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PPGPP066 - TEORIA E MÉTODO NAS CIÊNCIAS HUMANAS - Turma: 01 (2024.1)

Tópicos Aulas
Inicio da disciplina e da Unidade I (18/03/2024 - 18/03/2024)
Apresentação da turma e da professora. Aula expositiva. Debate
   Artigo de Raewyn Connel 
  Textos de Ladriére r Bruyne et al 
Seguem prefacio (Ladriére) e introdução (Bruyne et al.) para aproxima aula. O Cap. 1 não será nessa aula
  DURKHEIM, Émile - O Suicidio (2000) Livro completo.pdf 
Livro de Durkheim. Introdução geral da obra Livro 2- Todos os capítulos Capitulo 1 do livro 3
  DURKHEIM, Émile - O Suicidio (2000) Livro completo.pdf 
Livro de Durkheim. Introdução geral da obra Livro 2- Todos os capítulos Capitulo 1 do livro 3
  BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico - LIVRO.pdf 
Boa tarde. Segue o Livro O poder simbólico de Pierre Bourdieu. Na próxima aula, trabalharemos os caps, 1 (sobre o poder simbólico) e 2 (Introdução a uma sociologia reflexiva) da seguinte forma: 1- Aula expositiva sobre o poder simbólico, ministrada por mim; 2- Apresentação do cap. 2 pela turma de doutorand@s.
Cont. Unidade 1 (25/03/2024 - 25/03/2024)
Ciências humanas Ciências Sociais
  Ciências humanas - Ciências sociais 
Textos para aula 2- 25/03
Cont. Unidade I (01/04/2024 - 01/04/2024)
Cont. Unidade I (08/04/2024 - 08/04/2024)
Cont. Unidade I (22/04/2024 - 22/04/2024)
Conclusão Unidade I (29/04/2024 - 29/04/2024)
Inicio Unidade II (06/05/2024 - 06/05/2024)
Cont. Unidade II (13/05/2024 - 13/05/2024)
Cont. Unidade II (20/05/2024 - 20/05/2024)
Conclusão Unidade II (27/05/2024 - 27/05/2024)
Não Haverá Aula (10/06/2024)

Greve docente

Não Haverá Aula (17/06/2024)

Greve docente

Não Haverá Aula (24/06/2024)

Greve docente

Não Haverá Aula (01/07/2024)

Greve docente

Inicio Unidade III (08/07/2024 - 08/07/2024)
Inicio Unidade III (15/07/2024 - 15/07/2024)
Cont. Unidade III (22/07/2024 - 22/07/2024)
Cont. Unidade III (29/07/2024 - 29/07/2024)
Conclusão Unidade III (05/08/2024 - 05/08/2024)
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUL AGO Total
18 25 01 08 15 22 29 06 13 20 27 08 15 22 29 05
1 2024100**** 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
2 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2024100**** 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
7 2024100**** 0 4 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 8
8 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 4
11 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 4
12 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 4
14 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 4
16 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
17 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 4 4 4 4 4 4 28
18 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
19 2024100**** 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
20 2024100**** 0 4 0 4 0 0 4 2 0 0 0 0 0 0 0 0 14
21 2024100**** 4 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 8
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2024100**** 9,6 9.6 8 AM
2 2024100**** 8,3 8.3 14 AM
3 2024100**** 10,0 10.0 4 AM
4 2024100**** 9,2 9.2 0 AM
5 2024100**** 0,0 0.0 28 RF
6 2024100**** 7,7 7.7 0 AM
7 2024100**** 8,8 8.8 4 AM
8 2024100**** 8,0 8.0 0 AM
9 2024100**** 7,7 7.7 4 AM
10 2024100**** 7,6 7.6 0 AM
11 2024100**** 8,7 8.7 4 AM
12 2024100**** 8,2 8.2 4 AM
13 2024100**** 8,3 8.3 0 AM
14 2024100**** 8,2 8.2 0 AM
15 2024100**** 8,4 8.4 8 AM
16 2024100**** 8,6 8.6 4 AM
17 2024100**** 8,7 8.7 0 AM
18 2024100**** 9,4 9.4 0 AM
19 2024100**** 8,8 8.8 0 AM
20 2024100**** 10,0 10.0 0 AM
21 2024100**** 8,3 8.3 4 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Epistemologia das Ciências Humanas. A problemática do conhecimento e métodos de interpretação da realidade. Relação sujeito e objeto do conhecimento; objetividade e subjetividade. Questões atuais de método e novos referenciais teórico-metodológicos.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: UFPI/CCHL/PPGPP
Disciplina; Teoria e Método nas Ciências Humanas - 60 hs
Semestre: 2024-1
Profa. Dra. Maria Dione Carvalho de Morais

Ementa: Epistemologia das ciências humanas. A problemática do conhecimento e métodos de interpretação da realidade. Relação sujeito/objeto do conhecimento: objetividade e subjetividade. Questões atuais de método e novos referenciais teórico-metodológicos
Objetivo geral: compreender o processo de produção de conhecimento nas ciências humanas, com ênfase nas ciências sociais, com foco no exercício do trabalho de pesquisa
Objetivos específicos:
• Apreender, no campo da cientificidade, a epistemologia das ciências humanas e sociais e caminhos teórico-metodológicos a partir de perspectivas clássicas fundacionais (Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber), com ênfase na relação sujeito/objeto do conhecimento, teoria e método, objetividade e subjetividade, neutralidade, dentre outras dimensões;
• Acercar-se de perspectivas clássicas contemporâneas (Pierre Bourdieu; Michel Foucault), de paradigmas teórico-metodológicos e da crítica à modernidade e à colonialidade, na produção do conhecimento;
• Apreender o processo de construção do objeto científico (concepção, planejamento e execução da pesquisa) no mestrado e no doutorado, em seu processo de definição de caminhos metodológicos de interpretação/explicação da realidade e respectivas técnicas de construção e análise de inferências.




Desenvolvimento: aulas expositivas e discursivas. Grupos de trabalho extra-classe e em sala de aula. Seminarios.
Aula inaugural (expositiva): “Pesquisa nas ciências humanas e sociais ante nossas ancoragens e posicionalidades no sul global: a partir de onde, por quem, com quem, para quê?
Interpelações necessárias de um pensamento destituinte na direção de uma crítica constituinte”
Referências básicas
MORAES, Maria Dione Carvalho de. Nota de Aula n.1. “Pesquisa nas ciências humanas e sociais ante nossas ancoragens e posicionalidades no sul global: a partir de onde, por quem, com quem para quê? Interpelações necessárias de um pensamento destituinte na direção de uma crítica constituinte”. Teresina, 2024, 20 p (slides)
CONNEL, Raewyn. A iminente revolução na teoria social. Tradução de João Maia. Revista Brasileira de Ciências Sociais, vol. 27, n° 80, p. 9-20;



Referências básicas
BRUYNE, Paul.; HERMAN, Jacques.; SCHOUTHEETE, Marc de. Introdução. In: ______. Dinâmica de pesquisa em ciências sociais. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1991, p. 23-38.
COMISSAO GULBENKIAN PARA REESTRUTURAÇÂO DAS CIÊNCIAS SOCIAIS. A construção histórica das ciências sociais, do século XVIII até 1945. In: Para abrir as ciências Sociais. São Paulo: Cortez Editora, 1996, p. 55-101
FERNANDES, Florestan. Cap. 8. A herança intelectual da Sociologia. In:______. Ensaios de sociologia geral e aplicada. São Paulo: Livraria Pioneira Editora, 1960, p. 273-89
FOUCAULT, Michel. As ciências humanas. In: _____. As palavras e as coisas. São Paulo: Martins fontes, 2000, p. 475-536
GIDDENS, Anthony. Quatro mitos na história do pensamento social. In: Em defesa da sociologia: ensaios, interpretações e tréplicas. São Paulo: Editora UNESP, 2001, p.181-215
LADRIÈRE, Jean. Prefácio. In: BRUYNE, Paul; HERMAN, Jacques.; SCHOUTHEETE, Marc de. Dinâmica de pesquisa em ciências sociais. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1991, p.9-22





Referências básicas
BOURDIEU, Pierre. Introdução a uma sociologia reflexiva. In:________. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2009, p, 17-58
BOURDIEU, Pierre. Sobre o poder simbólico. In:________. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2009, p, 7-16
DURKHEIM, Émile. O suicídio: estudo de sociologia. Tradução de Mônica Stahel. São Paulo: Martisn fontes, 2000 (Livro 2 e cap. 1 do livro 3);
DURKHEIM, Émile. As regras do método sociológico. Tradução de Maria Isaura Pereira de Queiróz. São Paulo: Editora nacional, 1990, (Caps. 1 e 2).
FOUCAULT, Michel. Soberania e disciplina. In:_______. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2012, p. 179-295
FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso; São Paulo: Edições Loyola, 1996
MARX, Karl O método da economia política. In:______. Contribuição à crítica da economia política. Tradução de Florestan Fernandes. São Paulo: Editora Expressão Popular, 2008, p. 257-272
MARX, Karl; ENGELS, Friederich. A ideologia alemã. Tradução de Rubens Enderle, Nélio Schneider, Luciano Cavini Martorano. - São Paulo : Boitempo, 2007
WEBER, Max. Conceitos básicos de sociologia. São Paulo: Centauro, 2002
WEBER, Max. A “objetividade” do conhecimento na ciência social e na ciência política. In: Metodologia das ciências sociais. São Paulo: Cortez, 1993, p. 107-154




Desenvolvimento: aulas expositivas e seminários apresentados por mestrando/as e doutorando/as.


