-

CPSIC/CMRV009 - PSICOLOGIA AMBIENTAL - Turma: 01 (2024.1)

Tópicos Aulas
Introdução à Psicologia Ambiental (11/04/2024 - 11/04/2024)

Unidade I – Origem e Desenvolvimento da Psicologia Ambiental

Texto 1: “Que Psicologia Ambiental para que prática profissional?” (p. 29-43)

Disponível em:

https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2022/11/catalogo_praticas_psi_ambiental_web-2.pdf

 Texto 2: TASSARA, E. T. D. O.; RABINOVICH, E. P. (2003). Perspectivas da Psicologia Ambiental. Estudos de Psicologia (Natal)8(2), 339-340.

 

ATIVIDADES AVALIATIVAS:

Avaliação I – Quadro-síntese em grupo (1,0 ponto) + Produção de desenho individual temático “Territórios da memória” (2,0 pontos) + Mapeamento em grupo da realidade local (3,0 pontos) + Roleta de temas (4,0 pontos). Critérios analisados no mapeamento: postura analítica (1,0 ponto); interdisciplinaridade (1,0 ponto); proposição (1,0 ponto). Roleta de Temas (4,0 pontos). Critérios analisados na roleta de temas: clareza e criatividade (2,0 pontos); conteúdo apresentado (2,0 pontos).

Avaliação II – Apresentações temáticas (10,0 pontos). Critérios analisados: clareza e criatividade (3,0 pontos); conteúdo apresentado (5,0 pontos); condução da atividade (2,0 pontos). 


Avaliação III – Organização da prática em campo: exposição com roda de conversa (10,0 pontos). Critérios analisados: Conhecimento sobre o tema (4,0 pontos); Criatividade, iniciativa e postura ético-profissional (6,0 pontos).

   Plano de Disciplina - Psicologia Ambiental.docx 
Surgimento e tendências da Psicologia Ambiental (18/04/2024 - 18/04/2024)

Texto 1: Trajetória Precursora – Maria Inês Gasparetto Higuchi (p. 72-80)

Texto 2: Trajetória Precursora – Zulmira Bomfim (p. 100-107)

Texto 3: Conversa com Esther Wiesenfeld: Balanço e perspectivas para a atuação da Psicologia

Ambiental na América Latina13 (p. 255-265)

Texto 4: O porvir da Atuação da Psicologia Ambiental (p. 266-272)

Disponíveis em:

https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2022/11/catalogo_praticas_psi_ambiental_web-2.pdf

Texto 5: HODECKER, M., DOS SANTOS, I. S., FELIPPE, M. L., SCHNEIDER, D. R.; KUHNEN, A. Uma Sistematização dos Estudos Nacionais em Psicologia Ambiental. PSI UNISC, v. 3, n. 2, p. 126-141, 2019.

 *Leitura em sala com quadro-síntese feito em grupo para ser apresentado e disponibilizado aos demais (Atividade vale 1,0 ponto para a avaliação individual).

  Orientações sobre quadro-síntese 
Para atividade avaliativa processual em sala de aula
Psicologia Ambiental Latino-Americana (25/04/2024 - 25/04/2024)

1) Psicología Ambiental en América Latina: un análisis de la producción científica de acceso aberto – origem e temas de estudo

2) Contribuições subversivas para uma Psicologia Ambiental insurgente e genuinamente latino-americana (p. 55-74);  Caminhos para uma inserção territorializada da Psicologia (p. 75-96)

Livro: Relações pessoa-ambiente na América Latina [livro eletrônico]: perspectivas críticas, territorialidades e resistências / organização Tadeu Mattos Farias, Nikolas Olekszechen, Monique Araújo de Medeiros Brito. -- Florianópolis, SC: ABRAPSO Editora, 2021.  https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/45356/1/PerspectivasCriticasRela%c3%a7%c3%b5esPessoa-Ambiente_Farias_2021.pdf

 *Atividade prática temática (2 horas) – Territórios da memória (2,0 pontos) - 3) Mapeamento da realidade local: Onde nascemos? Onde e com quem habitamos? Quem somos? Produção de desenho individual.

