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PPGPP058 - TEORIA POLÍTICA - Turma: 01 (2024.1)

Tópicos Aulas
Apresentação do programa da disciplina; Exposição: Proteção e liberdade - o dilema de nossa época (19/03/2024 - 19/03/2024)
POLANYI, Karl. A grande transformação: as origens da nossa época. Trad. Fanny Wrobel. 2. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2000, cap. 1-13. BERLIN, Isaiah. Dois conceitos de liberdade. In: BERLIN, Isaiah. Quatro ensaios sobre a liberdade. Trad. Wamberto Hudson Ferreira. Brasília: Editora da UnB, 1981, p. 133 ? 175. (42 p).
   TEXTO DA AULA 
Exposição: Liberdades e princípios de organização da vida coletiva (26/03/2024 - 26/03/2024)
BERLIN, Isaiah. Dois conceitos de liberdade. In: BERLIN, Isaiah. Quatro ensaios sobre a liberdade. Trad. Wamberto Hudson Ferreira. Brasília: Editora da UnB, 1981, p. 133 ? 175. (42 p).
  EXERCÍCIO PONTO QUALITATIVO 
DATA DA ENTREGA: 09 DE ABRIL - ATIVIDADE OPICIONAL
Exposição: As consequências políticas da expansão econômica ou como o comércio contribuiu para a formação do Estado e do homem modernos (02/04/2024 - 02/04/2024)
HIRSCHMAN, Albert O. As Paixões e os interesses: argumentos políticos para o capitalismo antes do seu triunfo. 2.ed. Trad. Lúcia Campelo. São Paulo: Paz e Terra, 2000, 119p
Seminário: As razões e os objetivos da intervenção do Estado (2 alunos) (09/04/2024 - 09/04/2024)
MAQUIAVEL, Nicolau. Comentários sobre a primeira década de Tito Lívio. 2ed. Brasília: Universidade de Brasília, 1982, Livro Primeiro (Introdução, cap. 1º a 8º; 16º ao 18º; 55º; 57º a 58º). ? HOBBES, Thomas. Leviatã ou Matéria, forma e poder de um Estado eclesiástico e civil. Trad. João Paulo Monteiro e Maria Beatriz Nizza da Silva. 2.ed. São Paulo: Abril Cultural, 1979 (cap. XIII ? XIX; XXI).
  TEXTO 1 
  TEXTO 2 
Seminário: A fonte do poder do Estado e os fundamentos da obediência (2 alunos) (16/04/2024 - 16/04/2024)
MONTESQUIEU, Charles Louis de Secondat. Do espírito das leis. Trad. Fernando Henrique Cardoso e Leôncio Martins Rodrigues. 2.ed. São Paulo: Abril Cultural, 1979. (Livros I ao V; XI -XIII) LOCKE, John. Dois tratados sobre o governo. Trad. Júlio Fischer. São Paulo: Martins Fontes, 2001 (2ª tiragem), (cap. I ao XIII).
  TEXTO 1 
  TEXTO 1 
Seminário: A fundação da sociedade política (1 aluno) (23/04/2024 - 23/04/2024)
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Do Contrato Social ou Princípios do Direito Político. Trad. Lourdes Santos Machado. 2. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1978, p. 1-114 (Introdução, Livros I, II e III)
  TEXTO 1 
Seminário: A intervenção do Estado no pensamento liberal (1 aluno) (30/04/2024 - 30/04/2024)
SMITH, Adam. Teoria dos sentimentos morais. Trad. Lya Luft. São Paulo: Martins Fontes, 1999, p.139 ? 216. (78 p).