Referências
BAUER, Martin. W.; GASKELL, George; ALLUM, Nicholas C. Qualidade, quantidade e interesse no conhecimento: evitando confusões In: BAUER, Martin W.; GASKELL, George (orgs.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. Petrópolis: Vozes, 2003, p 17-36
DULCI, Tereza Maria Spyer; MALHEIROS, Mariana Rocha. Um giro decolonial à metodologia científica: apontamentos epistemológicos para metodologias desde e para a América Latina. Espirales, Edição Especial. Janeiro 2021, p.
FONSECA, Cláudia. Que ética? Que ciência? Que sociedade? In: FLEISCHER, Soraya; SCHUCH, Patrice Ética e regulamentação na pesquisa antropológica. Brasília: Editora UNB, 2010, p. 39-70.
THIOLLENT, Michel. À procura de alternativas metodológicas. In: ______ Crítica metodológica, investigação social e enquête operária, São Paulo: Polis, 1987, p. 15-30



Sessão 1 (aula expositiva)
-Planejamento da Pesquisa: o projeto de pesquisa
-Pesquisa bibliográfica, revisão de literatura, levantamento do estado da arte
-Pesquisa documental (fontes escritas; fontes imagéticas; outras fontes; procedimentos)
-Pesquisa de campo (observação; observação participante participante, diário de campo; conversas no cotidiano; pesquisando online)

Referências

1/Projeto de pesquisa:
BOOTH, Wayne. C.; COLOMB, Gregory. G.; WILLIAMS, Joseph. M. Fazendo perguntas, encontrando respostas. A arte da pesquisa. São Paulo: Martins Fontes, 2005, pp. 35-112
BOURDIEU, Pierre. A construção do objeto. In: ---------. Ofício de sociólogo- Metodologia da pesquisa na sociologia. Petrópolis: Vozes, 2004, p. 45-72
COSTA, Marco Antônio. F. da; CONTA, Maria. de Fátima. Barroso da. Projeto de pesquisa: entenda e faça. Rio de Janeiro: Vozes, 2011.
DESLANDES, Suely Ferreira O projeto de pesquisa com exercício científico e artesanato intelectual. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org) Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2016
Material de apoio:
MORAES, Maria Dione carvalho de. Notas de aula (Slides): Planejando a pesquisa: um roteiro, como ferramenta didática, para elaboração do projeto de pesquisa. Teresina, 2024
MORAES, Maria Dione carvalho de. Notas de aula: Planejando a pesquisa: um exercício de auto explicitação para elaboração do projeto de pesquisa. Teresina, 2024

2/Pesquisa bibliográfica, revisão de literatura, levantamento do estado da arte:
ALVES-MAZZOTI, Alda. Judith; GEWANDSZNAJDER Fernando. Revisão de bibliografia. In: --------. O método nas ciências naturais e sociais. Pesquisa quantitativa e qualitativa. São Paulo: Pioneira Thomson, Learning, 2004, p. 179-188
FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & Sociedade, ano XXIII, no 79, Agosto/2002, p. 257-272
FURLAN, Vera Irma. O estudo de textos teóricos. In: CARVALHO, Maria Cecília (org.) Construindo o saber. Campinas, SP: Papirus, 1987, p. 119-127
LIMA, Telma Cristiane S. de; MIOTO, Regina Célia Tamaso. Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica. Rev. Katálysis, Florianópolis v. 10 n. esp., 2007 p. 37-45
Material de apoio:
MORAES, Maria Dione carvalho de. Notas de aula (Slides): Pesquisa bibliográfica Teresina, 2024

3/Pesquisa documental
CÉLLARD, André. Análise documental. In: Jean Poupart et al. In: A pesquisa qualitativa. Enfoques epistemológicos e metodológicos, Petrópolis: Vozes, 2008, p. 295-316
LE GOFF, Jacques Le Goff; NORA, Pierre. História - Novos problemas. Rio de Jnaeiro: Francisco Alves, 1995.
LOIZOS, Peter. Vídeo, filme e fotografias como documentos de pesquisa. In: Martin W. Bauer; Geroge Gaskell. (org.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. Petrópolis: Vozes, 2003, p. 137-155.
MAY, Tim. Pesquisa documental. In:______. Pesquisa Social. Questões, métodos e processos. Porto 1995. Alegre: Artmed, 2004, p.205-231
SPINK, Peter Kevin. Análise de documentos de domínio público. In: SPINK, Mary Jane. (org.). Práticas discursivas e produção de sentido no cotidiano. São Paulo: Cortez Editora, 2000, p. 123-151

Material de apoio:
MORAES, Maria Dione carvalho de. Notas de aula (Slides): Pesquisa documental. Teresina, 2024

4/Pesquisa de campo
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Reflexões sobre como fazer trabalho de campo. Sociedade e Cultura, v. 10, n. 1, jan./jun. 2007, p. 11-27
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Cenários e momentos da vida camponesa: três dias de caderno de campo em uma pesquisa no Pretos de Baixo do Bairro dos Pretos, em Joanópolis, São Paulo. In: Ana Maria Niemeyer; Emília Pietrafesa de Godoi (orgs.) Além dos territórios. Campinas: Mercado de letras, 1998, p.133-166.
CRUZ NETO. Otávio. Trabalho de campo: contexto de observação, interação e descoberta. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza (org). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2016, p. 61-77
KOZINETS, Robert V. Pesquisando online. In:_____. Netnografia - realizando pesquisa etnográfica online. Tradução: Daniel Bueno. Porto Alegre: Penso, 2014, p. 45-59.
SPINK, Peter Kevin. O pesquisador conversador no cotidiano. Psicologia & Sociedade; 20, Edição Especial, 2008, p. 70-77
Material de apoio:
MORAES, Maria Dione carvalho de. Notas de aula (Slides): Pesquisa de campo. Teresina, 2024

Sessão 2 (aula expositiva)
-Seleção dos sujeitos e amostragem
-Entrevistas individuais; histórias (ou narrativas de vida); entrevistas grupais; grupos focais; oficinas;
-Questionários

Referências:

APPOLINÀRIO, Fábio. Coleta e tabulação de dados quantitativos: Metodologia científica.- Filosofia e prática da pesquisa. São Paulo: Thomson Learning, 2006, p.144

BABBIE, Earl. Guia para elaboração de questões. In: Métodos de pesquisa de survey. Belo Horizonte: UFMG, 2003, p. 189-210.

GASKELL, George. entrevistas individuais e grupais. In: BAUER, Martin. W.; GASKELL, George. (org.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. Petrópolis: Vozes, 2003, pp. 64-89

JOVCHELOVITCH, Sandra.; BAUER, Martin. W. Entrevista narrativa. In: BAUER, Martin. W.; GASKELL, George. (org.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. Petrópolis: Vozes, 2003, p. 90-113.