Atividade prática em grupo (02/05/2024 - 02/05/2024)

Atividade prática em grupo (3,0 pontos)

Mapeamento da realidade local (Parnaíba): Qual o chão que a gente pisa? Qual o contexto ambiental da cidade? Para compreender melhor o contexto, quais conteúdos teóricos, políticos, sociais e ambientais atravessam a sua realidade? Quais os problemas ambientais que identificamos? Como psicólogos ambientais, o que propomos?

Planejamento de prática de campo (09/05/2024 - 09/05/2024)

Planejamento de prática de campo. O que eu sei sobre unidades de conservação?

 Roda livre

 O que eu sei sobre Unidades de Conservação? 

Roleta de temas – Debate facilitado pelos grupos (16/05/2024 - 16/05/2024)

UNIDADE II: Conceitos e categorias em Psicologia Ambiental 

- Roleta de temas – Debate facilitado pelos grupos (2 horas) - (Atividade vale 4,0 pontos na avaliação individual)

1)         Espaço, Lugar e Território: GERLANE, ANTONIO, FRANCISCA, EVELINE, GRAZIELLY, MARIA REGINA

Espaço e lugar: https://drive.google.com/file/d/1W1bpp7VarWiZbpB10c_WHZZ0CuYigMyo/view

Tuan, Y. F. Espaço, tempo, lugar: um arcabouço humanista. Geograficidade, v. 1, n. 1, p. 4-15, 2011.

2)         Apego, Apropriação e Enraizamento: JOÃO VITOR, LUAN, LUANA, MARINA

TEXTOS ANEXOS EM PDF

3)         Affordances, percepção e cognição ambiental: JULIANA, JOÃO RICARDO, GABRIELLE, CAMILA, FABIANA

Oliveira, F. I. D. S.; Rodrigues, S. R. Affordances: a relação entre agente e ambiente. Ciências & Cognição, v. 9, p. 120-130, 2006;

Reis, A. T. da L.; Lay, M. C. D. Avaliação da qualidade de projetos – uma abordagem perceptiva e cognitiva. Ambiente Construído, Porto Alegre, v. 6, n. 3, p. 21-34, 2006.

Roleta de temas – Debate facilitado pelos grupos (23/05/2024 - 23/05/2024)

Roleta de temas – Debate facilitado pelos grupos - (Atividade vale 4,0 pontos na avaliação individual)

4)         Percepção ambiental e de risco: ANA LARISSA, BRUNA, JOYCE, MARIA ZENEIDE

Meio ambiente e vulnerabilidade. https://www.ceped.ufsc.br/wp-content/uploads/2014/07/meio_ambiente_e_vulnerabilidade_a_percepcao_ambiental.pdf

Interface: https://www.scielo.br/j/sausoc/a/jCwXwbpCHsYcCZJDgHHfJgy/

Intervenção comunitária: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/143974

O risco em perspectiva: https://morrodobau.ufsc.br/files/2011/03/O-risco-em-perspectiva-tend%C3%AAncias-e-abordagens.pdf

Abordagens: https://docs.bvsalud.org/biblioref/2022/01/1353188/teorias-e-abordagens-47-61.pdf

5)         Psicologia Ambiental e Sustentabilidade: EDUARDA, FÁBIO, LÍVIA, MARIA OLIVEIRA, RONIEL

Psicologia Ambiental e Desenvolvimento Sustentável: https://www.researchgate.net/publication/227610500_Environmental_Psychology_and_Sustainable_Development_Expansion_Maturation_and_Challenges


Psicologia Ambiental e Recursos em Sustentabilidade: Revisão Integrativa. https://www.scielo.br/j/pcp/a/bFV9nHJfyXfYJVZVJkCxThm/?lang=pt

Em busca do hífen: trinta e cinco anos de Psicologia Ambiental no Rio Grande do Norte. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2019000100011


 

Psicologia Ambiental e Interdisciplinaridade (2 horas)

 

Texto 1: SÁNCHEZ, E. A psicologia ambiental e suas possibilidades de interdisciplinaridade. Psicologia USP, v. 16, n. 3, 195-206, 2005.

