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lila cristina xavier luz

SSO - DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL/CCHL

PPGPSI005 - SEMINÁRIO DE DOCÊNCIA - Turma: 01 (2024.1)

Tópicos Aulas
Aula 4 (24/09/2019 - 24/09/2019)

Leituras obrigatórias:

DOUGLAS, Mary. Pureza e Perigo. São Paulo: Perspectiva, 1976. (capítulos 2, 3 e 6).

DOUGLAS, Mary. Símbolos Naturales. Exploraciones en cosmología. Madrid: Alianza Editorial, 1988. (Cap. 5 – “Los dos Cuerpos”, pp. 89-109)

   Símbolos Naturales - Mary Douglas 
Aula 5 (01/10/2019 - 01/10/2019)

BOURDIEU, Pierre. “O conhecimento pelo corpo”. Meditações Pascalianas. Rio de Janeiro. Bertrand Brasil. 2001.

BOURDIEU, Pierre. “O camponês e seu corpo”. Revista de Sociologia e Política, n.26, 2006.

MONTAGNER, Miguel Ângelo. Pierre Bourdieu, o corpo e a saúde: algumas possibilidades teóricas. Ciência e Saúde coletiva, 11(2): 515-526, 2006.

Aula 6 (22/10/2019 - 22/10/2019)

AGAMBEN, Giorgio. Notas sobre o gesto. Artefilosofia, Ouro Preto, n.4, p. 09-14, jan.2008.

BOURDIEU, Pierre. “O conhecimento pelo corpo”. Meditações Pascalianas. Rio de Janeiro. Bertrand Brasil. 2001.

BOURDIEU, Pierre. “O camponês e seu corpo”. Revista de Sociologia e Política, n.26, 2006.

WACQUANT, Loïc. Esclarecer a noção de habitus. EDUCAÇÃO & LINGUAGEM • ANO 10 • Nº 16 • 63-71, JUL.-DEZ. 2007

 

Leitura complementar:

MONTAGNER, Miguel Ângelo. Pierre Bourdieu, o corpo e a saúde: algumas possibilidades teóricas. Ciência e Saúde coletiva, 11(2): 515-526, 2006.