MAY, Tim; WILLIAMS, Malcom Surveys sociais: do desenho à análise. In: Pesquisa social – questões, métodos e processos. Porto Alegre: Artmed, 2004, p. 109- 144
MICHELAT, Guy. Sobre a utilização de entrevistas não-diretivas em sociologia. In: Michel THIOLLENT, Michelt. Crítica metodológica, investigação social e enquête operária, São Paulo: Polis, 1987, p. 191-211
SPINK, Jane Mary; MENEGON, Vera. Mincoff; MEDRADO, Benedito. Oficinas como estratégia de pesquisa: articulações teórico-metodológicas e aplicações ético-políticas. Psicologia & Sociedade, 26 (1), p. 32-33
.
Sessão 3 e 4 (seminários) - Processamento de informações e construção de dados (abordagens qualitativa e quantitativa)
Sessão 3
Grupo 1- Análise de conteúdo
Grupo 2- Análise do discurso
Grupo 3- Práticas discursivas e produção de sentidos;
Grupo 4- Perspectiva histórico-dialética dos núcelos de significação

Seção 4
Grupo 5- Construindo planilhas de questionários e processando dados
Grupo 6- Transcrever entrevistas
Grupo 7- Redigindo: retóricas do texto

Referências
AGUIAR, Wanda Maria J.; OZELLA, Sergio. Apreensão dos sentidos: aprimorando a proposta dos núcleos de significação. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 94, n. 236, p. 299-322, jan./abr. 2013. (G4)
AZEVEDO, Vanessa; CARVALHO, Margarida; FERNANDES-COSTA, Flávia; MESQUITA, Soraia; SOARES, Joana; TEIXEIRA, Filipa; MAIA, Ângela. Transcrever entrevistas: questões conceptuais, orientações práticas e desafios. Referência. Revista de Enfermagem, vol. IV, núm. 14, 2017, p. 159-172 (G 6)
COLOMBO, Enzo. Descrever o social – a arte de escrever a pesquisa empírica. In: MELUCI, Alberto. Por uma sociologia reflexiva. Pesquisa qualitativa e cultura. Petrópolis: Vozes, 2005, pp. 265-288. (G7)
MELO, Iran Ferreira de. Análise do discurso e análise crítica do discurso: desdobramentos e intersecções. Letra Magna. Revista Eletrônica de Divulgação Científica em Língua Portuguesa, Lingüística e Literatura. Ano 05 n.11 - 2º Semestre de 2009, 18 p. (G2)
SILVA, Andressa Hennig; FOSSÁ, Maria Ivete Trevisan. Análise de conteúdo: exemplo de aplicação da técnica para análise de dados qualitativos. Qualit@s. Revista Eletrônica Vol.17. No 1 (2015), 14 p. (G1)
SPINK, Mary Jane; LIMA, Helena. Rigor e visibilidade: a explicitação dos passos da interpretação In: SPINK, Mary. Jane (org.) Práticas discursivas e produção de sentido no cotidiano (org). São Paulo: Cortez Editora, 2000, p. 93-122. (G3)
APPOLINÁRIO, Fábio. Introdução à análise quantitativa dos dados. In: Metodologia científica.- Filosofia e prática da pesquisa. São Paulo: Thomson Learning, 2006, p. 133-157 (caps. 12 e 13) (G5)

Avaliação da disciplina (segunda metade da sessão 4)

Referencias complementares/aprofundamento
AZEVEDO, Aina. Diário de campo e diário gráfico. Contribuições do desenho à antropologia. Altera. Revista de Antropologia, João Pessoa, v. 2, n. 2, 2016, p. 100-119.
BABIE, Earl. Conceitualização e desenho de instrumentos. In: Métodos de pesquisa de survey. Belo Horizonte: UFMG, 2003, p. 179-212.
BANDINE, Claudirene Aparecida de Paula; SILVA, Maria Aparecida Morais. Revelando o indizível na Oficina de Fuxico: uma experiência de pesquisa sobre gênero, religião e memória. História Oral, v. 2, n. 14, p. 255-284, jul.-dez. 2011
BARDIN, Florence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70
BÉAU, Stéphane; WEBER, Florence. Analisar os dados etnográficos. In: Guia para a pesquisa de campo , Petrópolis: Vozes, 2003. p. 153-189
BOURDIEU, Pierre. A ilusão biográfica. In: Usos e abusos da História Oral. FERREIRA, Marieta de Moraes; AMADO, Janaína. (Orgs.). Rio de Janeiro, Editora FGV, 2006, p. 183-191
BOURDIEU, Pierre. Compreender. In: _____. A miséria do mundo. Petrópolis-RJ: Vozes , 2008, p. 693-732
BRAGANÇA, I. F. S. História de vida nas ciências humanas e sociais: caminhos, definições e interfaces. In:_______. Histórias de vida e formação de professores: diálogos entre Brasil e Portugal [online].Rio de Janeiro: EDUERJ, 2012, pp. 37-57.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Diário de campo: a antropologia como alegoria. São Paulo: Brasiliense, 1982.
BRUYNE, Paul de; HERMAN, Jacques; SCHOUTEETE, Marc de. Dinâmica da pesquisa em Ciências Sociais (os pólos da prática metodológica). Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1977.
FAIRLOUGH, Norman. Análise crítica do discurso como método em pesquisa social científica. Linha D´Água -Estudos linguísticos e/ou novas linguagens no ensino. V. 25, n. 2. 2012, p. 306-329
FLICK, Uwe. Cap. 23- Codificação e categorização . In:_______. Introdução à pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009, p. 276-297
GONDIM, Sonia Maria Guedes. Grupos focais como técnica de investigação qualitativa: desafios metodológicos. Paidéia, 2003,12(24), p. 149-161
LAPERRIÈRE, Anne. Os critérios de cientificidade dos métodos qualitativos. In: POUPART, Jean, et al. A pesquisa qualitativa. Enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis: Vozes, 2008, p. 410-435
LIMA, Márcia. Introdução aos métodos quantitativos em Ciências Sociais. In: Métodos de pesquisa em Ciências Sociais: Bloco Quantitativo. São Paulo: SeSC/CEBRAP, 2016, p. 10-31. Disponível em: http://bibliotecavirtual.cebrap.org.br/arquivos/2017_E-BOOK%20Sesc-Cebrap_%20Metodos%20e%20tecnicas%20em%20CS%20-%20Bloco%20Quantitativo.pdf )
MAGNANI, José Carlos Cantor. O (velho e bom) caderno de campo. Revista Sexta-Feira n. 1, São Paulo. Maio de 1997,
MAY, Tim; WILLIAMS, Malcom. Surveys sociais: do desenho à análise. In: MAY, Tim. Pesquisa social – questões, métodos e processo, Porto Alegre: Armed, 2004, p. 109-144
MIRIM, Lia Yara Lima. Garimpando sentidos em bases de dados. In: SPINK, Mary Jane. (org.). Práticas discursivas e produção de sentido no cotidiano (org). São Paulo: Cortez Editora, 2000, p.153-181
ORLANDI, Eni P. Análise de discurso. Principios e procedimentos. Campinas, SP: Pontes, 2020
RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa participante e pesquisa ação: alternativas de pesquisa ou pesquisa alternativa, 15 p. Disponível em: http://jarry.sites.uol.com.br/pesquisaparticipdef.htm
SILVA, Obdália Santana Ferraz. Entre o plágio e a autoria: qual o papel da universidade? Revista Brasileira de Educação, v. 13 n. 38 maio/ago. 2008, p. 137- 404
SPINK, Peter Kevin. Análise de documentos de domínio público. In: SPINK, Mary Jane. (org.). Práticas discursivas e produção de sentido no cotidiano. São Paulo: Cortez Editora, 2000, p. 123-151
TORINI, Danilo. Questionários on-line. In: ABDAL, Alexandre, et al. (Orgs). Métodos de pesquisa em Ciências Sociais: Bloco Quantitativo. São Paulo: Sesc São Paulo/CEBRAP, p. 2016, p. 52-75
WEBER, Regina. Relato de quem colhe relatos: pesquisa em história oral e ciências sociais. DADOS- Revista de Ciências Sociais, Rio de Janeiro, v. 39, n.1, 1996, p. 163-183

WHITAKER, Dulce. et al. A transcrição da fala do homem rural: fidelidade ou caricatura? In: WHITAKER, Dulce. Sociologia rural: questões metodológicas emergentes. Presidente Venceslau, São Paulo: Letras à margem, 2002, p. 115-120

Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: UFPI/CCHL/PPGPP
Disciplina; Teoria e Método nas Ciências Humanas - 60 hs
Semestre: 2024-1
Profa. Dra. Maria Dione Carvalho de Morais

Ementa: Epistemologia das ciências humanas. A problemática do conhecimento e métodos de interpretação da realidade. Relação sujeito/objeto do conhecimento: objetividade e subjetividade. Questões atuais de método e novos referenciais teórico-metodológicos
Objetivo geral: compreender o processo de produção de conhecimento nas ciências humanas, com ênfase nas ciências sociais, com foco no exercício do trabalho de pesquisa
Objetivos específicos:
• Apreender, no campo da cientificidade, a epistemologia das ciências humanas e sociais e caminhos teórico-metodológicos a partir de perspectivas clássicas fundacionais (Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber), com ênfase na relação sujeito/objeto do conhecimento, teoria e método, objetividade e subjetividade, neutralidade, dentre outras dimensões;
• Acercar-se de perspectivas clássicas contemporâneas (Pierre Bourdieu; Michel Foucault), de paradigmas teórico-metodológicos e da crítica à modernidade e à colonialidade, na produção do conhecimento;
• Apreender o processo de construção do objeto científico (concepção, planejamento e execução da pesquisa) no mestrado e no doutorado, em seu processo de definição de caminhos metodológicos de interpretação/explicação da realidade e respectivas técnicas de construção e análise de inferências.




