-

CA/CEAD008 - MARKETING PARA PEQUENOS NEGÓCIOS - Turma: 8B (2024.1)

Tópicos Aulas
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (08/04/2024 - 19/04/2024)

Disponível em: https://www.google.com/url?sa=i&url=https%3A%2F%2Fwww.wizardingworld.com%2Ffeatures%2Fhow-harry-potter-and-fantastic-beasts-teach-us-that-its-cool-to-be-smart&psig=AOvVaw0CIZmZ1T2KPb0ztapA5sQ2&ust=1711417995091000&source=images&cd=vfe&opi=89978449&ved=0CBIQjRxqFwoTCNDlnP-mjoUDFQAAAAAdAAAAABAb 

Caro(a) aluno(a), 

 

A disciplina de Marketing para Pequenos Negócios é um convite a um universo amplo de conhecimentos necessários à identificação e satisfação de necessidades e desejos de um mercado. Será ministrado o conhecimento básico, porém essencial, para o professor que precisa se tornar o mentor de crianças na jornada do empreendedorismo, demandando a identificação de oportunidades, capacidade criativa e inovadora, planejamento e gestão. O professor precisa aprender a produzir algum produto ou serviço (físico ou digital) que o mercado esteja demandando e, então, estimular as crianças a se engajarem no processo produtivo e de vendas. O marketing, portanto, é um conhecimento fundamental para identificar e entregar esse valor ao mercado e à sociedade como um todo.SEMANA 1

 

Para você ter o melhor aproveitamento da disciplina e contribuir para o processo de aprendizagem e realização das atividades, faz-se necessário acessar todos os conteúdos disponibilizados. Desejo uma jornada de aprendizagem feliz e suave a todos(as)!

 

Atenciosamente, professor Anderson da Trindade Marcelino.

 

CONHEÇA O PROFESSOR:

Mini currículo: Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Campina Grande (2009), MBA em Gestão de Empreendimentos Inovadores pelo Parque Tecnológico da Paraíba (2010), mestrado em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (2013) e doutorado em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (2018). Foi professor substituto da Universidade Federal da Paraíba, Campus III (2018 - 2020), e atualmente é professor efetivo do curso de Administração da Universidade Federal do Piauí, Campus Amilcar Ferreira Sobral (Floriano).

 

 

Saiba mais no Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8980084654721699 

  

   PLANO DA DISCIPLINA - MARKETING.docx 
AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (08/04/2024 - 19/04/2024)

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

  • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
  • Fique atento à formatação das mensagens;
  • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
  • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
  • Seja cortês na comunicação.

 

 

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

 

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);

Professor como mediador, facilitador.

Neste espaço você terá acesso as gravações das aulas síncronas.

UNIDADE I (08/04/2024 - 19/04/2024)

  • Marketing – conceitos iniciais
  • Inteligência de marketing
  • Comportamento do consumidor
  • Segmentação de mercado

Introduzir os principais conhecimentos do Marketing necessários ao início de uma jornada empreendedora, seja para os que empreendem ou querem empreender, seja para os professores que precisam fomentar o espírito empreendedor nos seus alunos.

MATERIAL DA DISCIPLINA:

 

KOTLER, P.; KELLER, K.L. Administração de Marketing. 14ª Edição. Editora Atlas, 2012.

 

SHAW, Eric H.; JONES, DG Brian. A history of schools of marketing thought. Marketing theory, v. 5, n. 3, p. 239-281, 2005.

 

SOLOMON, Michael R. O Comportamento do consumidor-: comprando, possuindo e sendo. Bookman Editora, 2016.