  TEXTO 1 
Seminário: O amor à liberdade e à igualdade (2 alunos) (07/05/2024 - 07/05/2024)
MILL, John Stuart. A liberdade; Utilitarismo. Trad. Eunice Ostrensky. São Paulo: Martins Fontes, 2000, p. 85 ? 142. (58 p) TOCQUEVILLE, Aléxis. A democracia na América: sentimentos e opiniões.Trad. Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 2000, p. 113 ? 150; 357 - 373 (55 p)
  TEXTO 2 
  TEXTO 1 
Seminário: A intervenção do Estado no pensamento de Marx (3 alunos) (14/05/2024 - 14/05/2024)
MARX, Karl. A questão judaica. In: MARX, Karl. Manuscritos Econômicos ? Filosóficos. Trad. Artur Morão. Lisboa, Portugal: Edições 70, 1994, p. 35 ? 63 (29 p). MARX, Karl. Guerra Civil na França; Crítica ao Programa de Gotha. In: MARX, Karl. Obras Escolhidas. São Paulo: Editora Alfa-Omegas.d., p. 39-103; 203-225. (86 p)
  TEXTO 1 
  TEXTO 2 
  TEXTO 3 
Seminário: Uma crítica liberal ao liberalismo (1 aluno) (21/05/2024 - 21/05/2024)
WEBER, Max. Parlamentarismo e governo numa Alemanha reconstruída. (Uma contribuição à crítica política do funcionalismo e da política partidária). Trad. Maurício Tragtenberg. 2. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1980, p. 1 ? 85. (85 p).
  TEXTO 1 
Mesa Redonda: Os métodos de escolha do Estado e as condições para que os cidadãos formulem seus pleitos (3 alunos) (28/05/2024 - 28/05/2024)
SCHUMPETER, Joseph A. Capitalismo, socialismo e democracia. Trad. Sérgio Góes de Paula. Rio de Janeiro: Zahar, 1983, p. 313 ? 353. (41 p) DAHL, Robert A. Poliarquia: participação e oposição. São Paulo: EDUSP, 1987, p. 25 ? 62. (38)
  TEXTO 1 
  TEXTO 2 
Mesa Redonda: A satisfação dos interesses dos cidadãos pelo Estado (3 alunos) (04/06/2024 - 04/06/2024)
OLSON, Mancur. A lógica da ação coletiva: os benefícios públicos e uma teoria dos grupos sociais. Trad. Fábio Fernandéz. São Paulo: EDUSP, 1999, p. 17 ? 64 (48 p) DOWNS, Anthony. Uma teoria econômica da democracia. Trad. Sandra Guardini Teixeira Vasconcelos. São Paulo: EDUSP, 1999, p. 25 ? 56. (32 p.)
  TEXTO 1 
  TEXTO 2 
Exposição:O Estado como instituição e a solidariedade numa democracia (11/06/2024 - 11/06/2024)
DOUGLAS, Mary. Como as instituições pensam. Trad. Carlos Eugenio Marcondes de Moura. São Paulo: EDUSP, 1998, p. 19-81. (61 p)
  TEXTO 1 
Mesa Redonda: A intervenção do Estado no pensamento liberal contemporâneo (3 alunos) (18/06/2024 - 18/06/2024)
HAYEK, Friedrich August von. O caminho da servidão. Trad. Anna Maria Capovilla et al. 5.ed. Rio de Janeiro: Instituto Liberal, 1990, cap. 6º ao 11º. RAWLS, John. Justiça como equidade. Cláudia Berliner. São Paulo: Martins Fontes, 2003, p. 55-112. (58 p.)
  TEXTO 1 
  TEXTO 2 
Mesa Redonda: A socialização do Estado, a estatização da sociedade e os debates recentes (3 alunos) (25/06/2024 - 25/06/2024)
HABBERMAS, Jurgen. Mudança Estrutural da Esfera Pública: investigações quanto a uma categoria da sociedade burguesa. Trad. Flávio R. Kotche. 2. ed. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2003, p. 169 ? 212. (44 p.) GIDDENS, Anthony. Além da direita e da esquerda. São Paulo: UNESP, 1995, p.93-171. ( 79 p.)
