Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: |
Aulas expositivas dialogadas, com utilização de recursos visuais, aberta a questionamentos e discussões, bem como fornecimento de material base para revisão (meio digital) e resolução de atividades individuais e/ ou em grupo, como Estudos Dirigidos e Grupos de Discussão. Exposição de vídeos para melhor fixação do conteúdo, com abordagem correlacionada à temática da disciplina. Uso de resenhas e estudo de textos e pesquisas em bibliotecas e na internet. A metodologia do curso privilegia a leitura e tem como pressuposto básico a apropriação crítica dos conteúdos. Para tanto, é indispensável ao aluno a posse e a leitura cuidadosa de todos os textos básicos e complementares da disciplina. |
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
A avaliação do desempenho dos alunos será numa dimensão formativa, contínua, e somativa, individualmente e/ou em grupo, observando aspectos qualitativos e quantitativos, como a participação nas atividades propostas, observando sua responsabilidade, criticidade, interesse, qualidade dos trabalhos produzidos. O rendimento acadêmico será feito através da apuração da frequência às atividades didáticas e da avaliação do aproveitamento escolar, conforme regulamentação do CTF. A média final, por disciplina, para os cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio Subsequente ou Concomitante, será obtida considerando somatório das notas das avaliações da aprendizagem dividido pelo número de avaliações. Estará(ão) aprovado(s) por média o(s) estudante(s) que alcançar(em) nota final igual ou superior a 6,0 (seis). Para aqueles com nota inferior a 3,0 (quatro) não haverá recuperação, estando o(s) mesmo(s) reprovado(s) por nota. Para aqueles com nota entre 3,0 e 5,9 haverá recuperação. Para a aprovação na disciplina se exige nota final igual ou superior à 6,0 (seis) e frequência maior ou igual a 75% da carga horária da disciplina, em atividades síncronas e assíncronas (presenciais e remotas). A avaliação ocorrerá por meio de atividades individuais e em grupo, realizadas presencial e remotamente (síncrona e assincronamente). A média final será obtida pela média das notas das atividades realizadas: 1ª nota (1ª avaliação), 2ª nota (2ª avaliação), 3ª nota (3ª avaliação) e 4ª nota (média das notas das atividades avaliativas).
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Horário de atendimento:
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Bibliografia:
| ABBAS, A. K; LICHTMAN, A. H; POBER, J. S. Imunologia Celular e Molecular. 9. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2019. BLACK, J. G. Microbiologia: Fundamentos e Perspectivas. 4. ed. Rio de Janeiro: Guanabara/ Koogan, 2002 BURTON, G. R. W; ENGELKIRK, P. G. Microbiologia para as Ciências da Saúde. 9. ed. Rio de Janeiro: Guanabara/ Koogan, 2012. CIMERMAN, B; CIMERMAN, S. Parasitologia Humana e seus fundamentos gerais. 2. ed. São Paulo: Atheneu, 2005. JANEWAY, J. R. C. A. et al. Imunobiologia: o Sistema Imune na Saúde e na Doença. 6. ed. São Paulo: Artmed, 2007. NEVES, D. P. Parasitologia Humana. 13. ed. São Paulo: Atheneu, 2013. NEVES, D. P; BITTECOURT NETO, J. B. Atlas Didático de Parasitologia. 2. ed. São Paulo: Atheneu, 2008. PEAKMAN, M.; VERGANI, D. Imunologia Básica e Clínica. 2.ed. São Paulo: Elsevier, 2011. ROITT, I. Fundamentos de Imunologia. 13. ed. São Paulo: Elsevier, 2018. TRABULSI, L. R; ALTHERTUM, F; GOMPERTZ O. F; CANDEIAS, J. A. N. Microbiologia. 6. ed. São Paulo: Atheneu, 2015.
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