Desenvolvimento: aulas expositivas e discursivas. Grupos de trabalho extra-classe e em sala de aula. Seminarios.
Aula inaugural (expositiva): “Pesquisa nas ciências humanas e sociais ante nossas ancoragens e posicionalidades no sul global: a partir de onde, por quem, com quem, para quê?
Interpelações necessárias de um pensamento destituinte na direção de uma crítica constituinte”
Referências básicas
MORAES, Maria Dione Carvalho de. Nota de Aula n.1. “Pesquisa nas ciências humanas e sociais ante nossas ancoragens e posicionalidades no sul global: a partir de onde, por quem, com quem para quê? Interpelações necessárias de um pensamento destituinte na direção de uma crítica constituinte”. Teresina, 2024, 20 p (slides)
CONNEL, Raewyn. A iminente revolução na teoria social. Tradução de João Maia. Revista Brasileira de Ciências Sociais, vol. 27, n° 80, p. 9-20;



Referências básicas
BRUYNE, Paul.; HERMAN, Jacques.; SCHOUTHEETE, Marc de. Introdução. In: ______. Dinâmica de pesquisa em ciências sociais. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1991, p. 23-38.
COMISSAO GULBENKIAN PARA REESTRUTURAÇÂO DAS CIÊNCIAS SOCIAIS. A construção histórica das ciências sociais, do século XVIII até 1945. In: Para abrir as ciências Sociais. São Paulo: Cortez Editora, 1996, p. 55-101
FERNANDES, Florestan. Cap. 8. A herança intelectual da Sociologia. In:______. Ensaios de sociologia geral e aplicada. São Paulo: Livraria Pioneira Editora, 1960, p. 273-89
FOUCAULT, Michel. As ciências humanas. In: _____. As palavras e as coisas. São Paulo: Martins fontes, 2000, p. 475-536
GIDDENS, Anthony. Quatro mitos na história do pensamento social. In: Em defesa da sociologia: ensaios, interpretações e tréplicas. São Paulo: Editora UNESP, 2001, p.181-215
LADRIÈRE, Jean. Prefácio. In: BRUYNE, Paul; HERMAN, Jacques.; SCHOUTHEETE, Marc de. Dinâmica de pesquisa em ciências sociais. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1991, p.9-22





Referências básicas
BOURDIEU, Pierre. Introdução a uma sociologia reflexiva. In:________. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2009, p, 17-58
BOURDIEU, Pierre. Sobre o poder simbólico. In:________. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2009, p, 7-16
DURKHEIM, Émile. O suicídio: estudo de sociologia. Tradução de Mônica Stahel. São Paulo: Martisn fontes, 2000 (Livro 2 e cap. 1 do livro 3);
DURKHEIM, Émile. As regras do método sociológico. Tradução de Maria Isaura Pereira de Queiróz. São Paulo: Editora nacional, 1990, (Caps. 1 e 2).
FOUCAULT, Michel. Soberania e disciplina. In:_______. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2012, p. 179-295
FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso; São Paulo: Edições Loyola, 1996
MARX, Karl O método da economia política. In:______. Contribuição à crítica da economia política. Tradução de Florestan Fernandes. São Paulo: Editora Expressão Popular, 2008, p. 257-272
MARX, Karl; ENGELS, Friederich. A ideologia alemã. Tradução de Rubens Enderle, Nélio Schneider, Luciano Cavini Martorano. - São Paulo : Boitempo, 2007
WEBER, Max. Conceitos básicos de sociologia. São Paulo: Centauro, 2002
WEBER, Max. A “objetividade” do conhecimento na ciência social e na ciência política. In: Metodologia das ciências sociais. São Paulo: Cortez, 1993, p. 107-154




Desenvolvimento: aulas expositivas e seminários apresentados por mestrando/as e doutorando/as.


Referências
BAUER, Martin. W.; GASKELL, George; ALLUM, Nicholas C. Qualidade, quantidade e interesse no conhecimento: evitando confusões In: BAUER, Martin W.; GASKELL, George (orgs.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. Petrópolis: Vozes, 2003, p 17-36
DULCI, Tereza Maria Spyer; MALHEIROS, Mariana Rocha. Um giro decolonial à metodologia científica: apontamentos epistemológicos para metodologias desde e para a América Latina. Espirales, Edição Especial. Janeiro 2021, p.
FONSECA, Cláudia. Que ética? Que ciência? Que sociedade? In: FLEISCHER, Soraya; SCHUCH, Patrice Ética e regulamentação na pesquisa antropológica. Brasília: Editora UNB, 2010, p. 39-70.
THIOLLENT, Michel. À procura de alternativas metodológicas. In: ______ Crítica metodológica, investigação social e enquête operária, São Paulo: Polis, 1987, p. 15-30



Sessão 1 (aula expositiva)
-Planejamento da Pesquisa: o projeto de pesquisa
-Pesquisa bibliográfica, revisão de literatura, levantamento do estado da arte
-Pesquisa documental (fontes escritas; fontes imagéticas; outras fontes; procedimentos)
-Pesquisa de campo (observação; observação participante participante, diário de campo; conversas no cotidiano; pesquisando online)

Referências

1/Projeto de pesquisa:
BOOTH, Wayne. C.; COLOMB, Gregory. G.; WILLIAMS, Joseph. M. Fazendo perguntas, encontrando respostas. A arte da pesquisa. São Paulo: Martins Fontes, 2005, pp. 35-112
BOURDIEU, Pierre. A construção do objeto. In: ---------. Ofício de sociólogo- Metodologia da pesquisa na sociologia. Petrópolis: Vozes, 2004, p. 45-72
COSTA, Marco Antônio. F. da; CONTA, Maria. de Fátima. Barroso da. Projeto de pesquisa: entenda e faça. Rio de Janeiro: Vozes, 2011.
DESLANDES, Suely Ferreira O projeto de pesquisa com exercício científico e artesanato intelectual. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org) Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2016
Material de apoio:
MORAES, Maria Dione carvalho de. Notas de aula (Slides): Planejando a pesquisa: um roteiro, como ferramenta didática, para elaboração do projeto de pesquisa. Teresina, 2024
MORAES, Maria Dione carvalho de. Notas de aula: Planejando a pesquisa: um exercício de auto explicitação para elaboração do projeto de pesquisa. Teresina, 2024

2/Pesquisa bibliográfica, revisão de literatura, levantamento do estado da arte:
ALVES-MAZZOTI, Alda. Judith; GEWANDSZNAJDER Fernando. Revisão de bibliografia. In: --------. O método nas ciências naturais e sociais. Pesquisa quantitativa e qualitativa. São Paulo: Pioneira Thomson, Learning, 2004, p. 179-188
FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & Sociedade, ano XXIII, no 79, Agosto/2002, p. 257-272
FURLAN, Vera Irma. O estudo de textos teóricos. In: CARVALHO, Maria Cecília (org.) Construindo o saber. Campinas, SP: Papirus, 1987, p. 119-127
LIMA, Telma Cristiane S. de; MIOTO, Regina Célia Tamaso. Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica. Rev. Katálysis, Florianópolis v. 10 n. esp., 2007 p. 37-45
Material de apoio:
MORAES, Maria Dione carvalho de. Notas de aula (Slides): Pesquisa bibliográfica Teresina, 2024