  TEXTO 1 
  TEXTO 2 
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN Total
19 26 02 09 16 23 30 07 14 21 28 04 11 18 25
1 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2024100**** 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 8
3 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 4
5 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 4
6 2023100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 4
7 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 4
8 2024100**** 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 8
9 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 4
10 2024100**** 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 4 0 0 8
11 2024100**** 0 4 0 0 0 0 4 4 0 0 0 0 0 0 0 12
12 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2024100**** 9,6 9.6 0 AM
2 2024100**** 10,0 10.0 12 AM
3 2024100**** 10,0 10.0 8 AM
4 2024100**** 8,9 8.9 4 AM
5 2024100**** 7,8 7.8 8 AM
6 2024100**** 10,0 10.0 4 AM
7 2023100**** 8,4 8.4 4 AM
8 2024100**** 9,6 9.6 4 AM
9 2024100**** 8,7 8.7 4 AM
10 2024100**** 10,0 10.0 0 AM
11 2024100**** 10,0 10.0 8 AM
12 2024100**** 9,7 9.7 0 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Contratualismo: Hobbes, Locke e Rousseau. Pensamento Liberal: Iluminismo Escocês e Tocqueville. Teoria Política Contemporânea: Neoliberalismo, Neocontratualismo e Comunitarismo
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: O curso será desenvolvido através de aulas expositivas (sob a responsabilidade da professora), seminários e mesas redondas (sob a responsabilidade dos alunos):
• Exposições - A professora fará a apresentação e problematização do texto indicado.
• Seminários (realizados por 1 aluno, por 2 ou 3 alunos, conforme previsto no conteúdo programático): Exposição do TEMA da aula por até 1:20h, tendo por base um roteiro (sugere-se que este seja distribuído para os demais alunos) que contemple os seguintes aspectos: apresentação dos autores e obras, destacando contexto histórico e intelectual em que essa foi produzida, as questões levantadas, os argumentos apresentados, os procedimentos teóricos e metodológicos utilizados, as contribuições da obra para a disciplina /ou curso. Recomenda-se, ainda, que haja clareza e objetividade na exposição e que seja estimulado o debate e a participação dos demais.
• Mesas Redondas – Os/as estudantes (previamente definidos) serão os expositores e moderadores. O moderador terá 10 minutos para fazer uma pequena introdução ao tema, em seguida cada expositor terá até 30’ para expor sua compreensão do problema a partir dos textos estudados na unidade, depois o moderador tem 10 minutos para apresentar uma síntese do que foi exposto e, por fim, convida os demais alunos a fazerem perguntas aos expositores.

Para garantir um curso dinâmico e discussões proveitosas, recomendamos ainda:
a. Que sejam feitas as leituras indicadas.
b. A aquisição das obras indicadas, pois ainda que apenas uma parte seja trabalhada é importante a leitura/contato com a obra. A Biblioteca Comunitária Jornalista Carlos Castelo Branco dispõe de várias delas e colocaremos no SIGAA aquelas disponíveis em meio eletrônico.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Teremos 3 avaliações:
1ª Avaliação: Participação em 01 seminário temático, conforme os parâmetros expostos no item Desenvolvimento do Curso.
 Data: conforme cronograma da disciplina
2ª Avaliação: Participação em 01 mesa redonda, conforme os parâmetros expostos no item Desenvolvimento do Curso.
 Data: conforme cronograma da disciplina
3ª: Elaboração de ensaio, envolvendo pelo menos dois dos AUTORES e TEXTOS estudados.
 DATA DE ENTREGA: ATÉ 09.07.24.
o Essa data é improrrogável, pois o Diário de Classe deve ser consolidado até 18.07.24.
 O texto deve ter entre 10 e 15 páginas em espaço 1,5 cm, fonte arial e conforme a NBR 14724/2011 (formatação), NBR 10520/2023 (citações) e NBR 6023/2018 (referências).
o Plágio ou uso de AI não serão aceitos. O aluno que incorrer nesses erros terá nota 0,0 (zero) e não terá direito a outra chance de apresentação do ensaio.
o A entrega antecipada garante ao aluno 1,0 (um) ponto extra.
Horário de atendimento: 5ª feira das 16 às 18 horas
Bibliografia: BIBLIOGRAFIA BÁSICA

POLANYI, Karl. A grande transformação: as origens da nossa época. Trad. Fanny Wrobel. 2. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2000, cap. 1-13.
BERLIN, Isaiah. Dois conceitos de liberdade. In: BERLIN, Isaiah. Quatro ensaios sobre a liberdade. Trad. Wamberto Hudson Ferreira. Brasília: Editora da UnB, 1981, p. 133 – 175. (42 p).
