-

CMR0335 - ESTAGIO BASICO II - Turma: 01 (2024.1)

Tópicos Aulas
Introdução e apresentação da disciplina (08/04/2024 - 08/04/2024)

Expectativas e orientações iniciais (2 horas).

 Investigação dos interesses e experiências de atuação dos/das estudantes. Habilidades e competências (2 horas).

- Diálogo livre

 - Prática em grupos (cartazes e/ou etiquetas sobre a escuta de/com crianças);

OBS: Cada estudante deverá levar um objeto de identificação pessoal ou um brinquedo.

 

ATIVIDADES AVALIATIVAS:

  • Avaliação I – Apresentação teórico-prática (5,0 pontos) + Prática grupal em equipe campo (5,0 pontos. Critérios analisados na apresentação: clareza e criatividade (2,0 pontos); conteúdo apresentado (2,0 pontos); condução da atividade (1,0 ponto). Critérios analisados na prática grupal: postura e ética profissional (2,0 pontos); presença e realização das atividades (3,0 pontos).

  • Avaliação II – Relatório de práticas e documentos complementares (fichas de planejamento, fichas de prática e folder) (10,0 pontos). Critérios analisados: Introdução do relatório: (1,0 ponto); Descrição das atividades (3,0 pontos); Reflexões e proposições (3,0 pontos); Fichas preenchidas (1,0 ponto); Folder (2,0 pontos).
  • Avaliação III – Diário de bordo individual (10,0 pontos): deverá ser construído ao longo da disciplina e entregue no dia 08/07/2024. Para sua elaboração, será necessário um caderno específico e poderão ser utilizados registros escritos, desenhos, colagens, fotografias, desde que representem suas reflexões a partir do estudado na disciplina. Aproveite o momento com leveza para treinar sua criatividade, autopercepção e habilidades pessoais e profissionais. Critérios analisados no diário: clareza e criatividade (3,0 pontos); conteúdo apresentado (3,0 pontos); postura reflexiva e de autoaprimoramento (4,0 pontos).
O papel do profissional da psicologia na escuta de/com crianças. (15/04/2024 - 15/04/2024)

Atributos desejáveis para uma boa escuta de/com crianças.

 

Textos-base:

O que é ouvir?

https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/7947

 Explorar com crianças - reflexões teóricas e metodológicas para os pesquisadores. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-52672009000300003

 Investigação da infância e crianças como Investigadoras: metodologias participativas dos mundos sociais das crianças.

https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/36752/1/Investiga%c3%a7%c3%a3o%20da%20inf%c3%a2ncia.pdf

 Ser adulta e pesquisar crianças: explorando possibilidades metodológicas na pesquisa antropológica.

https://www.scielo.br/j/ra/a/sRGpwnFNBpDzF9S53sqtzgc/

 Mangue’s School ou por uma Pedagogia Rizomática.

https://www.scielo.br/j/es/a/y9J3XqrtFrvpRJQ7YLr7NYn/#:~:text=Uma%20pedagogia%20rizom%C3%A1tica%20assemelha%2Dse,a%20imagina%C3%A7%C3%A3o%20e%20afugentam%20os

 Roda de conversa com Meu Quintal (solicitar horário de funcionamento, número de crianças atendidas, núcleos de saber e de prática, regras e expectativas institucionais, missão e visão, objetivos, metas).

Organização para a prática em campo (22/04/2024 - 22/04/2024)

*Divisão de equipes e núcleos de saber para a atuação em campo.

Leitura da realidade:

- Qual o contexto? Qual o público? Qual o histórico?

- Para compreender melhor o contexto, quais conteúdos teóricos, políticos, sociais e ambientais atravessam a sua realidade?

- Qual o objetivo geral da instituição?

- Características do público atendido: livre, limitado ou varia por encontro?

- Frequência das práticas: semanal, quinzenal?

- Frequência das supervisões?

- Qual o tipo de atividade ou orientação teórico-metodológica mais adequada para o contexto e o público?

- Como se darão os encontros?

- Além dos conteúdos citados anteriormente, quais poderão surgir no percurso com o grupo?

 

TEXTOS CRAS:

Orientações técnicas do Serviço e da Política: https://www.mds.gov.br/webarquivos/publicacao/assistencia_social/Cadernos/orientacoes_Cras.pdf

Orientações técnicas da atuação do profissional da psicologia: https://site.cfp.org.br/publicacao/referencias-tecnicas-para-atuacao-de-psicologasos-no-cras-suas/

Texto: O Bairro e o Desenvolvimento Integral na Primeira Infância: https://ncpi.org.br/wp-content/uploads/2021/08/NCPI-WP6.pdf

Capítulo 28: Livro - Como trabalhamos com grupos.


TEXTOS SERVIÇO ESCOLA

http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-55452000000200006

https://www.researchgate.net/publication/335483456_Grupo_de_dinamicas_com_criancas_na_Clinica_Psicologica_da_Universidade_Estadual_de_Londrina

https://www.redalyc.org/journal/1394/139476286004/html/

Capítulo 28: Livro - Como trabalhamos com grupos.

