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MNPEF-UFPI020 - PLANEJAMENTO DA PESQUISA E DO PRODUTO EDUCACIONAL I - Turma: 01 (2024.1)

Tópicos Aulas
APRESENTAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA, COMENTÁRIOS E REFLEXÕES. Levantamento de conceitos prévios pesquisa, projeto de pesquisa e de produto educacional. Reflexão do texto: PRODUTO EDUCACIONAL ENSINO DE FÍSICA (22/03/2024 - 22/03/2024)
   Pesquisar é produzir conhecimento 
Leitura compartilhada e discussão do Texto 1, Pesquisa é produzir conhecimento (05/04/2024 - 05/04/2024)
O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA (12/04/2024 - 12/04/2024)
UM DESAFIO PARA O PESQUISADOR: a formulação do problema de pesquisa de pesquisa (19/04/2024 - 19/04/2024)
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR Total
22 05 12 19 26
1 2024100**** 0 0 0 0 0 0
2 2024100**** 0 0 0 0 0 0
3 2024100**** 0 0 2 0 0 2
4 2024100**** 0 0 0 2 0 2
5 2024100**** 0 0 0 2 0 2
6 2024100**** 0 0 0 0 0 0
7 2024100**** 0 0 0 0 0 0
8 2024100**** 0 0 0 0 2 2
9 2024100**** 0 0 0 0 0 0
10 2024100**** 0 0 0 0 0 0
11 2024100**** 0 0 0 2 0 2
12 2024100**** 0 0 0 0 0 0
13 2024100**** 0 0 0 0 0 0
14 2024100**** 0 0 0 0 2 2
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Notas da Turma

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: A disciplina é constituída pela participação dos alunos de pós-graduação do MNPEF – UFPI, ao longo de seu mestrado, dos seminários semanais. Estes seminários são dados através de palestras ministradas pelos estudantes ou por professores convidados, do polo ou de outras universidades. A programação é definida conjuntamente pelos grupos de pesquisas, professores orientadores e comissão de pós-graduação do MNPEF-UFPI.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: O curso será ministrado presencial, terá como princípio básico a prática reflexiva-crítica apoiada em metodologias ativas. A aula é um momento de encontro, de troca de saberes e de produção deconhecimentos, de práticas e de interação entre os sujeitos. Esta disciplina tem por finalidade discutir o planejamento do projeto de pesquisa e do produto educacional decorrete do desenvolvimento da pesquisa considerando os fundamentos teóricos e metodológicos da pesquisa em Ensino de Física e o produto educacional como parte da investigação sobre tema específico pertinente ao currículo da Educação Básica a ser aplicado durante o desenvolvimento da pesquisa e acompanhamento da aplicação do Produto Educacional. Para tanto, tem como princípio a participação ativa e comprometida, o diálogo entendido como escuta e fala, a contextualização, a problematização, a relação teoria e prática. Neste sentido, os estudantes serão estimulados à participação efetiva nas aulas e o envolvimento nas discussões teórico-práticas. No decorrer do processo de ensino e aprendizagem serão indicadas atividades específicas a serem realizadas individualmente e/ou em grupo tais como:
 Aulas dialogadas, reflexões, discussões de textos;
 trabalhos escritos: leitura e fichamento de textos, elaboração de sínteses, elaboração de glossário e de sumário, mapa conceitual, individual e em grupo utilizarão de metodologias ativas;
 vídeo, documentários, como recursos metodológicos;
 Estudo dirigido, seminários e apresentação de trabalhos fundamentados em autores de livros/textos indicados;
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: O processo de avaliação da aprendizagem será efetivado conforme disposições legais do MNPEF/UFPI e incluirá a observação dos seguintes aspectos: frequência mínima de 75% das aulas; assiduidade, pontualidade, responsabilidade, interesse, participação e compromisso pelas atividades propostas e desenvolvidas em sala; qualidade dos trabalhos produzidos; postura profissional, autodisciplina, relacionamento;
 Dessa forma, os procedimentos e instrumentos avaliativos serão feitos por meio do acompanhamento contínuo do desempenho do(a) aluno(a), sob forma de Seminários apresentação de produções escritas e elaboração do Projeto de Pesquisa/Produto Educacional;
 A nota obedecera uma escala de 0 (zero) a 10 (dez) e será APROVADO por MÉDIA (AM), na disciplina, o(a) aluno(a) que obtiver média das notas igual ou superior a 7,0 (sete) e, REPROVADO por NOTA (RN), sem direito a exame final, o aluno que obtiver média das notas inferior a 4,0 (<4,0). O(a) aluno(a) que obtiver média das notas igual ou superior a 4,0 (> 4,0) e menor do que 7,0 (< 7,0) será submetido ao exame final (EF). Neste caso, será considerado(a) aprovado(a) por EF se obtiver 6,0.
Horário de atendimento:
Bibliografia: REFERÊNCIAS