3/Pesquisa documental
CÉLLARD, André. Análise documental. In: Jean Poupart et al. In: A pesquisa qualitativa. Enfoques epistemológicos e metodológicos, Petrópolis: Vozes, 2008, p. 295-316
LE GOFF, Jacques Le Goff; NORA, Pierre. História - Novos problemas. Rio de Jnaeiro: Francisco Alves, 1995.
LOIZOS, Peter. Vídeo, filme e fotografias como documentos de pesquisa. In: Martin W. Bauer; Geroge Gaskell. (org.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. Petrópolis: Vozes, 2003, p. 137-155.
MAY, Tim. Pesquisa documental. In:______. Pesquisa Social. Questões, métodos e processos. Porto 1995. Alegre: Artmed, 2004, p.205-231
SPINK, Peter Kevin. Análise de documentos de domínio público. In: SPINK, Mary Jane. (org.). Práticas discursivas e produção de sentido no cotidiano. São Paulo: Cortez Editora, 2000, p. 123-151

Material de apoio:
MORAES, Maria Dione carvalho de. Notas de aula (Slides): Pesquisa documental. Teresina, 2024

4/Pesquisa de campo
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Reflexões sobre como fazer trabalho de campo. Sociedade e Cultura, v. 10, n. 1, jan./jun. 2007, p. 11-27
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Cenários e momentos da vida camponesa: três dias de caderno de campo em uma pesquisa no Pretos de Baixo do Bairro dos Pretos, em Joanópolis, São Paulo. In: Ana Maria Niemeyer; Emília Pietrafesa de Godoi (orgs.) Além dos territórios. Campinas: Mercado de letras, 1998, p.133-166.
CRUZ NETO. Otávio. Trabalho de campo: contexto de observação, interação e descoberta. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza (org). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2016, p. 61-77
KOZINETS, Robert V. Pesquisando online. In:_____. Netnografia - realizando pesquisa etnográfica online. Tradução: Daniel Bueno. Porto Alegre: Penso, 2014, p. 45-59.
SPINK, Peter Kevin. O pesquisador conversador no cotidiano. Psicologia & Sociedade; 20, Edição Especial, 2008, p. 70-77
Material de apoio:
MORAES, Maria Dione carvalho de. Notas de aula (Slides): Pesquisa de campo. Teresina, 2024

Sessão 2 (aula expositiva)
-Seleção dos sujeitos e amostragem
-Entrevistas individuais; histórias (ou narrativas de vida); entrevistas grupais; grupos focais; oficinas;
-Questionários

Referências:

APPOLINÀRIO, Fábio. Coleta e tabulação de dados quantitativos: Metodologia científica.- Filosofia e prática da pesquisa. São Paulo: Thomson Learning, 2006, p.144

BABBIE, Earl. Guia para elaboração de questões. In: Métodos de pesquisa de survey. Belo Horizonte: UFMG, 2003, p. 189-210.

GASKELL, George. entrevistas individuais e grupais. In: BAUER, Martin. W.; GASKELL, George. (org.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. Petrópolis: Vozes, 2003, pp. 64-89

JOVCHELOVITCH, Sandra.; BAUER, Martin. W. Entrevista narrativa. In: BAUER, Martin. W.; GASKELL, George. (org.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. Petrópolis: Vozes, 2003, p. 90-113.

MAY, Tim; WILLIAMS, Malcom Surveys sociais: do desenho à análise. In: Pesquisa social – questões, métodos e processos. Porto Alegre: Artmed, 2004, p. 109- 144
MICHELAT, Guy. Sobre a utilização de entrevistas não-diretivas em sociologia. In: Michel THIOLLENT, Michelt. Crítica metodológica, investigação social e enquête operária, São Paulo: Polis, 1987, p. 191-211
SPINK, Jane Mary; MENEGON, Vera. Mincoff; MEDRADO, Benedito. Oficinas como estratégia de pesquisa: articulações teórico-metodológicas e aplicações ético-políticas. Psicologia & Sociedade, 26 (1), p. 32-33
.
Sessão 3 e 4 (seminários) - Processamento de informações e construção de dados (abordagens qualitativa e quantitativa)
Sessão 3
Grupo 1- Análise de conteúdo
Grupo 2- Análise do discurso
Grupo 3- Práticas discursivas e produção de sentidos;
Grupo 4- Perspectiva histórico-dialética dos núcelos de significação

Seção 4
Grupo 5- Construindo planilhas de questionários e processando dados
Grupo 6- Transcrever entrevistas
Grupo 7- Redigindo: retóricas do texto

Referências
AGUIAR, Wanda Maria J.; OZELLA, Sergio. Apreensão dos sentidos: aprimorando a proposta dos núcleos de significação. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 94, n. 236, p. 299-322, jan./abr. 2013. (G4)
AZEVEDO, Vanessa; CARVALHO, Margarida; FERNANDES-COSTA, Flávia; MESQUITA, Soraia; SOARES, Joana; TEIXEIRA, Filipa; MAIA, Ângela. Transcrever entrevistas: questões conceptuais, orientações práticas e desafios. Referência. Revista de Enfermagem, vol. IV, núm. 14, 2017, p. 159-172 (G 6)
COLOMBO, Enzo. Descrever o social – a arte de escrever a pesquisa empírica. In: MELUCI, Alberto. Por uma sociologia reflexiva. Pesquisa qualitativa e cultura. Petrópolis: Vozes, 2005, pp. 265-288. (G7)
MELO, Iran Ferreira de. Análise do discurso e análise crítica do discurso: desdobramentos e intersecções. Letra Magna. Revista Eletrônica de Divulgação Científica em Língua Portuguesa, Lingüística e Literatura. Ano 05 n.11 - 2º Semestre de 2009, 18 p. (G2)
SILVA, Andressa Hennig; FOSSÁ, Maria Ivete Trevisan. Análise de conteúdo: exemplo de aplicação da técnica para análise de dados qualitativos. Qualit@s. Revista Eletrônica Vol.17. No 1 (2015), 14 p. (G1)
SPINK, Mary Jane; LIMA, Helena. Rigor e visibilidade: a explicitação dos passos da interpretação In: SPINK, Mary. Jane (org.) Práticas discursivas e produção de sentido no cotidiano (org). São Paulo: Cortez Editora, 2000, p. 93-122. (G3)
APPOLINÁRIO, Fábio. Introdução à análise quantitativa dos dados. In: Metodologia científica.- Filosofia e prática da pesquisa. São Paulo: Thomson Learning, 2006, p. 133-157 (caps. 12 e 13) (G5)

Avaliação da disciplina (segunda metade da sessão 4)