Sessões 7-15 (29/10/2019 - 17/12/2019)
Sessão 7: Antropologia da Saúde e Doença no Brasil CANESQUI, Ana M. ?Notas sobre a produção acadêmica de antropologia e saúde na década de 80?. Em: Alves, P.C. e Minayo, M.C. de S. (orgs.). Saúde e Doença: um olhar antropológico. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 1994. ALVES, Paulo C. e RABELO, Miriam C. (orgs). ?O status atual das ciências sociais em saúde no Brasil: tendências?. Em: Antropologia da Saúde: traçando identidade e explorando fronteiras. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ; Relume Dumará, 1998. DUARTE, Luís Fernando Dias. ?Investigação antropológica sobre doença, sofrimento e perturbação: uma introdução?. Em: Luiz F. D. Duarte e Ondina Fachel Leal (orgs). Doença, Sofrimento, Perturbação: perspectivas etnográficas. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 1998. SARTI, Cyntia. ?Saúde e Sofrimento?. Em: Luiz Fernando Duarte (coord.). Horizontes das Ciências Sociais no Brasil. Antropologia. São Paulo: ANPOCS, 2010. Sessão 8: Biopolítica, biopoder e Antropologia FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade I. A vontade de saber. Rio de Janeiro: Graal. 1977. [capítulos a definir] FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir. Petrópolis: Vozes. 1987. [idem] RABINOW, Paul. ?Artificialidade e iluminismo: da sociobiologia à biossociabilidade?. Em: Antropologia da Razão. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1999. RABINOW, Paul; ROSE, Nikolas. ?O conceito de biopoder hoje?. Política e Trabalho, 24, 2006. Sessão 9: Experiência, sofrimento e narrativa ALVES, Paulo César. A experiência da enfermidade: considerações teóricas. Cadernos de Saúde Pública, 9(3), 1993, pp.263-271. DAS, Veena. Fronteiras, violência e o trabalho do tempo: alguns temas wittgensteinianos. RBCS Vol. 14 no 40 junho/99 RABELO, Míriam Cristina M.; ALVES, Paulo César B. e SOUZA, Iara Maria A. Experiência de doença e narrativa. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 1999. (capítulos a definir) Sessão 10: Corpo e rituais de cura Sessão 11: Itinerários terapêuticos e eficácia simbólica LOYOLA, Maria Andréa. Médicos e curandeiros: conflito social e saúde. São Paulo: Ed. Difel, 1984. Pinho, Paula Andréa; Pereira, Pedro Paulo Gomes. Itinerários terapêuticos: trajetórias entrecruzadas na busca por cuidados. Interface (Botucatu), Jun 2012, vol.16, no.41, p.435-450. ISSN 1414-3283 LANGDON, J. E. ?Representações de doenças e itinerário terapêutico dos Siona da Amazônia Colombiana? In: SANTOS, R.V. e COIMBRA, C. E. Saúde e povos indígenas. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 1994 Sessão 12: O que cuidar quer dizer AYRES, José Ricardo. Cuidado: trabalho e interação nas práticas de saúde. Rio de Janeiro: CEPESC/IMS ?IUPERJ/ABRASCO, 2009 DESLANDES, Suely Ferreira (Org.). Humanização dos cuidados em saúde: conceitos, dilemas e práticas. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2006 (capítulos a designar) MEINERZ, Nádia Elisa. Impasses classificatórios envolvendo gênero e sexualidade no atendimento público de saúde. In: NASCIMENTO, Pedro e RIOS, Luís Felipe. Gênero, saúde e práticas profissionais. Recife: Ed. da UFPE, 2011 WAWZNIAK, João Valentin. Percepção da internação e do ambiente hospitalar por ribeirinhos do Tapajós, Pará, Brasil. Londrina: UEL, 2010 Sessão 13: Corpo, estigma e rotulação GOFFMAN, E. Estigma, Rio de Janeiro, Zahar, 1975. (capítulos a definir) WEID, Olivia von der. Entre as linhas da cegueira: Uma aproximação prático-teórica dos conceitos de Natureza e Cultura na antropologia contemporânea. Cadernos de Sociofilo, 2016. Sessão 14: Gênero, reprodução e parto (a definir) Sessão 15: O uso de medicamentos: tensões e controvérsias. FERREIRA, Vitor Sergio. Tatuagem, Body Piercing e a experiência da dor: emoção, ritualização e medicalização. Saúde Soc. São Paulo, v.19, n.2, p.231-248, 2010. SABINO, César. Anabolizantes: As drogas de Apolo. In: GOLDENBERG, Mirian (org). Nu & vestido: dez antropólogos revelam a cultura do corpo carioca. Rio de Janeiro: Record, 2002. VARGAS, Eduardo Viana. Os corpos intensivos: sobre o estatuto social do consumo de drogas legais e ilegais. In: DUARTE, Luiz Fernando Dias; LEAL, Ondina Fachel (Orgs.). Doença, sofrimento, perturbação: perspectivas etnográficas [online]. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 1998. Disponível em: http://books.scielo.org.
A perspectiva ético-política da docência (05/04/2024 - 03/05/2024)

- concepção de educação na docência

- trabalho docente e a prática pedagógica 

- didática e organização do ensino

  Pedagogias transgressoras 
Mayana Rocha Soares e Ramon Fontes
  Abecedario Educação da Diferença: Verbetes 
Universidade - Vânia Dutra de Azevedo (183-185) Trasvalorizaçao do magistério - Sandra Benedetti e Thomas Stark Spyer (191-193) Aprender - Luiz Fuganti (24-27) Ensinar - Paola Zordan (55-59)
A docência na perspectiva das pedagogias transgressoras (10/05/2024 - 10/05/2024)

- Pedagogias transgressoras: mestiçagens e (re) invenções de si e do mundo

  Aprendizagens em educação e as diferenças – resistências ao heteroterrorismo cultural: que só os beijos te tapem a boca 
Shara Jane Holanda Costa Adad Letícia Carolina Pereira do Nascimento Lucivando Ribeiro Martins
  A bicha docente despachada: sociopoetizando a educação nas diferenças 
Roberto Vinício Souza da Silva Letícia Carolina Pereira do Nascimento Marcio Caetano
A perspectiva ético-estético-política da educação da diferença (17/05/2024 - 24/05/2024)