ARTIGO: https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/10934

   MODELO DE RELATÓRIO.docx 
PLANEJAMENTO E SUPERVISÃO (29/04/2024 - 29/04/2024)

EQUIPES DO CRAS ALTO SANTA MARIA: SUPERVISÃO ÀS 8:00 

EQUIPES DO CRAS JOÃO XXIII: REUNIÃO COM A EQUIPE ÀS 9:30

 

 Textos:

 Desemparedamento da infância. https://criancaenatureza.org.br/wp-content/uploads/2018/08/Desemparedamento_infancia.pdf

 Quintais brincantes.

https://criancaenatureza.org.br/wp-content/uploads/2022/03/Quintais-Brincantes-Sobrevoos-por-Vivencias-Educativas-Brasileiras.pdf

Meu quintal é maior que o mundo. https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/7232716/mod_resource/content/1/manoel-de-barros-meu-quintal-e-maior-que-o-mundo-pdf.pdf

Vamos ouvir as crianças? https://www.cecip.org.br/site/wp-content/uploads/2017/06/vamos_ouvir_criancas-ebook.pdf.

Intervisão e prática (06/05/2024 - 06/05/2024)

Discussão coletiva sobre planejamento e ações realizadas.

Desafios e possibilidades do campo.

Equipes da quarta-feira dos CRAS Alto Santa Maria e João XXIII. Equipe do SEP.

Prática em campo (13/05/2024 - 13/05/2024)

Material sobre abuso e exploração sexual

Prática em campo (20/05/2024 - 20/05/2024)
Prática em campo (27/05/2024 - 27/05/2024)
Prática em campo (03/06/2024 - 03/06/2024)
Prática em campo (10/06/2024 - 10/06/2024)
Prática em campo (17/06/2024 - 17/06/2024)
Prática em campo (24/06/2024 - 24/06/2024)
Prática em campo (01/07/2024 - 01/07/2024)
Relatórios de prática (08/07/2024 - 08/07/2024)
Devolutiva com as instituições (15/07/2024 - 15/07/2024)
Frequências da Turma
# Matrícula ABR MAI JUN JUL Total
08 15 22 29 06 13 20 27 03 10 17 24 01 08
1 2022904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2022904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2022903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2022906**** 4 4 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 12
5 2022906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2022904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2022904**** 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
8 2022904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2022903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2022903**** 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
11 2022905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2022904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 2022904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 2022904**** 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
15 2022906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 2022904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
17 2022905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
18 2022904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
19 2022904**** 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
20 2022905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
21 2022905**** 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
22 2022905**** 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
23 2022905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
24 2022904**** 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
25 2022904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
26 2022904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
27 2022904**** 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
28 2022901**** 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
29 2022905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
30 2022905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
31 2022906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
32 2022904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
33 2022903**** 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
34 2022904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
35 2021903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2021903**** 9,0 9,0 8,8 8.9 0 AM
2 2022904**** 9,0 9,0 9,5 9.2 0 AM
3 2022903**** 9,5 9,0 10,0 9.5 0 AM
4 2022904**** 9,5 9,0 9,7 9.4 0 AM
5 2022906**** 9,5 9,0 10,0 9.5 0 AM
6 2022905**** 9,0 9,0 8,5 8.8 0 AM
7 2022905**** 9,5 9,0 10,0 9.5 0 AM
8 2022901**** 9,0 9,0 9,3 9.1 0 AM
9 2022904**** 9,5 9,0 10,0 9.5 0 AM
10 2022904**** 9,5 10,0 9,5 9.7 0 AM
11 2022904**** 9,5 8,0 8,5 8.7 0 AM
12 2022904**** 9,5 8,0 10,0 9.2 0 AM
13 2022905**** 9,5 10,0 9,7 9.7 0 AM
14 2022905**** 9,5 9,0 9,5 9.3 0 AM
15 2022905**** 9,5 9,0 10,0 9.5 0 AM
16 2022905**** 9,5 9,0 10,0 9.5 0 AM
17 2022904**** 9,5 10,0 10,0 9.8 0 AM
18 2022904**** 9,5 9,0 9,5 9.3 0 AM
19 2022905**** 9,5 9,0 8,0 8.8 0 AM
20 2022904**** 9,5 9,0 10,0 9.5 0 AM
21 2022906**** 9,5 10,0 10,0 9.8 0 AM
22 2022904**** 9,5 8,0 10,0 9.2 0 AM
23 2022904**** 9,5 8,0 9,5 9.0 0 AM
24 2022904**** 9,5 9,0 10,0 9.5 0 AM
25 2022905**** 9,5 9,0 10,0 9.5 0 AM
26 2022903**** 9,5 9,0 10,0 9.5 0 AM
27 2022903**** 9,5 8,0 8,8 8.8 0 AM
28 2022904**** 9,0 9,0 9,5 9.2 0 AM
29 2022904**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
30 2022904**** 9,5 9,0 8,8 9.1 0 AM
31 2022906**** 9,5 10,0 10,0 9.8 0 AM
32 2022906**** 9,5 8,0 9,5 9.0 0 AM
33 2022903**** 9,5 9,0 10,0 9.5 0 AM
34 2022904**** 9,5 9,0 9,7 9.4 0 AM
35 2022904**** 9,5 10,0 9,5 9.7 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nenhum item foi encontrado

Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
FINALIZAÇÃO DAS NOTAS 15/07/2024
Entrega dos diários de bordo 30/06/2024
FICHA DE AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA 24/06/2024
ATIVIDADES AVALIATIVAS 15/05/2024
Sobre as próximas supervisões 06/05/2024
Indicação de Congresso Virtual 14/04/2024
INÍCIO DAS AULAS 15/03/2024

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1100 24/08/2024 19:19