Referencias complementares/aprofundamento
AZEVEDO, Aina. Diário de campo e diário gráfico. Contribuições do desenho à antropologia. Altera. Revista de Antropologia, João Pessoa, v. 2, n. 2, 2016, p. 100-119.
BABIE, Earl. Conceitualização e desenho de instrumentos. In: Métodos de pesquisa de survey. Belo Horizonte: UFMG, 2003, p. 179-212.
BANDINE, Claudirene Aparecida de Paula; SILVA, Maria Aparecida Morais. Revelando o indizível na Oficina de Fuxico: uma experiência de pesquisa sobre gênero, religião e memória. História Oral, v. 2, n. 14, p. 255-284, jul.-dez. 2011
BARDIN, Florence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70
BÉAU, Stéphane; WEBER, Florence. Analisar os dados etnográficos. In: Guia para a pesquisa de campo , Petrópolis: Vozes, 2003. p. 153-189
BOURDIEU, Pierre. A ilusão biográfica. In: Usos e abusos da História Oral. FERREIRA, Marieta de Moraes; AMADO, Janaína. (Orgs.). Rio de Janeiro, Editora FGV, 2006, p. 183-191
BOURDIEU, Pierre. Compreender. In: _____. A miséria do mundo. Petrópolis-RJ: Vozes , 2008, p. 693-732
BRAGANÇA, I. F. S. História de vida nas ciências humanas e sociais: caminhos, definições e interfaces. In:_______. Histórias de vida e formação de professores: diálogos entre Brasil e Portugal [online].Rio de Janeiro: EDUERJ, 2012, pp. 37-57.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Diário de campo: a antropologia como alegoria. São Paulo: Brasiliense, 1982.
BRUYNE, Paul de; HERMAN, Jacques; SCHOUTEETE, Marc de. Dinâmica da pesquisa em Ciências Sociais (os pólos da prática metodológica). Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1977.
FAIRLOUGH, Norman. Análise crítica do discurso como método em pesquisa social científica. Linha D´Água -Estudos linguísticos e/ou novas linguagens no ensino. V. 25, n. 2. 2012, p. 306-329
FLICK, Uwe. Cap. 23- Codificação e categorização . In:_______. Introdução à pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009, p. 276-297
GONDIM, Sonia Maria Guedes. Grupos focais como técnica de investigação qualitativa: desafios metodológicos. Paidéia, 2003,12(24), p. 149-161
LAPERRIÈRE, Anne. Os critérios de cientificidade dos métodos qualitativos. In: POUPART, Jean, et al. A pesquisa qualitativa. Enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis: Vozes, 2008, p. 410-435
LIMA, Márcia. Introdução aos métodos quantitativos em Ciências Sociais. In: Métodos de pesquisa em Ciências Sociais: Bloco Quantitativo. São Paulo: SeSC/CEBRAP, 2016, p. 10-31. Disponível em: http://bibliotecavirtual.cebrap.org.br/arquivos/2017_E-BOOK%20Sesc-Cebrap_%20Metodos%20e%20tecnicas%20em%20CS%20-%20Bloco%20Quantitativo.pdf )
MAGNANI, José Carlos Cantor. O (velho e bom) caderno de campo. Revista Sexta-Feira n. 1, São Paulo. Maio de 1997,
MAY, Tim; WILLIAMS, Malcom. Surveys sociais: do desenho à análise. In: MAY, Tim. Pesquisa social – questões, métodos e processo, Porto Alegre: Armed, 2004, p. 109-144
MIRIM, Lia Yara Lima. Garimpando sentidos em bases de dados. In: SPINK, Mary Jane. (org.). Práticas discursivas e produção de sentido no cotidiano (org). São Paulo: Cortez Editora, 2000, p.153-181
ORLANDI, Eni P. Análise de discurso. Principios e procedimentos. Campinas, SP: Pontes, 2020
RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa participante e pesquisa ação: alternativas de pesquisa ou pesquisa alternativa, 15 p. Disponível em: http://jarry.sites.uol.com.br/pesquisaparticipdef.htm
SILVA, Obdália Santana Ferraz. Entre o plágio e a autoria: qual o papel da universidade? Revista Brasileira de Educação, v. 13 n. 38 maio/ago. 2008, p. 137- 404
SPINK, Peter Kevin. Análise de documentos de domínio público. In: SPINK, Mary Jane. (org.). Práticas discursivas e produção de sentido no cotidiano. São Paulo: Cortez Editora, 2000, p. 123-151
TORINI, Danilo. Questionários on-line. In: ABDAL, Alexandre, et al. (Orgs). Métodos de pesquisa em Ciências Sociais: Bloco Quantitativo. São Paulo: Sesc São Paulo/CEBRAP, p. 2016, p. 52-75
WEBER, Regina. Relato de quem colhe relatos: pesquisa em história oral e ciências sociais. DADOS- Revista de Ciências Sociais, Rio de Janeiro, v. 39, n.1, 1996, p. 163-183

WHITAKER, Dulce. et al. A transcrição da fala do homem rural: fidelidade ou caricatura? In: WHITAKER, Dulce. Sociologia rural: questões metodológicas emergentes. Presidente Venceslau, São Paulo: Letras à margem, 2002, p. 115-120

Horário de atendimento: 15 às 19:00
Bibliografia: UFPI/CCHL/PPGPP
Disciplina; Teoria e Método nas Ciências Humanas - 60 hs
Semestre: 2024-1
Profa. Dra. Maria Dione Carvalho de Morais

Ementa: Epistemologia das ciências humanas. A problemática do conhecimento e métodos de interpretação da realidade. Relação sujeito/objeto do conhecimento: objetividade e subjetividade. Questões atuais de método e novos referenciais teórico-metodológicos
Objetivo geral: compreender o processo de produção de conhecimento nas ciências humanas, com ênfase nas ciências sociais, com foco no exercício do trabalho de pesquisa
Objetivos específicos:
• Apreender, no campo da cientificidade, a epistemologia das ciências humanas e sociais e caminhos teórico-metodológicos a partir de perspectivas clássicas fundacionais (Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber), com ênfase na relação sujeito/objeto do conhecimento, teoria e método, objetividade e subjetividade, neutralidade, dentre outras dimensões;
• Acercar-se de perspectivas clássicas contemporâneas (Pierre Bourdieu; Michel Foucault), de paradigmas teórico-metodológicos e da crítica à modernidade e à colonialidade, na produção do conhecimento;
• Apreender o processo de construção do objeto científico (concepção, planejamento e execução da pesquisa) no mestrado e no doutorado, em seu processo de definição de caminhos metodológicos de interpretação/explicação da realidade e respectivas técnicas de construção e análise de inferências.




Desenvolvimento: aulas expositivas e discursivas. Grupos de trabalho extra-classe e em sala de aula. Seminarios.
Aula inaugural (expositiva): “Pesquisa nas ciências humanas e sociais ante nossas ancoragens e posicionalidades no sul global: a partir de onde, por quem, com quem, para quê?
Interpelações necessárias de um pensamento destituinte na direção de uma crítica constituinte”
Referências básicas
MORAES, Maria Dione Carvalho de. Nota de Aula n.1. “Pesquisa nas ciências humanas e sociais ante nossas ancoragens e posicionalidades no sul global: a partir de onde, por quem, com quem para quê? Interpelações necessárias de um pensamento destituinte na direção de uma crítica constituinte”. Teresina, 2024, 20 p (slides)
CONNEL, Raewyn. A iminente revolução na teoria social. Tradução de João Maia. Revista Brasileira de Ciências Sociais, vol. 27, n° 80, p. 9-20;



Referências básicas
BRUYNE, Paul.; HERMAN, Jacques.; SCHOUTHEETE, Marc de. Introdução. In: ______. Dinâmica de pesquisa em ciências sociais. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1991, p. 23-38.
COMISSAO GULBENKIAN PARA REESTRUTURAÇÂO DAS CIÊNCIAS SOCIAIS. A construção histórica das ciências sociais, do século XVIII até 1945. In: Para abrir as ciências Sociais. São Paulo: Cortez Editora, 1996, p. 55-101
FERNANDES, Florestan. Cap. 8. A herança intelectual da Sociologia. In:______. Ensaios de sociologia geral e aplicada. São Paulo: Livraria Pioneira Editora, 1960, p. 273-89
FOUCAULT, Michel. As ciências humanas. In: _____. As palavras e as coisas. São Paulo: Martins fontes, 2000, p. 475-536
GIDDENS, Anthony. Quatro mitos na história do pensamento social. In: Em defesa da sociologia: ensaios, interpretações e tréplicas. São Paulo: Editora UNESP, 2001, p.181-215
LADRIÈRE, Jean. Prefácio. In: BRUYNE, Paul; HERMAN, Jacques.; SCHOUTHEETE, Marc de. Dinâmica de pesquisa em ciências sociais. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1991, p.9-22





Referências básicas
BOURDIEU, Pierre. Introdução a uma sociologia reflexiva. In:________. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2009, p, 17-58
BOURDIEU, Pierre. Sobre o poder simbólico. In:________. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2009, p, 7-16
DURKHEIM, Émile. O suicídio: estudo de sociologia. Tradução de Mônica Stahel. São Paulo: Martisn fontes, 2000 (Livro 2 e cap. 1 do livro 3);
DURKHEIM, Émile. As regras do método sociológico. Tradução de Maria Isaura Pereira de Queiróz. São Paulo: Editora nacional, 1990, (Caps. 1 e 2).
FOUCAULT, Michel. Soberania e disciplina. In:_______. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2012, p. 179-295
FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso; São Paulo: Edições Loyola, 1996
MARX, Karl O método da economia política. In:______. Contribuição à crítica da economia política. Tradução de Florestan Fernandes. São Paulo: Editora Expressão Popular, 2008, p. 257-272
MARX, Karl; ENGELS, Friederich. A ideologia alemã. Tradução de Rubens Enderle, Nélio Schneider, Luciano Cavini Martorano. - São Paulo : Boitempo, 2007
WEBER, Max. Conceitos básicos de sociologia. São Paulo: Centauro, 2002
WEBER, Max. A “objetividade” do conhecimento na ciência social e na ciência política. In: Metodologia das ciências sociais. São Paulo: Cortez, 1993, p. 107-154




Desenvolvimento: aulas expositivas e seminários apresentados por mestrando/as e doutorando/as.