 

MATERIAL COMPLEMENTAR:

VÍDEOS SOBRE CRIANÇAS EMPREENDEDORAS:

https://www.youtube.com/watch?v=Cu3o_odqkEI&ab_channel=CONSTRUAUMAVIDAMELHOR

https://www.youtube.com/watch?v=_eWSVGeJIuQ&ab_channel=CanalSICTV

https://www.youtube.com/watch?v=ZAuNEdDjCPQ&t=3s&ab_channel=JornalMinas

 

VÍDEOS SOBRE COMO ENSINAR EMPREENDEDORISMO NA ESCOLA:

https://www.youtube.com/watch?v=ahSKAbf3vxQ&ab_channel=CONSTRUAUMAVIDAMELHOR

https://www.youtube.com/watch?v=w9kysr3Q5ZI&ab_channel=JulieQuadrinhos

 

VÍDEO SOBRE A JORNADA DO HERÓI:

https://www.youtube.com/watch?v=Stdko2NIUNI&ab_channel=PedroVillela

 

VÍDEOS SOBRE MARKETING:

https://www.youtube.com/watch?v=1ZGaIYWiziI&ab_channel=NEG%C3%93CIOSDAVIDAREAL

https://www.youtube.com/watch?v=S4zSX5mvtqU&ab_channel=BlogAbriMinhaEmpresa

https://www.youtube.com/watch?v=OAZ-DJm2Qpw&ab_channel=BlogAbriMinhaEmpresa

 

Na Unidade I, iniciamos uma jornada empreendedora, a partir de várias orientações desde a orientação do produtor até a orientação de marketing. Para ter sucesso no mercado, faz-se necessário entender as necessidades e desejos do mercado e do setor onde se pretende atuar. É o momento em que o empreendedor nascente ou pequeno empresário precisa se (re)posicionar com uma oferta de valor. Nesse sentido, entender os conceitos de marketing, desenvolver inteligência de marketing, analisar o comportamento do consumidor e segmentar o mercado são aspectos fundamentais antes de planejar o produto, preço, praça e promoção, que são os elementos do composto de marketing que serão trabalhados no módulo 2.

    
Inicia em 11/04/2024 às 0h 0 e finaliza em 20/04/2024 às 23h 59
UNIDADE II (08/04/2024 - 19/04/2024)

  • Posicionamento
  • Composto de marketing (4Ps)
  • Branding
  • Marketing digital

Apresentar os principais aspectos do composto de marketing necessários para o posicionamento/reposicionamento do produto ou serviço no mercado, seja no âmbito físico ou digital.

Material da Disciplina:

 

KOTLER, P. KELLER; DE MARKETING, KL Administração. 14ª Edição. Editora Atlas, 2012.

 

KOTLER, Philip. Marketing 4.0 do tradicional ao digital. 2021.

 

REZ, Rafael. Marketing de conteúdo: a moeda do século XXI. DVS editora, 2017.

 

TORRES, Claudio. A bíblia do marketing digital: tudo o que você queria saber sobre marketing e publicidade na internet e não tinha a quem perguntar. Novatec Editora, 2018.

 

MATERIAL COMPLEMENTAR:

VÍDEOS:

 

Lições de Mr Selfridge Vendas, gerenciamento, varejo:

https://www.youtube.com/watch?v=HtyZ8Kt3gdw&ab_channel=PatriciaSantos

 

Tour pela Selfridges:

https://www.youtube.com/watch?v=T2i7CFLnNBE&ab_channel=AndyTakesYou

 

Vitrines:

https://www.youtube.com/watch?v=YTijQsaKOgQ&ab_channel=Arq.VivianeGiron-StudioVINTI
https://www.youtube.com/watch?v=cJ_1BEz17a0&ab_channel=KKStoreDesign%7CKak%C3%A1Ribeiro

 

Marcas:

https://www.youtube.com/watch?v=T1bMQiEAfsk&ab_channel=SebraePR

https://www.youtube.com/watch?v=dhx7j3IPwd8&ab_channel=Luz%2CC%C3%A2mera%2CEmpreenda%21

https://www.youtube.com/watch?v=aoDG6Oj_XKU&ab_channel=NerdsdeNeg%C3%B3cios

 