HIRSCHMAN, Albert O. As Paixões e os interesses: argumentos políticos para o capitalismo antes do seu triunfo. 2.ed. Trad. Lúcia Campelo. São Paulo: Paz e Terra, 2000, 119p
MAQUIAVEL, Nicolau. Comentários sobre a primeira década de Tito Lívio. 2ed. Brasília: Universidade de Brasília, 1982, Livro Primeiro (Introdução, cap. 1º a 8º; 16º ao 18º; 55º; 57º a 58º).
HOBBES, Thomas. Leviatã ou Matéria, forma e poder de um Estado eclesiástico e civil. Trad. João Paulo Monteiro e Maria Beatriz Nizza da Silva. 2.ed. São Paulo: Abril Cultural, 1979 (cap. XIII – XIX; XXI).
MONTESQUIEU, Charles Louis de Secondat. Do espírito das leis. Trad. Fernando Henrique Cardoso e Leôncio Martins Rodrigues. 2.ed. São Paulo: Abril Cultural, 1979. (Livros I ao V; XI -XIII)
LOCKE, John. Dois tratados sobre o governo. Trad. Júlio Fischer. São Paulo: Martins Fontes, 2001 (2ª tiragem), (cap. I ao XIII).
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Do Contrato Social ou Princípios do Direito Político. Trad. Lourdes Santos Machado. 2. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1978, p. 1-114 (Introdução, Livros I, II e III)
SMITH, Adam. Teoria dos sentimentos morais. Trad. Lya Luft. São Paulo: Martins Fontes, 1999, p.139 – 216. (78 p).
MILL, John Stuart. A liberdade; Utilitarismo. Trad. Eunice Ostrensky. São Paulo: Martins Fontes, 2000, p. 85 – 142. (58 p)
TOCQUEVILLE, Aléxis. A democracia na América: sentimentos e opiniões.Trad. Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 2000, p. 113 – 150; 357 - 373 (55 p)
MARX, Karl. A questão judaica. In: MARX, Karl. Manuscritos Econômicos – Filosóficos. Trad. Artur Morão. Lisboa, Portugal: Edições 70, 1994, p. 35 – 63 (29 p).
MARX, Karl. Guerra Civil na França; Crítica ao Programa de Gotha. In: MARX, Karl. Obras Escolhidas. São Paulo: Editora Alfa-Omegas.d., p. 39-103; 203-225. (86 p)
WEBER, Max. Parlamentarismo e governo numa Alemanha reconstruída. (Uma contribuição à crítica política do funcionalismo e da política partidária). Trad. Maurício Tragtenberg. 2. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1980, p. 1 – 85. (85 p). ECONOMISTAS – P. 23-118
SCHUMPETER, Joseph A. Capitalismo, socialismo e democracia. Trad. Sérgio Góes de Paula. Rio de Janeiro: Zahar, 1983, p. 313 – 353. (41 p) – CAP. XXI E XXII
DAHL, Robert A. Poliarquia: participação e oposição. São Paulo: EDUSP, 1987, p. 25 – 62. (38)
OLSON, Mancur. A lógica da ação coletiva: os benefícios públicos e uma teoria dos grupos sociais. Trad. Fábio Fernandéz. São Paulo: EDUSP, 1999, p. 17 – 64 (48 p)
DOWNS, Anthony. Uma teoria econômica da democracia. Trad. Sandra Guardini Teixeira Vasconcelos. São Paulo: EDUSP, 1999, p. 25 – 56. (32 p.)
DOUGLAS, Mary. Como as instituições pensam. Trad. Carlos Eugenio Marcondes de Moura. São Paulo: EDUSP, 1998, p. 14-74. (61 p)
HAYEK, Friedrich August von. O caminho da servidão. Trad. Anna Maria Capovilla et al. 5.ed. Rio de Janeiro: Instituto Liberal, 1990, cap. 6º ao 11º.
RAWLS, John. Justiça como equidade. Cláudia Berliner. São Paulo: Martins Fontes, 2003, p. 55-112. (58 p.)
HABBERMAS, Jurgen. Mudança Estrutural da Esfera Pública: investigações quanto a uma categoria da sociedade burguesa. Trad. Flávio R. Kotche. 2. ed. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2003, p. 169 – 212. (44 p.)
GIDDENS, Anthony. Além da direita e da esquerda. São Paulo: UNESP, 1995, p.93-171. ( 79 p.)
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

BELLAMY, Richard. Liberalismo e sociedade moderna. Trad. Magda Lopes. São Paulo: UNESP, 1994.