ANDRÉ, M. A pesquisa sobre formação de professores: contribuições à delimitação do campo. In: DALBEN, A. et al. Convergências e tensões no campo: da formação e do trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10520: informação e documentação – citações em documentos – apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2002.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6028: Informação e documentação — Resumo, resenha e recensão — Apresentação. Rio de Janeiro, 2021.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14724: informação e documentação – trabalhos acadêmicos. Rio de Janeiro: ABNT, 2011.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15287: princípios gerais para apresentação de projeto de pesquisa. Rio de Janeiro: ABNT, 2011.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6027. Informação e documentação - sumário - apresentação. Rio de janeiro: ABNT, 2012.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: informação e documentação – referências – elaboração. Rio de Janeiro: ABNT, 2018.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6022. Informação e documentação. Artigo em publicação periódica técnica e/ou científica – Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2018.

BISOGNIN, E. Produtos educacionais: análise da produção do Mestrado Profissional em Ensino de Física e de Matemática do Centro Universitário Franciscano de Santa Maria, Rio Grande do Sul. Disponível em: file:///Users/neutonalves/Downloads/37938-158708-1-PB%20(1).pdf. Acesso em: 1 mar. 2022.

CRESWELL, John W. ; CLARK, Vicki L. P. Pesuisa de métodos mistos ; tradução: MagdaFrança Lopes ; revisão técnica: Dirceu da silva. – 2. ed. – Porto Alegre : Penso, 2013.

. DEMO, P. Pesquisa: princípio científico e educativo. São Paulo: Cortez, 2011.
FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em Educação Matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas, SP: Autores Associados, 2012 - (Coleção formação de professores).

FUCHS, A. M. S.; FRANÇA, M. N.; PINHEIRO, M. S. de F. Guia para normalização de publicações técnico-científicas. Uberlândia: EDUFU, 2013.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2010. GIL, A. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2011.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Normas de apresentação tabular. Rio de Janeiro, 1993. Disponível em: http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv23907.pdf. Acesso em: 2 mar. 2022.

LEODORO, M. P.; BALKINS, M. A. A. DE S. Problematizar e participar: elaboração do produto educacional no Mestrado Profissional em Ensino. Disponível em: http://www.sinect.com.br/anais2010/artigos/EF/84.pdf. Acesso em: 2 mar. 2022.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: E. P. U. , 2018.

MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de Metodologia Científica. São Paulo: Atlas, 2017.

MEKESENAS, P. Pesquisa social e ação pedagógica: conceitos, métodos e práticas. São Paulo: Edições Loyola, 2002.

MICHALISZYN, M. S.; TOMASINI, R. Pesquisa: orientações e normas para elaboração de projetos, monografias e artigos científicos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

MINAYO, M. C. (Org.) Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.

MOREIRA, H.; CALEFFE, L. G. Metodologia da pesquisa para o professor pesquisador. Rio de Janeiro: 2006.

NASCIMENTO, F. P.; SOUSA, F. L. L. Metodologia da pesquisa científica: teoria e prática. Brasília:
Thesaurus, 2015.

OLIVEIRA, M. M. de. Como fazer pesquisa qualitativa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2016.

POZO, J. I.; CRESPO, M. A. G. A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. Porto Alegre: Artmed, 2009.

RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2011.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
22/03/2024
22/03/2024
APRESENTAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA, COMENTÁRIOS E REFLEXÕES. Levantamento de conceitos prévios pesquisa, projeto de pesquisa e de produto educacional. Reflexão do texto: PRODUTO EDUCACIONAL ENSINO DE FÍSICA
05/04/2024
05/04/2024
Leitura compartilhada e discussão do Texto 1, Pesquisa é produzir conhecimento
12/04/2024
12/04/2024
O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA
19/04/2024
19/04/2024
UM DESAFIO PARA O PESQUISADOR: a formulação do problema de pesquisa de pesquisa
Avaliações
Data Descrição
10/05/2024 1ª Avaliação
05/07/2024 2ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

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