 

Texto 2: GÜNTHER, H. A Psicologia Ambiental no campo interdisciplinar de conhecimento. Psicologia USP, v. 16, n. 1-2, p. 179-183, 2005.

 

Texto 3: GARCIA MIRA, R., STEA, D.; ELGUEA, S. Psicologia ambiental e política ambiental: questões teóricas e práticas. Psicologia USP, v. 16, n. 1-2, 249-259, 2005.

 

Texto 4: Métodos de pesquisa em Psicologia. A teoria de Brofenbrenner.


Prática de campo - visitação à Resex (06/06/2024 - 06/06/2024)

Prática de campo - AÇÃO EM CONJUNTO COM O ECOMPEX - Semana Mundial do Meio Ambiente - Visita à Resex

Gestão participativa de Unidades de Conservação: gênero e território (10, pontos)



Apresentações temáticas (13/06/2024 - 13/06/2024)

UNIDADE III: Temas em Psicologia e Educação Ambiental

Apresentações temáticas (10,0 pontos)

EQUIPE 1: Criança e natureza: neurodesenvolvimento infantil; biofilia; transtorno de déficit de natureza (EDUARDA, FÁBIO, LÍVIA, MARIA OLIVEIRA, RONIEL)

Textos-base:

Tiriba, L. Crianças da Natureza. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=6679-criancasdanatureza&Itemid=30192

Sarmento, M. J. Infância e cidade: restrições e possibilidades. Educação, Porto Alegre, v. 41, n. 2, p. 232-240, 2018.

Mônica Maria Souza de Oliveira, M. M. S. de; Velasques, B. B. Transtorno do Déficit de Natureza na Infância - Uma perspectiva da neurociência aplicada à aprendizagem. Latin American Journal of Science Education, v. 7, p. 1-11, 2020.

Documentário “Cidade das Crianças”, de Rita de Cácia Oenning da Silva e Kurt Shaw. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=eFXKlQMjjN8

Criança e Cidade. http://primeirainfancia.org.br/wp-content/uploads/2017/05/ebook_CriancaeoEspaco.pdf

Vídeo DÉFICIT DE NATUREZA. Disponível em: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/31139.

EQUIPE 2: Saúde Mental e Ambiente: efeitos da (falta de) natureza na saúde mental; ambientes restauradores; ambientes urbanos (JOÃO VITOR, LUAN, LUANA, MARINA)

Textos-base:

Nogueira, Z. R.; Favareto, A. P. A.; Arana, A. R. A. Saúde mental e ambientes restauradores urbanos em tempos de covid-19. Psicologia USP, v. 33, p. 1-10, 2022.

Conceição Silva, D. S. da; Santos, M. B. dos; Soares, M. J. N. Impactos causados pela COVID-19: um estudo preliminar. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), v. 15, n. 4, p. 128-147, 2020.

Rosa, C. D.; Larson, L. R.; Collado, S.; Profice, C. C. Forest therapy can prevent and treat depression: evidence from meta-analyses. Urban Forestry & Urban Greening, p. 1-37, 2021.

Silvestrin, D.; Kuhnen, A.; Tribéss, B. Contribuições da psicologia ambiental para promoção de saúde de pessoas em situação de rua. Saúde e Pesquisa, v. 12, n. 3, p. 583-590, 2019.

People-environment relations in the COVID-19 pandemic in Brazil: contributions from a critical Latin American Environmental Psychology. http://pepsic.bvsalud.org/pdf/epsic/v25n3/a11v25n3.pdf

Estudo em casa (15/06/2024 - 15/06/2024)

Aula Extra.