BOBBIO, Norberto. Liberalismo e Democracia. Trad. Marco Aurélio Nogueira. 6ª ed. São Paulo: Brasiliense, 2005. (5ª reimpressão).
BOBBIO, Norberto; BOVERO, Michelangelo. Sociedade e Estado na filosofia política moderna. Trad. Carlos Nelson Coutinho. 3ª ed. São Paulo: Brasiliense.
CHILCOTE, Ronald H. Teorias de Política comparativa: em busca de um paradigma reconsiderado. Trad. Carlos Alberto Silveira Netto Soares. Petrópolis, RJ: 1997.
FONSECA, Eduardo Gianetti da. Vícios privados, benefícios públicos? A ética na riqueza das nações. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
GRAMSCI, Antonio - Maquiavel, a Política e o Estado Moderno, Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1980.
GIDDENS, Anthony. O Estado-Nação e a violência. Trad. Beatriz Guimarães. São Paulo: Edusp, 2001.
JOLY. Maurice. Diálogo no inferno entre Maquiavel e Montesquieu. Trad. Nilson Moulin. São Paulo: UNESP, 2009. (Col Pequenos Frascos).
QUIRINO, Célia Galvão et alii. Clássicos do pensamento político. São Paulo: EDUSP, 1998.
ROSANVALLON, Pierre. O liberalismo econômico – história da idéia de mercado. Trad. Antonio Penalves Rocha. Bauru (SP): EDUSC, 2002.
SKINNER, Quentin. As fundações do pensamento político moderno. Trad. Renato Janine Ribeiro e Laura Teixeira Mota. São Paulo: Companhia das Letras, 1999. (1ª reimpressão).
SKINNER, Quentin. Hobbes e a liberdade republicana.Trad. Modesto Florenzano. São Paulo: Editora Unesp, 2010.

Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
19/03/2024
19/03/2024
Apresentação do programa da disciplina; Exposição: Proteção e liberdade - o dilema de nossa época
26/03/2024
26/03/2024
Exposição: Liberdades e princípios de organização da vida coletiva
02/04/2024
02/04/2024
Exposição: As consequências políticas da expansão econômica ou como o comércio contribuiu para a formação do Estado e do homem modernos
09/04/2024
09/04/2024
Seminário: As razões e os objetivos da intervenção do Estado (2 alunos)
16/04/2024
16/04/2024
Seminário: A fonte do poder do Estado e os fundamentos da obediência (2 alunos)
23/04/2024
23/04/2024
Seminário: A fundação da sociedade política (1 aluno)
30/04/2024
30/04/2024
Seminário: A intervenção do Estado no pensamento liberal (1 aluno)
07/05/2024
07/05/2024
Seminário: O amor à liberdade e à igualdade (2 alunos)
14/05/2024
14/05/2024
Seminário: A intervenção do Estado no pensamento de Marx (3 alunos)
21/05/2024
21/05/2024
Seminário: Uma crítica liberal ao liberalismo (1 aluno)
28/05/2024
28/05/2024
Mesa Redonda: Os métodos de escolha do Estado e as condições para que os cidadãos formulem seus pleitos (3 alunos)
04/06/2024
04/06/2024
Mesa Redonda: A satisfação dos interesses dos cidadãos pelo Estado (3 alunos)
11/06/2024
11/06/2024
Exposição:O Estado como instituição e a solidariedade numa democracia
18/06/2024
18/06/2024
Mesa Redonda: A intervenção do Estado no pensamento liberal contemporâneo (3 alunos)
25/06/2024
25/06/2024
Mesa Redonda: A socialização do Estado, a estatização da sociedade e os debates recentes (3 alunos)
Avaliações
Data Descrição
09/07/2024 1ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
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Título

Data
PONTO EXTRA PARA QUEM ANTECIPAR A ENTREGA DO ENSAIO FINAL 26/06/2024
CONTINUAÇÃO DAS AULAS E LINK DE ARTIGO 31/05/2024
AULA DE TEORIA POLÍTICA EM 30.04.2024 30/04/2024
EXERCÍCIO PARA PONTO QUALITATIVO 28/03/2024

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb06.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1089 22/07/2024 16:39