificar e utilizar o conceito de momento de inércia. Obter e discutir os momentos de inércia de representaçoes de seçoes transversais típicas de elementos estruturais.
Identificar e utilizar o conceito de vínculos. Obter e discutir soluçoes de sistemas de forças aplicadas em corpos rígidos através de vínculos. Estudar e reconhecer estruturas hipoestáticas, isostáticas e hiperestáticas.
Calcular esforços nos elementos de máquinas simples e mecanismos de transmissao.
Predizer esforços de traçao, compressao e corte. Predizer seçoes retas capazes de resistir a esforços simples de traçao, compressao e corte. Aplicar a relaçao entre tensao e deformaçao para o cálculo de esforços simples de traçao compressao e corte.
Definir colunas, flexao e torçao. |
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: |
A disciplina, com carga horária de 60 horas, é dividida em três unidades e contará com aulas teóricas expositivas e práticas por meio de exercícios propostos. A cada unidade, serão recomendados textos de referência, listas de exercícios, sugestões de vídeos, canais digitais sobre os temas abordados. Os exercícios, avaliações, participação e desempenho dos alunos, serão monitorados pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). |
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
A avaliação do processo de ensino e aprendizagem será realizada de forma contínua, cumulativa e sistemática, com o objetivo de diagnosticar a situação da aprendizagem de cada aluno, considerando principalmente os resultados obtidos em 03 avaliações parciais em forma de prova escrita executada em sala de aula. |
Horário de atendimento:
| segunda-feira 15:00 - 16:00 |
Bibliografia:
| Básica BEER, F.P., et al., Mecânica Vetorial para Engenheiros Estática, 7 ed. São Paulo (SP): Editora McGraw Hill. 2006. BOTELHO, M. C. Campos. Resistência dos Materiais para Entender e Gostar. São Paulo (SP): Blucher, 2008 HIBELLER, R.C., Estática: mecânica para engenharia.12 ed. São Paulo (SP): Pearson Prentice Hall, 2011. PINHEIRO, Antônio Carlos da Fonseca B.; CRIVELARO, Marcos. Fundamentos de Resistência dos Materiais. Editora: Grupo GEN, 2016. E-book. ISBN 9788521632627. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788521632627/. Acesso em: 24 mar. 2024 SARKIS, Melconian. Mecânica Técnica e Resistência dos Materiais. 16 ed. São Paulo (SP): Érica, 1999;
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