Apresentações temáticas (20/06/2024 - 20/06/2024)

Apresentações temáticas (10,0 pontos)

EQUIPE 3: População do campo, da floresta e das águas (GERLANE, ANTONIO, FRANCISCA, EVELINE, GRAZIELLY, MARIA REGINA)

Texto-base: https://crepop.cfp.org.br/wp-content/uploads/sites/34/2022/10/016-Crepop-Referencias-Tecnicas-para-Atuacao-de-Psicologasos-com-Povos-Tradicionais.pdf

https://crepop.cfp.org.br/wp-content/uploads/sites/34/2022/10/030-Crepop-Referencias-Tecnicas-para-Atuacao-de-Psicologasos-Junto-aos-Povos-Indigenas.pdf

Vídeo: A CHUVA É CANTORIA NA ALDEIA DOS MORTOS https://cinemas21.us/movie-geton/519241/Chuva%20%C3%A9%20Cantoria%20na%20Aldeia%20dos%20Mortos

Outra sugestão: Jogo "Histórias Verdes"

EQUIPE 4: Processos Migratórios e Psicologia (ANA LARISSA, BRUNA, JOYCE, MARIA ZENEIDE)

Textos-base:

Guia Migração, Refúgio... https://drive.google.com/file/d/1W1bpp7VarWiZbpB10c_WHZZ0CuYigMyo/view

Atendimento humanizado: https://www.migrante.org.br/migracoes/politica-de-atendimento-humanizado-aos-imigrantes/

Psicologia e Migração: https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/5912/version/6839

Ser migrante: https://www.scielo.br/j/rbepop/a/rzmFzZWXRMzVHZhFGWSR6wn/

SUAS: https://brazil.iom.int/sites/g/files/tmzbdl1496/files/documents/2023-12/orientacoes-para-o-atendimento-a-migrantes-internacionais-no-sistema-unico-de-saude-suas.pdf

Apresentações temáticas (27/06/2024 - 27/06/2024)

EQUIPE 5: Psicologia e Mudanças Climáticas (JULIANA, JOÃO RICARDO, GABRIELLE, CAMILA, FABIANA)

Textos-base:

Ethics, morality, and the psychology of climate justice. Link: https://sci-hub.se/10.1016/j.copsyc.2021.03.001

 - Mudanças climáticas globais: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/epsic/v23n3/a08v23n3.pdf

 - Dimensões psicológicas do aquecimento global conforme a visão de adolescentes brasileiros. https://www.scielo.br/j/epsic/a/bHyqbhCTTSNyv7yGkJCLTyP/?format=pdf

- Pesquisa psicológica e mudanças globais: https://www.researchgate.net/publication/281751304_Psychological_research_and_global_climate_change

 

Energias renováveis e suas ambiguidades - Facilitado pela docente

Textos-base:

- Figueiredo, E. B. G.; Sawaia, B. B. Comunidades tradicionais e conflitos socioambientais: e a psicologia com isso? Revista Psicologia Política, v. 20, n. 49, p. 551-563, 2020.

- Salvaguardas ambientais para energia renovável: https://climainfo.org.br/wp-content/uploads/2024/02/Salvaguardas_FEV02_CLIMAINFO.pdf

- Injustiças da sustentabilidade: Conflitos ambientais relacionados à produção de energia “limpa” no Brasil. https://journals.openedition.org/rccs/5217

Estudo em casa (29/06/2024 - 29/06/2024)

Aula Extra.

Psicologia das Emergências e Desastres (04/07/2024 - 04/07/2024)

- Psicologia das Emergências e Desastres (2 horas) - Facilitado pela docente

https://crepop.cfp.org.br/wp-content/uploads/sites/34/2022/10/027-Crepop-Referencias-Tecnicas-para-Atuacao-de-Psicologas-os-na-Gestao-Integral-de-Riscos-Emergencias-e-Desastres.pdf

https://crppr.org.br/wp-content/uploads/2019/08/Caderno-Ambiental_V2.pdf

 

Psicologia Ambiental e da Conservação - Facilitado pela docente

Textos-base:

1) CARVALHO, D. B. Psicologia ambiental e conservação: consolidando um novo campo de pesquisa e intervenção. Psicologia em Estudo, v. 21, n. 1, p. 195-196, 2016.

2) SAUNDERS, C. D. The Emerging Field of Conservation Psychology. Communications Research and Conservation Psychology. Human Ecology Review, v. 10, p. 2, p. 137-149, 2003. 

Ecopsicologia e finalização da disciplina (11/07/2024 - 11/07/2024)

Ecopsicologia

Confraternização e avaliação da disciplina

Textos-base:

1) CONN, S. A. Quando a Terra é Ferida, Quem Atende?;

2) ROSZAK, T. Onde a psique encontra gaia.

