-

CBT0047 - ORGANIZACAO DE EVENTOS - Turma: 01 (2024.1)

Tópicos Aulas
Apresentações (18/03/2024 - 18/03/2024)

Docente e discentes

Plano de disciplina

Visitas técnicas.

   Plano de disciplina 
UNIDADE I: Evolução histórica dos eventos ao Turismo de Eventos no Mundo (18/03/2024 - 16/04/2024)

• As origens dos primeiros eventos;

• Evolução dos Eventos;

• A consolidação do Turismo de Eventos – sec. XVIII;

• O Turismo de Eventos no contexto do Turismo atual;

• Saberes, acolhimento, turismo e eventos: o clico virtuoso para encontros mais humanizados.

    
Inicia em 08/04/2024 às 0h 0 e finaliza em 08/04/2024 às 23h 59
UNIDADE II: Conceitos, classificação e tipologia (22/04/2024 - 20/05/2024)

• Conceitos

• Classificação - Em relação ao público - Em relação à área de interesse

• Tipologia

    
Inicia em 16/04/2024 às 14h 0 e finaliza em 16/04/2024 às 16h 0
UNIDADE III: Estratégias para o desenvolvimento de Eventos (21/05/2024 - 24/06/2024)

• A estrutura jurídica das organizações promotoras de eventos;

• O processo de captação de eventos;

• A contratação da empresa organizadora de eventos;

Planejamento e organização de Eventos

• Concepção

• Pré-evento

• Per ou trans-evento

• Pós-evento

Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR Total
11 18 19 25 26 01 02 08 09 15 16 22 23 29
1 2021901**** 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2
2 2020906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2020906**** 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2
4 2019901**** 0 2 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 6
5 2020905**** 0 2 2 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 10
6 2020902**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2
7 2021902**** 0 2 2 2 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 10
8 2020906**** 0 0 1 2 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
9 2021901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2021902**** 0 0 2 0 2 2 0 0 0 2 0 0 0 0 8
11 2021902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2020902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 4
13 2021901**** 0 2 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 6
14 2021902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 2021901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 2021902**** 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 4
17 2020906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2
18 2021902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
19 2020900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
20 2020901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2
21 2019905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa:
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: A disciplina será desenvolvida através dos seguintes procedimentos:
 Aulas expositivas;
 Leitura e discussão de textos;
 Trabalhos individuais e em grupos; Seminários;
 Avaliação.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem:  Frequência em sala de aula e participação nas aulas;
 Seminários, pesquisa, trabalhos individuais ou em grupos como complemento para as provas escritas;
 Avaliação prática – realizar um Evento
Horário de atendimento:
Bibliografia: Bibliografia Básica

☻ ALLEN, Johnny e outros. Organização e Gestão de Eventos. Rio de Janeiro, Campus, 2003.
☻BORGES, Luciana Resende. Saberes, acolhimento, turismo e eventos: o ciclo virtuoso para encontros mais humanizados. Paco e Littera, 2021.
☻ BRITO, Janaína. Estratégias para Eventos: uma ótica do marketing e do turismo. São Paulo: Aleph, 2002.
☻CESCA, Cleusa G. Gimenes. Organização de Eventos: Manual para Planejamento e Execução, 2ª ed. São Paulo: Summus,1997.
☻GIACAGLIA, Maria Cecília. Organização de Eventos – Teoria e Prática. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003.
☻ MATIAS, Marlene. Organização de Eventos: procedimentos e técnicas, 6ª ed. Barueri,SP: Manole,2013.
☻MELO NETO, Francisco Paulo de. Marketing de Eventos, 2ª ed. Rio de Janeiro: Sprint, 1999.
Bibliografia Complementar
→ BOITEUX, Bayard do Coutto e WERNER FILHO, Maurício de Maldonado. Idéias & Opiniões Interdisciplinares no Turismo. Rio de Janeiro: Zoomigraf-K ,2001.
→ BRITO, Janaína. Estratégias para eventos: uma ótica do marketing e do turismo. São Paulo: Aleph, 2002.
→ NAVARRO, Leila. Obrigado, equipe. São Paulo: Editora Gente, 2001.
→ PENTEADO, J. Roberto Whitaker. Marketing Best. São Paulo: Makron Books,1999.
Marketing. Coleção Gestão Empresarial. FAE Business School e Gazeta do Povo. Curitiba: Associação Franciscana de Ensino Senhor Bom Jesus, 2002.
→ PETERS, Tom. O círculo da Inovação: Você não deve evitar o caminhar para o sucesso. São Paulo: Editora Harbra, 1998.
→ SMITH, Steve. Resolva o problema! Ferramentas Testadas e Aprovadas para o Aprimoramento Contínuo.São Paulo, 1997.

Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
18/03/2024
16/04/2024
UNIDADE I: Evolução histórica dos eventos ao Turismo de Eventos no Mundo
18/03/2024
18/03/2024
Apresentações
22/04/2024
20/05/2024
UNIDADE II: Conceitos, classificação e tipologia
21/05/2024
24/06/2024
UNIDADE III: Estratégias para o desenvolvimento de Eventos
Avaliações
Data Descrição
15/04/2024 1ª Avaliação
20/05/2024 2ª Avaliação
24/06/2024 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Site Aula 1: Evolução Histórica dos Eventos
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1074 29/04/2024 16:42