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MPGP015 - GESTÃO DA QUALIDADE NO SETOR PÚBLICO - Turma: 01 (2024.1)

Tópicos Aulas
Unidade Temática 1 (10/05/2024 - 10/05/2024)
Apresentação e discussão do plano de disciplina; Aula expositiva sobre os conceitos-chave de Qualidade.
    
Inicia em 13/05/2024 às 18h 0 e finaliza em 19/05/2024 às 23h 59
    
Inicia em 20/05/2024 às 18h 0 e finaliza em 26/05/2024 às 23h 59
    
Inicia em 24/06/2024 às 18h 0 e finaliza em 30/06/2024 às 23h 59
    
Inicia em 03/06/2024 às 18h 0 e finaliza em 09/06/2024 às 23h 59
    
Inicia em 10/06/2024 às 18h 0 e finaliza em 16/06/2024 às 23h 59
    
Inicia em 17/06/2024 às 18h 0 e finaliza em 23/06/2024 às 23h 59
    
Inicia em 13/05/2024 às 18h 0 e finaliza em 19/05/2024 às 23h 59
    
Inicia em 13/05/2024 às 18h 0 e finaliza em 23/06/2024 às 23h 59
   Modelo para Relato Diário das Atividades 
  PPGP - Plano de Curso com Plano de Atividades - Março 2024.pdf 
Plano de Ensino com Plano de Atividades retificado.
Unidade Temática 1 (17/05/2024 - 17/05/2024)
- Apresentação e discussão do plano de disciplina; Aula expositiva sobre os conceitos-chave de Qualidade. Considerações iniciais sobre o setor público, organizações públicas e a gestão pública
Unidade Temática 2 (24/05/2024 - 24/05/2024)
- Considerações sobre o setor público, organizações públicas e a gestão pública. Qualidade no Setor Público ? Discussões conceituais e o Programa de Qualidade Total (TQM). Métodos e Ferramentas da Qualidade em organismos do Setor Público: O Ciclo PDCA/MASP
Unidade Temática 3 (07/06/2024 - 07/06/2024)
Métodos e Ferramentas da Qualidade em organismos do Setor Público: O Modelo de Excelência de Gestão - MEG da Fundação Nacional da Qualidade. A Fluxogramação.
Unidade Temática 4 (14/06/2024 - 14/06/2024)
Métodos e Ferramentas da Qualidade em organismos do Setor Público: Cinco Sensos (5S), Brainstorm e Kanban.
Unidade Temática 5 (21/06/2024 - 21/06/2024)
Métodos e Ferramentas da Qualidade em organismos do Setor Público: Matriz SWOT, Matriz de Ishikawa e Matriz GUT
Unidade Temática 6 (28/06/2024 - 28/06/2024)
Métodos e Ferramentas da Qualidade em organismos do Setor Público: Matriz SWOT. Diagrama de Pareto e o 6W3H
Unidade Temática 6 (05/07/2024 - 05/07/2024)
Métodos e Ferramentas da Qualidade em organismos do Setor Público: Matriz SWOT. Diagrama de Pareto e o 6W3H
Frequências da Turma
# Matrícula ABR MAI JUN Total
19 26 10 17 24 07 14 21
1 2024100**** 0 0 0 0 0 0 4 0 4
2 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2024100**** 4 0 0 0 0 0 0 0 4
10 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2024100**** 8,3 8,3 8,3 8,3 8.3 0 AM
2 2024100**** 8,8 8,8 8,8 8,8 8.8 0 AM
3 2024100**** 9,2 9,2 9,2 9,2 9.2 0 AM
4 2024100**** 9,8 9,8 9,8 9,8 9.8 0 AM
5 2024100**** 9,2 9,2 9,2 9,2 9.2 0 AM
6 2024100**** 9,0 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
7 2024100**** 8,5 8,5 8,5 9,5 8.8 0 AM
8 2024100**** 9,3 9,3 9,3 9,3 9.3 0 AM
9 2024100**** 9,8 9,8 9,8 9,8 9.8 0 AM
10 2024100**** 9,4 9,4 9,4 9,4 9.4 4 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Considerações sobre o setor público. Fundamentos de qualidade. Qualidade em serviços: projeto, desenho de processos, programação de serviços e controle de qualidade. Integração de sistemas certificáveis de gestão. Logística e qualidade. Ferramentas de controle da qualidade.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: - O conhecimento da disciplina ocorrerá mediante a proposta pedagógica que pressupõe a ativa participação do aluno em todas as atividades, possibilitando o confronto teoria e prática a fim de oportunizar o desenvolvimento de uma postura crítica e reflexiva do aluno diante do conhecimento.
- Serão utilizados como procedimentos de ensino-aprendizagem: aulas expositivas dialogadas, discussões, análises de textos e trabalhos científicos na área de Gestão da qualidade (produção de esquemas, resumos, resenhas), trabalhos individuais e em grupo, apresentação de filme e debate.
- Como recursos didáticos serão utilizados slides, textos, filmes e outros materiais que possam ilustrar os assuntos estudados, bem como os aspectos da comunidade em que o aluno se insere.
- Os conteúdos serão abordados de forma a problematizar os estudos das diversas disciplinas visando à formação de um olhar científico-acadêmico interdisciplinar e crítico.
- Os procedimentos de ensino poderão ser alterados de acordo com o andamento das aulas, sendo informado com antecedência para os alunos.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Para determinação da nota final na disciplina, serão considerados os seguintes critérios e seus respectivos pesos nas avaliações que serão realizadas:

Nota 01: Elaboração de um relato diário das atividades do dia. (Obs: 1) Somente serão considerados aqueles relatos dos Mestrandos(as) que estiveram presentes na respectiva aula. Nota Máxima = 10,0; Peso na Nota Final = 2,5

Nota 02: Apresentação e entrega da Ficha Catalográfica de um artigo de natureza teórico-empírica com tema relacionado à disciplina e com data de publicação não inferior ao ano de 2018 e que seja qualificado pelo Qualis CAPES nos estratos A1, A2, A3, A4, B1 ou B2. Somente serão aceitos artigos avaliados pelo área de ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DE EMPRESAS, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO. Nota Máxima = 10,0; Peso na Nota Final = 3,0

Nota 03: - Elaboração de um Seminário com o tema e data previamente definido pelo docente. Nota Máxima = 10,0; Peso na Nota Final = 4,5.

Com efeito, Nota Final na disciplina de cada discente será calculada a partir da seguinte fórmula: Nota Final = {[2,5 x (Nota 01)] + [3,0 x (Nota 02)] + [4,5 x (Nota 03)]} / 10

Obs: Podeão haver modificações, mas serão informadas com antecedência.
Horário de atendimento: Horário previamente agendado
Bibliografia: BIBLIOGRAFIA PRINCIPAL:
AMBROZEWICZ, Paulo Henrique Laporte. Gestão da Qualidade na Administração Pública. São Paulo: Atlas, 2014.
FITZSIMMONS, James A.; FITZSIMMONS, Mona J. Administração de serviços. Porto Alegre: Bookman, 2014.
MARSHALL JUNIOR, Isnard; CIERCO, Agliberto Alves; ROCHA, Alexandre Varanda. Gestão da qualidade. 10. ed. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2011.
BOUCKAERT, G.; HALLIGAN, J. Managing Performance: International Comparisons. Routledge. 2008.
LIMA, P. D. B. A Excelência em gestão pública: a trajetória e a estratégia da gespública. Rio de Janeiro: Quality mark, 2007.
BOYNE, G. et al. Public Service Performance: Perspectives on Measurement and Management. Cambridge University Press. 2006.
POLLITT, C.; BOUCKAERT, G.; LOFFLER, E. Making Quality Sustainable: Co-Design, CoDecide, Co-Produce, Co-evaluate. Conclusions of the 4QC Quality conference for Public Administrations in the EU, Finnish Ministry of Finance, Helsink, 2006.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
BRASIL. Instrução Normativa nº 01, de 19 de Janeiro de 2010. Dispõe sobre os critérios de sustentabilidade ambiental na aquisição de bens, contratação de serviços ou obras pela Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional e dá outras providências. Disponível em: www.comprasnet.gov.br.
MARSHALL JÚNIOR, I. et al. Gestão da Qualidade. 6. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2005.
MARTINS, P. G. & LAUGENI, F. P. Administração da Produção. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2005.
MARTINS, Petrônio G.; ALT, Paulo Renato C. Administração de materiais e recursos patrimoniais. São Paulo: Saraiva, 2003.
NOVAES, C.; LASSO, S.; MAINARDES, E. W. Percepções de qualidade do serviço público. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, v. 9, n. 1, p. 107-123, 2015. Disponível em: http://www.spell.org.br/documentos/ver/35214/percepcoes-de-qualidade-doservicopublico-/
i/pt-br
POZO, Hamilton. Administração de recursos materiais e patrimoniais: uma abordagem logística. São Paulo: Atlas, 2007.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
10/05/2024
10/05/2024
Unidade Temática 1
17/05/2024
17/05/2024
Unidade Temática 1
24/05/2024
24/05/2024
Unidade Temática 2
07/06/2024
07/06/2024
Unidade Temática 3
14/06/2024
14/06/2024
Unidade Temática 4
21/06/2024
21/06/2024
Unidade Temática 5
28/06/2024
28/06/2024
Unidade Temática 6
05/07/2024
05/07/2024
Unidade Temática 6
Avaliações
Data Descrição
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Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
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Título

Data
Saudações de boas vintas 10/05/2024
Comunicado importante 08/04/2024
Saudações de boas vindas 15/02/2024

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1088 22/07/2024 10:40