3)Fundamentos Epistemológicos:

https://acervodigital.ufpr.br/xmlui/bitstream/handle/1884/10592/Jose%20Henrique.PDF?sequence=1&isAllowed=y.

4) CARVALHO, M. A. B. Ecopsicologia e Sustentabilidade: de frente para o Espelho. Tese de Doutorado. Centro de Desenvolvimento Sustentável. Universidade de Brasília, Brasília Brasília, 2013.

Frequências da Turma
# Matrícula ABR MAI JUN JUL Total
11 18 25 02 09 16 23 06 13 15 20 27 29 04 11
1 2020902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 4 0 0 0 8
2 2021903**** 2 0 0 0 0 2 0 0 4 0 0 0 0 0 0 8
3 2021905**** 2 0 0 0 0 2 0 0 4 0 0 0 0 0 0 8
4 2021905**** 4 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 8
5 2021904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2020906**** 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 4
7 2021904**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2
8 2021905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 4
9 2020906**** 0 4 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
10 2020907**** 0 4 0 0 4 0 4 0 3 0 0 0 0 0 0 15
11 2020906**** 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 4 0 0 0 8
12 2021904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 4
13 2021903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 4
14 2021904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 4 0 0 0 8
15 2021904**** 0 0 4 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 8
16 2021903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 4
17 2021903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 4
18 2021904**** 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
19 2021905**** 0 0 0 4 4 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 12
20 2021904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
21 2021904**** 4 0 4 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 12
22 2017903**** 0 0 4 0 0 4 0 0 4 0 0 0 0 0 0 12
23 2021903**** 0 0 0 0 4 4 0 0 0 0 4 0 0 0 0 12
24 2021903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
25 2021904**** 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 4 0 0 0 8
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2021904**** 9,7 10,0 10,0 9.9 8 AM
2 2021903**** 9,5 10,0 10,0 9.8 0 AM
3 2021903**** 9,2 9,0 10,0 9.4 12 AM
4 2017903**** 7,5 9,5 10,0 9.0 12 AM
5 2021904**** 9,0 9,0 10,0 9.3 12 AM
6 2021904**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
7 2021905**** 9,7 9,0 10,0 9.6 12 AM
8 2021904**** 9,2 9,0 10,0 9.4 4 AM
9 2021903**** 9,2 9,0 10,0 9.4 4 AM
10 2021903**** 9,8 10,0 10,0 9.9 4 AM
11 2021904**** 9,5 9,5 10,0 9.7 8 AM
12 2021904**** 9,7 10,0 10,0 9.9 8 AM
13 2021903**** 9,2 9,0 10,0 9.4 4 AM
14 2021904**** 9,7 9,0 10,0 9.6 4 AM
15 2020906**** 9,5 10,0 10,0 9.8 8 AM
16 2020907**** 8,0 9,0 10,0 9.0 15 AM
17 2020906**** 9,2 9,0 10,0 9.4 6 AM
18 2021905**** 9,5 10,0 10,0 9.8 4 AM
19 2021904**** 9,7 9,0 10,0 9.6 2 AM
20 2020906**** 9,5 10,0 10,0 9.8 4 AM
21 2021904**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
22 2021905**** 9,7 9,0 10,0 9.6 8 AM
23 2021905**** 9,5 9,5 10,0 9.7 8 AM
24 2021903**** 9,5 9,5 10,0 9.7 8 AM
25 2020902**** 9,5 10,0 10,0 9.8 8 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nenhum item foi encontrado

Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
AULA TERÇA-FEIRA 30/06/2024
FICHA DE AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA 24/06/2024
ALTERAÇÃO NO CRONOGRAMA 12/06/2024
Orientações sobre as apresentações temáticas 10/06/2024
CONVOCAÇÃO DE REUNIÃO PARA TRATAR DA VISITA À RESEX 28/05/2024
Alteração no cronograma de apresentações temáticas 12/05/2024
AULA 09/05 08/05/2024
Indicação de Congresso Virtual 14/04/2024
INÍCIO DAS AULAS 15/03/2024

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1100 24/08/2024 19:16