Identidade visual:

https://www.youtube.com/watch?v=TJy07wmtkX0&ab_channel=BlogAbriMinhaEmpresa

https://www.youtube.com/watch?v=7l5Q3B6PPx0&ab_channel=PensandoDiferente

 

Marketing digital:

https://www.youtube.com/watch?v=WJWDdlLX_J8&ab_channel=BlogAbriMinhaEmpresa

https://www.youtube.com/watch?v=dpebeyJQrrc&ab_channel=BlogAbriMinhaEmpresa

 

 

Empreender envolve identificar uma oportunidade no mercado e agir para transformar essa oportunidade em negócio. Além de desenvolver competências relacionadas ao processo produtivo, faz-se necessário desenvolver competências de marketing para se analisar o mercado e o setor, os consumidores e os concorrentes. Só assim, pode-se definir o produto, preço, canal de vendas e mensagens promocionais de forma efetiva. A presença online, em sites e redes sociais, não é mais um canal de vendas, mas de relacionamento duradouro com os diversos públicos, que precisam ser nutridos com conteúdos específicos.

   FÓRUM II
Período de Habilitação: 18/04/2024 às 00:00 a 21/04/2024 às 23:59
AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA (08/04/2024 - 19/04/2024)

Após o percurso trilhado ao longo das unidades didáticas, agora será realizada a verificação da aprendizagem.

 

Nesta etapa, você responderá a um questionário composto por 05 (cinco) questões de múltipla escolha a serem respondidas por meio da ferramenta “questionário” da turma virtual do SIGAA, com prazo de realização de 2 (dois) dias (das 00h00m do dia 20 de abril de 2024 às 23h59 do dia 21 de abril de 2024) e com apenas uma possibilidade de resposta para cada questão.

 

As questões foram elaboradas a partir de todos os conteúdos trabalhados durante a disciplina (slides, artigos, livros, vídeos).

 

Período de realização: 20 e 21 de abril de 2024 (24 horas por dia)

    
Inicia em 20/04/2024 às 0h 0 e finaliza em 21/04/2024 às 23h 59
    
Inicia em 25/04/2024 às 0h 0 e finaliza em 26/04/2024 às 23h 59
Frequências da Turma

Nenhum item foi encontrado

Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
2 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
3 2023203**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
4 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
5 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
6 2023203**** 10,0 0,0 0,0 6.0 0 AM
7 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
8 2023203**** 10,0 10,0 0,0 8.0 0 AM
9 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
10 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
11 2023203**** 10,0 0,0 10,0 8.0 0 AM
12 2023203**** 10,0 10,0 0,0 8.0 0 AM
13 2023203**** 10,0 0,0 10,0 8.0 0 AM
14 2023203**** 10,0 10,0 0,0 8.0 0 AM
15 2023203**** 10,0 10,0 0,0 8.0 0 AM
16 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
17 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
18 2023203**** 10,0 0,0 10,0 8.0 0 AM
19 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
20 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
21 2023203**** 10,0 0,0 0,0 6.0 0 AM
22 2023203**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
23 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
24 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
25 2023203**** 10,0 0,0 10,0 8.0 0 AM
26 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
27 2023203**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
28 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
29 2023203**** 10,0 0,0 10,0 8.0 0 AM
30 2023203**** 10,0 0,0 10,0 8.0 0 AM
31 2023203**** 10,0 0,0 0,0 6.0 0 AM
32 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
33 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
34 2023203**** 10,0 10,0 0,0 8.0 0 AM
35 2023203**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
36 2023203**** 0,0 0,0 10,0 2.0 0 RN

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nenhum item foi encontrado

Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Consolidação da disciplina de Marketing - verificar notas 06/05/2024
Última demanda da disciplina de Marketing para Pequenos Negócios 30/04/2024
Primeira aula de Marketing para Pequenos Negócios 10/04/2024 (quarta-feira) 03/04/2024
Pesquisa super rápida! Rápida mesmo... 09/03/2024

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1075 17/05/2024 12:59