Referências
BAUER, Martin. W.; GASKELL, George; ALLUM, Nicholas C. Qualidade, quantidade e interesse no conhecimento: evitando confusões In: BAUER, Martin W.; GASKELL, George (orgs.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. Petrópolis: Vozes, 2003, p 17-36
DULCI, Tereza Maria Spyer; MALHEIROS, Mariana Rocha. Um giro decolonial à metodologia científica: apontamentos epistemológicos para metodologias desde e para a América Latina. Espirales, Edição Especial. Janeiro 2021, p.
FONSECA, Cláudia. Que ética? Que ciência? Que sociedade? In: FLEISCHER, Soraya; SCHUCH, Patrice Ética e regulamentação na pesquisa antropológica. Brasília: Editora UNB, 2010, p. 39-70.
THIOLLENT, Michel. À procura de alternativas metodológicas. In: ______ Crítica metodológica, investigação social e enquête operária, São Paulo: Polis, 1987, p. 15-30



Sessão 1 (aula expositiva)
-Planejamento da Pesquisa: o projeto de pesquisa
-Pesquisa bibliográfica, revisão de literatura, levantamento do estado da arte
-Pesquisa documental (fontes escritas; fontes imagéticas; outras fontes; procedimentos)
-Pesquisa de campo (observação; observação participante participante, diário de campo; conversas no cotidiano; pesquisando online)

Referências

1/Projeto de pesquisa:
BOOTH, Wayne. C.; COLOMB, Gregory. G.; WILLIAMS, Joseph. M. Fazendo perguntas, encontrando respostas. A arte da pesquisa. São Paulo: Martins Fontes, 2005, pp. 35-112
BOURDIEU, Pierre. A construção do objeto. In: ---------. Ofício de sociólogo- Metodologia da pesquisa na sociologia. Petrópolis: Vozes, 2004, p. 45-72
COSTA, Marco Antônio. F. da; CONTA, Maria. de Fátima. Barroso da. Projeto de pesquisa: entenda e faça. Rio de Janeiro: Vozes, 2011.
DESLANDES, Suely Ferreira O projeto de pesquisa com exercício científico e artesanato intelectual. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org) Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2016
Material de apoio:
MORAES, Maria Dione carvalho de. Notas de aula (Slides): Planejando a pesquisa: um roteiro, como ferramenta didática, para elaboração do projeto de pesquisa. Teresina, 2024
MORAES, Maria Dione carvalho de. Notas de aula: Planejando a pesquisa: um exercício de auto explicitação para elaboração do projeto de pesquisa. Teresina, 2024

2/Pesquisa bibliográfica, revisão de literatura, levantamento do estado da arte:
ALVES-MAZZOTI, Alda. Judith; GEWANDSZNAJDER Fernando. Revisão de bibliografia. In: --------. O método nas ciências naturais e sociais. Pesquisa quantitativa e qualitativa. São Paulo: Pioneira Thomson, Learning, 2004, p. 179-188
FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & Sociedade, ano XXIII, no 79, Agosto/2002, p. 257-272
FURLAN, Vera Irma. O estudo de textos teóricos. In: CARVALHO, Maria Cecília (org.) Construindo o saber. Campinas, SP: Papirus, 1987, p. 119-127
LIMA, Telma Cristiane S. de; MIOTO, Regina Célia Tamaso. Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica. Rev. Katálysis, Florianópolis v. 10 n. esp., 2007 p. 37-45
Material de apoio:
MORAES, Maria Dione carvalho de. Notas de aula (Slides): Pesquisa bibliográfica Teresina, 2024

3/Pesquisa documental
CÉLLARD, André. Análise documental. In: Jean Poupart et al. In: A pesquisa qualitativa. Enfoques epistemológicos e metodológicos, Petrópolis: Vozes, 2008, p. 295-316
LE GOFF, Jacques Le Goff; NORA, Pierre. História - Novos problemas. Rio de Jnaeiro: Francisco Alves, 1995.
LOIZOS, Peter. Vídeo, filme e fotografias como documentos de pesquisa. In: Martin W. Bauer; Geroge Gaskell. (org.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. Petrópolis: Vozes, 2003, p. 137-155.
MAY, Tim. Pesquisa documental. In:______. Pesquisa Social. Questões, métodos e processos. Porto 1995. Alegre: Artmed, 2004, p.205-231
SPINK, Peter Kevin. Análise de documentos de domínio público. In: SPINK, Mary Jane. (org.). Práticas discursivas e produção de sentido no cotidiano. São Paulo: Cortez Editora, 2000, p. 123-151

Material de apoio:
MORAES, Maria Dione carvalho de. Notas de aula (Slides): Pesquisa documental. Teresina, 2024

4/Pesquisa de campo
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Reflexões sobre como fazer trabalho de campo. Sociedade e Cultura, v. 10, n. 1, jan./jun. 2007, p. 11-27
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Cenários e momentos da vida camponesa: três dias de caderno de campo em uma pesquisa no Pretos de Baixo do Bairro dos Pretos, em Joanópolis, São Paulo. In: Ana Maria Niemeyer; Emília Pietrafesa de Godoi (orgs.) Além dos territórios. Campinas: Mercado de letras, 1998, p.133-166.
CRUZ NETO. Otávio. Trabalho de campo: contexto de observação, interação e descoberta. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza (org). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2016, p. 61-77
KOZINETS, Robert V. Pesquisando online. In:_____. Netnografia - realizando pesquisa etnográfica online. Tradução: Daniel Bueno. Porto Alegre: Penso, 2014, p. 45-59.
SPINK, Peter Kevin. O pesquisador conversador no cotidiano. Psicologia & Sociedade; 20, Edição Especial, 2008, p. 70-77
Material de apoio:
MORAES, Maria Dione carvalho de. Notas de aula (Slides): Pesquisa de campo. Teresina, 2024

Sessão 2 (aula expositiva)
-Seleção dos sujeitos e amostragem
-Entrevistas individuais; histórias (ou narrativas de vida); entrevistas grupais; grupos focais; oficinas;
-Questionários

Referências:

APPOLINÀRIO, Fábio. Coleta e tabulação de dados quantitativos: Metodologia científica.- Filosofia e prática da pesquisa. São Paulo: Thomson Learning, 2006, p.144

BABBIE, Earl. Guia para elaboração de questões. In: Métodos de pesquisa de survey. Belo Horizonte: UFMG, 2003, p. 189-210.

GASKELL, George. entrevistas individuais e grupais. In: BAUER, Martin. W.; GASKELL, George. (org.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. Petrópolis: Vozes, 2003, pp. 64-89

JOVCHELOVITCH, Sandra.; BAUER, Martin. W. Entrevista narrativa. In: BAUER, Martin. W.; GASKELL, George. (org.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. Petrópolis: Vozes, 2003, p. 90-113.

MAY, Tim; WILLIAMS, Malcom Surveys sociais: do desenho à análise. In: Pesquisa social – questões, métodos e processos. Porto Alegre: Artmed, 2004, p. 109- 144
MICHELAT, Guy. Sobre a utilização de entrevistas não-diretivas em sociologia. In: Michel THIOLLENT, Michelt. Crítica metodológica, investigação social e enquête operária, São Paulo: Polis, 1987, p. 191-211
SPINK, Jane Mary; MENEGON, Vera. Mincoff; MEDRADO, Benedito. Oficinas como estratégia de pesquisa: articulações teórico-metodológicas e aplicações ético-políticas. Psicologia & Sociedade, 26 (1), p. 32-33
.
Sessão 3 e 4 (seminários) - Processamento de informações e construção de dados (abordagens qualitativa e quantitativa)
Sessão 3
Grupo 1- Análise de conteúdo
Grupo 2- Análise do discurso
Grupo 3- Práticas discursivas e produção de sentidos;
Grupo 4- Perspectiva histórico-dialética dos núcelos de significação

Seção 4
Grupo 5- Construindo planilhas de questionários e processando dados
Grupo 6- Transcrever entrevistas
Grupo 7- Redigindo: retóricas do texto