- Pedagogias da ancestralidade

- Educação afroreferenciada

  Filosofia africana para afrorreferenciar o currículo e o pertencimento 
Adilbênia Freire Machado Sandra Haydée Petit
  Pacificando o branco: uma história da modernidade contada pelos indígenas 
Leno Francisco Danner Fernando Danner Julie Dorrico
    
Inicia em 13/05/2024 às 0h 0 e finaliza em 16/05/2024 às 12h 10
Frequências da Turma
# Matrícula ABR MAI Total
05 12 19 26 03 10 17 24
1 2023101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2024100**** 0 0 0 0 4 0 0 0 4
4 2023100**** 0 0 0 0 0 4 0 0 4
5 2023100**** 0 0 0 0 0 0 4 3 7
6 2023101**** 0 0 0 0 0 4 0 0 4
7 2023100**** 0 0 0 0 0 0 4 0 4
8 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2023100**** 0 0 0 0 0 4 0 0 4
10 2023101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2023101**** 0 0 0 3 0 4 0 0 7
12 2024100**** 0 0 0 0 4 0 0 0 4
13 2024100**** 0 0 0 0 0 4 0 0 4
14 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 2023100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 2024100**** 0 0 0 0 0 4 0 0 4
17 2023100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
18 2024100**** 0 0 0 0 0 4 0 0 4
19 2023101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
20 2024100**** 0 0 0 0 0 4 0 0 4
21 2023100**** 0 0 0 0 0 0 4 0 4
22 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
23 2023100**** 0 0 0 0 0 0 4 3 7
24 2023101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
25 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
26 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
27 2023101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
28 2023100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
29 2023101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
30 2023101**** 0 0 0 0 4 0 0 0 4
31 2023101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
32 2022100**** 0 0 0 3 0 4 0 0 7
33 2024100**** 0 0 0 0 0 4 0 0 4
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2024100**** 10,0 10,0 10.0 0 AM
2 2024100**** 9,5 9,5 9.5 4 AM
3 2022100**** 9,0 9,0 9.0 7 AM
4 2023101**** 10,0 10,0 10.0 0 AM
5 2023101**** 9,5 9,5 9.5 4 AM
6 2023101**** 10,0 10,0 10.0 0 AM
7 2023100**** 10,0 10,0 10.0 0 AM
8 2023101**** 10,0 10,0 10.0 0 AM
9 2024100**** 10,0 10,0 10.0 0 AM
10 2024100**** 10,0 10,0 10.0 0 AM
11 2023101**** 10,0 10,0 10.0 0 AM
12 2023100**** 9,0 9,0 9.0 7 AM
13 2024100**** 10,0 10,0 10.0 0 AM
14 2023100**** 9,5 9,5 9.5 4 AM
15 2024100**** 9,5 9,5 9.5 4 AM
16 2023101**** 10,0 10,0 10.0 0 AM
17 2024100**** 9,5 9,5 9.5 4 AM
18 2023100**** 10,0 10,0 10.0 0 AM
19 2024100**** 9,5 9,5 9.5 4 AM
20 2023100**** 10,0 10,0 10.0 0 AM
21 2024100**** 10,0 10,0 10.0 0 AM
22 2024100**** 9,5 9,5 9.5 4 AM
23 2024100**** 9,5 9,5 9.5 4 AM
24 2023101**** 9,0 9,0 9.0 7 AM
25 2023101**** 10,0 10,0 10.0 0 AM
26 2023100**** 9,5 9,5 9.5 4 AM
27 2023100**** 9,5 9,5 9.5 4 AM
28 2023101**** 9,5 9,5 9.5 4 AM
29 2023100**** 9,0 9,0 9.0 7 AM
30 2023100**** 9,5 9,5 9.5 4 AM
31 2024100**** 9,5 9,5 9.5 4 AM
32 2024100**** 10,0 10,0 10.0 0 AM
33 2023101**** 10,0 10,0 10.0 0 AM

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Título

Data
Seminário de Docência - Informações 13/03/2024

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb06.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1498 23/12/2025 13:33