Referências
AGUIAR, Wanda Maria J.; OZELLA, Sergio. Apreensão dos sentidos: aprimorando a proposta dos núcleos de significação. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 94, n. 236, p. 299-322, jan./abr. 2013. (G4)
AZEVEDO, Vanessa; CARVALHO, Margarida; FERNANDES-COSTA, Flávia; MESQUITA, Soraia; SOARES, Joana; TEIXEIRA, Filipa; MAIA, Ângela. Transcrever entrevistas: questões conceptuais, orientações práticas e desafios. Referência. Revista de Enfermagem, vol. IV, núm. 14, 2017, p. 159-172 (G 6)
COLOMBO, Enzo. Descrever o social – a arte de escrever a pesquisa empírica. In: MELUCI, Alberto. Por uma sociologia reflexiva. Pesquisa qualitativa e cultura. Petrópolis: Vozes, 2005, pp. 265-288. (G7)
MELO, Iran Ferreira de. Análise do discurso e análise crítica do discurso: desdobramentos e intersecções. Letra Magna. Revista Eletrônica de Divulgação Científica em Língua Portuguesa, Lingüística e Literatura. Ano 05 n.11 - 2º Semestre de 2009, 18 p. (G2)
SILVA, Andressa Hennig; FOSSÁ, Maria Ivete Trevisan. Análise de conteúdo: exemplo de aplicação da técnica para análise de dados qualitativos. Qualit@s. Revista Eletrônica Vol.17. No 1 (2015), 14 p. (G1)
SPINK, Mary Jane; LIMA, Helena. Rigor e visibilidade: a explicitação dos passos da interpretação In: SPINK, Mary. Jane (org.) Práticas discursivas e produção de sentido no cotidiano (org). São Paulo: Cortez Editora, 2000, p. 93-122. (G3)
APPOLINÁRIO, Fábio. Introdução à análise quantitativa dos dados. In: Metodologia científica.- Filosofia e prática da pesquisa. São Paulo: Thomson Learning, 2006, p. 133-157 (caps. 12 e 13) (G5)

Avaliação da disciplina (segunda metade da sessão 4)

Referencias complementares/aprofundamento
AZEVEDO, Aina. Diário de campo e diário gráfico. Contribuições do desenho à antropologia. Altera. Revista de Antropologia, João Pessoa, v. 2, n. 2, 2016, p. 100-119.
BABIE, Earl. Conceitualização e desenho de instrumentos. In: Métodos de pesquisa de survey. Belo Horizonte: UFMG, 2003, p. 179-212.
BANDINE, Claudirene Aparecida de Paula; SILVA, Maria Aparecida Morais. Revelando o indizível na Oficina de Fuxico: uma experiência de pesquisa sobre gênero, religião e memória. História Oral, v. 2, n. 14, p. 255-284, jul.-dez. 2011
BARDIN, Florence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70
BÉAU, Stéphane; WEBER, Florence. Analisar os dados etnográficos. In: Guia para a pesquisa de campo , Petrópolis: Vozes, 2003. p. 153-189
BOURDIEU, Pierre. A ilusão biográfica. In: Usos e abusos da História Oral. FERREIRA, Marieta de Moraes; AMADO, Janaína. (Orgs.). Rio de Janeiro, Editora FGV, 2006, p. 183-191
BOURDIEU, Pierre. Compreender. In: _____. A miséria do mundo. Petrópolis-RJ: Vozes , 2008, p. 693-732
BRAGANÇA, I. F. S. História de vida nas ciências humanas e sociais: caminhos, definições e interfaces. In:_______. Histórias de vida e formação de professores: diálogos entre Brasil e Portugal [online].Rio de Janeiro: EDUERJ, 2012, pp. 37-57.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Diário de campo: a antropologia como alegoria. São Paulo: Brasiliense, 1982.
BRUYNE, Paul de; HERMAN, Jacques; SCHOUTEETE, Marc de. Dinâmica da pesquisa em Ciências Sociais (os pólos da prática metodológica). Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1977.
FAIRLOUGH, Norman. Análise crítica do discurso como método em pesquisa social científica. Linha D´Água -Estudos linguísticos e/ou novas linguagens no ensino. V. 25, n. 2. 2012, p. 306-329
FLICK, Uwe. Cap. 23- Codificação e categorização . In:_______. Introdução à pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009, p. 276-297
GONDIM, Sonia Maria Guedes. Grupos focais como técnica de investigação qualitativa: desafios metodológicos. Paidéia, 2003,12(24), p. 149-161
LAPERRIÈRE, Anne. Os critérios de cientificidade dos métodos qualitativos. In: POUPART, Jean, et al. A pesquisa qualitativa. Enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis: Vozes, 2008, p. 410-435
LIMA, Márcia. Introdução aos métodos quantitativos em Ciências Sociais. In: Métodos de pesquisa em Ciências Sociais: Bloco Quantitativo. São Paulo: SeSC/CEBRAP, 2016, p. 10-31. Disponível em: http://bibliotecavirtual.cebrap.org.br/arquivos/2017_E-BOOK%20Sesc-Cebrap_%20Metodos%20e%20tecnicas%20em%20CS%20-%20Bloco%20Quantitativo.pdf )
MAGNANI, José Carlos Cantor. O (velho e bom) caderno de campo. Revista Sexta-Feira n. 1, São Paulo. Maio de 1997,
MAY, Tim; WILLIAMS, Malcom. Surveys sociais: do desenho à análise. In: MAY, Tim. Pesquisa social – questões, métodos e processo, Porto Alegre: Armed, 2004, p. 109-144
MIRIM, Lia Yara Lima. Garimpando sentidos em bases de dados. In: SPINK, Mary Jane. (org.). Práticas discursivas e produção de sentido no cotidiano (org). São Paulo: Cortez Editora, 2000, p.153-181
ORLANDI, Eni P. Análise de discurso. Principios e procedimentos. Campinas, SP: Pontes, 2020
RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa participante e pesquisa ação: alternativas de pesquisa ou pesquisa alternativa, 15 p. Disponível em: http://jarry.sites.uol.com.br/pesquisaparticipdef.htm
SILVA, Obdália Santana Ferraz. Entre o plágio e a autoria: qual o papel da universidade? Revista Brasileira de Educação, v. 13 n. 38 maio/ago. 2008, p. 137- 404
SPINK, Peter Kevin. Análise de documentos de domínio público. In: SPINK, Mary Jane. (org.). Práticas discursivas e produção de sentido no cotidiano. São Paulo: Cortez Editora, 2000, p. 123-151
TORINI, Danilo. Questionários on-line. In: ABDAL, Alexandre, et al. (Orgs). Métodos de pesquisa em Ciências Sociais: Bloco Quantitativo. São Paulo: Sesc São Paulo/CEBRAP, p. 2016, p. 52-75
WEBER, Regina. Relato de quem colhe relatos: pesquisa em história oral e ciências sociais. DADOS- Revista de Ciências Sociais, Rio de Janeiro, v. 39, n.1, 1996, p. 163-183

WHITAKER, Dulce. et al. A transcrição da fala do homem rural: fidelidade ou caricatura? In: WHITAKER, Dulce. Sociologia rural: questões metodológicas emergentes. Presidente Venceslau, São Paulo: Letras à margem, 2002, p. 115-120

fl0p
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
18/03/2024
18/03/2024
Inicio da disciplina e da Unidade I
25/03/2024
25/03/2024
Cont. Unidade 1
01/04/2024
01/04/2024
Cont. Unidade I
08/04/2024
08/04/2024
Cont. Unidade I
22/04/2024
22/04/2024
Cont. Unidade I
29/04/2024
29/04/2024
Conclusão Unidade I
06/05/2024
06/05/2024
Inicio Unidade II
13/05/2024
13/05/2024
Cont. Unidade II
20/05/2024
20/05/2024
Cont. Unidade II
27/05/2024
27/05/2024
Conclusão Unidade II
03/06/2024
03/06/2024
Não Haverá Aula
10/06/2024
10/06/2024
Não Haverá Aula
17/06/2024
17/06/2024
Não Haverá Aula
24/06/2024
24/06/2024
Não Haverá Aula
01/07/2024
01/07/2024
Não Haverá Aula
08/07/2024
08/07/2024
Inicio Unidade III
15/07/2024
15/07/2024
Inicio Unidade III
22/07/2024
22/07/2024
Cont. Unidade III
29/07/2024
29/07/2024
Cont. Unidade III
05/08/2024
05/08/2024
Conclusão Unidade III
Avaliações
Data Descrição
05/08/2024 1ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
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Título

Data
Aula na proxima segunda-feira, 8 de abril 02/04/2024
Inicio da disciplina 15/03/2024

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1356 19/07/2025 08:20